sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Veja como consultar lista de trabalhadores que ainda não sacaram abono PIS/Pasep

Desde ontem, quinta-feira (25), está disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência Social uma lista com o nome de todos os trabalhadores que ainda não sacaram o Abono Salarial ano-base 2014.
Cerca de 1 milhão de pessoas ainda não fizeram o saque de benefício, no valor de R$ 880,00. O prazo para saque acaba na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto. Depois desse período o valor retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Para facilitar a busca nos estados com maior número de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a pesquisa disponibiliza uma lista dos municípios em ordem alfabética. Exemplo: no estado de São Paulo, procure a primeira letra do nome da sua cidade, como “C” para Campinas.Para realizar a consulta é necessário que o trabalhador entre no site do Ministério do Trabalho, clique no banner “Abono Salarial”, localizado na parte superior da tela, e realize a consulta.
Para avançar na pesquisa, basta que o trabalhador localize seu estado e seu município. Procure seu nome, que constará em uma lista em ordem alfabética.
Os trabalhadores ainda podem consultar se tem direito ao benefício pelo portal http://abonosalarial.mte.gov.br/. Inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento.
Outras informações podem ser obtidas diretamente com a Caixa, no caso do PIS, no telefone 0800-726 02 07. Banco do Brasil, no caso do Pasep, pelo número 0800-729 00 01. Os atendentes da Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também podem ajudar.

Fonte:http://www.n1bahia.com.br/lista-de-trabalhadores-pispasep/

Morte de negros por armas de fogo no Brasil é 2,6 vezes maior que de brancos

Morte de negros por armas de fogo no Brasil é 2,6 vezes maior que de brancos
Foto: Raphael Alves / TJAM
 
O número de mortes de negros no Brasil provocadas por arma de fogo aumentou de 20.291, em 2003, para 29.813, em 2014. Já a quantidade de homicídios também causados por ama de fogo na população branca caiu de 13.224 para 9.766. 
 
Os números apontam que a proporção de mortes de negros para brancos saltou de 1,7 para 2,6 vezes. Os dados são do Mapa da Violência, levantamento coordenado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, divulgado nesta quinta-feira (25). 
 
Ainda de acordo com o estudo, 42% dos assassinatos ocorrem na região Nordeste do Brasil, enquanto 94,4% das vítimas são homens. A publicação revela, ainda, uma linha ascendente na participação de crimes de arma de fogo no Brasil nos últimos anos. Entre 1983 e 2004, a taxa saltou de 36,8% para 70,7%. Entretanto, após Estatuto e Campanha do Desarmamento, a proporção parou de crescer. O estudo mostra também que as políticas de controle de armas, sancionadas em 2004, podem ter evitado até 2014 outros 133.987 homicídios no país. O número de vítimas de armas de fogo, entretanto, cresceu. Em 2014, o Brasil registrou recorde, com 42.291 homicídios, o que representa aumento de 15% em relação a 2004, quando 36.115 morreram. 
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/195137-morte-de-negros-por-armas-de-fogo-no-brasil-e-26-vezes-maior-que-de-brancos.html

Rastreamento do Câncer de Mama atende em Vera Cruz e Inhambupe

Imagem: planalto.ba.gov.br
Rastreamento do Câncer de Mama
A partir de sexta-feira (26), a população feminina de 50 a 69 anos dos municípios de Vera Cruz e Inhambupe começa a ser atendida pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama.
Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar o exame de mamografia, que diagnostica precocemente casos de câncer de mama.
O atendimento é feito em unidades móveis totalmente equipadas para dar o conforto necessário para as mulheres. O atendimento em Vera Cruz será feito de 26 de agosto a 12 de setembro, e a unidade móvel estará na Rua São Bento, em frente ao Centro de Especialidades Odontológicas.
Já em Inhambupe, a unidade ficará até o dia 6 de setembro, estacionada na Praça de Eventos, ao lado do Colégio Luiz Coelho.
Para o atendimento, que acontece das 7h às 18h, as mulheres devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

Fonte: http://www.n1bahia.com.br/rastreamento-do-cancer-de-mama-atende-em-vera-cruz-e-inhambupe/