sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Entrevista com a Professora Rita de Cássia, candidata a Secretária de Educação de Inhambupe Bahia

A prefeitura de Inhambupe juntamente com a APLB está convidando a categoria da Educação para a escolha da Nova Secretária da pasta.

A Eleição será realizada na próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro de 2020, das 8 às 17 horas, na Escola Municipal Drº Sátiro Dias e nas escolas das comunidades rurais.

Segundo critérios, as candidatas selecionadas foram; clique no nome e confira cada entrevista:

Professora Cristiane Nery Silva Rocha Dias.

Professora Rita de Cássia Silva Santos e Santos

Todos os servidores efetivos da educação têm direito de voto, sendo que no dia da eleição, o uso de máscara é obrigatório, cada eleitor deve levar sua caneta e o documento de identificação com foto, informa a Prefeitura Municipal de Inhambupe.

Os Blog Entrevistou as duas candidatas:

Confira a entrevista com a candidata Rita de Cássia:

Quem é Rita de Cássia? 

Sou Rita de Cássia Silva e Santos e Santos natural da Cidade de Itabuna Bahia e residente em Inhambupe há aproximadamente 35 anos, sou a 2ª filha de 04 irmãos do Casal João da Redenção e dona Vilneide. Sou casada, tenho (02) dois filhos, 01 neto e sempre considerei essencial a preservação dos princípios familiares ensinados sabiamente por meus pais que foram  mestres na arte de educar e preparar cada filho para a vida.

Assim, o meu encantamento pela educação foi fruto da valorização  e  confiança que meus pais tinham no poder transformador de um educador para a sociedade. Desta forma, iniciei minha trajetória educacional no ano de 1986 sendo formada em Magistério, o que me proporcionou  atuar como Professora em instituições privadas e no Senac ministrando aulas para Cursos Técnicos. Em seguida, recebi o convite e atuei como Diretora do Colégio Municipal Ponte Real,  após o termino da Gestão atuei como Docente na Creche Municipal Arlete Magalhães, retornando após a Gestão para Vice Direção retornando ao Colégio Ponte Real.

Em 2005 fui Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Logo após, concluindo em 2009 a minha 1ª Pós Graduação em Gestão de Pessoas com Ênfase em Consultoria. A 2º Pós concluir em 2011 em Psicopedagogia Institucional e Clinica e em 2013 concluir a 3ª Pós Graduação em História e Cultura Afro Brasileiro. Tenho formações em outros cursos de aperfeiçoamento e extensão concluídos em instituições privadas, a exemplo a formação Continuada em Educação Inclusiva, além de outros ofertados pela Secretaria de Educação, como o Curso de Educação Ambiental e Educação Saudável e o Pro Letramento que o foco  é alfabetização e Linguagem e curso de Gestão Administrativa pelo município de Alagoinhas.


Por que quer ser Secretária?

Por acreditar numa educação pública, inclusiva e de qualidade construída por todos, pois somos profissionais vinculados a Rede Municipal de Ensino com atribuições distintas, mas que desde o Professor em Sala de Aula, ministrando suas aulas em parceria com Auxiliares de classe, quando for o caso, o Porteiro cuidando da segurança e acolhimento de todos na entrada, a Merendeira cuidando da preparação dos lanches na cozinha e os profissionais de apoio cuidando da limpeza e organização dos espaços contribuem significativamente para a transformação dos nossos objetivos educacionais.

 

Quais os objetivos?

Contribuir para a melhoria da qualidade da educação no município;

Implementar o processo de Formação Continuada  para os profissionais de ensino, ampliando para os segmentos que ainda não são atendidos;

Valorizar os profissionais da rede nas suas respectivas funções;

Proporcionar o diálogo entre entidades representantes dos servidores para discussões e possíveis ações para melhoria de todos.

 

Como melhorar a educação no município?

Administrando de forma democrática e autônoma, ampliando a rede de diálogos entre as entidades representantes dos servidores e diretamente com todos que estão inseridos no contexto da educação de Inhambupe, na perspectiva que as ações sejam planejadas, executadas e avaliadas por todos.

 

Considerações finais:

Todas as formações supracitadas foram conquistadas ao longo da minha trajetória profissional na rede de ensino de Inhambupe e da Cidade de Alagoinhas, a qual fui premiada em 2009/2010 como Professora Qualidade Total por minha atuação em sala de aula. Em se tratando de Sala de Aula já atuei em todas as Modalidades de Ensino na Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas-EPJAI.

A minha trajetória profissional é uma das realizações mais significativas que almejei em minha vida, pois fruto da minha atuação em instituições de ensino mencionadas anteriormente, tenho o reconhecimento de todas as contribuições que conseguir concretizar para os profissionais que estão inseridos no contexto escolar. Sendo assim, tenho total consideração e respeito pelo Professor que se encontra em atuação na zona urbana e escolas do campo, assim como os Auxiliares de ensino que muito contribuem para o ensino aprendizagem dos discentes.

Além disso, sempre considerei os profissionais de apoio no sentido da fundamental contribuição que trás para a educação no cuidado e preparação da merenda, pelas merendeiras, pela limpeza e organização do espaço pelos profissionais de apoio, por termos segurança e confiança no porteiros, assim como os Secretários Escolares, Agentes Administrativos e demais servidores que são o elo para a transformação da nossa educação que deverá ser garantida de forma pública, inclusiva e de qualidade. 



Entrevista com a Professora Cristiane Nery, candidata a Secretária de Educação de Inhambupe Bahia

A prefeitura de Inhambupe juntamente com a APLB está convidando a categoria da Educação para a escolha da Nova Secretária da pasta.

A Eleição será realizada na próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro de 2020, das 8 às 17 horas, na Escola Municipal Drº Sátiro Dias e nas escolas das comunidades rurais.

Segundo critérios, as candidatas selecionadas foram; clique no nome e confira cada entrevista:

Professora Cristiane Nery Silva Rocha Dias.

Professora Rita de Cássia Silva Santos e Santos

Todos os servidores efetivos da educação têm direito de voto, sendo que no dia da eleição, o uso de máscara é obrigatório, cada eleitor deve levar sua caneta e o documento de identificação com foto, informa a Prefeitura Municipal de Inhambupe.

Os Blog Entrevistou as duas candidatas:

Confira a entrevista com a candidata Professora Cristiane Nery.


Quem é Cristiane Nery?

Professora Cristiane: Meu nome é Cristiane Nery, sou professora, sou mãe, sou esposa, sou mulher. Ao longo dos mais de vinte anos de trabalho sempre acreditei no poder do conhecimento como a mola que move o mundo e transforma o homem. E mesmo nos piores momentos nunca desacreditei deste poder.

Formei-me em Pedagogia pela UCSAL - Universidade Católica do Salvador, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e atualmente cursando outra especialização em Língua Portuguesa porque sou apaixonada por palavras e escritas e o poder que elas nos dão. Também tentei cursar Psicopedagogia, mas não deu certo, não me encontrei. Como muitos e muitas de vocês a maioria dos meus cursos de formação continuada foram proporcionados pela SEDUC em Inhambupe e subsidiados pelo MEC.

No campo profissional já fui professora no CDAC (escola de Pró Estela Mares), no Colégio Dínamo e Colégio São Francisco (em Alagoinhas), também lecionei no Colégio Estadual Mário Costa Filho (via Reda).

Desempenhei o papel de Coordenadora Técnica da SEDUC por duas vezes, sendo a última responsável pela implementação, estruturação e formação das classes municipais de Regularização do Fluxo vinculado ao Programa Educar para Vencer do governo do Estado, em Inhambupe, visto que aqui só atendia as escolas estaduais. Em 2007 fui aprovada através do concurso público e me tornei professora efetiva sendo lotada na Escola Dr. Sátiro Dias de onde só sai em 2017 para assumir a Coordenação Pedagógica do Colégio John Kennedy onde continuo atualmente.

 Também estive a frente da SEDUC como secretária de educação por um pequeno espaço de tempo quando os professores foram ouvidos pela primeira vez num simpósio de educação, queria ter feito mais, porém não houve oportunidade que só está me sendo agora novamente após treze anos.

Sou professora com muito orgulho e a educação é minha vida.

 

Por que quer ser Secretária?

Porque acredito na educação como a força que transforma e faz evoluir o homem.

 

Quais os seus objetivos?

Melhorar a qualidade da educação, investir numa educação inclusiva mais abrangente, propor algumas reformas necessárias para melhorar o atendimento a alunos, professores e demais servidores.

 

Como melhorar a Educação do município?

Na educação de Inhambupe existe alguns problemas pontuais. Vou usar como exemplo a distorção série/idade que podem ser amenizados dando mais suporte aos professores das séries iniciais. E este é só o primeiro ponto.

 

Considerações finais:

Tenho uma longa caminhada na educação e uma vontade enorme de pôr em prática o conhecimento que adquiri no chão da sala de aula. Vontade de contribuir com as experiências que as  diferentes funções que tive fora da sala de aula me proporcionaram. Espero contar com a confiança dos meus colegas para juntos fazer acontecer uma educação eficiente no nosso Inhambupe.