INHAMBUPE - BANCO DO
BRASIL CONFIRMA REABERTURA DE SUA AGÊNCIA, MAS NÃO DIZ QUANDO ISSO OCORRERÁ E
PODE SER MULTADO PELO BANCO CENTRAL. PROCON-BA TAMBÉM FOI ACIONADO PARA APURAR
O CASO.
Após
reclamação formalizada pelo advogado Diego Brandão junto ao Banco Central
(BACEN), no último dia 30, a agência do Banco do Brasil na cidade de Inhambupe,
localizada a 153 km de Salvador, finalmente será reaberta para atendimento ao
público. Porém, a referida Instituição Financeira não informou quando isso se
dará, limitando-se a dizer que “a agência 1072-3 INHAMBUPE (BA), no momento,
opera em regime de contingência, sem movimentação de numerário”, e que “em
breve, o atendimento será restabelecido conforme o padrão de qualidade
recomendado pelo Banco do Brasil”.
Com
o recebimento dessa notícia, o autor da reclamação se disse satisfeito,
contudo, alertou para o risco de o Banco Central, como autoridade supervisora
do Sistema Financeiro Nacional, aplicar sanções ao Banco do Brasil, tais como
advertência ou até multa, em razão da demora desproporcional em reabrir a sua
agência, a qual, segundo ele, já possui condições técnicas e de segurança para
operar normalmente. O Banco Central informou que decidirá o caso ainda este
mês.
Além
disso, na tarde da última segunda (18), o caso do Banco do Brasil de Inhambupe
ganhou novo reforço. Foi apresentada outra reclamação junto à Secretaria
Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça (MJ), em Brasília, informando
acerca da situação de caos vivenciada por quem necessita utilizar os serviços
da agência bancária local, solicitando, ainda, providências no sentido de
determinar a sua imediata reabertura para atendimento ao público. O caso será
processado com o auxílio do PROCON-BA, que foi acionado pelo MJ e ficará
responsável por apurar os fatos no âmbito estadual. O Banco do Brasil tem até
dez dias corridos para responder à reclamação.
O
advogado Diego Brandão, que também é o autor do procedimento apurado pelo
PROCON-BA, informou que tais medidas estão sendo adotadas em virtude da falta
de diálogo e de ações efetivas por parte do Banco do Brasil no sentido de
solucionar o caso da agência de Inhambupe. O advogado entende que “o Banco do
Brasil deixa de prestar as informações necessárias aos seus clientes sobre
quando exatamente a agência local voltará a funcionar, o que, por consequência,
preocupa também os setores produtivos do Município, a exemplo dos comerciantes,
produtores rurais e prestadores de serviço”. Afirma ainda que “os aposentados e
pensionistas, que quase sempre têm suas limitações físicas, são os que mais
forem com o não funcionamento da referida agência, além dos moradores de Sátiro
Dias, Aporá e de povoados vizinhos, que precisam se deslocar para ainda mais
longe a fim de realizar transações bancárias.
Inhambupe possui atualmente 04 (quatro) agências
bancárias, 07 (sete) correspondentes financeiros e 01 (uma) Casa Lotérica,
sendo a segunda cidade com maior aporte de instituições financeiras de sua
microrregião, ficando atrás apenas de Alagoinhas.
Fonte: http://jronaldoleite.blogspot.com.br/2016/04/inhambupe-bb-se-manifesta-sobre.html#more