quinta-feira, 27 de maio de 2010

Festa do Divino Espírito Santo




Aconteceu no último domingo a festa do Divino Espiríto Santo em Inhambupe, essas fotos é do orkut de Hélia, que agradeço muito pela as lindas imagens. Abaixo veja um pouco do histórico de Inhambupe.

No período de 1572 a 1582, desenvolvia-se pelo interior da colônia a catequese dos índios, dirigida pelo jesuíta José de Anchieta. Áquela época o ilustre sacerdote teria encontrado uma taba, cuja tribo é desconhecida, localizada na colina á margem esquerda de um braço do rio Inhambupe,
denominado rio Inhambupe de Cima, onde iniciou uma povoação.
Por outro lado, quando da invasão holandesa, em 1624, um marechal da Casa da Torre de Garcia D’Ávila, conseguiu do Governador Geral Diogo de Mendonça, a posse de uma sesmaria entre os rios Inhambupe e Subaúma, sob pretexto de ter ali descoberto minas de salitre. Foi iniciada uma nova povoação no local onde se estabeleceu, hoje denominada Sítio da Gameleira.
Erigiu-se ali a igreja do Divino Espírito Santo de Inhambupe.
Em 1718, a igreja foi desmembrada de Santo Amaro de Ipitanga, passando a pertencer à freguesia de Água Fria.
Em 1818, criou-se a freguesia de Inhambupe, desmembrada de Água Fria.
O topônimo é um vocábulo tupi que significa “nas perdizes”.
No decorrer de sua história, Inhambupe teve seu território desmembrado para formar os municípios de Aporá e Sátiro Dias, em 1958.
Os nativos de Inhambupe são chamados inhambupenses.

Qual é a origem da palavra muito?


O professor de português Hildebrando de André explica que esta palavra vem do latim multu. Com o tempo, o grupo lt acabou se transformando em it. A pronúncia da palavra, de acordo com os filólogos, era exatamente mui-to. Mas, já na época de Camões, a pronúncia do ui ficou nasalada, por influência do som do m. Na época, inclusive, era colocado sobre o ditongo um til. Foi apenas na Reforma Ortográfica Brasileira
de 1943 que este sinal foi abolido.

Fonte: Guia de curiosos da internet