terça-feira, 7 de abril de 2020

Reflexão: "Uma Semana Santa Diferente"

Texto de Débora Alves da Silva Santos

É chegada mais uma Semana Santa, momentos de reflexão e de oração para seguirmos os passos de Jesus na sua caminhada carregando a Cruz das nossas iniquidades. Porém neste uma Semana Santa diferente, sempre neste período somos convidados a nos recolhermos interiormente porque é uma época muito significativa para muitos cristãos em especial para os católicos. Bem, em momentos tão difíceis cujo estamos passando atualmente, devido essa pandemia somos convocados a vivermos uma verdadeira Semana Santa, digo isso, porque estávamos sempre acostumados a participar das celebrações religiosas, quem participava, porém na correria da rotina de sempre, trabalho, estudos e demais afazeres que na maioria das vezes passávamos meio dispersos durante um período tão especial e marcante para nossa fé.

Então nesta Semana Santa vamos buscar seguir os passos de Jesus até a Cruz e assim chegarmos também à ressurreição de Cristo. E através dos seus ensinamentos de força, fé e coragem fazendo uma relação com os nossos dias atuais somos convidados a realizarmos uma reflexão profunda e intensificar nossas orações. Já que estamos vivendo esse isolamento social, não está sendo fácil, ficarmos sem o contato com o outro, sem o abraço, e para nós baianos que gostamos tanto de estarmos próximos, do beijo, do abraço esse apego físico, cujo agora está suspenso, mas imaginem para Jesus também não foi fácil dizer sim à morte, acaso acham que ele não sentiu medo? Que não se sentiu sozinho? Sabemos que não foi fácil, porque as escrituras relatam que quando Jesus passou 40 dias no deserto ele foi tentado, passou fome e também diz que antes dele ser pego pelos soldados após a Santa Ceia ele foi para o Monte das Oliveiras, onde orou e se preparou para o momento da sua morte que não seria qualquer morte e sim a mais cruel e humilhante de todas, e quando estava chegando a hora ele se sentiu sozinho, angustiado e chorou, isso porque Jesus assim como nós era humano. Estamos sofrendo, pois temos de ficarmos distantes dos amigos, até de familiares, ou seja, distante fisicamente de quem amamos, dos eventos sociais, das reuniões, dos” repiauer” nos finais de semana, dos eventos religiosos, essa pandemia transformou toda nossa rotina, até os avós longe dos netinhos, é difícil, porque sabe se que o homem não nasceu para viver isolado. Contudo no momento vamos seguir as ordens das autoridades e o clamor dos profissionais da saúde, e assim levarmos essa experiência deste momento histórico para nossas vidas.

Por isso já que estamos vivendo a Semana Santa, esse momento tão especial e de extrema relevância para os católicos e para a maioria dos cristãos, vamos caminhar com Jesus até o Calvário, unidos em orações, penitências e jejuns e assim chegaremos ao dia tão esperado de glória e louvor a ressurreição do Senhor, a Páscoa, que significa a vida venceu a morte. E em momentos tão difíceis, em que o mundo sofre essa pandemia que trouxe grande impacto a economia mundial, conflitos entre nações e alguns atritos internos entre nossos administradores políticos. Retomo a importância da oração, busquemos fortalecer nosso espírito se alimentando da palavra de Deus.

O mundo sofre, luta e batalha para salvar vidas, unamos em oração para que os pesquisadores e cientistas encontrem a cura definitiva, uma vacina para destruir esse vírus que veio mudando nossas vidas, o vírus mais mortal que teve na história foi o vírus influenza da gripe espanhola, (porém não surgiu na Espanha e sim no Estados Unidos), considerada a maior das pandemias, entretanto antes os médicos não possuíam o conhecimento de hoje e sem falar da tecnologia avançada que temos mundialmente, então fiquemos calmos e unamos nossas orações e nossa fé independente da religião pelos profissionais da saúde, os caminhoneiros, a imprensa e pelos nossos gestores que sensibilizados, unindo-se ao povo, ajam com humanismo e espírito de unidade.

Portanto busquemos nesta Semana Santa refletirmos os passos de Jesus, as suas quedas, dores e as suas chagas abertas exalando amor por nós nos ensinando a vivermos o segundo mandamento o amor ao próximo, e olha que incrível estamos vivendo de forma clara esse mandamento, pois nos insolando, evitando o contato social por mais doloroso que sejas é preciso e necessário para o bem do outro e nosso também, mas estamos aprendendo a experienciarmos esse amor ao próximo, que talvez nem conhecemos, isso porque seguindo as ordens de ficar em casa, não ter contato com o outro, evitar aglomerações, cuidado com a higiene, usar máscaras, isso tudo são cuidados efetuados para com o outro, porque seguindo essas normas, menos pessoas ficarão doentes porque assim a manifestação do vírus será menor, e também passaremos por essa fase difícil logo e iremos vencer esta guerra, e sem falar que devemos pensar nos profissionais da saúde que estão se doando inteiramente a salvar vidas, onde alguns pelo mundo já partiram, morreram se doando, outros se isolaram, foram morar nos hospitais, em hotéis, longe das famílias, dos filhos, dos pais, sim momentos que eles estão colocando a prova seu juramento em salvar vidas, sua ética profissional e todo seu conhecimento, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos e todos os envolvidos nesta luta árdua.

Estamos mesmo distante, mas um cuidando do outro, porque seguindo todas essas recomendações de segurança, evitará grande número de mortes e de pessoas sofrendo sem atendimento por falta de respiradores, em especial cuidar dos grupos de risco, isso é compaixão, e amor ao próximo, mesmo não sabendo quem é esse próximo, isso estamos aprendendo com essa pandemia. Devemos ser solidários, não segregar, mas cuidar, preocupar se com o outro, isolamos por enquanto os nossos corpos físicos, porém jamais isolar os corações, sejamos unidos e assim obteremos a força da vida sobre a morte e veremos o milagre da ressurreição.

Olha que maravilha estamos vivendo o tema da campanha da fraternidade aqui no Brasil, em especial para nós baianos porque o tema foi inspirado nas ações da nossa Santa Dulce dos Pobres, que tem como Tema: Fraternidade e Vida, “ Viu sentiu compaixão e cuidou dele, pois é o mundo inteiro está vivendo esse tema da campanha da fraternidade e nunca nós tivemos a experiência de vivermos literalmente um tema da campanha da fraternidade em nossas vidas, lutamos pela vida, estamos em combate contra esse vírus que veio nos fazer repensar nossos valores, nossa existência e as nossas atitudes. Esse cuidado, essa cautela com o outro, em especial com os grupos considerados de risco, pois são os mais frágeis, isso é compaixão a representação do amor ao próximo, aí o sentido do tema da campanha da fraternidade e vida.

Assim como os profissionais de saúde, cujos já frisei a cima que estão se doando por amor a profissão, com toda preocupação com o cuidar, aí está o lema da campanha da fraternidade “Viu sentiu compaixão e cuidou dele”.

Sabemos que qualquer coisa que ameaça a nossa existência nos assusta, e quando se fala de algo que não se pode ver, mas que está ali a nos ameaçar a todo tempo no ar, é um vilão invisível, infelizmente pessoas virão a morrer, como já vem acontecendo sete o início da pandemia pelo mundo inteiro, e o pior desta enfermidade é que ela tirar a possibilidade da pessoa ter uma morte digna, rouba dos familiares velarem e chorarem pelos seus mortos, quanto isso é terrível para as famílias. Então é momento de unirmos nossas forças, mesmo a distância, porém com fé e atitude de cristãos e de cidadãos agindo com solidariedade, ajudando o mais necessitado da forma que poder.

Mas sejamos fortes e lembremos do que Deus nos ordenou em Josué 1:9 “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde for”. Então não fiquemos focados apenas nos noticiários, é importante acompanharmos as informações, mas não nos embriaguemos com elas, organizem o tempo para aproveitar mais a família, que em momentos tão corridos do dia a dia, mal conseguem se reunirem para realizar uma refeição juntos, então agora é o momento de valorizar os nossos familiares, realizem momentos lúdicos juntos, fazem atividades domesticas todos juntos, dividindo tarefas, momentos de rezar, orar em família, ler e se alimentar da palavra de Deus, ouçam músicas que alegram a alma, aprendam coisas novas, estudem, crianças, jovens futuro do país foquem nas metas, olha o Enem chegando, não se abalem tudo passará. Liguem, enviem Watsapp, SMS, já que temos essas ferramenta que nos aproximam mesmo distantes, mas nunca deixem de dizer “eu te amo”, revelem-se sempre, exponham seus sentimentos pelo outro não importa se por vídeo, por ligação, por mensagem sejam sinceros nos sentimentos e aproveitem para dizer o quanto o outro é importante e faz falta na sua vida. E assim seguindo o que Jesus nos diz em Romanos, 12:12, “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” e alcançaremos a vitória”.

HOJE, 07 DE ABRIL,  DIA MUNDIAL DA SAÚDE, DIA UM BEM TÃO PRECIOSO, QUE ESTÁ AMEAÇADA, DEVIDOS TANTOS FATORES, MAS NINGUÉM MELHOR PARA EVITAR QUE LHE SEJA TIRADA UM BEM TÃO PRECIOSO A SUA SAÚDE, ESSA PESSOA É VOCÊ, PORTANTO CUIDE-SE, AME-SE, ISOLAMENTO SOCIAL, SIM, MAS COM UM BOM EQUILÍBRIO EMOCIONAL, SEM DESESPERO E TOMANDO TODOS CUIDADOS NECESSÁRIOS, VAMOS SEGUIR NESTA CORRENTE UM CUIDANDO DO OUTRO, ASSIM SEREMOS MAIS FORTES.
MUITO OBRIGADA A TODOS, JUNTOS VENCEREMOS ESTA GUERRA E VAMOS FAZER UMA FESTA QUANDO ISSO TUDO PASSAR.

SOU UMA PESSOA ENQUADRADA NO GRUPO CONSIDERADO DE RISCO

Imagens: A12, Hotmart, youtube, vecteezy, Comunidade Católica Shalon, prefeitura de Maricá, 

Ex-secretária de Saúde de Inhambupe Telma Lima se filia ao PSD

Na manhã desta sexta-feira (03) a ex-secretária de Saúde Telma Lima se filiou ao Partido Social Democrático – PSD.

Segundo informações, filiação partidária ao grupo do Prefeito Fortunato Costa é apontada como estratégia para o fortalecimento do quadro do PSD no município de Inhambupe.


Cinco vereadores do município de Inhambupe se filiam ao PSD.

Desde março está aberto a “janela partidária”, na qual vereadores que pretendem concorrer à reeleição ou a cargo de prefeito nas Eleições Municipais de 2020 poderão mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato letivo.

Em Inhambupe, município localizado a aproximadamente 160 km de Salvador, 12 vereadores fizeram mudanças partidárias.

O  vereador Jeovan Vieira ( Presidente da Câmara) era do PRB,  Humberto Costa saiu do PTC, Erenildo Ramos (Eres do Formoso ) e Edilson Rocha eram do PSL e Jardiel Alarcon era PPS. Todos fizeram a troca de sigla política sem sofrer punições e estão no PSD - Partido Social Democrático.

Em Inhambupe o presidente desta sigla é o prefeito Fortunato Costa e na Bahia é o senador Otto Alencar.

Fotos Ascom
Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/04/cinco-vereadores-do-municipio-de.html

Mais duas pessoas morrem por Covid-19 na BA; vítima mais jovem do estado tinha 26 anos



A Bahia registrou novas duas mortes por Covid-19 nesta terça-feira (7). Os pacientes eram homens de 26 e 53 anos, ambos com comorbidades associadas e que estavam internados em estado grave em um hospital público da capital baiana.

As informações foram divulgadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 

O paciente de 26 anos foi internado em 2 de abril e faleceu nesta terça. Era hipertenso, obeso e residente no município de Adustina. Já o paciente de 53 anos era residente em Lauro de Freitas, com histórico de tabagismo e etilista.

A Bahia registra até o momento 13 mortes em decorrência do novo coronavírus. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246630-mais-duas-pessoas-morrem-por-covid-19-na-ba-vitima-mais-jovem-do-estado-tinha-26-anos.html

Em estudo preliminar da Fiocruz, cloroquina diminuiu em 5% taxa de mortalidade



Em um estudo preliminar feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Fundação de Medicina Tropical, o uso da cloroquina em pacientes em estado grave de Covid-19 deixou a taxa de mortalidade em 13%. De acordo com a coluna de Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo, o medicamento foi testado em 81 pessoas internadas, e 11 delas morreram.

Segundo estudos internacionais, a taxa em pacientes que não utilizaram a cloroquina é de 18%. No entanto, para o infectologista da Fiocruz Marcus Lacerda, que participa do estudo, ainda é cedo para determinar que o composto pode fazer alguma diferença fundamental no tratamento da Covid-19. "Estatisticamente [a taxa] é igual, na margem de confiança", afirma.

Lacerda diz que 440 pacientes devem ser testados, em diferentes hospitais do Brasil, e o estudo deve durar ainda de dois a três meses. A proposta inicial era ministrar aos pacientes uma dose de 10 gramas, mas a quantidade se mostrou tóxica, provocando arritmia e outras complicações.

No Brasil, a cloroquina tem sido alvo de discussões entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Até o momento, o medicamento só é permitido ser utilizado em casos graves de coronavírus. 

O ESTUDO
Os 81 pacientes testados estão internados no Hospital Delphina Aziz, no Amazonas. Os doentes foram divididos em dois grupos, um de 40 e outro de 41 pessoas. Um recebeu doses mais altas e outro mais baixas. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246624-em-estudo-preliminar-da-fiocruz-cloroquina-diminuiu-em-5-taxa-de-mortalidade.html

Decreto de suspensão das aulas em todo o estado será prorrogado, comunica Rui



O governador Rui Costa prorrogou o decreto que suspende as aulas nas escolas públicas e privadas de todo o estado em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O gestor comunicou a prorrogação da medida durante o Papo Correria desta terça-feira (7).

“Vamos prorrogar o fechamento das escolas. Ainda não está no momento de nós pensarmos na abertura. Vamos acompanhar as próximas duas, três semanas pra ver como se comporta a curva de contaminação na Bahia”, afirmou Rui. Um decreto estadual publicado em 19 de março suspendia por 30 dias as aulas, mas uma nova data para o fim da medida será definida e anunciada pelo governador nos próximos dias.

Rui ainda sinalizou que os municípios sem casos confirmados do coronavírus até o próximo domingo (12), terão flexibilidade nas regras de isolamento. “É desta forma que vamos conseguir controlar e manter um ponto de equilíbrio entre a vida humana e alguma atividade necessária pra manter emprego e renda na vida das pessoas. É preciso um ajuste fino, um controle muito detalhado de cada região e é isto que estamos fazendo dia e noite para garantir o controle e a vida do ser humano”, afirmou o governador.

Atualmente, 62 cidades baianas estão com transporte intermunicipal suspenso até 15 de abril, por determinação do governador Rui Costa. Também até esta data está proibida a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais, em todo território do Estado da Bahia.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246632-decreto-de-suspensao-das-aulas-em-todo-o-estado-sera-prorrogado-comunica-rui.html

Brasil confirma mais 114 mortes por Covid-19 em 24 horas e número total vai a 667



O Ministério da Saúde do Brasil confirmou 114 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. O total de óbitos pela doença é de 667. O número de casos positivos no país chegou a 13.717 nesta terça-feira (7). A taxa de letalidade cresceu e atingiu 4,9%.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/23949-brasil-confirma-mais-114-mortes-por-covid-19-em-24-horas-e-numero-total-vai-a-667.html

Bahia tem 462 casos e 14 mortes pelo novo coronavírus



A Bahia contabiliza 462 casos confirmados e 14 portos pelo novo coronavírus até a tarde desta terça-feira (7), de acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab). Entre as mortes, 10 foram registradas em Salvador e quatro no interior do estado, nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1).

O 14º óbito é de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador e com histórico de hipertensão e diabetes. Ela estava internada desde 25 de março em um hospital da rede privada da capital.

A Sesab informa que até o momento, 2.511 casos foram descartados. Os números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça.

Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI.

Até o momento 51 municípios baianos registram casos positivos de Covid-19. Veja a lista:
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/23950-bahia-tem-462-casos-e-14-mortes-pelo-novo-coronavirus.html

Após falarem sobre coronavírus, divulgadores científicos sofrem ataques na internet



Divulgadores científicos estão entre as vítimas da Covid-19 no Brasil. Mas os ataques, em quase todos os casos aqui citados, não partem do Sars-CoV-2. Após a politização do tema -principalmente por afirmações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que contrariam a ciência-, membros do Science Vlogs Brasil (grupo de canais de divulgação científica) afirmam ter começado a sofrer tentativas de invasão de contas em redes sociais e mais ofensas em comentários.

Pelo menos cinco canais que têm falado sobre o novo coronavírus relataram à Folha investidas com o intuito de invasão. Foram eles: Universo Racionalista, o Canal do Schwarza, Nunca Vi 1 Cientista, e o ComCiência Corporal.

Hugo, que é biólogo e professor da UECE (Universidade Estadual do Ceará), sofreu cerca de 40 ataques virtuais, com tentativas de invasão de contas de Instagram, Facebook e Whatsapp. "Tentaram invadir todas as minhas redes. Não conseguiram", diz.

A investida, segundo o biólogo, coincidiu com a subida de tom de discursos que defendem que o "Brasil não pode parar" (slogan criado pelo governo e, após críticas, retirado do ar) e que as pessoas fora de grupos de risco deveriam voltar a trabalhar.

Bolsonaro defendeu tal posição em pronunciamento em rede nacional, em 24 de março. No discurso, o presidente minimizou a gravidade da Covid-19 e chamou a doença de gripezinha. Criticou também o fechamento de escolas e comércio, medidas para contenção do vírus que foram implementadas em diversos países.

Bolsonaro tem criticado, sem apresentar argumentos ou pesquisas científicas, as medidas de isolamento social. Ele defende o que chamou de isolamento vertical, no qual somente os grupos de risco são isolados. Algo semelhante foi tentado no Reino Unido, que abandonou o plano assim que percebeu que a situação sairia do controle. O país europeu hoje tem mais de 30 mil casos e uma curva de mortes (3.000) crescente.

Um dia depois do pronunciamento de Bolsonaro, Hugo fez uma postagem explicativa sobre a importância do distanciamento social e com críticas a quem desdenha, sem evidência científica, do isolamento, como Roberto Justus (segundo o qual tais medidas são "um tiro de canhão para matar um pássaro"). No texto da publicação, o biólogo cita também os empresários Junior Durski (Madero), Luciano Hang (Havan) e Bolsonaro.

"Você e mais uma turma infelizmente influente acha que pode contra-argumentar o embasamento científico com artigo de jornal e vídeo de dono de restaurante", diz Hugo em seu vídeo. "Doentes não trabalham, não vendem, não compram e colocam o sistema de saúde do Brasil, que já vai entrar em colapso, em um colapso ainda maior, causando, então, um rombo na economia ainda maior."

O Nunca Vi 1 Cientista foi outro alvo das tentativas de invasão de contas de redes sociais, algumas delas concretizadas, segundo Laura de Freitas, que tem doutorado em biociências e biotecnologia, e é uma das responsáveis pelo canal.

Os ataques começaram pouco depois de duas postagens. Uma delas questionava a comparação entre o novo coronavírus e uma gripe, mostrava as taxas de internação relacionadas à Covid-19 e falava sobre a necessidade de achatar a curva da epidemia para que o sistema de saúde dê conta de atender a todo mundo.

A outra postagem explicava não haver, pelo menos por enquanto, evidências científicas para indicar a hidroxicloroquina como tratamento ou cura da Covid-19 e mostrava as falhas metodológicas do estudo sobre a droga que chamou a atenção do presidente americano Donald Trump e de Bolsonaro (que constantemente fala sobre o medicamento).

"Falamos alinhadas às recomendações da OMS [Organização Mundial da Saúde]. O que não é alinhado ao governo", diz Laura.

Um dos invasores chegou a responder mensagens de pessoas que acompanham as páginas do Nunca Vi 1 Cientista.

Segundo Laura, com a polarização que se criou ao redor da Covid-19, o canal teve que bloquear inúmeras pessoas agressivas nas redes sociais. "Sabe o padrão de foto de perfil que é uma selfie com óculos escuros dentro do carro?"

Ao mesmo tempo, os canais tocado por ela e por Ana Bonassa, que tem um doutorado em Ciências, vêm crescendo em meio à pandemia.

No caso do ComCiência Corporal, administrado por Guilherme Lui, foram no mínimo 46 tentativas de invasão.

Schwarza diz que talvez um vídeo seu que comenta o primeiro pronunciamentos de Bolsonaro sobre a Covid-19 tenha feito com que seu canal entrasse no radar do invasor.

Um dos administradores da página Universo Racionalista no Facebook chegou a ser ameaçado de agressão física após postar a frase "Não seja gado, a pandemia é um fato".

Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira, um dos administradores da página junto a Kauê Jones, também afirma que os ataques tiveram início com postagens sobre o novo coronavírus. Ele relata tentativas de invasão tanto da conta da página quanto de sua conta pessoal de Instagram.

Laura vê com preocupação a faceta política que a Covid-19 ganhou. "De um lado, você tem autoridades de saúde que sabem do que estão falando, que têm em mãos as recomendações para orientar o governo e a população. Do outro, você tem pessoas que não tem conhecimento científico e de saúde. Isso gera conflito na população que não tem discernimento."


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/74474-apos-falarem-sobre-coronavirus-divulgadores-cientificos-sofrem-ataques-na-internet.html

Site e app de inscrição para receber auxílio emergencial de R$ 600 é liberado; confira aqui


O site e o aplicativo disponibilizados pela Caixa Econômica Federal (CEF) para inscrição no Cadastro Único (NIS) já podem ser acessados na manhã desta terça-feira (7). Para receber a renda básica emergencial, que pode ser de R$ 600 ou R$ 1,2 mil, as pessoas de baixa-renda que não estão inscritas em nenhuma base de dados do governo precisam fazer o cadastro no sistema (acesse aqui).

Os requisitos para receber o auxílio são: ter mais de 18 anos; não ter emprego formal; não receber benefícios previdenciários, assistenciais, seguro-desemprego ou ser contemplado por um programa de transferência de renda federal; ter renda mensal de até R$ 522,50 por pessoa ou de até R$ 3.135,00 de renda familiar total; não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28 mil em 2018; e atuar como microempreendedor individual (MEI), ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social ou atuar como trabalhador informal.

Como adiantado pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, o pagamento também deve começar nesta terça para informais já inscritos no CadÚnico. Na ocasião, ele disse que quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil vai receber o auxílio entre hoje e amanhã.

A expectativa do governo é de que essa primeira rodada de pagamentos contemple entre 10 milhões e 18 milhões de trabalhadores. Mas o calendário geral com o cronograma de pagamentos ainda não foi divulgado.

CORONAVÍRUS

A medida visa minimizar o prejuízo de informais que perderam renda em meio à crise provocada pelo novo coronavírus, uma vez que diversas atividades foram suspensas e o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas não saiam de casa para conter a disseminação do vírus.

Inicialmente, o governo federal estipulou a quantia em R$ 200, mas o Congresso aprovou o aumento para R$ 600, podendo chegar a R$ 1,2 mil se tratando de mãe de família solo. O benefício será pago pelo período de três meses para pessoas que atendem aos requisitos expostos acima.

Ministro da Cidadania dá aviso para fraudadores de auxílio: 'Vão acabar na cadeia'



O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, deu um duro recado a quem pretende fraudar o benefício do R$ 600 direcionado para informais em meio à crise da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o gestor, alguns sites já saíram do ar em ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal e o caminho dos criminosos será a prisão.

"Um último recado. Estamos trabalhando com a Abin, vários sites foram derrubados, Polícia Federal em ação... O aviso é o seguinte: fraudadores, atenção! Vocês vão acabar é na cadeia! Vamos buscá-los porque o presidente Bolsonaro determinou. O recurso é para pessoas e não para fraudadores. Estamos derrubando os sites e vamos atrás de cada um que tenta lesar quem precisa. O sistema de segurança da Caixa está reforçado para derrubar qualquer tentativa de fraude", declarou.

"O aplicativo é 'Caixa Auxílio Emergencial'. E o site é auxílio.caixa.gov.br. São os únicos verdadeiros. Existem aplicativos e sites falsos. Existe apenas um endereço válido", explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

O governo federal separou R$ 98 bilhões em recursos para atingir até 54 milhões de brasileiros que sofreram impacto por causa da doença (veja mais aqui).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246613-ministro-da-cidadania-da-aviso-para-fraudadores-de-auxilio-vao-acabar-na-cadeia.html

Dez municípios baianos desistem de fazer São João 2020 devido a novo coronavírus



Dez cidades baianas comunicaram nesta terça-feira (7) que vão suspender o São João deste ano. A decisão ocorre devido à pandemia do Novo Coronavírus. A lista é composta por Irecê, no centro norte, Amargosa , Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo; Ibicuí, no sudoeste; Itaberaba e Piritiba, no Piemonte do Paraguaçu; Miguel Calmon, no Piemonte da Diamantina;  Seabra, na Chapada Diamantina e Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru.

Representante de uma das cidades que informaram sobre a desistência das festas juninas, a prefeitura de Senhor do Bonfim explicou que a decisão de não fazer o evento se deu após ser informada pelo Ministério da Saúde de que o pico da Covid-19 pode ocorrer entre maio e junho. Além disso, a prefeitura bonfinense também considerou os efeitos econômicos da pandemia. A suspensão da festa evitaria prejúizos de comerciantes que poderiam se programar para o evento.

Para tornar oficial a desistência, cada município deve informar a suspensão das festas até o dia 31 de junho, o que inclui festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/20092-dez-municipios-baianos-desistem-de-fazer-sao-joao-2020-devido-a-novo-coronavirus.html

Sesab registra 456 casos do novo coronavírus na Bahia; 106 estão curados



A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) atualizou no início a tarde desta terça-feira (7) o número de casos do novo coronavírus no estado. De acordo com a pasta, são 456 registros de pessoas infectadas.

Entre os casos, 106 pessoas estão curadas e 51 estão internadas, sendo 29 em UTI. 2.510 casos foram descartados e houve onze óbitos, sendo nove notificados em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga.

Os números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Um novo boletim deve ser divulgado às 17h.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246623-sesab-registra-456-casos-do-novo-coronavirus-na-bahia-106-estao-curados.html

Médicos adaptam tratamento de trombose para pacientes com coronavírus



Os médicos do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, adaptaram um tratamento utilizado em trombose para pacientes com Covid-19 e se animaram com os primeiros resultados.

O método consiste em aplicar anticoagulantes de uso hospital. Como os remédios possuem a função de afinar o sangue, isso ajuda pacientes com o novo coronavírus, já que no caso da doença os pulmões ficam com pequenas áreas onde o sangue não consegue passar.

Com a aplicação do anticoagulante na veia, sinais de melhora vieram entre seis a 24 horas. O tratamento é usado em pacientes com trombose, uma vez que, quando há um trombo ou coágulo, a circulação normal do sangue é impedida. Com informações do SBT.

Vale lembrar que o tratamento ainda está em fase inicial. A medicação pode levar até mesmo a morte se mal aplicada.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246608-medicos-adaptam-tratamento-de-trombose-para-pacientes-com-coronavirus.html

Onyx detalha auxílio emergencial de R$ 600; pagamento deve ser iniciado na quinta



O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, detalharam em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (7) o processo de cadastro de informais no auxílio emergencial e R$ 600. As pessoas aptas vão poder se cadastrar no aplicativo, site da Caixa ou por telefone (entenda aqui). A medida vai ajudar a conter o impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus.

"O governo preparou esse aplicativo e já está disponível nas lojas do Google e Apple, nos dois sistemas. Além disso, o site da Caixa já está aberto e nós ainda temos a central do 111 que as pessoas podem utilizar para fazer o seu cadastramento. A preocupação do presidente [Jair] Bolsonaro é de que aqueles que são informais e não estão no registro do Cadastro Único [CadÚnico] possam receber uma ponte de acesso. É muito importante que as pessoas que não tem crédito no celular saibam que houve um acordo com as operadoras que esse aplicativo fosse baixado para permitir o cadastramento e a gente possa encontrar esses 25 milhões de pessoas que estão nessa categoria. O compromisso está cumprido e já temos 600 mil pessoas já cadastradas", disse.
Foto: Reprodução / TV Brasil

Onyx destacou a complexidade do processo e projetou o encaminhamento de 10 milhões de cadastrados para a Caixa Econômica Federal e indicou que até a próxima quinta-feira (9) as pessoas já estejam recebendo o valor.

"Temos que ser francos e verdadeiros como o presidente exige. O processo é complexo e o esforço está sendo grande para fazer o atendimento mais rápido possível. Segurança sob todos os aspectos e agilidade. Essas 10 milhões de pessoas vão ser encaminhadas e anunciar na quinta-feira que essas pessoas já estejam recebendo", explicou Lorenzoni, que explicou de forma separada os casos de pessoas que estão no Bolsa Família.

"E o outro grupamento do Bolsa Família vai seguir o cronograma que já está instaurado. Já identificamos que 2 milhões de famílias vão receber os recursos do Bolsa Família e os outros 12 milhões vamos encontrar as famílias que vão receber R$ 1.200 ou R$ 1.800", completou.

Já Pedro Guimarães citou que é um momento de "muito orgulho" pela intensa adesão dos informais. De acordo com o gestor, as contas na modalidade poupança serão criadas de graça.

"Tem sido um momento muito intenso, mas de muito orgulho. Poucos países do mundo conseguiram, em tão pouco tempo, colocou 30 milhões de brasileiros em contas digitais. Temos mais de 30 milhões de brasileiros sem acesso a nennhum tipo de cconta. São aquelas que tomam dinheiro 20% ao mês. Existe um componente de inclusão social muito relevante. Essas 30 milhões de contas estão sendo criadas de graça. Todos os brasileiros que estiverem nesse programa receberão uma conta poupança de graça. Vão poder fazer transferências e pagar contas de graça", explicou Guimarães, que projetou o número de 15 milhões de cadastrados somente nesta terça. Até o dia 30 de abril, duas das três parcelas serão pagas.

"Já tivemos mais de 4 milhões de acessos, 2 milhões de mensagens. Estimamos que 15 milhões façam o seu cadastro somente hoje. Esses aplicativos vão ser os mais baixados do mundo. Isso mostra o tamanho do Brasil e, obviamente, a necessidade", completou.

Os requisitos para receber o auxílio são: ter mais de 18 anos; não ter emprego formal; não receber benefícios previdenciários, assistenciais, seguro-desemprego ou ser contemplado por um programa de transferência de renda federal; ter renda mensal de até R$ 522,50 por pessoa ou de até R$ 3.135,00 de renda familiar total; não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28 mil em 2018; e atuar como microempreendedor individual (MEI), ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social ou atuar como trabalhador informal.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246612-onyx-detalha-auxilio-emergencial-de-r-600-pagamento-deve-ser-iniciado-na-quinta.html