domingo, 6 de abril de 2014

Bahia vence Vitória e pode até perder para ficar com o título

O Bahia saiu na frente na disputa pelo título do Campeonato Baiano. Na Arena Fonte Nova, bateu o Vitória por 2 a 0, neste domingo (6), pelo primeiro jogo da final. O gols foram marcados por Anderson Talisca e Fahel.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152872-bahia-vence-vitoria-e-pode-ate-perder-para-ficar-com-o-titulo.html

"Secretaria da Mulher terá a questão do homem também" falou Maria Helena em entrevista ao blog







Na última terça(01) se reuniram com os vereadores, a primeira dama Maria Helena juntamente com algumas mulheres do município em que discutiram a criação da Secretaria da Mulher, conversei com Maria Helena que falou sobre essa questão e sua importância para Inhambupe.

Qual o objetivo para a criação de uma Secretária da Mulher em Inhambupe?
Para melhorar a situação de vida das mulheres, por que tem muito dinheiro em Brasília, na Secretaria Nacional e na Secretaria do Estado, só vem se tiver uma Secretaria da Mulher, inclusive tem carros exclusivo que vem de Brasília com o slogan de Secretaria da Mulher, que já vi em Paulo Afonso e tenho o conhecimento, a gente está perdendo muito dinheiro, incentivos e apoio para a questão da mulher em Inhambupe, têm vários municípios que os prefeitos estão comprometido com a mulher, nós estamos perdendo muitas oportunidades, dinheiro, carros, investimentos, cursos e tudo para melhorar a vida de todas as mulheres independente que sejam mulheres rurais e urbanas, e beneficiando as mulheres, automaticamente irá beneficiar os homens, e na Secretária da Mulher terá também a questão do homem também, queremos que as pessoas sejam felizes.

Os Vereadores falam que irá aumentar as despesas do município?

Em parte já está previsto R$ 620 mil, já foi aprovado pelos os vereadores, aumentando o orçamento do município, mas irá vim mais verbas de Brasília, mas carros, mas projetos, mas investimentos, tudo para as mulheres, sai uma coisa pela a outra, e a Secretaria da Mulher terá 7 cargos a mais.

"O meu mandato é em cima da equidade, da igualdade perante o povo negro" falou o Vereador Uelson em entrevista ao blog



Qual a sua visão hoje de capoeira?
A visão da capoeira é como um todo, é uma situação que precisa de busca de políticas publicas para contemplar esse projeto, que a família capoeira em Inhambupe é grande, e isso atrai a juventude, seja na cultura, em vários segmentos da sociedade, precisamos mais de politicas publicas no município de Inhambupe.

Fale um pouco sobre o negro aqui em Inhambupe?
O negro aqui em Inhambupe precisa se conceituar em seu espaço, em busca de cidadania, em um mérito mais conceituado, falo da questão da própria identidade de ser negro, em várias dimensões precisamos criar o conselho negro, buscar uma politica publica diferenciado a etnia.

O que o Vereador Uelson tem feito em prol dessa causa?
O enfrentamento ainda é muito grande, todos nós sabemos no nosso município, mediante essa pré-cultura  por uma terra colonizada por coronéis,  mas muito pouco se avançou nessa questão, hoje o mérito capoeira ajuda a sobreviver na luta e do poder do povo negro, hoje o município já protocola a possibilidades de intenções de um departamento de igualdade racial no município, hoje a gente já busca, eu já levo a mesa da Câmara um dia de reconhecimento da capoeira no município, já temos o 20 de novembro que virou feriado municipal, dia de consciência negra, são pequenas coisas que mudam a visibilidade de Inhambupe e do povo negro.

Fale um pouco desse encontro Nacional de Capoeira em Inhambupe?
É uma beneficio multidimensional, por que é a primeira vez que Inhambupe é contemplada com uma situação como essa, isso é muito satisfatório é orgulhoso, hoje a gente dizer que estamos abrigando um evento como esse em Inhambupe, o espaço, o amparo do gestor municipal, o apoio de todos nós que aderimos a essa causa.

Fale um pouco de racismo que sempre apareça em notícias na imprensa?
O nosso sentimento é um dos piores, ainda em saber que em pleno século XXI, depois de tantas leis entre elas o Estatuto da Igualdade racial ainda tem esse tipo de crime, ainda na esfera do estado Brasileiro, e aqui em Inhambupe eu aprendi a conviver com isso, hoje o meu mandato é em cima da equidade, da igualdade perante o povo negro nas várias dimensões, de abrangência do povo negro.

Diga uma coisa, Você sendo Pai de Santo e negro já sofreu preconceito?
Muitas vezes, sou zelador de Niquice, hoje sou sacerdote e afrodescendentes, a gente tem que ter a superação, nós candomblecista que temos que lutar e conquistar o nosso espaço e esse agora ninguém tomam mais, por que foi com muita luta e enfrentamento que gente aqui.

Veja como foi o dia do Autismo em Inhambupe no dia 02 de abril























Ocorreu na última quarta-feira (02/04), a 2ª Caminhada pela dia Mundial da Conscientização do Autismo , às 15:00. Saiu da Creche Arlete Magalhães em sentido da Praça da Matriz. Contaram com a participação das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. Algumas escolas da cidade também se fizeram presente através dos professores e alguns alunos. Onde também Ao chegar à praça da matriz houve uma palestra com Mariene Martins Marciel, jornalista, psicopedagoga e especialista em história, com  graduação em comemoração social-faculdades integradas Alcântara Machado-FIAM em São Paulo (1981), especialista em psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar-FACCEBA- Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (2009), psicopedagoga especializada no atendimento de pessoas com TGD-transtornos globais do desenvolvimento, e autora do livro  Brincanto: Autismo Tamanho Família juntamente com a também palestrante, Jailza Rosa as duas abordaram o tema: AUTISMO, CONVIVÊNCIA E INCLUSÃO.  As duas palestrantes são profissionais da Pestalozzi da cidade de Salvador.
Após a Palestra as mães Leonice Souza e Leda Mattos falaram um pouco sobre a experiência de serem mães de autistas relataram as suas conquistas e objetivos que almejam para o futuro dos seus filhos.   E encerrou com a apresentação do Coral das crianças do Colégio Dr. Sátiro Dias que juntamente com Antônia cantaram a música Azul da Cor do Mar, do cantor Tim Maia. E fechou com o Grupo de Dança EXD.
Essa caminhada do dia mundial pela Conscientização do Autismo iniciou no na de 2013, através da mãe de Antônia uma criança diagnosticada com autismo a Senhora Leonice  Souza com que como objetivo trazer.
E falou para o blog o seguinte: “Sou responsável juntamente com Leda Matos que temos filhos autistas, gostaríamos de divulgar essa questão, essa convivência com pessoas que tem o aspecto do autismo, por isso estamos incumbidos nessa caminhada, quebrando mitos e preconceitos, e temos como principal objetivo da caminhada é a conscientização do autismo, como a sociedade deve lidar com essas pessoas, não só crianças, pois crianças autista irão virar adultos autista também, é a conscientização, a convivência e a inclusão, teve apoio da prefeitura completo e todas as Secretarias apoiaram esse evento. As únicas pessoas que assume ser autista é a minha filha Antônia que tem 6 anos e estuda na Escola Dr. Sátiros Dias e Leo Matos que é filho de Leda Matos que estuda na Escola Arco-íris”.
O que è o autismo?


O autismo é fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo. Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social.  As estereotipias, as ecolalias, a ausência de linguagem, os solilóquios, a auto agressividade, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a bastar-se a si mesmo.

Quando se começou a falar de autismo?

Com Jean Itard, que em 1801 levou a cabo uma descrição da criança selvagem, passando Eugen Bleuler, que em 1901 o relacionou com a esquizofrenia, até Leo Kanner, que realizou em 1943 o detalhamento minucioso dos itens característicos, e Hans Asperger, que se centrou em um outro tipo de autismo, às vezes chamado de autismo inteligente; os traços característicos das crianças com autismo são em sua grande maioria os mesmos.
 Quais são seus sintomas?
Os principais sintomas são:
- Isolamento do mundo exterior e recusa do contato com os outros. (Tanto no nível da voz quanto no do olhar).
- Alterações da linguagem que podem ir desde uma ausência total da fala até uma verbiagem ininteligível. Em algumas ocasiões, repetição de fragmentos de frases retiradas de filmes ou que foram escutadas de alguém, estabelecendo verdadeiros solilóquios.
- É uma fala que não se dirige a ninguém, que não é usada nem para comunicar nem para estabelecer um diálogo mínimo.
- Ausência de interação com os outros.
- Ausência de jogo simbólico.
- Estereotipias
- Rituais
- Temor das mudanças e insistência em manter uma imobilidade naquilo que o rodeia.

Fonte do texto sobre o autismo:

Fonte: http://autismos.net/o-que-e-o-autismo.html

Com pessimismo, Dilma perde seis pontos mas adversários não crescem, diz Datafolha

Com o crescente pessimismo econômico e desejos de mudança, as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff caíram seis pontos desde o final de fevereiro, de acordo com pesquisa Datafolha. Mesmo assim, seus principais adversários – Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) não cresceram. Logo, mesmo com a queda, a petista ainda seria reeleita no primeiro turno com 38% dos votos. Aécio teria 16%, Campos 10% e os outros somariam 6%.Nos cinco cenários testados, a ex-senadora Marina Silva (PSB) seria a única capaz de levar a disputa ao segundo turno, com 27% dos votos. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que repetiu diversas vezes que não tem interesse em disputar as eleições de outubro, lidera todos os cenários com grande vantagem. A atual pesquisa detectou ainda uma disparada do sentimento de frustração com as realizações da presidente Dilma. Hoje, 63% dos brasileiros dizem que ela faz pelo país menos do que eles esperavam. Há pouco mais de um ano essa taxa era de 34%. O Datafolha fez 2.637 entrevistas em 162 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152839-com-pessimismo-dilma-perde-seis-pontos-mas-adversarios-nao-crescem-diz-datafolha.html

Papa Francisco diz ser feliz por ter emprego e paz

O papa Francisco disse estar feliz porque tem um emprego e a "paz interior" que vem com a idade. O Vaticano publicou neste sábado (5) o texto de uma entrevista informal concedida pelo líder da igreja católica a jovens belgas. Quando questionado se ele era feliz, o pontífice afirmou que sim, "talvez porque eu tenho um emprego, não estou desempregado". Ele disse que sua felicidade não é a mesma que os jovens sentem. Segundo ele, aos 77 anos, ele sente "uma certa paz interior, uma grande paz, uma felicidade que vem assim como a idade". Francisco disse aos jovens de Flandres (Bélgica) que encontrou o seu "caminho na vida, e ir por este caminho o faz feliz". Questionado sobre como ele reza, Francisco disse que "sentado, porque me machuca ajoelhar". Informações da Associated Press. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/31293-papa-francisco-diz-ser-feliz-por-ter-emprego-e-paz.html

Ibicoara: Dois vereadores morrem em acidente na BR-242

O vice-presidente da Câmara de Ibicoara, Ricardo Silva Luz (PSL) e seu colega de Casa Renan de Sá Teles Pina (PMDB) morreram após acidente na BR-242, próximo à cidade de Ibiquera. Renan não resistiu aos ferimentos quando era encaminhado para um hospital em Salvador. Ricardo morreu no local. Também ficou ferido na colisão outro edil, Arionildo Oliveira (PSL), que está internado no Hospital Regional de Itaberaba (HRI). Os vereadores retornavam para Ibicoara após participar de evento do PT em Itaberaba. O condutor do outro veículo envolvido no acidente fugiu do local. Informações do Blog do Anderson.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152841-ibicoara-dois-vereadores-morrem-em-acidente-na-br-242.html

Corpo de José Wilker é velado em teatro no Rio

O velório do ator José Wilker começou às 22h20 deste sábado (5), no Teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele morreu aos 66 anos após sofrer um infarto. A cerimônia aberta ao público só termina às 15h deste domingo. Em seguida, às 18h, ele será cremado no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária, em evento fechado. O ator participou de cerca de 30 novelas da Rede Globo, entre elas sucessos como Roque Santeiro e A próxima vítima.  

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152842-corpo-de-jose-wilker-e-velado-em-teatro-no-rio.html

“A Escravidão só mudou o cenário” falou Dainho Xequerê em entrevista ao blog

 


 No Encontro Nacional de capoeira em Inhambupe, teve a presença da Orquestra de Berimbau Afinados e tem como Dainho Xequerê como o lider do grupo, ele falou do que pensa e sobre o Evento em Inhambupe, confira a entrevista.

Quem é Dainho Xequerê?

Artisticamente sou conhecido por Dainho Xequerê, na capoeira sou professor Xequerê do Grupo Maré, tem o Oba Dx que é Orquestra de berimbaus afinados, somos de Salvador, e essa ideia da orquestra de berimbau afinados foi do trabalho que faço com o saudoso Ramiro Musoto, onde aprendi a afinar os berimbaus, aprendi o tamanho de cada berimbau com as notas, utilizamos cordas de pianos e desde o ano de 2011 estamos com esse trabalho de Oba DX, com o espetáculo “Uma corda e vários sons”, nos teatros de Salvador e fora da capital.
 

O que significa o nome da banda de você que é “OBA DX”?

Significa “Oquestra de Berimbau Afinados de Dainho Xequerê”, começamos em março de 2011, temos como o principal objetivo logo quando começamos foi para um evento de capoeira, mas como tinha trabalhado com Ramiro Musoto tive a necessidade de manter o pensamento dele para não se perder a essência de uma orquestra de Berimbaus afinados, hoje em dia tocamos: Bolero de Ravelo, Hino Nacional, o Hino do Senhor do Bomfim, Asa Branca, lemos as partituras para tocar essas músicas.


Fale um pouco dos componentes da Banda?

Temos na orquestra hoje uma professora de Ballet Clássico e dança contemporânea, outros músicos e outros musicistas que são eles: Reinan Paixão, Jeferson Argolo, George Nisramos, Gladisson Conceição, Camila Santana e Márcia Andrade.


Qual a sua visão de capoeira de Brasil e do mundo hoje?

É uma pergunta muito complexa, eu tenho uma visão sobre a orquestra com a capoeira, quando fazemos eventos em teatros 90% são músicos ou são leigos, são poucos os capoeiras que estão indo assistir um espetáculo de orquestra, quando está em cartaz e principalmente que estamos nos dias 14 e 15 de maio no teatro Xisto, no Barris em Salvador, ao lado da Biblioteca Central, e esperamos que compareça mais capoeirista para assistir o nosso espetáculo. 


Continua ainda a resistência da Imprensa em colocar bandas do estilo de vocês?

Sim, ainda existe muito essa resistência, quando chegamos ao teatro e falamos que nossa orquestra é de berimbau, por que temos que mostrar que conseguimos fazer uma orquestra de berimbaus para ter o espaço, diferente de qualquer outra banda que chega no local para pedir uma pauta de teatro, mas já estamos chegando em algumas mídias. Temos aí nosso blog que é obadx.com.br, e o facebook que é orquestra de berimbaus afinados, o twitter que é @orquestradeberimbausafinados.


Qual a sua visão hoje quando se fala de racismo?

Vou resumir em uma frase “A Escravidão só mudou o cenário”.