segunda-feira, 7 de setembro de 2020

72% dos brasileiros acreditam que escolas devem reabrir somente após a vacina, aponta Ibope

Para 72% dos brasileiros das classes A, B e C, as escolas só devem voltar a funcionar presencialmente depois que as pessoas estejam vacinadas contra a Covid-19, aponta pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira, 7, pelo jornal “O Globo”.

O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 31 de agosto e 2.626 pessoas com mais de 18 anos e das classes A, B e C foram entrevistadas através da internet.

A pesquisa perguntou para os entrevistados se eles concordavam que as escolas deveriam voltar as aulas presenciais somente depois da vacina. Como resultado tem-se que 54% concordam totalmente com a afirmação; 18% concordam parcialmente; 12% não concordam, nem discordam; 7% discordam parcialmente; 6% discordam completamente; 3% não souberam responder.

O nível de confiança é de 95% dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: https://coronavirus.atarde.com.br/para-72-dos-brasileiros-escolas-devem-reabrir-somente-apos-a-vacina/

Bahia segue queda em casos de Covid-19; n° de óbitos tem ligeiro aumento

A Bahia registrou 738 novos casos de novo coronavírus nas últimas 24 horas. A informação é do boletim divulgado no final da tarde desta segunda-feira (7) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O número indica o quarto dia seguido de queda no número de casos confirmados de Covid-19, com taxa de crescimento de 0,3%. Já o número de óbitos desta segunda, 35, supera o registrado neste domingo (6), que foi de 31.

 

No acumulado da pandemia, o estado já tem 271.963 casos confirmados do coronavírus [8.479 ativos], com 5.693 mortes provocadas. Ainda segundo balanço, 257.791 pessoas já são consideradas curadas. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos. A maior proporção é em Salvador (29,39%).

 

Já os coeficientes de incidência por 100 mil habitantes foram apontados em Ibirataia (6.041,01), Almadina (5.893,12), Itabuna (5.188,46), Dário Meira (4.95,98) e Salinas da Margarida (4.793,52). A Sesab ainda informou que 510.157 casos foram descartados e 84.863 estão em investigação. 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/252422-bahia-segue-queda-em-casos-de-covid-19-n-de-obitos-tem-ligeiro-aumento.html 

Feira: Justiça obriga Município a fornecer merenda escolar para rede municipal de ensino


 A Justiça baiana determinou que o Município de Feira de Santana garanta, em dez dias, a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino. A ação civil pública foi movida há mais de duas semanas pela Defensoria Pública da Bahia (DP-BA). A audiência foi realizada por videoconferência na última quinta-feira (3). 

 

Desde que as aulas foram suspensas no município há quase seis meses, devido à pandemia do novo coronavírus, os mais de 51 mil de estudantes da rede municipal estão sem acesso à merenda escolar. De lá para cá, a Defensoria tentou resolver esta situação de forma extrajudicial e através de expedição de diversos ofícios para a Prefeitura Municipal, que justificou falta de verba suficiente para a distribuição. Diante do impasse, a Instituição resolveu ajuizar a ação no dia 16 de agosto. 

 

“A alimentação escolar é indispensável, principalmente para os alunos de baixa renda, não sendo aceitável mais um mês sem que tais estudantes tenham acesso a merenda, vez que para a grande maioria é a única fonte de alimentação equilibrada em termos nutricionais e extremamente necessária ao desenvolvimento físico e psicológico das crianças e adolescentes”, explicou a defensora pública Sandra Falcão, que atua na unidade da Defensoria em Feira de Santana e ajuizou a ação. 

 

De acordo com a ata, o principal ponto divergente entre as partes foi sobre o prazo de início da entrega, pois, na ACP, a Defensoria sugere um prazo de 48 horas, devido ao tempo em que os alunos estão sem acesso à merenda, mas o Município informou que não tinha tempo hábil para cumprir este prazo, pois a entrega envolve questões como planos de execução, logística de distribuição e adoção de medidas para prevenir o contágio da Covid-19 durante o fornecimento. 

 

“Tendo como experiência e histórico de todas as nossas tentativas de resolução extrajudicial do caso, jamais poderíamos deixar em aberto o prazo para entrega da merenda, pois certamente o Município de Feira de Santana não se empenharia em cumprir e protelaria ainda mais o pedido da Defensoria Pública, concernente na entrega efetiva da merenda escolar”, lembrou a defensora Sandra Risério. 

 

O juiz Fábio Falcão Santos atendeu em partes o pedido da Defensoria e determinou que o Município inicie, em um prazo de até 10 dias, a entrega da merenda escolar através de kits “ou de outra forma, desde que atendam o conteúdo nutricional já estabelecido segundo levantamento técnico feito pelo próprio ente federativo”. Além disso, para os meses subsequentes, enquanto durar a suspensão das aulas devido à pandemia, o juiz acrescentou que a entrega deve ter periodicidade mensal e não deverá deixar de ser entregue no mês de exercício. 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/63153-feira-justica-obriga-municipio-a-fornecer-merenda-escolar-para-rede-municipal-de-ensino.html

O QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA: 5 CURIOSIDADES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

18 Curiosidades sobre Dom Pedro I e a Independência do Brasil - YouTube
O dia 7 de setembro marca a Independência do Brasil, lembrada sempre pelo brado retumbante de D. Pedro I, “Independência ou Morte”, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. Mas será que aconteceu isso mesmo? Confira abaixo 5 curiosidades da proclamação da Independência do Brasil:

1. O Dia do Fico

a
Quando a nobreza portuguesa decidiu que seria melhor mandar D. Pedro I de volta a Portugal para recolonizar o Brasil, o príncipe-regente recebeu milhares de assinaturas pedindo que ficasse no país. Por conta disso, dia 9 de janeiro de 1822, ele teria dito a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

2. O alerta de Maria Leopoldina

a
A esposa de D. Pedro I teria conseguido alertar previamente o marido sobre a intenção de Portugal de recolonizar o Brasil. Na ocasião, enviou uma carta ao príncipe-regente explicando o ocorrido.

3. Marquesa de Santos

a
Acredita-se que D. Pedro I estava na casa de sua amante, Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, quando recebeu a carta de sua esposa. Logo em seguida, iniciou sua viagem para São Paulo.

4. O preço da Independência

a
Acredita-se que o Brasil teve que pagar 2 milhões de libras a Portugal por sua independência.

5. Quadro Independência ou Morte

a
Produzido pelo pintor Pedro Américo, em 1888 (66 anos após a data oficial do acontecimento), em Florença, na Itália, é considerado o retrato oficial da Independência do Brasil e está, atualmente, exposto no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
Fonte: https://www.megacurioso.com.br/educacao/103907-o-que-a-historia-nao-conta-5-curiosidades-sobre-a-independencia-do-brasil.htm

Enem 2020: inscrições para certificadores começam na quarta-feira

As inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC), a fim de atuação em atividades de certificação dos procedimentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, começam na próxima quarta-feira (9) e vão até o dia 29 deste mês. 
As inscrições, voltadas para servidores públicos federais e professores das redes públicas estaduais e municipais, podem ser feitas através do site na internet ou no aplicativo móvel.
Para realizar a inscrição, o candidato deverá atender aos requisitos descritos no edital, como: ser servidor público, efetivo e em exercício, do Executivo Federal ou ser docente, em exercício, das redes públicas de ensino estaduais e municipais e estar devidamente registrado no Censo Escolar 2019; ter formação mínima em ensino médio; não estar inscrito como participante no Enem 2020; não ter cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no Enem 2020; e possuir smartphone ou tablet, com acesso próprio à internet móvel.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/96964,enem-2020-inscricoes-para-certificadores-comecam-na-quarta-feira