quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Apagão no Nordeste pode ter sido causado por queimada na Bahia, diz jornal

O apagão que deixou oito estados do Nordeste sem luz, no início da tarde desta quarta-feira (28), teria sido provocado por uma grande queimada em uma região da Bahia. De acordo com reportagem do jornal O Globo, a informação é de uma fonte do governo que acompanha os trabalhos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na recuperação do fornecimento. Segundo o diário fluminense, o blecaute representou a saída do ar de cerca de 8 mil megawatts de energia que eram fornecidos no momento da queda de energia elétrica, que começou por volta das 15h. Às 16h45m, o recurso começou a ser restabelecido e já está normalizado em todas as capitais nordestinas, à exceção de zonas periféricas. No interior, ainda há instabilidade. O apagão afetou o funcionamento de sete aeroportos administrados pela Infraero, entre eles os terminais baianos de Salvador, lhéus e Paulo Afonso. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os geradores foram acionados para garantir o funcionamento das atividades essenciais e os voos não chegaram a ser prejudicados. Oficialmente, o ONS, órgão responsável pela coordenação da operação do sistema elétrico interligado do país, afirmou que ainda não sabe as causas da interrupção de energia.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/142845-apagao-no-nordeste-pode-ter-sido-causado-por-queimada-na-bahia-diz-jornal.html

Paralisação Nacional sexta-feira, em 30 de agosto

Designer: Jachson José

As Centrais Sindicais de todo o país convocam os trabalhadores para o Dia Nacional de Paralisação em 30 de agosto, no caso de o governo federal se recusar a sentar à mesa para negociar a Pauta Trabalhista. Em Salvador, a APLB-Sindicato apoia as manifestações que ocorrem na Praça da Piedade, a partir das 9 horas.

Documento unitário do movimento sindical, a pauta reúne propostas elaboradas para atender às necessidades dos trabalhadores e o desenvolvimento nacional.Entre outras reivindicações, exige a exclusão do Projeto de Lei 4.330, que trata da terceirização, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a extinção do Fator Previdenciário.

A decisão do movimento sindical de realizar uma paralisação nacional foi tomada em decorrência da posição da presidenta Dilma Rousseff que não tem negociado as reivindicações com os representantes dos trabalhadores.Na pauta de reivindicações, os pontos unificados pelas centrais incluem o fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a Saúde; 10% do PIB para a Educação; redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; valorização das Aposentadorias; transporte público e de qualidade; reforma  agrária; mudanças nos Leilões de Petróleo e rechaço ao PL 4330, sobre terceirização.

Em diversos estados, trabalhadores e trabalhadoras de várias categorias, convocados pelas centrais sindicais, promoverão protestos nas portas das federações patronais e confederações para pressionar os empresários a retirar da pauta da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização da mão de obra, precarizando ainda mais as relações e as condições de trabalho.


Precarização das condições de trabalho

Na segunda (05) terminaram as negociações da Mesa Quadripartite (trabalhadores, empresários, governo e deputados federais), que discutiram alterações no texto do PL da terceirização do deputado e empresário Sandro Mabel, o projeto de lei deve ser votado na Câmara Federal no dia 13 de agosto, que representa um duro ataque aos direitos trabalhistas e uma precarização ainda maior do trabalho, de acordo com sindicalistas.

Segundo estudos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), o trabalhador terceirizado fica 2,6 anos a menos no emprego, cumpre três horas a mais em sua jornada semanal e ganha 27% menos que os demais. Outro dado: a cada dez acidentes de trabalho, oito acontecem entre os terceirizados.

Outros problemas no PL 4330, como o fim da chamada “responsabilidade solidária”, que transfere à empresa contratante a obrigação de cumprir com deveres trabalhistas desrespeitados pela contratada. Isso quer dizer que, se a empresa terceirizada deixar de pagar aos trabalhadores o FGTS, por exemplo, a tomadora de serviços não terá mais qualquer responsabilidade por isso, e o trabalhador não terá a quem recorrer.

Fonte: Portal CTB

http://www.aplbsindicato.org.br/estadualeinterior/destaques/centrais-sindicais-promovem-dia-nacional-de-paralisacao-em-30-de-agosto/

Desabamento deixa 8 mortos em São Mateus


Orlando Filho/DGABCDesmoronamento de um prédio em construção na manhã de ontem, na Avenida Mateo Bei, em São Mateus, na Zona Leste da Capital e divisa com Santo André, matou oito pessoas e deixou 26 feridos. A obra estava em situação irregular. As vítimas foram levadas para hospitais da região e três homens foram socorridos ao CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André com escoriações e ferimentos leves. Dois seguiam em observação até o início da noite de ontem.
Das pessoas retiradas dos escombros pelos bombeiros, havia pelo menos sete internadas em estado grave. Um deles, Halisson Teixeira da Silva, 22 anos, teve a perna esquerda amputada. Médicos avaliavam, no início da noite, a possibilidade de amputar a outra. Internado no Hospital Santa Marcelina, ele corria risco de morrer. No mesmo hospital, Francisco Diego Borges Vasconcelos, 29, teve traumatismo craniano.
Ao todo, 70 homens e dois cães farejadores participaram do resgate durante todo o dia. “Os operários disseram que cerca de 35 pessoas trabalhavam no local. É com base nisso que fazemos as buscas”, afirmou o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Campos Repulho. Ainda de acordo com as vítimas, a maioria era de operários que vieram do Nordeste. Eles voltariam assim que a obra fosse finalizada.
Além dos feridos, cinco veículos foram atingidos, outros dois parcialmente prejudicados, e seis imóveis – quatro residências e dois comércios – foram interditados pela Defesa Civil. De acordo com o coordenador executivo do órgão, José Koki Kato, a interdição prejudicou 15 pessoas, cadastradas por assistentes sociais para receber auxílio. Segundo a prefeitura da Capital, a obra estava irregular e já havia recebido multas por falta de documentação que somam cerca de R$ 104 mil.
TESTEMUNHAS
Por volta das 8h35, comerciantes e vizinhos ouviram um grande estrondo, acompanhado de uma cortina de fumaça branca. “Estava no estoque quando ouvi o barulho. Achei que fosse um caminhão grande, mas quando saí o prédio estava no chão”, afirmou a comerciante Idelma de Almeida.
A dona de casa Vania Gomes mora a 40 metros da obra e disse que, quando chegou ao local, viu uma pessoa ferida e vizinhos andando sobre os escombros para tentar ajudar. “Em frente ao prédio tinha um homem com fratura exposta nos dois pés. Foi assustador.”
Durante a procura por vítimas, o clima era de desespero entre os familiares. Francisco Feitosa Filho e sua esposa passaram o dia todo nas redondezas porque tinham três parentes trabalhando na construção. “Meu irmão era mestre de obras, meu sobrinho ajudante de pedreiro e meu filho, que tinha problemas respiratórios, trabalhava no almoxarifado.”
Moradores afirmam que os operários trabalhavam para reforçar as bases da construção. No prédio funcionaria uma loja de roupas.
Os trabalhos entre os escombros continuariam na madrugada em busca de outros desaparecidos. (com Agências)
Dano estrutural pode ter causado colapso

O desabamento total de imóvel ontem, no bairro São Mateus, pode ter sido ocasionado por dano estrutural, na opinião do presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Grande ABC, Luiz Augusto Moretti. “Pelas imagens, o que parece é que mexeram na estrutura do prédio. Isso vem acontecendo com frequência e pode fazer um imóvel ruir.” O especialista cita o caso de prédio que caiu no Rio de Janeiro em janeiro do ano passado, e do Edifício Senador, que desabou em São Bernardo em fevereiro de 2012.
Moretti destaca que toda obra deve ter engenheiro responsável. “Os vizinhos devem denunciar obras irregulares. No caso de condomínios, isso também é papel do síndico.”
A fiscalização oficial, que deve ser feita pelas prefeituras e pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), muitas vezes é falha por falta de profissionais, conforme o coordenador do curso de engenharia civil da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Kurt Amann. “O ideal seria ter número de fiscais que conseguisse percorrer todos os prédios do município a cada dois meses, o que não ocorre hoje.”
Segundo o especialista, porém, no caso do desabamento em São Mateus, a fiscalização poderia ter sido inútil. “Se fosse detectável, poderia ter poupado vidas, mas não o desabamento do prédio. Para isso, a fiscalização deveria ter sido feita antes da construção da segunda laje, que ruiu.”
As prefeituras da região foram questionadas, no fim da tarde de ontem, sobre o número de fiscais e obras, mas não se manifestaram. (Camila Galvez)

Fonte:http://www.dgabc.com.br/Noticia/478578/predio-desaba-e-mata-sete-em-sao-mateus?referencia=ultimas-editoria

Ban Ki-moon pede ao Conselho de Segurança que atue pela paz na Síria

 Ban Ki-moon faz pronunciamento em Haia, na Holanda Foto: Reuters

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, fez uma chamada nesta quarta-feira para defender a resolução diplomática na Síria, ao invés da militar, e pediu tempo para que os observadores da ONU possam terminar suas analises sobre o suposto uso de armas químicas pelo regime do presidente Bashar al Assad.
"Demos uma oportunidade à paz, demos uma oportunidade à diplomacia", afirmou Ban em Haia, onde participa da celebração do primeiro centenário da abertura do Palácio da Paz, sede da Corte Internacional de Justiça (CIJ), considerada o principal órgão judicial da ONU.
O diplomata sul-coreano declarou que a via militar não é uma solução viável na Síria e acrescentou: "A lógica militar nos deixou um país à beira da destruição total e (por isso) devemos explorar todos os caminhos para a negociação". "Por que acrescentar mais lenha ao fogo", completou Ban em sua chamada a uma solução diplomática na Síria.
O chefe das Nações Unidas também pediu à comunidade internacional permitir que o Conselho de Segurança da ONU "use sua autoridade para a paz".  Além disso, Ban ressaltou que a equipe de observadores da ONU que investiga o suposto ataque químico nos arredores de Damasco necessita "de tempo para fazer seu trabalho". Isso porque, os observadores entraram hoje na região de Guta Oriental, próxima à capital, após ter adiado essa visita por questões de segurança.
Ban condenou "o uso das armas químicas sob qualquer circunstância", ressaltando que tal medida é "uma violação atroz da lei internacional", e denunciou a "situação catastrófica" que a Síria atravessa com um conflito que já gerou a morte de "mais de 100 mil pessoas".
A comemoração do centenário do Palácio da Paz se produz em um momento no qual todos os olhares estão em direção à Síria, onde os observadores da ONU investigam se o regime de Damasco utilizou armas químicas em um ataque realizado na última semana contra posições rebeldes nos arredores de Damasco. No entanto, países como os Estados Unidos, França e Reino Unido já expressaram sua disposição em intervir no país em resposta a esse ataque, uma medida que pode se tornar realidade antes da divulgação das conclusões da missão das Nações Unidas.
Em seu discurso na abertura da cerimônia, Barnard Bot, o presidente da Fundação Carnegie, que administra o Palácio da Paz, fez referência à "complexidade" da conjuntura internacional atual em comparação com o momento no qual o Palácio de Justiça foi criado, em uma referência direta, entre outros assuntos, ao conflito na Síria. "O mundo se mostra muito mais complexo (...) e muitos países vivem ameaças que não vêm de fora, mas de dentro, como ocorre na Síria", afirmou o ex-ministro holandês das Relações Exteriores.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/ban-ki-moon-pede-ao-conselho-de-seguranca-que-atue-pela-paz-na-siria,d2e1687fd7fb0410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Governo federal publica decreto que regulamenta Vale-Cultura

Oito meses após a sanção da lei que criou o Programa de Cultura do Trabalhador e instituiu o Vale-Cultura, o governo federal publicou o decreto presidencial que regulamenta as duas iniciativas. Os objetivos são facilitar o acesso aos produtos e serviços culturais, estimular a visitação de galerias, museus, teatros, cinemas, shows e a compra de livros, revistas e outros produtos artísticos no Brasil. Segundo o documento, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (27), o benefício mensal de R$ 50 será oferecido preferencialmente aos brasileiros com vínculo empregatício formal que recebem até cinco salários mínimos (R$ 3.390), com desconto de 2% a 10% do valor do vale na remuneração dos trabalhadores, de acordo com a sua faixa salarial. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/142781-governo-federal-publica-decreto-que-regulamenta-vale-cultura.html

Espionagem: Governo brasileiro solicitou dados de 857 usuários do Facebook

Em relatório divulgado nesta terça-feira (27) sobre requerimentos de dados, o Facebook revelou o interesse do governo brasileiro em informações pessoais de 857 usuários. As solicitações foram feitas entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano. Do total de pedidos, um terço (33%) teve que ser atendido pela rede social por determinação da Justiça. Entre os itens que podem ter sido liberados, estão números de identificação de computadores (IPs), nomes e registros de atividades, normalmente utilizados em investigações criminais. De acordo com o documento, o Brasil é o sétimo país em número de solicitações governamentais, atrás dos EUA (entre 11 mil e 12 mil), Índia (3,3 mil), Reino Unido (1,9 mil), Alemanha (1,8 mil), Itália (1,7 mil) e França (1,5 mil). 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/142786-espionagem-governo-brasileiro-solicitou-dados-de-857-usuarios-do-facebook.html

Nos pênaltis, Vitória é eliminado da Copa Sul-Americana

Em 2009, no mesmo local, o Vitória venceu nos pênaltis, eliminou o Coritiba e avançou à fase internacional da Sul-Americana. Quatro anos depois, no próprio Estádio Couto Pereira, o final da história foi diferente. Após 1 a 0 no tempo normal, o time paranaense venceu por 4 a 3 na decisão por pênaltis e eliminou o rubro-negro baiano da competição continental.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/142810-nos-penaltis-vitoria-e-eliminado-da-copa-sul-americana.html