segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Carnaval de rua de Salvador terá acesso controlado

Tapumes cercaram a área destinada ao público, com cerca de 500 metros de extensão, e barreiras
 
Os dois principais circuitos do carnaval de Salvador, o Dodô (Barra-Ondina), na Orla, e o Osmar (Campo Grande), no Centro, serão "fechados" e terão acessos controlados pela Prefeitura e pela Polícia Militar. A medida será oficialmente anunciada na próxima segunda-feira, 13.
A novidade é baseada na experiência da festa de réveillon na cidade, que durou quatro dias e atraiu 400 mil pessoas a um local pouco acostumado a eventos de grande porte na cidade, a Praça Visconde de Cairu, no Comércio, sem quem tenham sido registrados incidentes graves de segurança.
No caso da virada do ano, o procedimento foi simples. Tapumes cercaram a área destinada ao público, com cerca de 500 metros de extensão, e barreiras, chamadas "pórticos" pela administração pública, foram instaladas nas extremidades, com policiais revistando os visitantes, com uso de detectores de metais. Dezenas de facas, garrafas de vidro e outros objetos cortantes foram recolhidos.
A criação do perímetro controlado também permitiu aos fiscais da prefeitura acompanhar o trabalho dos vendedores ambulantes cadastrados e coibir a venda de produtos não autorizados - como cervejas de marcas diferentes das fornecidas pelo patrocinador da festa.
O desafio para o carnaval, porém, é maior. "Serão 65 pórticos ao longo dos arredores dos circuitos, 30 deles no Barra-Ondina e 35 no Campo Grande, onde há mais ruas de acesso", diz o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani. "A ideia é que qualquer pessoa que queira acessar os circuitos tenha de passar pelos pórticos."
De acordo com o secretário, além dos trabalhos de segurança preventiva e de fiscalização, os pórticos serão também os locais de divulgação de ações sociais e de merchandising por parte das empresas patrocinadoras. "O pessoal que estiver trabalhando para divulgar programas como o 'se beber não dirija', por exemplo, estará nos pórticos", conta. "Estamos esperando um fluxo diário de entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas nos circuitos."
Exclusividade comercial
Para Bellintani, o "envelopamento" dos circuitos, com a criação do que foi chamado de "zona de exclusividade comercial" pela administração pública, é necessário para que a prefeitura atinja o objetivo de não ter gastos públicos para realizar a festa.
"Ele nos permite ter maior controle de segurança, mais ordenamento das ações e maior padronização da festa", avalia o secretário. "Dentro das áreas dos circuitos, teremos 4 mil fiscais, atuando na verificação dos trabalhos dos 3,5 mil vendedores ambulantes cadastrados e dos blocos e camarotes do carnaval."
De acordo com ele, as polêmicas que podem ser criadas após o anúncio oficial do plano "são naturais" e "esperadas". "A criação da zona de exclusividade comercial é nosso grande trunfo para atrair patrocinadores e elevar os valores das cotas", diz o secretário.
As cotas tiveram o valor dobrado, na relação com as vendidas no ano passado. Banco Itaú, Brasil Kirin (Schin), Grupo Petrópolis (Itaipava), Petrobrás e Governo da Bahia são os patrocinadores oficiais da festa, este ano. A arrecadação da Prefeitura com as cotas deve ficar em torno de R$ 30 milhões.
"Até o ano passado, o déficit da festa para a Prefeitura beirava os R$ 20 milhões", justifica o gestor. "Se o preço para que a cidade deixe de gastar dinheiro público com o carnaval for o folião não ter maior liberdade para escolher a cerveja que vai beber, me parece um preço justo, do ponto de vista da administração pública."
Bellintani afirma, porém, que o modelo pode ser revisto após a festa. "Será um primeiro ano de experiência, que será avaliada depois do carnaval", conta. "Mas esperamos um resultado positivo."

Fonte:  http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/materias/1560790-carnaval-de-rua-de-salvador-tera-acesso-controlado?direcionado=true

Acordo nuclear com Irã entra em vigor em 20 de janeiro

O acordo nuclear assinado em novembro pelo Irã e seis potências mundiais entra em vigor no dia 20 de janeiro, informou neste domingo (12) a agência estatal de notícias Irna. O anúncio foi confirmado pelo vice-ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi. As outras nações envolvidos, no entanto, ainda não se pronunciaram. Em novembro, o país asiático concordou em limitar o enriquecimento de urânio a 5%, um nível normalmente adotado em reatores nucleares. O acordo também prevê que o país encerrará a produção e neutralizará seus estoques de urânio enriquecido a 20%, que tecnicamente poderiam ser convertidos em armas nucleares. Em troca, as sanções econômicas contra o Irã seriam suavizadas por um período de seis meses, durante o qual Estados Unidos, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha e Rússia continuariam negociando um acordo permanente com o país. Segundo as potências ocidentais, o programa nuclear iraniano poderia resultar em armamentos. O Irã, no entanto, alega que seu programa tem fins pacíficos, como pesquisas médicas e geração de energia. Informações da Associated Press.  

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/22725-acordo-nuclear-com-ira-entra-em-vigor-em-20-de-janeiro.html

Lavagem do Bonfim recebe o título de Patrimônio Imaterial do Brasil

A Lavagem do Bonfim vai receber o título de Patrimônio Imaterial do Brasil nesta quarta-feira. Para isso, o governador Jaques Wagner, o prefeito ACM Neto e o Arcebispo de Salvador Dom Murilo Krieger estarão juntos na colina sagrada, um dia antes do evento.

Na quinta-feira, porém, prefeito e governador se separam para defender cada um o seu bloco. Enquanto Wagner sai na comitiva com seu pré-candidato Rui Costa; Neto, que ainda não escolheu seu postulante, vai acompanhado de todos os candidatos a pré-candidatos: Geddel, Paulo Souto, Aleluia e João Gualberto.

Já a senadora Lídica da Mata (PSB), que deve disputar o governo, vai desfilar ao lado da futura companheira de chapa, a ex-ministrra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, pré-candidata ao Senado pelo PSB.

As informações são da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde. 


Fonte: http://www.bocaonews.com.br/noticias/principal/politica/78004,lavagem-do-bonfim-recebe-o-titulo-de-patrimonio-imaterial-do-brasil.html

Combates já mataram 700 pessoas em 9 dias na Síria

Intensos combates entre jihadistas e grupos rebeldes rivais já deixaram cerca de 700 mortos na Síria nos últimos nove dias. Os conflitos também resultaram no desaparecimento de centenas de pessoas, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos neste domingo (12). Desde o início de janeiro, os grupos de oposição têm enfrentado o jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que é acusado de abusos contra outros rebeldes, ativistas e civis. "De 3 a 11 de janeiro, o conflito matou 697 pessoas, entre elas 351 combatentes rebeldes, 246 membros do Estado Islâmico do Iraque e do Levante e 100 civis", disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, acrescentando que dezenas de outras mortes ainda não foram documentadas. Segundo o grupo de monitoramento, há "centenas de prisioneiros de ambos os lados cujo destino é desconhecido". Em um reflexo da brutalidade dos combates, que têm se intensificado principalmente nas províncias de Alepo, Idlib e Raqa mas que também atingiram Hama e Homs, pelo menos 200 pessoas foram mortas em um período de 48 horas. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/22711-combates-ja-mataram-700-pessoas-em-9-dias-na-siria.html

'Não teremos tempo para testes', reclama secretário da Fifa sobre estádios da Copa

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, voltou a criticar neste domingo (12) a organização da Copa do Mundo 2014, que acontecerá no Brasil. Em entrevista à rádio France Bleu, ele disse que os estádios ficarão prontos “em cima da hora” e afirmou não saber o que esperar em relação aos protestos durante o Mundial. O francês, porém, anunciou acreditar que o país sediará uma “Copa única”. "A grande dificuldade é que não teremos tempo para testes. Encontramos uma infraestrutura que não está perfeitamente pronta quando sabemos que é essencial para garantir o melhor fluxo de pessoas nos aeroportos, nas cidades, nos estádios", reclamou o número 2 da Fifa. Valcke argumentou ainda que o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, estava certo ao afirmar, nesta semana em entrevista a um jornal suíço, que algumas coisas no Brasil poderiam ter sido feitas mais cedo. Na ocasião, Blatter disse que "o Brasil é o país mais atrasado em uma preparação para a Copa” desde que chegou à federação. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/149019-039-nao-teremos-tempo-para-testes-039-reclama-secretario-da-fifa-sobre-estadios-da-copa.html

MEC abre inscrições para a primeira edição do ProUni em 2014

As inscrições para a primeira edição deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram abertas nesta segunda-feira (23). O prazo termina às 23h59 de sexta (17). Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do programa (clique aqui), onde pode escolher até duas opções de curso. A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro. O programa é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido pelo menos 450 pontos na média das notas. Além disso, o candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada. Este ano, o edital do ProUni prevê uma alteração na lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários. 

Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/149023-mec-abre-inscricoes-para-a-primeira-edicao-do-prouni-em-2014.html