quinta-feira, 26 de março de 2020

Inhambupe registra primeiro caso SUSPEITO de Coronavírus, afirma Sesau

O município de Inhambupe  registra o primeiro caso suspeito de Coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde - Sesau, divulgou uma nota nas redes sociais através da Ascom da Prefeitura, nesta noite (26). A nota diz que o paciente chegou ao município no dia 17 e se apresentou às autoridades de saúde nesta quarta (25),  com sintomas de febre.

A Sesau não cita o sexo, mas nas redes sociais circula que trata-se de um jovem de idade não identificada.

O paciente está em isolamento domiciliar juntamente com os familiares e estão sendo monitorados pelos profissionais de saúde.

Veja íntegra da nota:

A Secretaria de Saúde de Inhambupe informa que até a presente data, 26/03/2020, o nosso município tem 01 (um) caso SUSPEITO do novo coronavírus.

O paciente, que chegou de São Paulo no último dia 17, se apresentou às autoridades de saúde do município nessa quarta-feira, dia 25, com sintoma de febre. A equipe responsável realizou a coleta da amostra, que foi enviada hoje, quinta-feira, ao Laboratório Central (LACEN), em Salvador. Posteriormente, o caso foi registrado como SUSPEITO junto ao Núcleo Regional de Saúde.

Tanto o paciente quanto os contatos domiciliares dele se encontram em isolamento domiciliar. Todos estão sendo monitorados pelos profissionais de saúde, como recomenda o protocolo. No caso do paciente, ele está isolado dos outros membros da residência. Assim que o LACEN notificar a Secretaria de Sáude do município o resultado do exame, todos serão informados.

Nesta quarta-feira(25), duas mulheres deixam quarentena em Inhambupe após não apresentarem  nenhum sintoma no período de 14 dias.

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/03/inhambupe-registra-primeiro-caso.html

Prefeitura de Inhambupe reforça bloqueio de acessos à cidade para conter covid-19

Cidades de diferentes Estados brasileiros passaram a adotar medidas para bloquear o tráfego, em uma tentativa de reduzir o fluxo de pessoas e frear a propagação do coronavírus. Isso também ocorreu em Inhambupe, município a 160 km de Salvador.

O governo municipal adotou barreiras para triagem sanitária até bloqueio total de vias com pedras, no último domingo, 22.

No início desta semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura reforçou os bloqueios sem data definidas para removê-los. O RL News registrou oito acessos às ruas e avenidas bloqueadas. Veja algumas imagens.


Fique ciente: O acesso à informação é um direito fundamental previsto no ordenamento jurídico brasileiro no art. 5º inciso XXXIII, bem como no inciso II do § 3 do art. 37 e no § 2 do art. 216 da Constituição Federal de 1988. Ademais, segundo o art. 220, § 1º, da CF/88, nem sequer lei pode criar empecilho à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social.

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/03/prefeitura-de-inhambupe-reforca.html

Governador sugere que cidades sem Covid-19 mantenham feiras livres e comércio

O governador Rui Costa sugeriu a prefeitos de cidades baianas sem casos confirmados de novo coronavírus que mantenham o comércio na ativa. O pedido também se estende à manutenção das feiras livres. Para Rui, as medidas de restrição devem ser gradativas, evitando medidas mais restritivas nesse primeiro momento de enfrentamento da pandemia.

“Nos municípios que não tenham casos confirmados não vejo sentido em fechar feiras livres. O que a gente precisa é tomar cuidado. É aumentar os espaços entre feirantes, mudar a feira, ou espalhar a feira por vários espaços na cidade. Porque o agricultor precisa vender . A mesma coisa vale para o comércio”, sugeriu.

Segundo o gestor, a ação não valeria para cidades já com casos ou que tenham municípios vizinhos com confirmação para a Covid-19. Rui deu o exemplo de São Félix e Cachoeira. “Mas a decisão eu respeito. Aí vai depender de cada prefeito e da população”, afirmou. Rui disse ainda que escolas e eventos, por sua vez, devem ter as atividades suspensas desde já.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/19894-governador-sugere-que-cidades-sem-covid-19-mantenham-feiras-livres-e-comercio.html

Covid-19: quanto tempo o coronavírus vive em cada objeto e os segredos para desinfetá-los

Muitas pessoas ainda não sabem ao certo como o coronavírus se espalha. Porém, já foi descoberto que existe a transmissão por objetos — uma situação evitável com a desinfecção.
Também foi revelado que o tempo que o vírus permanece em cada superfície depende de diferentes fatores, como material, umidade e temperatura. “O coronavírus pode sobreviver de algumas horas a três dias”, disse Martín Piñea, diretor de engenharia de alimentos da Universidade Argentina da Empresa, ao portal Infobae.
A seguir, você confere a relação do coronavírus com cada tipo de material.
Pano: não há clareza sobre quanto tempo ele dura nesta superfície. No entanto, de acordo com a Clínica Mayo, o vírus tende a durar menos tempo em comparação com materiais duros.
Cobre: até 4 horas.
Papelão: até 24 horas.
Aço inoxidável: até 72 horas.
Metal, plástico e vidro: o médico garante que o coronavírus pode permanecer por quatro ou cinco dias e, dependendo da umidade e da temperatura, por até 9 dias.

Como desinfetar

Os especialistas recomendam o uso de gel com pelo menos 70% de álcool, e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos sugere o uso de lenços.
Proporção é outra coisa importante. O pano deve conter líquido suficiente para deixar a superfície molhada visivelmente por pelo menos quatro minutos.Quanto aos tecidos, altas temperaturas matam a transmissão. Por esse motivo, é recomendável lavar roupas em água com pelo menos 30 graus. Também é bom secá-lo ao sol, pois a luz ultravioleta elimina certos vírus.
Adicionar água sanitária e fazer cargas com menos roupas são outras medidas para desinfetar.
Fonte: https://www.metrojornal.com.br/coronavirus-covid-19/2020/03/17/covid-19-quanto-tempo-o-coronavirus-vive-em-cada-objeto-e-os-segredos-para-desinfeta-los.html

Sesab confirma primeiro caso Covid-19 em Alagoinhas

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso de contaminação por coronavírus no município de Alagoinhas, no fim da manhã desta quinta-feira (26).

Veja íntegra da nota no site da Prefeitura de Alagoinhas

Alagoinhas registra o 1° caso confirmado do novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (26), e a 3ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES) ainda não divulgou detalhes sobre o caso. A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, segue em contato direto com a DIRES, e as equipes atuam agora com o mapeamento e a investigação epidemiológica para identificar a origem da transmissão. A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda a importância das ações preventivas e adota as medidas protocolares para averiguação. Novas informações podem ser divulgadas a qualquer momento.

A Bahia registra 104 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 981 casos descartados e não há óbitos.

Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do Jacuípe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (01); Itabuna (02); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (03); Porto Seguro (10); Prado (02); Salvador (63 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01); e 2 em investigação epidemiológica. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/03/sesab-confirma-primeiro-caso-covid-19.html

Lula propõe renúncia a Bolsonaro: 'Ou se faz o impeachment dele'



O ex-presidente Lula acusou Jair Bolsonaro de “brincar com a vida de milhões de pessoas” por causa da forma com a qual ele está conduzindo a crise provocada pelo novo coronavírus no Brasil.

Em conversa com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, transmitida nas redes sociais na noite desta quarta-feira (25), Lula opinou que o atual presidente não tem “estatura psicológica” para governar o país e, por isso, deve renunciar.

“Ou este cidadão renuncia ou se faz o impeachment dele, alguma coisa, porque não é possível que alguém seja tão irresponsável de brincar com a vida de milhões de pessoas como ele está brincando", disse o ex-presidente.

Segundo Lula, o papel do presidente nesses momentos de crise é o de tomar decisões depois de ouvir os melhores especialistas e pensar em unir o País.

Até então, o ex-presidente evitava falar na saída antecipada de Bolsonaro do Palácio do Planalto. Seu grupo na direção do PT chegou a barrar a tentativa de outras correntes de aprovar o “Fora Bolsonaro” como bandeira principal do partido, há duas semanas.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/245895-lula-propoe-renuncia-a-bolsonaro-ou-se-faz-o-impeachment-dele.html