segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Fotos da Jornada Pedagógica de Inhambupe que aconteceu na manhã dessa segunda(29-02-2016)








































Os Professores e Profissionais da Educação de Inhambupe estiveram na manhã de hoje(29) na jornada Pedagógica do município, como acontece no início de todos os anos.
A classe docente foram com roupas pretas em forma de protesto, onde em sua maioria pediram que a Educação de Inhambupe melhore, e no adesivo colado na camisa estava escrito "Educação de Inhambupe de Luto. Eu luto".
Estiveram presentes o Prefeito Benoni, a Secretária de Educação Iranilda, a Secretária de governo e Primeira Dama Maria Helena, a Secretária de Ação Social Divonete, os Vereadores Uelson, Querido, Jeovan e Dai.
A Jornada Pedagógica desse ano teve como a Justificativa que a Educação diante das novas realidades inseridas no espaço escolar, precisa oferecer aos alunos condições Favoráveis para o pleno desenvolvimento de todas as Competências e Habilidades especificas dos segmentos da Educação Básica.
Com o objetivo maior é o processo de ensino aprendizagem garantido a todos os alunos, tornando-se mais efetivo quando constrído por todos os envolvidos no processo educacional da rede municipal de ensino.
Com essa proposta o tema: "A Escola para todos: A Sua construção é m projeto de muitas mãos, vem despertar reflexões para a fundamental importância da contribuição de cada profissional da educação, pais, gestores, sociedade civil e demais setores públicos na construção da escola para todos.
Na manhã dessa segunda(29) teve a Presença da Educadora Lu Chamusca falando sobre "O grande encontra das mãos", Lu Chamusca é Arte Educadora, Produtora de Arte para a Infância, Escritora, Nutricionista Clínica, Terapeuta Corporal, Compositora e Interprete.
Nessa terça-feira(01) terá a apresentação da base nacional comum curricular, com Flávia Monteiro Dantas Bernado, ela é licenciada em Letras/Inglês - UNEB, Pós graduada em Língua Inglesa e Educação Inclusiva  com Ênfase em deficiência Mental,  Formadora Regional do Pacto Ensino Médio - Bahia e na Coordendação do Ensino Médio - SUPED / SEC.
Na próxima quarta-feira(02) terá a proposta pedagógica para o ano letivo 2016, com oficinas com professores do segmentos, Educação Infantil, 1º e 2º Ciclo de ensino fundamental I, Turmas multisseriadas, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos. 

29 de fevereiro. Uma data bastante curiosa

Imagem: niteroiurgente.com

- Como saber quais anos contam com um dia a mais no calendário? Com exceção dos anos múltiplos de 100 (2000, 1900, 1800 etc.), basta que eles sejam divisíveis por 4. Já os múltiplos de 100 devem ser divisíveis também por 400. Portanto, 2000 foi ano bissexto, mas 1900, 1800 e 1700 não.
- Por que esses anos se chamam “bissextos”? Ao contrário do que muitos pensam, não é porque há dois números “6″ na quantidade de dias do ano (366). A expressão veio lá da Roma Antiga, quando os dias tinham nomes baseados no ciclo lunar. Assim, dia 24 de fevereiro se chamava “antediem sextum calendas martii”, ou seja, “sexto dia antes da lua nova de março”. Antes de ser instituído o 29 de fevereiro, o dia 24 de fevereiro era duplicado de 4 em 4 anos. Portanto, nesses anos ele era chamado de “antediem bis-sextum calendas martii”, algo como “duas vezes o sexto dia antes da lua nova de março”.
- Muitos norte-americanos nascidos nessa data vão comemorar na pequena cidade de Anthony, no Estado do Texas. Em 1988, Anthony se auto-proclamou a capital do ano bissexto do mundo. Desde 1992, nos anos bissextos, a cidade promove um festival para celebrar o dia 29 de fevereiro, atraindo turistas de outros Estados e até de outros países. Veja a programação deste ano aqui.
- Os nascidos em 29 de fevereiro têm que esperar um dia a mais que os outros para poder tirar a carteira de habilitação. Apesar de tecnicamente fazerem 18 anos de idade em um dia 28 de fevereiro (730 dias depois do aniversário de 16 anos), as auto-escolas não os consideram maiores de idade antes do – inexistente – dia 29.
- Foi em 29 de fevereiro de 1940 que, pela primeira vez, uma estatueta do Oscar foi entregue a uma pessoa negra. Hattie McDaniel ganhou na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “E o Vento Levou…”. Por ter sido indicada, ela foi também a primeira negra a ser convidada para a cerimônia de prêmios. Os Estados Unidos viviam uma era de intensa discriminação racial: para evitar que os negros se misturassem aos brancos, havia restaurantes, banheiros públicos, ônibus, igrejas e escolas exclusivos para eles. O convite de McDaniel à maior festa da elite branca de Hollywood foi, portanto, considerado um avanço na luta contra a segregação racial. Só o lugar reservado a ela era isolado até mesmo de seus companheiros de filmagem.
- Na Irlanda, muitas mulheres esperam ansiosamente pela chegada do dia 29 de fevereiro. Segundo a tradição, nessa data, elas podem pedir a mão de homens em casamento – e ai deles se não aceitarem! Tudo começou no século V, quando Santa Brígida reclamou a São Patrício – respeitado padre irlandês – que não era justo as mulheres terem de esperar pelo pedido de casamento. Depois de muita insistência, o padre cedeu, mas restringiu a atitude feminista ao dia mais raro do calendário – 29 de fevereiro. A tradição pegou e se espalhou pelo Reino Unido. Em 1288, a Rainha Margarida da Escócia ainda estipulou uma multa aos homens que não aceitassem a proposta: deveriam pagar à constrangida mulher prêmios que variavam de beijos a vestidos de seda.
- A probabilidade de alguém nascer em 29 de fevereiro é de 1 em 1.506, enquanto os aniversários em todas as outras datas têm 4 vezes mais chances de acontecer. No hall dos famosos nascidos nesse dia especial, estão o rapper Ja Rule, a cantora Dinah Shore e o compositor clássico Gioachino Rossini.
E quem disse que 30 de fevereiro não existe? Os suecos do século XVIII tiveram a oportunidade de, uma vez na história, viver essa data. Até 1712, eles adotavam o calendário juliano, em que todos os anos múltiplos de 4 são bissextos. Portanto, 1700 tinha sido bissexto. Para se ajustar ao recém-adotado calendário gregoriano, em que 1700 não foi bissexto, a Suécia adicionou dois dias ao ano de 1712: além de 29 de fevereiro, foi contabilizado também dia 30 de fevereiro.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/ano-bissexto-por-que-a-cada-4-anos-fevereiro-tem-29-dias.htm

Juazeirense derruba invencibilidade do Conquista e Jacobina goleia Colo Colo

Juazeirense derruba invencibilidade do Conquista e Jacobina goleia Colo Colo
Foto: Divulgação / Look Asessoria
 
A Juazeirense venceu o Conquista por 2 a 0 e derrubou a invencibilidade da equipe Alviverde, em jogo disputado neste domingo (28), em Ilhéus, Os gols foram marcados por Nino Guerreiro e Capone. Com o resultado, o Cancão de Fogo chegou aos sete pontos e agora ocupa a terceira posição, enquanto o Conquista com três, aparece em décimo.
 
Já o Jacobina goleou o Colo Colo por 4 a 1, dentro de casa, e subiu para a sexta posição na tabela.
 
O Bahia de Feira conseguiu um triunfo importante, A equipe estava perdendo por 3 a 1 e conseguiu virar para 4 a 3.
 
Confira os resultados da quarta rodada:
 
Jogos de sábado (27)
Feirense 0 x 1 Flamengo de Guanambi
 
Jogos de domingo (28)
Jacuipense 3 x 4 Bahia de Feira
Jacobina 4 x 1 Colo Colo
Vitória da Conquista 0 x 2 Juazeirense
Flu de Feira 1 x 0 Vitória
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/39431-juazeirense-derruba-invencibilidade-do-conquista-e-jacobina-goleia-colo-colo.html

Com golaço de Fernando, Fluminense de Feira bate o Vitória em Pituaçu

O Vitória sucumbiu diante do Fluminense de Feira, neste domingo (28), em Pituaçu, pela quarta rodada do Campeonato Baiano, o Rubro-negro foi superado por 1 a 0. O gol do triunfo do Touro do Sertão foi anotado por Fernando, que acertou um belo chute no ângulo, aos cinco minutos da etapa final. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/186694-com-golaco-de-fernando-fluminense-de-feira-bate-o-vitoria-em-pituacu.html