Um vídeo feito no ano passado em que mostra a feira de Inhambupe.
Marcadores
- Brasil
- Câmara de Vereadores de Inhambupe
- concursos
- corona vírus
- curiosidade
- Economia
- Educação
- emprego
- Entrevista
- Esporte
- História
- informação
- Inhambupe
- mundo
- Política
- religião
- São João
- São João 2011
- São João 2014
- São João 2015
- São João 2017
- São João 2018
- tecnologia
- Televisão
- Terço dos Homens
- vídeo
- violência
terça-feira, 4 de junho de 2013
Remédio eleva sobrevida em câncer de pulmão avançado, diz estudo
Cigarro é um dos fatores que contribuem para o câncer de pulmão (Foto: Felipe de Souza/Divulgação PMAR)
Medicamento bloqueia proteína que contribui para crescimento do tumor.
Pacientes que receberam droga viveram dois meses a mais que os outros.
Um novo medicamento pode ajudar pacientes com câncer de pulmão em estágio avançado a viverem mais, além de contribuir no tratamento de outros tipos de tumor, informaram pesquisadores nesta segunda-feira (3), durante o encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago.
Se os resultados iniciais forem confirmados em um estudo de Fase III ainda em andamento, esse será o primeiro tratamento desenvolvido na última década que pode melhorar as perspectivas de pacientes com câncer de pulmão em estágio avançado. O estudo de Fase II examinou 252 pacientes com adenocarcinoma de pulmão em estágio IV.
Os pacientes que receberam o medicamento Ganetespib, do laboratório Synta, tiveram uma média de sobrevivência de 9,8 meses, em comparação com os 7,4 meses registrados nos indivíduos que passaram pelo tratamento padrão.
O medicamento bloqueia um tipo de proteína chamada "chaperona molecular" ou Hsp90, que ajuda as proteínas recém-formadas a assumir a forma necessária para sua função biológica específica.
Pelo fato de muitas proteínas que levam ao crescimento do câncer de pulmão precisarem dessa Hsp90 para agir, o bloqueio dela pode desativar, ao mesmo tempo, muitas proteínas que promovem o crescimento do câncer.
Medicamentos anteriores com Hsp90 não obtiveram sucesso em testes porque não eram significativamente efetivos na extensão da vida e causaram intoxicação do fígado. Esse é, portanto, o primeiro teste clínico aleatório de um inibidor de segunda geração, e é a primeira vez que esse tipo de droga se mostra segura e efetiva.
Os pesquisadores acreditam que o novo remédio também pode funcionar em pacientes que desenvolvem mutações que os tornam resistentes aos medicamentos tradicionais, porque a droga também inibe a função das proteínas mutantes.
"Esse é o primeiro estudo aleatório que demonstra benefícios terapêuticos com um inibidor de proteína de choque térmico em pacientes com câncer", afirmou o principal autor do estudo, Suresh Ramalingam, professor de oncologia da Universidade Emory, em Atlanta, na Geórgia.
"Esperamos que o estudo de Fase III confirme nossas descobertas, já que pacientes com essa forma e estágio de câncer de pulmão precisam urgentemente de tratamentos mais efetivos", disse Ramalingam.
Inscrições para o Sisu começam dia 10
Imagem: www.unifal-mg.edu.br
O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira no “Diário Oficial da União” o edital do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre para vagas de cursos de graduação em instituições federais de ensino superior. Não haverá cobrança de taxa.
As inscrições começam no dia 10 e vão até as 23h59 do dia 14. Só poderão participar os candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 que não tenham tirado nota zero na redação. A inscrição será feita pelo site do Sisu (www.mec.gov.br). Haverá duas chamadas para o segundo semestre.
A primeira ocorrerá no dia 17 de junho, com matrículas nos dias 21, 24 e 25. Já a segunda chamada está marcada para 1 de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho. O estudante pode concorrer a até duas opções de vagas. Para isso, é preciso especificar a ordem de preferência, as opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência, podendo ser ampla concorrência ou cotas. É proibido candidatar-se a um mesmo curso ou turno com modalidades de concorrência diferentes na mesma instituição de ensino e local de oferta.
O candidato deve acompanhar a inscrição até o final para ver quais as possibilidades de obter aquela vaga.
Assinar:
Postagens (Atom)