sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cinzas de Saramago serão jogadas no seu povoado natal

Tias (Lanzarote), 18 jun (EFE).- Os restos mortais do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago serão incinerados em Portugal e uma parte de suas cinzas será depositada em seu povoado natal, Azinhaga, e outra parte será enterrada junto a uma oliveira em sua casa em Lanzarote, informou a família à Agência Efe.

O corpo do escritor será levado amanhã a Portugal e sairá de Lanzarote perto das 10h local (6h, Brasília).
O velório de Saramago começou às 17h local (11h, Brasília) na Biblioteca da Sede da Fundação José Saramago, em Tías (Lanzarote).
O escritor está vestido com um terno escuro e óculos, em um caixão aberto na biblioteca com um quadro ao fundo em que se vê Saramago com sua mulher, Pilar del Río.
A família do escritor português recebeu as condolências do presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero; do de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e da presidente da Argentina, Cristina Fernández Kirchner, indicaram as fontes.
O escritor, de 87 anos, morreu em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18).
De acordo nota oficial, deixada pela família no site do escritor, Saramago morreu em consequência de falência múltipla dos órgãos. O autor sofria de problemas respiratórios. "O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", disse o comunicado oficial.

Biografia
José de Sousa Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922, na aldeia portuguesa de Azinhaga, província de Ribatejo. Filho dos camponeses José de Sousa e Maria da Piedade, mudou-se para Lisboa aos 2 anos, onde viveu grande parte de sua vida.
Em seu livro "As Pequenas Memórias" (2006), o escritor conta que Saramago era, na verdade, o apelido pelo qual seu pai era conhecido na aldeia, e também o nome de uma planta que serve de alimento para os pobres quando há escassez de comida.
Saramago comprou seu primeiro livro aos 19 anos e antes de se dedicar à literatura foi mecânico, desenhista, funcionário público, editor, tradutor e jornalista. Casou-se com sua primeira esposa, Ilda Reis, em 1944, com quem teve uma filha, Violante. Em 1988, casou-se com Pilar del Río, com quem viveu até o fim da vida.
Publicou o seu primeiro livro, "Terra do Pecado", em 1947. Em 1980, lançou "Levantado do Chão", considerado seu primeiro grande romance. Em 1991, publicou o polêmico "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", que foi censurado pelo governo português,levando o autor a se exilar em Lanzarote.
Entre as obras publicadas por Saramago estão: "Manual de Pintura e Caligrafia" (1977), "Levantado do Chão" (1980), "Memorial do Convento" (1982), "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (1986), "A Jangada de Pedra" (1986), "História do Cerco de Lisboa" (1989), "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991),"Todos os Nomes" (1997), "O Homem Duplicado" (2003), "As Intermitências da Morte" (2005) e "Caim" (2009). Veja todas as obras do autor aqui.
Em 2008, a obra "Ensaio sobre a Cegueira" (1995) foi transformada em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. O longa teve Julianne Moore e Mark Ruffalo como protagonistas.
O autor, cuja frágil saúde provocou temores sobre sua vida há alguns anos, publicou no final de 2009 seu último romance "Caim", um olhar irônico sobre o Velho Testamento, muito criticado pela Igreja Católica (veja abaixo uma entrevista com autor na época do lançamento de "Caim").
Cético e pessimista contumaz, Saramago levantou sua voz por inúmeras vezes contra as injustiças, a Igreja e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo.
"Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário", disse o escritor em dezembro de 2008, durante apresentação em Madri de "As Pequenas Memórias", obra em que recorda sua infância entre os cinco e 14 anos.
O autor estava escrevendo um novo romance, que falava sobre o tráfico de armas, e cujo título seria "Alabardas, Alabardas! Espingardas, Espingardas!", um verso do grande poeta e dramaturgo português Gil Vicente.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/18062010/40/mundo-cinzas-saramago-serao-jogadas-no.html

Arraiá Zé Ronardo

Foi bom demais o Arraiá Zé Ronardo que aconteceu ontem e que teve a participação de funcionários e alunos do Grupo Escolar José Ronaldo na comunidade de Volta de Cima, teve várias brincadeiras entre os alunos, não faltaram também a quadrilha dos alunos e professores que dançaram juntos, o arraiá contou com a participação da quadrilha Risca Faca e a banda Macarrão e Cia.

Nossa Praça da Matriz

É muito bom passar por essa linda praça de Inhambupe, a foto acima fica ao lado da Igreja Matriz. Abraços a todos os visitantes.
Para os visitantes, se preparem para chegar cedo no Arraiá da Lua Cheia e pode mandar fotos para o nosso email, pois as fotos iremos publicar sobre os festejos juninos de Inhambupe.

O que é ressaca do mar?

A ressaca é uma elevação do nível do mar em relação aos períodos sem tempestade, e tem a presença de ondas maiores do que as de costume. Apesar de ocorrer no litoral, esse fenômeno está associado às correntes de ventos ocorridas em regiões de baixa pressão atmosférica, normalmente que acontecem em alto mar. Para calcular uma ressaca, subtrai-se a maré astronômica normal da maré dos períodos de tempestade.


Fonte: Guia de curiosos da internet