terça-feira, 24 de agosto de 2021

Anvisa amplia prazo de validade da vacina da Astrazeneca contra Covid-19

O prazo de validade da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca foi ampliado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi tomada pela diretoria do órgão e divulgada nesta terça-feira (24).

 

O imunizante é importado e envasado pela Fiocruz no Brasil e a entidade apresentou o pedido de ampliação do prazo de validade da vacina de seis para nove meses, quando armazenada sob refrigeração  em temperaturas entre 2°C e 8°C. 

 

De acordo com a Anvisa, a extensão do prazo de validade também recebeu aval positivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) após aprovação realizada pelo Central Drugs Laboratory (CDL), laboratório localizado na Índia e responsável pelo controle nacional dos imunobiológicos destinados ao uso humano. 

 

“A aprovação pelo CDL foi baseada nos dados de estudos de estabilidade conduzidos com os lotes experimentais/clínicos de até nove meses e com lotes comerciais de até seis meses, apresentados pelo Serum Institute of India Pvt Ltd (SII). Esses dados permitiram concluir pela possibilidade de extensão do prazo de validade”, informou a Anvisa.  

 

A Anvisa também entendeu que a ampliação de prazo de validade de uma vacina contra à Covid-19 é mais um reforço na batalha contra a pandemia.  


Fonte:  https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/27499-anvisa-amplia-prazo-de-validade-da-vacina-da-astrazeneca-contra-covid-19.html?utm_source=principal&utm_medium=link&utm_campaign=destaques

 

Polícia Federal transforma Lamborghini em viatura ostensiva

A Polícia Federal, com autorização da Justiça Federal, caracterizou como viatura ostensiva um carro avaliado em aproximadamente R$ 800 mil. Trata-se de um Lamborghini modelo Gallardo LP 560-4, apreendido no âmbito da Operação Daemon. A ação, deflagrada em julho de 2021, apurou possíveis fraudes praticadas por um grupo empresarial na negociação de criptoativos.

 

Equipado com motor de 10 cilindros e potência de 560 cv, o veículo vai de zero a 100 km/h em 3,7 segundos, podendo alcançar a velocidade máxima de 325 km/h.

 

Apesar da potência, o veículo não será utilizado nas ações rotineiras da PF como viatura comum, mas sim direcionado para exposições, eventos e ações pedagógicas de repressão ao crime organizado e descapitalização de bens das organizações criminosas.

 

O carro foi cedido pela Justiça Federal para a utilização provisória da PF e será devolvido ao Poder Judiciário em breve, quando irá a leilão, com os recursos da venda sendo destinados aos prejudicados pelas ações dos investigados na Operação Daemon.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/261399-policia-federal-transforma-lamborghini-em-viatura-ostensiva.html