quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Aulas na rede estadual de ensino começam dia 6 de fevereiro, diz SEC

Aulas na rede estadual de ensino começam dia 6 de fevereiro, diz SEC
Foto: Ascom Secretaria da Educação
 
O ano letivo na rede estadual de ensino vai começar no dia 6 de fevereiro, de acordo com calendário divulgado nesta terça-feira (3) pela Secretaria Estadual de Educação (SEC). Ainda segundo a pasta, serão cumpridos os 200 dias letivos e o fim do ano letivo está previsto para o dia 13 de dezembro. O calendário fixa, ainda, o recesso para o Carnaval entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, o recesso da Semana Santa, de 13 a 16 de abril, e o recesso junino, de 22 a 25 de junho.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/201113-aulas-na-rede-estadual-de-ensino-comecam-dia-6-de-fevereiro-diz-sec.html

Peritos apontam que gestão terceirizada de presídio facilitou massacre em Manaus

Peritos apontam que gestão terceirizada de presídio facilitou massacre em Manaus
Foto: Reprodução / TV Globo
 
Peritos apontam que gestão terceirizada de presídio facilitou massacre em ManausPeritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), órgão ligado ao Ministério da Justiça, apontam que a gestão terceirizada no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) contribuiu para a rebelião que deixou 56 mortos. Na avaliação deles, os próprios detentos conseguem controlar a vida dentro da unidade prisional. "O Compaj é administrado por uma empresa privada, responsável pela gestão prisional, o que distancia ainda mais o Estado da rotina do local. Assim, quem basicamente regula os cárceres do Amazonas são as pessoas presas, as quais criam regras de conduta extremamente rígidas, em grande parte, de caráter ilegal", relataram os peritos Thais Duarte e Ribamar Araujo, em entrevista ao UOL. Em um relatório de janeiro de 2016, o MNPCT aponta que os detentos se "autogovernam" no Compaj e a ação da administração penitenciária "é bastante limitada e omissa diante da atuação das facções criminosas".
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/201117-peritos-apontam-que-gestao-terceirizada-de-presidio-facilitou-massacre-em-manaus.html

Venezuela decide reabrir parcialmente fronteira com o Brasil

Venezuela decide reabrir parcialmente fronteira com o Brasil
Foto: Neidiana Oliveira/G1
 
O governo da Venezuela decidiu reabrir parcialmente a fronteira com o Brasil nesta terça-feira (3). De acordo com a Agência Brasil, os setores de importação e exportação já estão reativados e o posto de combustível internacional de Santa Elena de Uiaren, na Venezuela, também voltou a funcionar. O presidente do país, Nicolás Maduro, decidiu fechar a fronteira em 13 de dezembro. Segundo o decreto, foi necessário para combater o contrabando de cédulas nacionais por máfias. O fechamento do posto internacional gerou forte reação, pois é o estabelecimento é o único que abastece Pacaraima, principal cidade brasileira que faz fronteira com a Venezuela. Sem acesso a combustível, o comércio e o trânsito de Pacaraima ficaram praticamente paralisados.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/201103-venezuela-decide-reabrir-parcialmente-fronteira-com-o-brasil.html