quinta-feira, 1 de abril de 2010

Programação da Semana Santa


Tema Geral: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro."
Objetivo Geral: "Economia Solidaria".
29/03 - Segunda - 6h - Missa na Capela N. S. do Rosário
- 9h - Missa dos Santos Óleos - Instituição do Sacerdócio em Pojuca.
- 19h - Celebração Comunitária da Penitencia na Igreja Matriz. Trazer alimentos para o gesto concreto.
30/03 - Terça - visitas aos doentes e idosos na Comunidade.
31/03 - Quarta - 8h - Missa dos Enfermos e idosos em unção - Igreja Matriz. Quem poder coloque seu veiculo a disposição para trazermos e levarmos os idosos até a Matriz.
19h - Procissão do Encontro: Nossa Senhora saindo da Igreja do Rosário na Barroquinha, indo pela Beira Rio encontro com o Senhor dos Passos que sai do Alto da Santa Cruz vindo pela rua do Mercado de Carne até o largo da Rua Sátiro Dias, onde acontece o encontro, depois sobe até a Igreja.
01/04 - Quinta - 6h - Missa pelos Sacerdotes e crismandos - na Matriz.
- 9h - Missa das crianças e catequistas, na Matriz.
- 19h - Celebração do Lava Pés e Instituição da Eucaristia na Matriz após, transladação do SS. Sacramento e adoração até as 22 horas.
02/04 - Sexta - 8h - Manhã - via sacra ao vivo com os jovens na Praça da Matriz.
16h - Celebração da Paixão do Senhor na Matriz, após Procissão do Senhor Morto pelas ruas do clube, passando ao lado do Cestão, rua da Rodoviária, rua da Rádio, saindo na Farma Rocha e Praça da Matriz.
03/04 - Sábado - 19h - Vigília Pascal com a Benção do fogo novo na Praça da Matriz e Sacramento da Iniciação Cristã - na Igreja Matriz. Trazer velas.
04/04 - Domingo - 15h - Batizados de crianças.
19h - Missa do Domingo de Páscoa - na Matriz.
Fonte: Igreja do Divino Espírito Santo de Inhambupe

Campanha da Fraternidade 2010: Economia e Vida.



Campanha da Fraternidade 2010 será ecumênica, ou seja, todas as igrejas cristãs que participam do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, CONIC, irão participar. Com isso os resultados serão muito mais abrangentes, pois nos anos anteriores eram somente os católicos que participavam.

O tema escolhido é: Economia e Vida

O lema é: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (MT 6,24c)
Na Bíblia, os pobres e todos os necessitados estão no centro da justiça que Deus exige das relações humanas e econômicas. A pobreza é produto de decisões e de políticas humanas.

Reverter a situações de extrema necessidade de um elevado número de cidadãos e cidadãs brasileiros é obrigação inadiável de uma de uma sociedade como a nossa que aspira a ocupar lugar entre os países mais desenvolvidos do mundo.

A Campanha quer contribuir a equacionar a relação entre economia, vida humana e conservação do meio ambiente vital reconhecendo a natureza social e política da economia.

O objetivo geral da campanha é: Unir Igrejas Cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e paz.
Leia mais:

Origem do dia da Mentira


Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera.


As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.


Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.


"A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.


Fonte(s): Wikipédia