terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Veja como foi a Abertura da Jornada Pedagógica em Inhambupe



A abertura da Jornada Pedagogica de Inhambupe iniciou na manhã dessa segunda-feira(24) em Inhambupe com os Professores Rafael e Izinete, onde o Professor Rafael falou uma mensagem de Eduardo Galeano que dizia o seguinte: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.

Rafael falou que naquele momento em uma atitude de oração, agradeceu pela a manhã, começou a cantar uma linda música que se chama “Força Estranha”, de Caetano Veloso, veja um pedaço da letra abaixo.

Eu vi um menino correndo
eu vi o tempo brincando ao redor
do caminho daquele menino,
eu pus os meus pés no riacho.
E acho que nunca os tirei.
O sol ainda brilha na estrada eu nunca passei.
Eu vi a mulher preparando outra pessoa
O tempo parou pra eu olhar para aquela barriga.
A vida é amiga da arte
É a parte que o sol me ensinou.”

Depois de cantar a musica de Caetano Veloso, Rafael chamou para a mesa da celebração dois elementos forte na vida de todo o ser humano, que caminha na via da Educação.

Nesse momento entrou os símbolos que é a água e a luz, com um fundo musical, estilo o Cordeiro de Deus, com a presença.

A professora Izinete falou os pilares da Educação que são quatro, e os saberes e competências a se adquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem, no entanto, dissociar-se por estarem imbricadas, constituindo interação com o fim único de uma formação holística do indivíduo.
Jacques Delors (1998) aponta como principal conseqüência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada.
A seguir, é apresentada uma síntese dos quatro pilares para a educação no século XXI.
A professora Narcisa falou o seguinte:
“Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar”.

A professora Eliete falou o seguinte:
“Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se, resolver conflito e ser reflexivo, Aprender a fazer envolve uma serie de técnica para ser trabalhada”. 
O professor Cloves falou

“Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum”.
O professor Igor falou 

“Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência”.
Rafael perguntou qual é o mais importante se era o livro ou a sabedoria, o mundo é uma escola, a vida é um ser, convidou a professor Marta para ler um trecho da bíblia, considerado um dos mais bonitos.

Marta falou o seguinte. “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino...”
Logo após houve uma oração do Pai nosso e logo após houve uma abraços entre os professores presentes e no fundo musical Rafael cantava a musica de Gonzaguinha que é “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”.
Logo após Joilson Souza chamou para compor a mesa, o Prefeito Benoni, Secretária Iranilda Figueireido, Presidente da Câmara Fabrício Quintela Mateus, Diretor do Departamento de Cultura Cosminho, o Professor Silvio Carvalho que será o palestrante, Coordenadora da APLB Janete Silva e a Coordenadora da Crescer Sônia Menezes.
Houve logo após o hino nacional, a coordenadora da Consultoria Crescer, Sônia falou o seguinte “Bom dia a todos e a todas, sejam bem vindo na jornada Pedagógica de 2014, que traz o tema “Ética diversidade e cidadania, construindo a pessoa humana, na escola e na sociedade, quero agradecer a mesa na pessoa do excelentíssimo.Prefeito Benoni Leys, e estou representando a Assessoria pedagógica Crescer em Educação, em seu nome quero agradecer na parceria na pessoa da Secretária de Educação Iranilda Figueiredo, para você professor, a jornada pedagógica desse ano vem como forte emoções, proporcionando momentos de reflexão, debate, avaliação, construção coletiva e planejamento das ações a serem desenvolvidas, no ano letivo de 2014, parabenizou os professores e a Secretaria de educação e a parceria com a prefeitura, em busca e na realização de uma educação de qualidade, muito ainda tem que ser feito, desejo a vocês uma boa semana e coloque em vocês o amor no que for fazer aqui essa semana, pois com amor iremos ter sucesso”.
Cosminho falou o seguinte para o todos os professores “Espero que esse ano seja de muito sucesso na educação para o nosso município, dizer a todos os professores que a educação e a cultura anda de mãos dadas, estamos juntos com vocês que esse ano de 2014 possamos promover nas nossas comunidades, nas salas de aulas, um trabalho em desenvolvimento na cultura com a educação, e você junto com a equipe da SEDUC, possamos está de braços dados com esses gesto com abraço, é um dos gestos mais importantes que existe na humanidade, precisamos de está de braços abertos, precisamos abraçar as pessoas, por que o ser humano precisa de afeto, e nós e vocês educadores são as pessoas mais próximas da sociedade, da família, para que se possa está aprendendo  na sala de aula com carinho e afeto com os alunos”.
Joilson registrou a presença da Secretária de Ação Social Divonete, o Vereador Uelson e o Secretário de Meio Ambiente Nélio.
O Presidente da Câmara de Vereadores Fabrício Mateus falou o seguinte “Hoje é o dia em que damos inicio ao ano de 2014, gostaria de pedir a todos que desse nesse inicio, independente da dificuldade que tivemos, até dezembro de 2013, mas passamos com o coração e comecemos com o pé direito, foi nesse momento que pediram para todos nos abraçarmos e que todos fizeram com o coração aberto, sabemos da dificuldade que foi dita, sabemos da esperança que todos dizem ter, quando foi falado que precisamos chegar a perfeição como está na bíblia, e também que esse é o objetivo de todos nós temos sonhos e quem não sonha, é or que não está vivo, e precisamos sonhar para alcançar o que todos nós precisamos, e com esse sonhos eu peço para termos aititudes, e nada melhor que 2014, onde muito hoje criticam, mas alguns anos atrás todos desejavam que o Brasil fosse sede da copa, e a gente vê a baderna que está acontecendo em São Paulo, no Rio, e outros estados, quando deviríamos está de mãos dadas buscando o que é melhor para o nosso país, pois sabemos que existe verbas a mais, precisamos apresentar ao mundo que estamos crescendo, alguns anos atrás a gente era colocado como país subdesenvolvidos, e estamos hoje em desenvolvimento, precisamos mostrar o desenvolvimento em primeiro lugar nisso que estamos vendo hoje, que é a educação, peço que possamos buscar nesse ano de 2014 com ética e cidadania, atitude por que é o que todos precisamos que seja um lugar melhor”.
  A secretária de Educação falou o seguinte “Prezados e prezada colegas, autoridades presentes ou representada, Toda criança e todo jovem têm o direito de aprender o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla. Portanto, é dever da escola ensinar e agir fundamentada nos princípios da democracia, da ética, da responsabilidade social, do interesse coletivo, da identidade nacional e da própria condição humana.
O Programa Ética e Cidadania - Construindo Valores na Escola e na Sociedade é o reflexo desses compromissos e o campo no qual se espera consolidar práticas pedagógicas que conduzam à consagração da liberdade, da convivência social, da solidariedade humana e da promoção e inclusão social.
Não se trata de um programa a ser anexado aos currículos; é, sobretudo, o espaço onde as crianças possam aprender a viver a complexidade dos dias atuais e onde os educadores e inúmeros outros agentes sociais possam praticar e difundir os princípios da vida cidadã.

O ponto de partida desse programa é a própria escola, afinal, é ela o microcosmo, o retrato e a recorrência da sociedade. Ou seja: cada escola contém em si parcelas ou segmentos da sociedade na qual está inserida; cada escola reproduz a sociedade que a criou; cada escola é resultado da sociedade que ela própria ajudou a constituir.
Cabe a a Secretaria da Educação articular ações e intervenções que alterem esse ciclo, que por vezes é perservo, excludente, e o conduzam para uma transformação fundada na democracia de toda ordem, no reinado da justiça social e das liberdades publicas e individuais.
Hoje, há a convicção de que a sociedade só vai mudar se a escola mudar primeiro, de que a recíproca também é verdadeira.
O ponto de partida desse programa é a própria escola, afinal, é ela o microcosmo, o retrato e a recorrência da sociedade. Ou seja: cada escola contém em si parcelas ou segmentos da sociedade na qual está inserida; cada escola reproduz a sociedade que a criou; cada escola é resultado da sociedade que ela própria ajudou a constituir.
Cabe a o Ministério da Educação articular ações e intervenções que alterem esse ciclo, que por vezes é perservo, excludente, e o conduzam para uma transformação fundada na democracia de toda ordem, no reinado da justiça social e das liberdades publicas e individuais.
Hoje, há a convicção de que a sociedade só vai mudar se a escola mudar primeiro, de que a recíproca também é verdadeira.
Na medida em que conheçam melhor a si mesmas e a natureza das relações humanas, na medida em que pratiquem, cada vez mais, a democracia e a convivência social, as escolas e as comunidades estarão contribuindo para construir valores sociais permanentes, laços comunitários, responsabilidades sociais. E, assim, com raízes fincadas na cultura nacional, estarão desenvolvendo em cada um a consciência da própria condição humana, da cidadania universal voltada para a preservação da vida no planeta, da paz e da harmonia entre povos.
O ponto de chagada deste tema está no sonho de cada um, na utopia que nos move diante da realidade, muitas vezes adversa, mas sempre compensadora quando se tem como ideal a construção de uma escola melhor para todos, capaz de contribuir para o desenvolvimento do nosso país e de fornecer saberes e competências que nos facilitem o caminho na busca da felicidade e do bem-estar social.
Ideais assim podem estar distantes ou próximos de nós, depende do grau e da amplitude de nossas sadias pretensões. Mas se conseguirmos avançar no microcosmo da nossa existência, se construirmos na escola e no seu entorno um ambiente de fraternidade, de diálogo permanente, de abertura dos corações para a convivência das diferenças de gênero, de raça ou de etnia, ou de fundo cultural, religioso ou ideológico, estaremos dando um grande passo.
No mínimo, estaremos criando as condições necessárias para que possamos minimizar os fatores que nos separam socialmente ou culturalmente, e potencializando aquilo que une e nos motiva. Só é preciso saber iniciar, tendo a consciência e a tranqüilidade de saber que toda mudança começa por uma minoria, e esta, na medida em que se exercita, cresce, contagia e vai se transformando numa força atuante, eficaz.
Afinal, educar para a vida e para a compreensão humana é atribuição típica da escola.
É essência do processo educativo; não é ilusão, nem panacéia. A participação dos educadores nesse processo de construção de valores e de uma nova sociedade será, sobretudo, fruto do desejo de ensinar e de preparar as novas gerações para a complexidade do mundo moderno; do prazer de transmitir conhecimentos e de construir atitudes e paradigmas; do amor à arte de educar e cada fé num futuro cada vez melhor. Este é o momento de começar; essas são as nossas matérias-primas.
Caros colegas e profissionais em Educação, estamos iniciando a semana pedagógica com o objetivo principalmente e de realizar reflexão a cerca da pratica pedagógica, e todos envolvidos no processo educacional do município".

O Prefeito Benoni falou o seguinte “Gostei muito desse tema, Ética é uma palavra importante, a diversidade das pessoas e a cidadania a gente luta o tempo todo, construir cidadania, construir pessoas humanas, mostra que a escola não é só transmitir conhecimento, mas para formar a pessoa para a sociedade, nós quando criança, adolescente rebemos conhecimento, mas para valores também, não adianta ser sabido, para saber roubar ou ser injusto para um outro, mas não é só sabedoria que vale, até que é perigoso, os homens estão sabendo fazer bombas para poder destruir a terra toda, são sabidos nesse sentido, é para construir ou para destruir? Então isso entra valores que são muito importante que devemos receber a partir da educação enquanto criança, o professor é de suma importância, eu sempre gosto de falar, eu mesmo me lembro, o nome e sobre nome de todos os meus professores, sei valorizar e fazer avaliação para cada professor ou professora que recebi, não como eles nos ensinaram mais como pessoa, hoje tenho raiva de uma professora de maneira injusta, me colocou castigo, mas valorizo muito esses professores que graças a Deus é positivo, não somos nós que vamos avaliar vocês professores, são os próprias crianças que vão avaliar esse ano, ou daqui a 10 ou 20 anos e irão dar um ponto positivo ou negativo a vocês, cuidado a você professores, pois vocês estão na língua dos seus atuais alunos, então façam esforço para que tenha uma trabalho positivo, uma maneira muito especial, destacou dois pontos, o ano  passado foi falado sobre as crianças com necessidades especiais, pensou em fazer um trabalho em relação a isso, e no ano passado não deu certo, esses ano irá precisar fazer isso, não adianta encher ônibus ou carros e levar para pestalozi em Alagoinhas, precisamos fazer um trabalho para que essas crianças sejam atendidas na sua própria escola, na própria comunidade, o professor que tem surdo-mudo irá aprender libras, para ser atendida na comunidade, temos uma escola família agrícola que tem mais de 20 anos que formam técnico agrícola e já tem mais de 30 do município, estuda no sistema alternativo, 15 dias de estudo e 15 em casa estudando para se capacitar, esse jovens podem fazer estagio na escola e ajudar a escolar a plantar horta, iremos fazer tudo para que esses alunos prestem esse serviço na escola de vocês. Educação é um peso muito importante dentro da Prefeitura, a gente se compromete em fazer o máximo possível, a gente sabe que tem problema financeiro, no ano passado o fundeb 60, e nós gastamos não apenas 60% mas foi 80%, é um problema que a gente precisa resolver, a lei diz que só podemos gastar 54% com a folha, quer dizer com o salário, no ano passado gastou 67%, onde será provocado uma multa, o próximo ano de chegar a ter mais de 54% a gente terá as contas rejeitadas, a gente vai fazer de tudo para melhorar a qualidade na educação, mas temos regras e leis, e agente irá precisar com limitações financeiras.
Logo após teve a Palestra do Professor Silvio, ele é doutorando em Artes Cênicas (UFBA), Mestre em família (UCSAL), Especialista em Prática de leitura (PUC/RJ) e Pedagogo (UCSAL).