segunda-feira, 28 de junho de 2021

Jovem de 18 anos sofre tentativa de homicídio em Inhambupe

 


Um jovem de 18 anos, sofreu uma tentativa de homicídio, na noite de quinta-feira (24/6), no município de Inhambupe (BA). A informação foi divulgada neste sábado (26) pelo Luciano Reis Notícias.

De acordo com o site, o rapaz que reside na Rua Américo Cezar (rua do viaduto), foi atingido por disparos de arma de fogo, por volta das 22h43. O jovem foi baleado com três tiros. Os projéteis teriam atravessado as pernas dele. Vítima foi socorrida por populares para o Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães.

 Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, nem a autoria do crime.

Fonte: https://www.ronaldoleitenews.com.br/2021/06/jovem-de-18-anos-sofre-tentativa-de.html

Lacen - BA identifica circulação da Covid-19 P1 em Inhambupe; veja outros municípios

 


O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA) identificou um aumento da prevalência de circulação da variante do novo coronavírus em todas as regiões da Bahia. A informação foi divulgada na tarde da última sexta-feira (25) pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab).

Segundo informações da Sesabo sequenciamento de 305 genomas do vírus da Covid 19 até o último dia 19 de junho revelou que 23 linhagens diferentes do SARS-CoV-2 circulam de forma concomitante no estado da Bahia ao longo do tempo, com predominância de circulação da P1 em 85% das amostras. A P1 é caracterizada como uma cepa mais agressiva do ponto de vista da transmissibilidade e possibilidade de agravamento mais rápido da infecção. Entre os 121 municípios listado pelo LACEN estão: Cipó, Euclides da Cunha, Inhambupe, Alagoinhas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Tucano, Serrinha.

Para ter acesso ao boletim completo, clique aqui.           

 Foto: Mateus Pereira/GOVBA



Fonte: https://www.ronaldoleitenews.com.br/2021/06/lacen-ba-identifica-circulacao-da-covid.html

Em Inhambupe pessoas de 40 anos continuam se vacinando contra a Covid-19 a partir desta segunda, 28



Inhambupe amplia a vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos ou mais sem nenhuma comorbidade. Desde o dia 21 que pessoas de 40 anos já estão sendo imunizadas com a 1ª dose.

Nesta segunda-feira (28), a partir de 08h, a Secretaria de Saúde continua aplicando a primeira dose em pessoas com a idade pré-estabelecida. 

A vacinação está sendo realizada em todos os  postos de saúde do município. 

Todos devem apresentar CPF ou Cartão do Sus.

 

Fonte: https://www.ronaldoleitenews.com.br/2021/06/em-inhambupe-pessoas-de-40-anos.html

Lázaro Barbosa é morto em Goiás, confirma polícia

O criminoso baiano Lázaro Barbosa, capturado pela polícia nesta segunda-feira (28), foi baleado e morreu. A informação é do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias no Distrito Federal, que aponta que o homem entrou em confronto com forças policiais e não resistiu. A GloboNews também apurou a mesma informação com a Polícia Civil local. 

 

Minutos atrás, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou por meio de uma rede social que a captura foi feita e, em seguida, em entrevista à emissora de TV, confirmou que houve uma troca de tiros. 

 

Lázaro era procurado há 20 dias, apontado como autor de um quádruplo homicídio em Ceilândia, no Distrito Federal, além de outros crimes, como assaltos e sequestros na região. 

 

PASSADO CRIMINOSO

Embora tenha ganhado repercussão no último mês, Lázaro Barbosa cometeu seus primeiros atos criminosos de que se tem notícia em 2008, em Barra do Mendes. Ele nasceu e cresceu no município baiano.

 

Na época do caso - o duplo homicídio de José Carlos Benício de Oliveira e Manoel Desidério Silva, no povoado de Melancia -, ele foi indiciado e confessou a autoria, mas fugiu no ano seguinte, em 2009. Depois disso, chegou a ser recapturado em Goiás, onde ficou preso por oito anos aguardando julgamento pelos crimes cometidos na Bahia até que voltou a fugir, em 2018.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/260060-lazaro-barbosa-e-morto-em-goias-confirma-policia.html

QUATRO PESSOAS SÃO MORTAS EM INHAMBUPE NO LOTEAMENTO MANDACARU

Foto: Reprodução
 

Segundo informações divulgada em nota da PMBA-COPPM-CPE é CIPE-LN, quatro pessoas que não tiveram seus nomes divulgados, foram mortos após denúncia anônima e os mesmos terem deflagrados contra as guarnições no loteamento Mandacaru em Inhambupe por volta das 15h30 desse Domingo 27 de junho.


ACOMPANHE A NOTA


PMBA - COPPM - CPE

CIPE  LITORAL NORTE


MORTE EM DECORRÊNCIA DE OPOSIÇÃO A INTERVENÇÃO POLICIAL


■ DATA: 27/06/2021 

■ HORA: 15h30

■ LOCAL:  LOTEAMENTO MANDACARU

■ CIDADE: INHAMBUPE 

■ UNIDADE APOIADA: 4°BPM


RESUMO: Durante rondas, as guarnições da CIPE LN, juntamente com efetivo do 4º BPM, receberam denúncia anônima acerca de indivíduos que estariam armados, traficando drogas e cometendo ilícitos na região do Loteamento Mandacaru. Ao chegarem, as equipes foram recebidas por disparos de arma de fogo, que após tal ato, responderam a injusta agressão. Após cessar os disparos, foi realizada uma varredura no local, onde foram encontrados quatro indivíduos caídos ao solo em posse de armas de fogo e drogas. De imediato, foi prestado o devido socorro ao Hospital da Cidade de Inhambupe, onde foi constatado o óbito pelo médico plantonista. Lavratura em andamento.


Resistentes: Não identificados. 


Materiais Apreendidos:


02 Revólveres, Cal. 38;

07(sete) Cartuchos Cal .38, sendo seis intactos e um pinado e cinco estojos de mesmo calibre deflagrados;

01 Espingarda Cal 12 com quatro cartuchos de mesmo calibre intactos e um deflagrado;

01 Pistola Cal 380 com um carregador e três munições intactas;

32,00(trinta e dois reais em espécie);

05 Celulares;

141(cento e quarenta e um) Porções de substância análoga a maconha;

01 Porção pequena de substância análoga a maconha;

01 Porção de substância análoga a cocaína;

Diversas embalagens plásticas.


Ocorrência sendo lavrada na DP de Alagoinhas 

Fonte: https://www.eltonoliveiranoticia.com.br/2021/06/quatro-pessoas-sao-mortas-em-inhambupe.htmla a serviço do cidadão!

No foco da CPI, Precisa vai pedir à Anvisa uso emergencial da Covaxin nesta segunda

A Precisa Medicamentos, empresa que representa a farmacêutica indiana Bharat Biotech no Brasil, informou que apresentará nesta segunda-feira (28) à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um pedido de uso emergencial da vacina Covaxin.

 

A medida ocorre no momento em que um contrato firmado pelo Ministério da Saúde com a empresa é o novo foco de análise da CPI da Covid em meio a investigações por suspeita de irregularidades.

 

Em nota, a empresa diz que a autorização é "a única etapa que falta" para que 20 milhões de doses negociadas com a Saúde "comecem a ser importadas e aplicadas no Brasil".

 

"Estudos internacionais já apontaram eficácia geral da Covaxin de 78% em sintomáticos e 100% em casos graves, o que colaboraria de forma significativa na redução das mortes no Brasil", informa.

 

Apesar do anúncio da empresa, o Ministério da Saúde já avalia suspender ou até mesmo cancelar o contrato para obtenção das doses. A avaliação ocorre em meio ao avanço das investigações sobre o caso.

 

Segundo a Precisa, a decisão por fazer o pedido de uso emergencial nesta segunda foi tomada após obtenção de documentos e dados extras que estavam pendentes.

 

A existência de denúncias de irregularidades foi revelada pela Folha na sexta-feira passada (18), com a divulgação do depoimento sigiloso de Luís Ricardo Miranda, chefe da divisão de importação do Ministério da Saúde.

 

Ele disse ao Ministério Público Federal em Brasília que recebeu uma "pressão atípica" para agilizar a liberação da Covaxin, desenvolvida pelo laboratório Bharat Biotech.

 

A situação resultou em uma nova linha de investigação da CPI. Em depoimento na sexta (25) à comissão, o deputado Luis Miranda (DEM-DF), irmão do servidor, disse que alertou Bolsonaro em março sobre supostas irregularidades na compra da Covaxin.

 

Miranda também relatou que Bolsonaro teria ligado o líder do governo na Câmara, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), ao "rolo" nas negociações para a compra da vacina indiana. Barros negou ter participado da negociação.

 

O presidente Bolsonaro mandou a Polícia Federal investigar o deputado e o servidor, mas não explicou o que fez ao ser alertado por eles sobre as supostas irregularidades.

 

O contrato da Saúde com a Precisa foi firmado em fevereiro, ainda em um momento em que a vacina não tinha tido todos os resultados de estudos clínicos divulgados, e com previsão de custo de US$ 15 a dose.

 

Meses antes, o ministério já tinha negado propostas de vacinas mais baratas e já aprovadas em outros países, como a Pfizer.

 

Integrantes do governo dizem que o governo tinha como objetivo obter doses ainda no primeiro semestre. A previsão de entrega, no entanto, nunca foi cumprida.

 

No início de junho, após negativa de um pedido anterior, a Anvisa concedeu aval ao Ministério da Saúde para importação da vacina, desde que cumpridos diferentes requisitos, como acompanhamento em estudos clínicos. O volume de doses para importação inicial também foi limitado a 4 milhões. Desde então, porém, a pasta não fez novas reuniões com a Anvisa.

 

Dentro do ministério, a avaliação é que a soma das investigações, falta de aval para uso emergencial e a dificuldade na previsão de entrega colaboram para a possibilidade de cancelamento do contrato.

 

Nos últimos meses, a Precisa chegou a divulgar que apresentaria documentos para o pedido de uso emergencial, mas a solicitação não foi protocolada oficialmente.

 

Por outro lado, a empresa fez um pedido para estudos clínicos da vacina no Brasil, o qual foi aceito em maio pela Anvisa. A previsão é que os testes sirvam como complemento aos dados da vacina obtidos em estudos na Índia.

 

Em nota, a empresa diz que dará início aos testes "em breve", com apoio do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/122761-no-foco-da-cpi-precisa-vai-pedir-a-anvisa-uso-emergencial-da-covaxin-nesta-segunda.html