domingo, 7 de junho de 2015

Sisu abre inscrições para o segundo semestre nesta segunda

As inscrições para a edição do meio do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira (8) e vão até às 23h59 desta quarta-feira (10). A consulta aos cursos e instituições já está disponível no site do programa. A segunda edição do Sisu 2015 selecionará alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. De acordo com o G1, a lista disponível na página do sistema aponta vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Serão selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, é oferecido em 24 universidades federais. O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas. Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever na seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/173541-sisu-abre-inscricoes-para-o-segundo-semestre-nesta-segunda.html

Lauro de Freitas: câmara aprova projeto de prevenção de diabetes e anemia infantil

A Câmara Municipal de Lauro de Freitas aprovou por unanimidade na sessão do último dia 26 de maio um projeto de lei que cria o "Programa de Prevenção ao Diabetes e Anemia Infantil" na rede municipal de ensino. De acordo com o projeto, de autoria da vereadora Mirela Macedo (PSD), todos os alunos deverão realizar, no primeiro mês do ano letivo, exames de sangue para detecção de diabetes e anemia. “Os alunos que forem diagnosticados portadores de diabetes e/ou anemia terão direito à assistência médica, merenda especial e medicamentos fornecidos pela unidade escolar em parceria com a Secretaria de Saúde”, detalha a vereadora sobre a iniciativa, que agora segue para sanção do prefeito Márcio Paiva (PP). 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/14473-lauro-de-freitas-camara-aprova-projeto-de-prevencao-de-diabetes-e-anemia-infantil.html

Mais da metade dos homens não escova os dentes, aponta IBGE

O uso de escova de dente, pasta de dente e fio dental para a higiene bucal não é feito por mais da metade dos homens do Brasil, divulgou nesta segunda-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, os homens usam menos os artigos de higiene bucal que as mulheres. Enquanto 57,1% delas declararam os cuidados com a boca, 48,4% dos homens afirmaram usar escova, pasta e fio de dental. Conforme a pesquisa, há diferença no uso desses artigos de higiene conforme o nível de escolaridade. Enquanto 83,2% das pessoas com nível superior usavam os três, o percentual cai para 29,2% entre a população sem instrução e com ensino fundamental incompleto. Entre os brasileiros que concluíram apenas o ensino fundamental, 52,6% usam pasta, escova e fio dental, taxa que sobe para 69,7% na população com ensino médio. Segundo a Agência Brasil, o IBGE divulgou ainda que mais da metade dos brasileiros não troca as escovas de dente com menos de três meses de uso e a maior parte considera a saúde bucal ótima ou muito boa (67,4%). Os percentuais são maiores nas regiões Sudeste e Sul, com 72,2%, e cai para 58,8% no Nordeste.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/173331-mais-da-metade-dos-homens-nao-escova-os-dentes-aponta-ibge.html

Cerca de 18,5% da população do Nordeste já teve dengue em algum momento da vida

A primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde revelou que cerca de 13% da população do país já teve dengue em algum momento da vida. Desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa investigou cerca de 80 mil domicílios, em 1.600 municípios de todo o país, no segundo semestre de 2013. Apenas no Nordeste, 18,5% da população afirmou já ter tido dengue, segundo a PNS. Ainda assim, foi registrada uma redução do número de casos de dengue no Brasil entre março e abril deste ano. Também foi divulgada a estimativa de que 69,4% das residências receberam ao menos uma visita de agentes de combate a endemias no último ano antes da entrevista, o que equivale a 45,2 milhões de domicílios.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/14480-cerca-de-185-da-populacao-do-nordeste-ja-teve-dengue-em-algum-momento-da-vida.html

Papa Francisco pede que bósnios trabalhem pela paz e reconciliação

O Papa Francisco exortou muçulmanos, ortodoxos e católicos da Bósnia a deixar a "barbárie" da guerra para trás e trabalhar conjuntamente para um futuro pacífico, encorajando a reconciliação no país. Em sua visita de um dia a Sarajevo, Francisco recebeu uma recepção calorosa de milhares de bósnios que o aplaudiam durante seu percurso de carro pela cidade de maioria muçulmana. Outras 65 mil pessoas, a maioria católicos, lotaram o mesmo estádio onde o Papa João Paulo II presidiu uma emocionante missa de reconciliação pós-guerra, em 1997. "Guerra nunca mais", disse Francisco em sua homilia, denunciando aqueles que incitam a guerra para vender armas ou para fomentar deliberadamente tensões entre os povos de culturas diferentes. Ele pediu aos bósnios para não apenas pregar a paz, mas fazê-la a cada dia por meio de suas "ações, atitudes e atos de bondade, de fraternidade, de diálogo, de misericórdia". 

Quase todos os passos da visita de Francisco a Sarajevo foram projetados para mostrar harmonia inter-religiosa e interétnica em uma cidade que já foi conhecida como a "Jerusalém da Europa" para a coexistência pacífica de cristãos, muçulmanos e judeus. A cidade, porém, tornou-se sinônimo de inimizade religiosa durante o conflito de 1992-1995 que deixou 100 mil mortos e desalojou metade da população. "Todos nós precisamos de paz e de uma mensagem do papa", disse Alma Mehmedic, um muçulmano que esperou para ver Francisco fora do palácio presidencial. "Eu vim para dar amor e receber amor." Apesar da aparência exterior de harmonia, as feridas ainda persistem duas décadas depois dos acordos de paz mediados pelos EUA colocarem fim à guerra no país. Cristãos ortodoxos sérvios da Bósnia querem um estado separatista; bósnios muçulmanos querem um país unificado; croatas católicos querem sua própria região autônoma. Mladen Ivanic, membro sérvio da presidência bósnia de três membros, congratulou o pontífice dizendo que a Bósnia-Herzegovina é um país de contrastes onde "cada palavra ecoa muito mais forte que em qualquer outro lugar". "Nós acreditamos que os tempos de desentendimentos, intolerância e divisão estão para trás para sempre, que nós aprendemos nossa lição com o passado e que novos tempos estão pela frente, tempos de razão, reconciliação e cooperação", disse.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/83615-papa-francisco-pede-que-bosnios-trabalhem-pela-paz-e-reconciliacao.html