quinta-feira, 15 de julho de 2021

WhatsApp ensaia liberar acesso ao app em até quatro dispositivos ao mesmo tempo

O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (14) o início dos testes de uma nova função que permite ao usuário acessar o aplicativo por meio de quatro dispositivos ao mesmo tempo.
 

Atualmente, o acesso só pode ser feito por dois aparelhos simultaneamente, como computador e tablet, além do celular.
 

A empresa disse que, a princípio, vai liberar o recurso para um número limitado de usuários no mundo e ainda não tem previsão de data para o público geral.
 

A função pode ser útil para quem usa muitas telas no trabalho.
 

A empresa disse que a funcionalidade é segura e usa criptografia ao sincronizar os dados. Além da leitura do QR code, o aplicativo vai pedir a autenticação biométrica para acessar outro dispositivo.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/124793-whatsapp-ensaia-liberar-acesso-ao-app-em-ate-quatro-dispositivos-ao-mesmo-tempo.html

 

Hospital das Clínicas da Ufba vai conduzir testes de 3ª dose da Astrazeneca na Bahia

Na Bahia, os novos testes da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca no Brasil serão conduzidos no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Dos 800 voluntários previstos para participarem da pesquisa no Brasil, 100 serão baianos, informou a Anvisa ao Bahia Notícias.

 

A farmacêutica foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a realizar testes no Brasil que vão analisar a possibilidade de uma terceira dose de imunizante em pessoas já vacinadas contra a Covid-19, com o objetivo de fornecer imunidade contra a variante Beta, identificada inicialmente na África do Sul.

 

O novo ensaio clínico será desenvolvido em sete centros de pesquisa na Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

Além do Hupes, as instituições participantes serão: Instituto Atena de Pesquisa Clínica Ltda (RN), com 125  participantes; Centro de Pesquisas Clínicas de Natal - CePCLIN (RN) com 150 participantes; Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), 125 voluntários; Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Universidade Federal de São Paulo (SP), 100 voluntários; Serviço de Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar de Curitiba (PR), 100 voluntários; e o Instituto de Pesquisas Clínicas (DF), 100 voluntários.

 

A Anvisa ressaltou que a contratação dos centros é de responsabilidade dos laboratórios patrocinadores e pode sofrer alterações ao longo do estudo. 

 

Na resolução que autoriza os testes, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (14), a Agência descreve que o novo estudo da Astrazeneca será de fase II e III. Vão participar voluntários com 18 anos ou mais, já vacinados e também aqueles ainda não vacinados.

 

O objetivo é determinar a segurança e a capacidade de provocar resposta imune (imunogenicidade) dessa nova candidata à vacina, quando administrada como uma dose única a indivíduos com teste negativo para SARS-CoV-2 e que já receberam duas doses contra a Covid-19 do imunizante da mesma fabricante, ou uma vacina com tecnologia de mRNA. Uma das exigências do estudo é de que a segunda dose, em todos os casos, tenha sido administrada pelo menos três meses antes da primeira administração da intervenção do estudo.

 

Na semana passada a Agência havia aprovado a condução de testes de outra vacina, da farmacêutica Sanofi Pasteur, que também inclui a Bahia. As Obras Socias Irmãs Dulce (Osid) serão parceiras no estudo aprovado na semana passada e que vai contar com 37 voluntários baianos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/27157-hospital-das-clinicas-da-ufba-vai-conduzir-testes-de-3-dose-da-astrazeneca-na-bahia.html

15 de Julho — Dia do Homem

Em 15 de julho, é celebrado, no Brasil, o Dia do Homem. Entretanto, essa mesma data é comemorada por muitas nações do exterior em 19 novembro. Ambas as datas têm o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino. Além disso, ambas foram instituídas na década de 1990.

Quando o Dia do Homem surgiu?

No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde esse ano, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem.

Em se tratando do tema da saúde do homem, o médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, tendo em vista exatamente pôr em destaque a saúde do gênero masculino à comunidade internacional, propôs à Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, que fosse criado um dia para tal objetivo. O dia escolhido foi 19 de novembro.

Objetivos do Dia do Homem

Desde o início do século XXI, muitas campanhas vêm sendo feitas em vários países com o objetivo de conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde. Um exemplo desse tipo de conscientização diz respeito ao câncer de próstata, que atinge grande parcela da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão na oportunidade desse dia.

Outro dos objetivos da reflexão que propõe o Dia do Homem é a igualdade entre os gêneros masculino e feminino. O alvo principal dessa proposta é a mudança de comportamento com relação a muitas posturas colocadas, que tendem a restringir o debate da valorização profissional e social da mulher e do papel fundamental que o homem desempenha nesse processo.

Além disso, há ainda a discussão sobre o paradigma do homem contemporâneo, que já não segue o mesmo padrão comportamental do século passado, nem em seu seio familiar nem em seu trabalho ou na convivência com círculos de amigos, etc.

Sendo assim, tanto o dia 15 de julho quanto o dia 19 de novembro são situações oportunas para esse tipo de reflexão.

 

Por Me. Cláudio Fernandes

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-internacional-homem.htm