quinta-feira, 23 de julho de 2020

Inhambupe Bahia já tem 86 casos confirmados, 41 ativos, 03 óbitos e 42 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 86º caso, nessa quinta-feira, dia 23 de julho de 2020, sendo que 41 ativos, 42 recuperados, 03 óbitos, 113 monitoramentos ativos, 783 monitoramentos concluídos, 15 casos descartados e ainda tem 03 casos suspeito em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 38 casos e mais 48 na Zona Rural; sendo que 01 na Cardosa, 02 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 04 na Baixa Grande(sendo 01 óbito), 01 na BR-110, 02 em Volta de Cima, 01 Colônia (Roberto Santos), 01 Km 29, 04 na Lagoa, sendo que um foi a óbito, 04 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 01 em Baixa da Areia, 01 no Botelho, 03 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 02 no Saquinho, 01 em Boa Vista e 02 no Mandacaru.

Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta quinta-feira (23) totaliza 86 casos confirmados, sendo 41 ativos, 42 recuperados e 03 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara".

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Com gol de Magno Alves, Bahia perde para o Atlético de Alagoinhas em Pituaçu



O Bahia perdeu para o Atlético de Alagoinhas por 1 a 0 na tarde desta quinta-feira (23), em Pituaçu, pela oitava rodada do Campeonato Baiano. Em um jogo pouco movimentado, a única bola na rede da partida foi deixada pelo experiente Magno Alves.

Com o resultado, o Tricolor caiu para a segunda posição, com 15 pontos. Já o Atlético subiu para a terceira posição, com 14 pontos. O time de Roger Machado volta a jogar neste sábado (25), às 21h30, contra o Botafogo-PB, pelas quartas de final da Copa do Nordeste.

O JOGO

Em um jogo que começou em marcha lenta nos primeiros minutos, o primeiro lance mais agudo foi proporcionado pelo Atlético. Aos 12 minutos, Magno Alves passou com facilidade por Gregore e, na sequência, Tobinha chutou com desvio e quase balançou a rede.

O Esquadrão só foi criar uma grande oportunidade aos 30 minutos. Marco Antônio recebeu na entrada da área, bateu colocado e a bola atingiu a trave.

Zeca perde pênalti

Antes do fim da primeira etapa, Marco Antônio foi derrubado na área e o juiz marcou a penalidade máxima. Zeca foi para a bola e bateu rasteiro, mas o goleiro Fábio Lima fez a defesa.

Segundo tempo
Magno Alves abre o placar
Logo no primeiro minuto, após cobrança de escanteio e desvio na grande área, Magno Alves cabeceou para o fundo do gol, sem dar chance de defesa para Mateus Claus.

Logo no minuto seguinte, o Magnata recebeu na entrada da área, bateu rasteiro e a bola quase morreu na rede. Quatro minutos depois, foi a vez de Tobinha aproveitar a sobra e chutar por cima da meta tricolor.

Diferente do time titular, os reservas não conseguiam encaixar jogadas e apresentavam lentidão na transição entre defesa e ataque. O volante Jadson, que vestiu a camisa 10 do Esquadrão, protagonizou erros em sequência.

Na frente do placar e com espaço para chegar no contra-ataque, o Atlético quase fez o segundo aos 34. Na jogada, Tobinha recebeu passe de Magno Alves, chutou forte e Mateus Claus defendeu.

Pouco efetivo, o Bahia não assutou e o Carcará, com tranquilidade, manteve o resultado que o colocou no G-4 do Baianão.

FICHA TÉCNICA
Atlético-BA 1 x 0 Bahia
Campeonato Baiano - 8ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 23/07/2020 (quinta-feira)
Horário: 16h
Árbitro: Eziquiel Sousa Costa
Auxiliares: Carlos Eduardo Bregalda Gussen e José dos Santos Amador

Cartões amarelos: Edilson (Atlético-BA) / Ramon (Bahia)
Gol: Magno Alves (Atlético-BA)

 
Atlético de Alagoinhas: Fábio Lima; Paulinho, Eduardo, Mailson e André; Leandro, Russo (Alex), André e Edilson; Tobinha (Edson) e Magno Alves (Lucas). Técnico: Agnaldo Liz.



Bahia: Mateus Claus; Nino (Matheus Bahia), Wanderson, Ernando e Zeca; Gregore (Ramon), Elton (Fessin) e Jadson; Alesson, Marco Antônio (Jeferson Douglas) e Caíque (Edilson). Técnico: Roger Machado.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/24063-com-gol-de-magno-alves-bahia-perde-para-o-atletico-de-alagoinhas-em-pituacu.html

Bahia de Feira sai na frente no Barradão, mas Vitória arranca empate nos acréscimos

Vitória e Bahia de Feira empataram em 1 a 1, nesta quinta-feira (23), no Barradão. O Tremendão saiu na frente com Marclei, mas o time rubro-negro igualou no apagar das luzes. O confronto marcou o reinício do Campeonato Baiano após pouco mais de quatro meses de suspensão por conta da pandemia do coronavírus.

O resultado foi ruim para as duas equipes, que deixaram o G-4. O Bahia de Feira chegou aos 12 pontos e caiu para a quinta posição. O Vitória, também com 12, agora é o sexto.


Na última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano, o Vitória vai pegar o Doce Mel, domingo (26), às 16h, no Joia da Princesa. No entanto, a equipe tem um compromisso antes pela Copa do Nordeste. O Leão encara o Ceará, sábado (25), às 16h, em Pituaçu, pelas quartas de final.

Já o Bahia de Feira tem duelo derradeiro da primeira fase contra a Juazeirense, na Arena Cajueiro, domingo (26), às 16h.

O JOGO

O Bahia de Feira criou as primeiras chances do jogo logo aos dois minutos. Clebinho finalizou e César defendeu. Jarbas ficou com a sobra e cruzou para Diones, que cabeceou com perigo, mas para fora.

O Vitória tinha dificuldades para encontrar espaços e por isso arriscou de chutes de fora da área, porém os arremates não ofereceram perigo. O primeiro foi com Rafael Carioca, aos 13, que finalizou fraco da intermediária. Aos 19, Júnior Viçosa tentou, mas Alan defendeu com tranquilidade.

Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O Bahia de Feira passou a pecar nos passes e por isso não conseguia construir jogadas. Já o Vitória insistia em jogadas pelas direitas, mas sem sucesso nas conclusões.

Aos 42, Bruninho roubou a bola no meio e tocou para Ebinho, que finalizou, mas chutou para fora. O Leão respondeu aos 44. Negueba arrematou de longe e Alan precisou fazer uma defesa em dois tempos.

Segundo tempo
O Vitória continuava com a mesma estratégia do primeiro tempo: chutes de fora da área e jogadas pela direita. Aos dois, Figueiredo arrematou da intermediária e Alan defendeu.

O Bahia de Feira teve uma boa oportunidade aos três minutos em cobrança de falta. Alex Cazumba cobrou com veneno, mas a bola saiu por cima da meta defendida por César.

O placar quase saiu zero aos 10. Pedro Pires, do Bahia de Feira, cruzou para Ebinho, que cabeceou na pequena área. César saiu do gol e defendeu. 

O time rubro-negro passou a achar espaços e começou a incomodar com mais frequência. Aos 14, Figueiredo recebeu passe de Mateusinho na entrada da área. Ele finalizou por cima do gol. Aos 17, a melhor chance do Vitória na partida. Negueba cobrou falta na grande área, Júnior Viçosa subiu mais que todo mundo e Alan realizou uma grande defesa.

Aos 29, o Bahia de Feira inaugurou o placar no Barradão. Bruninho cobrou falta, mas a defesa do Vitória afastou a cobrança. Porém, Bruninho voltou a ficar com a redonda e realizou novo cruzamento. Marclei cabeceou a bola no travessão, mas não vacilou no rebote e chutou forte para o fundo das redes. 

O Vitória continuava insistindo após tomar o gol. Porém, somente aos 49, já no apagar das luzes, a equipe conseguiu o empate.  Jean aproveitou o cruzamento e chutou de primeira para deixar tudo igual no Barradão. mas o time rubro-negro igualou no apagar das luzes. 

FICHA TÉCNICA

Vitória 1 x 1 Bahia de Feira
Campeonato Baiano – 8ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 23/07/2020 (quinta-feira)
Horário: 16h
Árbitro: Diego Pompo Lopez (BA)
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias (BA) e Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA)
Cartões amarelos: Jonh (Vitória); Diones (Bahia de Feira)
Gols: Marclei (Bahia de Feira); Jean (Vitória)


Vitória: César; Léo Morais, Gabriel Furtado, John (Romisson) e Rafael Carioca; Jean, Figueiredo e Tenório (Eduardo); Mateusinho (Ruan Levine), Júnior Viçosa e Negueba. Técnico Bruno Pivetti.

Bahia de Feira:  Alan; Jarbas, Menezes, Rusalen e Alex Cazumba; Diones, Adriano (Fabrício Neguinho) (Leonardo), Pedro Pires e Bruninho; Léo Porto e Ebinho (Marclei). Técnico: Quintino Barbosa.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/22651-bahia-de-feira-sai-na-frente-no-barradao-mas-vitoria-arranca-empate-nos-acrescimos.html

Jacobina perde para o Doce Mel e cai para a Série B do Campeonato Baiano



O Jacobina está rebaixado para a Série B do Campeonato Baiano. Lanterna da competição, o Jegue da Chapada perdeu para o Doce Mel por 4 a 0 na tarde desta quinta-feira (23), na Arena Cajueiro, em Feira de Santana e já não tem mais chances de deixar a última posição.

Antes da volta do Campeonato Baiano após a paralisação por conta da pandemia, a diretoria do Jacobina havia entrado com um processo no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) contra o retorno do Campeonato Baiano, alegando que a Federação Bahiana de Futebol havia imposto a data de retorno dos jogos. Entretanto, o pedido foi indeferido e o clube precisou montar o time às pressas para o jogo desta quinta. 

Com o resultado da partida, o Jegue irá finalizar a temporada na décima colocação, enquanto o Doce Mel vai a sete pontos e se garante na elite do estadual na nona posição. O Jacobina fecha a competição contra o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, e o Doce Mel enfrenta o Vitória, no Joia da Princesa. As partidas acontecem no próximo domingo (26), 16h.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55340-jacobina-perde-para-o-doce-mel-e-cai-para-a-serie-b-do-campeonato-baiano.html

Luís Eduardo Magalhães: Homem é preso após atear fogo no corpo de um morador de rua



Autor confesso de uma tentativa de homicídio em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, um homem foi preso, nesta quinta-feira (23), por investigadores da Delegacia Territorial (DT), daquele município.

O crime ocorreu na última terça-feira (21), na Avenida JK, quando o morador de rua Jonathan Rodrigo dos Santos, de 35 anos de idade, teve 70% do corpo queimado. A vítima está em estado grave.

O autor, que pretendia fugir para a cidade de Irecê, foi localizado no Terminal Rodoviário de Luís Eduardo.

"Ele confessou o crime e disse ter ateado fogo na vítima por vingança, pois o morador de rua já havia tentado contra a sua vida", explicou o titular da DT/Luís Eduardo, delegado Joaquim Rodrigues.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/21902-luis-eduardo-magalhaes-homem-e-preso-apos-atear-fogo-no-corpo-de-um-morador-de-rua.html

Mandetta admite que pode ser candidato a presidente em 2022 e prega 'revolução'



O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta admitiu que pode ser candidato a presidente da República daqui a dois anos.

"Em 2022, eu vou estar em praça pública lutando por algo em que eu acredito", afirmou ele em entrevista ao Programa Ponto a Ponto, do canal BandNews TV.

"Se o Democratas [o DEM, partido ao qual é filiado] acreditar na mesma coisa, eu vou. Se o Democratas achar que ele quer outra coisa, eu vou procurar o meu caminho. Eu vou achar o caminho. Como candidato, ou carregando o porta-estandarte do candidato em que eu acreditar. Mas que eu vou participar ativamente das eleições, eu vou", seguiu Mandetta.

Questionado se queria dizer que participaria como candidato a presidente, ele respondeu: "A presidente, a vice-presidente".

Em seguida, o ex-ministro lembrou que outros cargos estarão em disputa em 2022, como o de governador, vice-governador e senador. E descartou a possibilidade de se candidatar a deputado federal —ele já cumpriu dois mandatos na Câmara dos Deputados.

Em seguida, Mandetta passou a falar como candidato ao criticar a polarização política no Brasil.

"Em 2022, polarização, com certeza, não. Se a gente conseguir um grande acordo, um grande caminho pelo centro democrático —não por esse centro fisiológico aí que está fazendo essa nova base de sustentação [ao governo de Jair Bolsonaro]", afirmou.

"Mas um centro bacana, que respeite as individualidades, que eu não tenha que decidir se o cara é gay, se o cara é hétero, se o cara é alto, se o cara é baixo. Você tem que respeitar as pessoas nas suas questões individuais", continuou. "E promover a revolução de uma década. Porque essa, [de] 2010 a 2020, foi jogada na lata do lixo."?

Em agosto, o ex-ministro deve lançar um livro sobre a sua experiência como ministro da Saúde em meio à epidemia do novo coronavírus. Ele diz que pretende colocar o livro embaixo do braço e viajar pelo Brasil.

Em abril, Mandetta foi demitido por Bolsonaro após destacar-se na gestão da pasta durante a pandemia. Eles passaram por um longo processo de embate antes da decisão do presidente.

Na época, Bolsonaro já ignorava orientações sanitárias e criticava medidas de distanciamento tomadas por prefeituras e governos estaduais, ao contrário de Mandetta, que defendia o isolamento social.

O médico elogiou Sergio Moro quando o ex-ministro da Justiça deixou a pasta, uma semana depois de sua demissão. "O trabalho realizado sempre foi técnico. Durante a epidemia trabalhamos mais próximos, sempre pensando no bem comum. Parabéns pelo trabalho Ministro @SF_Moro. O país agradece! Outras lutas virão!", escreveu em sua conta no Twitter.

Quando Mandetta ainda estava sob fritura no governo, a mulher do ex-juiz da Lava Jato, Rosangela Moro, saiu em sua defesa. No Instagram, ela postou uma foto acompanhada da mensagem: “Entre ciência e achismos eu fico com a ciência. Se você chega doente em um médico, se tem uma doença rara você não quer ouvir um técnico?”. “In Mandetta I trust”, completou. O post ficou poucos minutos no ar e foi apagado.

O programa Ponto a Ponto é comandado pelo cientista político Antonio Lavareda e por Mônica Bergamo, colunista do jornal Folha de S.Paulo.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/86185-mandetta-admite-que-pode-ser-candidato-a-presidente-em-2022-e-prega-revolucao.html

Saiba quais são as nove cidades baianas que ainda não têm moradores infectados pela Covid-19

Apenas nove das 417 cidades da Bahia não aparecem na lista com infectados pelo novo coronavírus (covid-19). De acordo com a Secretária Estadual da Saúde (Sesab), até esta quarta-feira (22) foram confirmados 133.245 disgnósticos da doença e 2.988 mortes no território baiano. As confirmações ocorreram em 408 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (44,17%).
Com população estimada em pouco mais de 26 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santana é o município mais populoso dentre os 9 que ainda não têm registros da Covid-19 no estado. Por lá, a prefeitura montou uma unidade de saúde especializada em atendimento de casos de coronavírus, no entanto, a estrutura que conta com 19 leitos ainda não foi usada por pacientes diagnosticados com a doença.
Localizada na região da Chapada Diamantina, Ipupiara também exibe o numeral 0 no área destina aos 'casos confirmados' de seu boletim epidemiológico. Apesar de não ter moradores infectados, a prefeitura realizou nesta quarta a desinfecção das principais localidades com maior fluxo de pessoas no município. Além disso, o prefeito Ascir Leite a implantação de barreiras sanitárias em trechos das estradas que interligam Ipupiara a outras cidades.
Com pouco mais de 4 mil habitantes, a pacata Gavião também não tem casos de coronavírus, mesmo sendo atravessada pela BR-324, uma das mais movimentadas do estado. Além disso, o município está cercado por cidades repletas de casos da doença como Nova Fátima e Capim Grosso.
Situada a cerca de 810 quilômetros de Salvador, a cidade de Matina também não tem moradores infectados pela Covid-19. Apesar disso, a prefeitura também tem realizado a desinfecção em diversos pontos do município como residências e comércios.
Casos positivos do novo coronavírus ainda não é realidade também para a cidade de Sítio do Mato, que fica no oeste da Bahia, no entanto, a prefeitura tem monitorado os moradores que retornaram de municípios com registros da doença ou que apresentam sintomas gripais.
Veja lista das cidades baianas que ainda não têm casos da Covid-19:
1- Santana
2- Tanque Novo
3- Sítio do Mato
4- Matina
5- Gavião
6- Érico Cardoso
7- Brejolândia
8- Ipupiara
9- Canápolis

Para o virologista Gúbio Soares, responsável pela descoberta do Zika Vírus no Brasil, apesar de ainda não ter registros, a chegada do vírus será inevitável nessas cidades. "A probabilidade desses municípios terem o Covid-19 existe, porque esses moradores tem parentes em outras cidades que podem viajar por uma questão de desemprego ou por necessidade de ficar perto da família. Essas cidades ainda vão ter o Covid e isso é inevitável. Tem cidades no interior da Bahia que os ônibus saem de São Paulo à noite escondido e tentam furar barreiras como já aconteceu", explica.

Fonte: https://www.bnews.com.br/noticias/saude/coronavirus/275535,saiba-quais-sao-as-nove-cidades-baianas-que-ainda-nao-tem-moradores-infectados-pela-covid-19.html?platform=hootsuite

Menor cidade do Brasil registra os primeiros casos de covid-19

Serra da Saudade: Serra da Saudade não tem hospital e os dois municípios próximos, Dores do Indaiá, a 25 quilômetros, e Estrela do Indaiá, a 18 quilômetros, não têm UTI (Prefeitura Municipal de Serra da Saudade/Divulgação)

Coronavírus chegou ao menor município do país em população: Serra da Saudade, que tem 781 habitantes e fica em Minas Gerais

Lá não tem transporte público, as escolas estão fechadas, todas as medidas de prevenção foram adotadas, inclusive barreira sanitária em seu acesso, mas não teve jeito.
O novo coronavírus chegou ao menor município do País em população: Serra da Saudade. A cidade tem 781 habitantes e fica localizada na região centro-oeste de Minas Gerais. Quatro moradores da mesma família fizeram na segunda-feira, 20, o segundo teste para covid-19. O resultado, assim como no primeiro exame, foi positivo. São os primeiros casos do município.
Com o anúncio da infecção da família mais de quatro meses depois das primeiras medidas contra o avanço da pandemia, os moradores da cidade, que seguiam com certa tranquilidade em relação à doença, agora terão de lidar com ela. “O pessoal aqui costuma ser tranquilo, mas agora está todo mundo assustado”, afirma o funcionário público Nilton Fernandes, de 52 anos.
Nilton trabalha na portaria do posto de saúde da cidade. Conta que poucas pessoas estão procurando pelo serviço. “A médica está atendendo pelo telefone. Se há qualquer suspeita em relação à covid-19, a equipe coloca o equipamento de proteção individual e vai até a casa da pessoa”, disse.
Serra da Saudade não tem hospital e os dois municípios próximos, Dores do Indaiá, a 25 quilômetros, e Estrela do Indaiá, a 18 quilômetros, não têm UTI – que só pode ser encontrada em Lagoa da Prata, distante cerca de 80 quilômetros.
As quatro pessoas infectadas, pai, mãe, filha e sobrinho, que moram na mesma casa, estão em isolamento desde o dia 15 de julho. Todos estão assintomáticos, conforme o secretário municipal de Saúde, Amarildo Fernandes. A suspeita é de que uma parente de Dores de Indaiá, em visita à família, tenha transmitido a doença. “Ela também deveria estar assintomática, por isso, passou pela barreira sanitária na entrada da cidade”, supõe o secretário. Na barreira há medição de temperatura.
“Aqui não temos nada supérfluo. O que está funcionando é só mesmo o essencial. Os bares, somente em delivery. Somos um município com pouco movimento, bem pequeno, e, ainda assim, o vírus chegou”, lamenta Fernandes.
Conforme o titular da pasta, desde o início da pandemia, a prefeitura distribui álcool em gel e dá orientações sobre o uso de máscaras. Pontos frequentados por turistas, como a estação ferroviária, foram fechados ainda no início da pandemia.
“É algo que fica até difícil de comentar. Preocupa todo mundo. As pessoas perguntam. A população está com muito medo”, relata Fernandes. O principal questionamento da população, conforme ele é em relação à possibilidade de proibição de que as pessoas entrem na cidade. “Eu explico que não podemos fazer isso. Que podemos fechar lugares públicos, mas não a cidade”.
Ainda segundo o secretário, a expectativa é de que, com o resultado positivo de covid-19 para os quatro moradores do município, visitantes que vão à Serra da Saudade, sobretudo para trilhas de bicicleta e moto, desistam da ideia temporariamente.
Fonte: https://exame.com/brasil/menor-cidade-do-brasil-registra-os-primeiros-casos-de-covid-19/

Sinopharm diz que vacina contra covid-19 pode ficar pronta neste ano

Uma potencial vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Grupo Farmacêutico Nacional da China (Sinopharm) pode estar pronta para o uso pelo público até o final deste ano, disse a mídia estatal chinesa na quarta-feira, após expectativas iniciais de que ela estaria disponível em 2021.
O chairman da Sinopharm, Liu Jingzhen, disse à emissora estatal CCTV que a empresa espera finalizar os testes em estágio avançado em humanos em três meses.
O China National Biotec Group (CNBG), uma unidade da Sinopharm que é responsável por dois projetos de vacina contra o coronavírus, disse em junho que a vacina não estaria pronta até pelo menos 2021, pois a falta de pessoas infectadas na China tornou difícil testá-la.
Mas desde então a China encontrou locais alternativos para os ensaios no exterior, superando alguns dos obstáculos que enfrenta na corrida global para produzir uma vacina que combata uma pandemia que já matou cerca de 600 mil pessoas em todo o mundo.
A vacina experimental da Sinopharm entrou na Fase 3 de ensaios clínicos, envolvendo cerca de 15 mil voluntários e duas variações de vacina, nos Emirados Árabes Unidos.
Uma outra potencial vacina, desenvolvida pela também chinesa Sinovac Biotech, com uma tecnologia similar à da Sinopharm, recebeu aval para ser testada na Fase 3 no Brasil, em um estudo liderado pelo Instituto Butantan iniciado nesta semana.
Uma candidata a vacina desenvolvida por outra empresa chinesa, a CanSino Biologics e pela unidade de pesquisa das Forças Armadas chinesas, que pareceu ser segura e induzir resposta imunológica na maioria dos pacientes em teste de estágio intermediário, também busca oportunidades para conduzir um estudo de Fase 3 fora da China.
Fonte: https://exame.com/ciencia/sinopharm-diz-que-vacina-contra-covid-19-pode-ficar-pronta-neste-ano/

Alagoinhas: Cinco são presos quando tentavam assaltar ônibus na BR-101



Cinco jovens – com idades entre 20 e 24 anos – foram presos acusados de integrar uma quadrilha de roubo a ônibus em um trecho da BR-101 de Alagoinhas, no agreste baiano. O flagrante ocorreu na noite desta quarta-feira (22) na altura do km 118. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os agentes perceberam que um veículo Ford/Eco Sport ‘emparelhava’ com um ônibus de turismo e ocupantes do veículo de pequeno porte apontavam armas de fogo, na tentativa de fazer o ônibus parar.

O condutor do veículo da quadrilha ao perceber a presença da viatura da PRF desistiu da ação criminosa e empreendeu fuga em alta velocidade. Houve perseguição por alguns quilômetros, e na altura da entrada do bairro Mangalô o motorista do Eco Sport perdeu o controle do veículo e colidiu com um poste de metal na lateral da pista. Na abordagem, os policiais verificaram que dois deles estavam armados com revólveres e mais dois usavam arma branca (faca/facão).  

Presos em flagrante, os acusados confessaram a tentativa de assalto ao ônibus e disseram que costumam cometer ilícitos na região, principalmente, roubo a veículos de transporte de passageiros. Os revólveres, munições, veículo e todo material apreendido foram apresentados a uma delegacia de Alagoinhas. A ação faz parte da ‘Operação Hermes’ que combate crime em trechos da BR 101.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/21893-alagoinhas-cinco-sao-presos-quando-tentavam-assaltar-onibus-na-br-101.html

Rui sanciona lei que torna Anísio Teixeira patrono da educação na Bahia

O governador Rui Costa sancionou nesta quinta-feira (23) o projeto de lei que transforma Anísio Teixeira o patrono da educação baiana. A homenagem faz parte de uma série de comemorações pela passagem dos 120 anos do educador baiano. 

O projeto foi aprovado na última semana por unanimidade dos deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Anísio Teixeira é considerado o inventor da escola pública no Brasil. Ele nasceu em Caetité, no Sertão Produtivo, em 12 de julho de 1900. 

TAMBÉM É LEI
O governador também sancionou na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (23) o projeto do Poder Executivo que altera a forma de pagamento e torna parcela única o auxílio de R$ 500 concedido a pessoas com a Covid-19 que aceitem o recolhimento nos centros de apoio organizados pela gestão estadual. Outra proposta também aprovada no Legislativo ajusta o apoio financeiro a profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à doença nas unidades estaduais.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251002-rui-sanciona-lei-que-torna-anisio-teixeira-patrono-da-educacao-na-bahia.html

Vitória empata com o Botafogo-PB e se classifica para as quartas de final do Nordestão



O Vitória só precisava de um empate diante do Botafogo-PB para se classificar para as quartas de final da Copa do Nordeste. E foi desta forma que a equipe rubro-negra conseguiu avançar no torneio regional. Em duelo disputado nesta quarta-feira (22), no Joia da Princesa, o Leão largou na frente com Jordy Caicedo na etapa inicial, mas cedeu a igualdade ao Belo no segundo tempo, em gol anotado por Lohan. O placar de 1 a 1 também foi favorável a equipe paraibana, que assim como o rubro-negro, faturou uma vaga na próxima fase. 

Nas quartas de final, o Vitória vai pegar o Ceará. O jogo, que será único, acontecerá no sábado (25). Já o Botafogo-PB terá o Bahia pela frente.

Antes de pegar o Confiança, o Vitória tem um compromisso pelo Campeonato Baiano contra o Bahia de Feira. O duelo acontece nesta quinta (23), às 16h, no Joia da Princesa. O time rubro-negro vai utilizar os jogadores que não foram utilizados na partida diante do Botafogo-PB.

O JOGO
O Vitória iniciou a partida buscando o jogo e sem dar espaços ao Botafogo-PB. Aos seis minutos, Alisson Farias arriscou o chute de fora da área e bola raspou a trave do goleiro Felipe.


Aos oito minutos, o Vitória abriu o placar no Joia da Princesa. O lateral-esquerdo Thiago Carleto cruzou com perfeição para Jordy Caicedo. O equatoriano subiu com tranquilidade e cabeceou para o fundo das redes.

Foto: Francisco Carlos/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Mesmo na frente, o Vitória não abdicou de atacar. Aos 23, Alisson Farias tentou de fora de área mais uma vez, e Felipe fez uma grande defesa.

O Botafogo-PB quase empatou aos 28 após uma bobeada do zagueiro João Victor, que entregou a bola nos pés do adversário. Rodrigo acionou Lohan, que ficou sozinho com Ronaldo, e chutou de primeira. O arqueiro rubro-negro cresceu para cima do centroavante e salvou a sua equipe com uma grande defesa.

O jogo começou a ficar morno, com as duas equipes errando muitos passes.  E o primeiro tempo encerrou com vitória do Leão por 1 a 0.

Segundo tempo
O técnico Mauro Fernandes fez duas alterações no intervalo. Tirou Erivelton e Kelvin para as entradas de Cássio Gabriel e Dico, respectivamente. 

A etapa inicial começou truncada e com direito a muitos passes errados.  

Aos 17, Juninho cruzou e Lohan cabeceou firme e saiu para comemorar o gol de empate. 

O Vitória não conseguiu produzir e tinha dificuldades para marcar os atletas do Botafogo-PB.
Aos 38, Thiago Carleto bobeou e a bola ficou com o Botafogo-PB. Rodrigo Andrade arriscou de fora da área e Ronaldo defendeu com maestria.


FICHA TÉCNICA
Botafogo-PB 1 x 1 Vitória
Copa do Nordeste – 8ª rodada
Local: Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA)
Data: 22/07/2020 (quarta-feira)
Horário: 20h:
Árbitro:  Mayron Frederico dos Reis Novais (MA)
Assistentes: Elson Araujo da Silva (MA) e Raphael Max Borges Pereira (MA)
Gols: Jordy Caicedo (Vitória); Lohan (Botafogo-PB)
Cartões amarelos: Jordy Caicedo, João Victor e Vico (Vitória); Fred, Marcos Vinícius, Rodrigo Andrade, Juninho (Botafogo-PB)
Cartão vermelho: Juninho (Botafogo-PB)


Botafogo-PB:  Felipe; Erivélton (Cássio Gabriel), Fred, Luís Gustavo e Mário; Mineiro,Juninho, Marcos Vinícius (Donato) e Rodrigo Andrade; Kelvin (Dico) e Lohan (Mário Sérgio). Técnico: Mauro Fernandes.

Vitória: Ronaldo, Van, João Victor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Rodrigo Andrade, Guilherme Rend e Fernando Neto (Gerson Magrão); Vico (Felipe Garcia), Jordy Caicedo (Eron) e Alisson Farias. Técnico: Bruno Pivetti.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/22645-vitoria-empata-com-o-botafogo-pb-e-se-classifica-para-as-quartas-de-final-do-nordestao.html

Bahia volta ao futebol com goleada sobre o Náutico em Pituaçu



O Bahia voltou muito bem ao futebol. Dentro do estádio de Pituaçu na noite desta quarta-feira (22), o Esquadrão de Aço venceu o Náutico por 4 a 1 em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Élber, Rodriguinho, Fernandão e Nino Paraíba marcaram para o time de Roger Machado, enquanto Kieza descontou a favor do Alvirrubro.

Com o resultado, o Tricolor avançou aos 17 pontos, mas não superou o Fortaleza no saldo de gols para ficar com a liderança. No próximo sábado (25), o time volta a jogar pelas quartas de final contra o Botafogo da Paraíba.

O time volta a jogar nesta quinta-feira (23), às 16h, em Pituaçu, contra o Atlético de Alagoinhas, pela oitava rodada do Campeonato Baiano.

O JOGO

Com golaço, Élber inaugura o marcador

Logo aos três minutos, o Esquadrão de Aço abriu o placar. E foi com um golaço. Da intermediária, o atacante Élber mandou uma bomba de direita, surpreendendo o goleiro alvirrubro.

Com a posse de bola, o Bahia começou a aproveitar o espaço deixado pelo Náutico e saiu em busca do segundo gol. Aos 13, após boa troca de passes, Flávio recebeu na esquerda cruzou e Gilberto se jogou para finalizar, mas não acertou a baliza.

Rodriguinho marca o segundo

O Esquadrão de Aço aumentou o placar aos 27 minutos. Após roubar a bola, Rodriguinho tabelou com Flávio e bateu no canto direito.

Em desvantagem, o Náutico chegou com perigo aos 36. Kieza recebeu na grande área, girou e teve a finalização bloqueada por Juninho Capixaba. Após escanteio, a defesa tricolor evitou o perigo.

Segundo tempo
Kieza marca para o Náutico

Logo no início da segunda etapa, Flávio e Jorge Henrique se chocaram na área do Bahia e o árbitro marcou pênalti para o Náutico. Kieza bateu no canto direito e diminuiu o marcador.

Fernandão faz o terceiro do Bahia

Fernandão entrou no lugar de Gilberto e marcou o seu gol. Aos doze minutos, Élber avançou pelo meio de campo e tocou para Juninho Capixaba livre no lado esquerdo servir o camisa 20, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.

O Bahia conseguia criar jogadas aproveitando o espaço deixado pelo adversário. Aos 27, Élber correu pelo lado esquerdo e tentou servir Marco Antônio, mas a defesa do Náutico conseguiu cortar pouco antes do jovem tricolor dominar a bola na frente do goleiro.

Nino transforma o triunfo em goleada

Com liberdade para atacar um abatido Náutico, o Bahia chegou ao quarto gol. Aos 31, Nino roubou a bola avançou e bateu com força, sem dar chance para Jefferson.

Senhor do jogo, o Bahia só teve o trabalho de controlar o jogo e manter a goleada. Antes do apito final, o zagueiro Carlão, do Náutico, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

FICHA TÉCNICA

Bahia x Náutico
Copa do Nordeste - 8ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 21/07/2020 (quarta-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Pedro Jorge Santos de Araújo (ambos de AL)

Cartões amarelos: Flávio (Bahia) / Carlão e Kieza (Náutico)
Cartão vermelho: Carlão (Náutico)
Gols: Élber, Rodriguinho, Fernandão e Nino Paraíba (Bahia) / Kieza (Náutico)



Bahia: Anderson; João Pedro (Nino Paraíba), Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Flávio (Daniel), Ronaldo, Élber (Elton), Rodriguinho (Marco Antônio) e Clayson; Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.




Náutico: Jefferson; Hereda, Carlão, Rafael Ribeiro e Wilian Simões (Erick Daltro); Luanderson (Rhaldiney), Jhonnatan (Lucas Paraíba) e Bryan (Jorge Henrique); Erick (Salatiel), Thiago e Kieza. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/24055-bahia-volta-ao-futebol-com-goleada-sobre-o-nautico-em-pituacu.html