quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Apresentador do Balanço Geral, Raimundo Varela morre aos 75 anos

Um dos grandes nomes da TV e rádio baiano, Raimundo Varela morreu nesta quinta-feira (7). O motivo da morte e maiores informações sobre o velório ainda não foram divulgados pela família. 

 

Varela tinha 75 anos e completaria 76 no dia 30 de novembro. Natural de Itabuna, veio para Salvador com os pais ainda criança e cresceu no bairro de Periperi, no subúrbio ferroviário. 

 

Ele dedicou mais de 40 anos à comunicação, com passagens pelo rádio e televisão, na Band e Record TV Itapoan. Na Sociedade da Bahia, fez da versão radiofônica do Balanço Geral uma das maiores audiências do segmento nas primeiras horas da manhã. 

 

Em 2006, problemas renais e de diabetes deixaram Varela entre a vida e a morte. Precisou ser internado às pressas no Hospital Aliança em Salvador e logo em seguida, transferido para o Hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo. Três meses depois, foi submetido a um transplante de fígado e rim. 

 

Em 2008, Varela tentou ingressar na política e ensaiou uma pré-candidatura à prefeitura de Salvador pelo PRB.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/71012-apresentador-do-balanco-geral-raimundo-varela-morre-aos-75-anos

MPT resgata onze pessoas em situação de trabalhos similares ao escravo na Bahia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou, durante o mês de agosto, onze pessoas em situação de trabalhos similares a escravidão na Bahia. Segundo o MPT, os resgatados estão entre empregadas domésticas, vigilantes e agricultores. Esta operação, Operação Resgate 3, ocorreu no mês de agosto em ação para o Dia Internacional para a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição, instituído em 23 de agosto. 


A estatística de resgates na Bahia foi de: 

  • 1 empregada doméstica resgatada em uma residência em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia
  • 5 pessoas resgatadas em uma empresa em Cândido Sales, no sudoeste do estado, sendo que 3 trabalhavam na produção de carvão e 2 no plantio de mandioca
  • 5 vigilantes resgatados em uma empresa de segurança em Barra, no oeste da Bahia


Além dos casos deflagrados, houve a ocorrência de uma doméstica na Região Metropolitana de Salvador, que foi analisada pela MPT-BA mas não foi possível configurar o caso como "condição de degradação humana".


De acordo com o MPT, os detalhes da operação não podem ser divulgados em respeito à negociação dos casos. Informações como por exemplo se houve falta do pagamento de salários, atividades sem assinatura da Carteira de Trabalho, além das condições de higiene e alimentação às quais os trabalhadores eram submetidos. 


O caso dos vigilantes, em especial, chamou a atenção dos agentes, pois os trabalhadores faziam a segurança de uma fazenda. Eles viviam no local e dormiam em barracas de lona, sem acesso à água potável. O MPT informou que em negociação com a empresa de vigilância e a fazenda para garantir o pagamento dos funcionários, incluindo as verbas rescisórias e indenizações. Até o momento, ninguém foi preso. 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/35817-mpt-resgata-onze-pessoas-em-situacao-de-trabalhos-similares-ao-escravo-na-bahia

Vacina diminui número de mortes e casos de Sarampo no mundo, aponta Opas

A adesão da vacina contra o sarampo influenciou a queda no número de mortes e casos de sarampo no Brasil e no mundo. De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a vacinação contra o sarampo evitou cerca de 21, 1 milhão de mortes entre 2000 a 2017 no mundo. Antes da imunização, a doença matava 2,6 milhões por ano no mundo antes da existência da vacina. 

 

O aumento da imunização fez também com que a enfermidade fosse considerada menos fatal por médicos, especialistas e boa parte da população. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, uma em cada 20 crianças com sarampo podem evoluir para um quadro de pneumonia, que é a causa mais comum de morte por sarampo na infância. 

 

A pasta apontou ainda que cerca de uma em cada dez crianças com sarampo podem desenvolver uma otite aguda que pode resultar em perda auditiva permanente. 

 

Segundo publicação da Agência Brasil, o integrante da Comissão  Permanente de Assessoramento em Imunizações do Estado de São Paulo, Guido Levi afirmou que viu a transformação e mudança realizadas pela vacina. 

 

"O sarampo era uma das doenças mais graves que acometiam a infância e uma das que causavam maior mortalidade. Quando fui consultor do Hospital Infantil da Cruz Vermelha Brasileira, em São Paulo, no começo da década de 1980, metade do hospital era tomada por crianças com sarampo, e com altíssima mortalidade", relembrou Guido Levi.

 

O avanço da vacinação permitiu ainda que a enfermidade fosse “ eliminada” não apenas do Brasil, mas de todo o continente americano, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que considerou o continente o primeiro a se livrar da doença. 

 

A vacinação contra o sarampo no Programa Nacional de Imunizações (PNI), que completa 50 anos em 2023, acontece por meio das vacinas tríplice viral e tetra viral. A primeira é aplicada quando a criança completa o primeiro ano de vida, e protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Já a segunda é indicada para os 15 meses de vida, com ao menos 30 dias de intervalo após a tríplice viral.

 

Já na tetra viral, além das três doenças da tríplice, a proteção está incluída a varicela, causadora da catapora na infância e da herpes zoster na vida adulta. Quando a tetra não estiver disponível no posto, ela pode ser substituída por uma dose da tríplice viral e uma dose da vacina varicela monovalente.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/30862-vacina-diminui-numero-de-mortes-e-casos-de-sarampo-no-mundo-aponta-opas