quinta-feira, 9 de julho de 2020

Inhambupe Bahia já tem 30 casos confirmados, 20 ativos, 01 óbito e 09 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 30º caso, nesse quinta-feira, dia 09 de julho de 2020, sendo que 20 ativos, 9 recuperados, 1 óbito, 79 monitoramentos ativos, 647 monitoramentos concluídos e 9 casos descartados.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 14 casos e mais 16 na Zona Rural, sendo que 01 na Cardosa, 02 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 03 na Baixa Grande, 01 na BR-110, 01 em Volta de Cima, 01 na Baixa Grande (óbito).

Boletim epidemiológico desta quinta-feira (9) totaliza 30 casos confirmados, sendo 20 ativos, 09 recuperados e 01 óbito.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

Enquanto isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa e evitando aglomerações. Mas caso precise sair, use máscara.

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Covid-19: contagem de casos se estabiliza e SP decide reabrir parques



O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou hoje (9) que 70 dos mais de 100 parques municipais serão reabertos a partir da próxima segunda-feira (13). Haverá, no entanto, limitação de público e de horário de funcionamento.
Os parques do Carmo (zona leste) e Ibirapuera (zona sul) vão funcionar entre as 6h e as 16h, os demais das 10h às 16h. Será permitido um índice de ocupação de apenas 40%, e o uso de máscaras será obrigatório. Parques infantis, quadras de esporte e bebedouros continuam sem funcionar.
O decreto detalhando as regras de funcionamento deve ser publicado amanhã (10) no Diário Oficial. Na sexta-feira também deve ser assinado o protocolo entre a prefeitura e os representantes das academias de ginástica e o setor de audiovisual para que possam voltar a desenvolver as atividades na cidade.

Doença na cidade

Os anúncios foram feitos durante a apresentação dos dados da prevalência de covid-19 na cidade. Segundo o balanço da prefeitura a partir da aplicação de 580 mil testes para identificação de novo coronavírus no município, a estimativa é que cerca de 1,2 milhão de pessoas já foram contaminadas..
Em comparação com o levantamento divulgado em 20 de junho, o número de infectados teve um ligeiro crescimento, de 9,5% da população para 9,8%. “A gente mantém estável a prevalência na cidade, mesmo no momento de abertura”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Desigualdade

O estudo da prefeitura mostra que a doença tem atingido mais pessoas em regiões periféricas e com menor renda. A classe social mais atingida foi a E, com um 15,1% das pessoas desse estrato social contaminadas. Na classe B, a menos atingida, o percentual é de 2,2% e na A, de 5,7%. Nas classes C e D, a prevalência ficou em 9% e 11,5%, respectivamente.
Os negros também são proporcionalmente mais atingidos. Apesar de representarem aproximadamente 36% da população, segundo dados do último censo, são metade dos infectados na cidade.
Entre os que não tem estudo, 17,7% já tiveram covid-19, percentual que cai para 6,5% entre aqueles com nível superior. “O vírus jogou luz na desigualdade social da cidade de São Paulo. É inaceitável que seja três vezes mais perigoso na classe E do que na classe A”, destacou o prefeito Bruno Covas, durante a apresentação.
Os distritos com maior incidência de novo coronavírus são: Brasilândia (zona norte) , Cachoeirinha (zona norte), Jaçanã (zona norte), Liberdade (centro), Santa Cecília (centro), Cidade Ademar (zona sul), Jardim São Luís (zona sul), Campo Limpo (zona sul), Capão Redondo (zona sul), Parque São Lucas (zona leste), Sapopemba (zona leste), Itaim Paulista (zona leste), Itaquera (zona leste) e Lajeado (zona leste).
A prefeitura pretende agora ampliar o número de testes aplicados e chegar perto dos 400 mil por mês.
Edição: Maria Claudia
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-07/covid-19-contagem-de-casos-se-estabiliza-e-sp-decide-reabrir-parques

Bahia tem queda no índice de roubos a bancos pelo 6º ano consecutivo

Pelo sexto ano consecutivo, a Bahia teve redução no índice de roubos a bancos, segundo dados divulgados hoje (9) pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA). No primeiro semestre de 2020, a modalidade criminosa teve diminuição de 28,6%, em comparação com o mesmo período de 2019. Em números absolutos, foram 20 casos nos primeiros seis meses de 2020, contra 28 no mesmo período do ano anterior.
Também no primeiro semestre, ações das polícias Militar e Civil desarticularam duas quadrilhas especializadas em ataques contra instituições financeiras. Em muitos casos, essas ações aconteceram em parceria com a Polícia Federal. Vinte e uma armas de fogo foram apreendidas, entre elas sete fuzis. Treze criminosos acabaram presos em flagrante e 14 morreram em confrontos com as forças de segurança estaduais.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/94446,bahia-tem-queda-no-indice-de-roubos-a-bancos-pelo-6o-ano-consecutivo

Rui Costa quer pagar R$ 500 em parcela única a infectados com Covid-19

O governador da Bahia, Rui Costa, quer pagar em parcela única o auxílio de R$ 500 aos infectados com coronavírus que decidirem se internar em abrigos do governo. Atualmente, o governo concede em duas parcelas, sendo a primeira ao sétimo dia de internamento e a segunda no 14º dia de permanência. 
A modificação que tramita agora no Legislativo estabelece o desembolso único do valor total, após a conclusão dos 14 dias de internação.  
De acordo com o Projeto de Lei 23.930, enviado à Assembleia Legislativa, a medida visa adequar as normas à experiência obtida pela vigência de ambas desde o último mês de maio. 
A outra alteração na lei é em relação à participação dos municípios no programa, com o acréscimo de mais um parágrafo ao Art. 2º. Ali fica estabelecido que “a transferência de valores dos municípios copartícipes para consecução do fim previsto no caput deste artigo será disciplinada através de regulamento e dependerá de assinatura de instrumento próprio”. 
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/94469,rui-costa-quer-pagar-r-500-em-parcela-unica-a-infectados-com-covid-19

Pai de bebê que morreu afogado diz que foi obrigado pela PM a deixar filho sozinho



A morte de um bebê de 1 ano, que se afogou na piscina da casa onde morava com a família, em Planaltina (GO), gerou versões diferentes sobre o caso. O pai do menino diz que o óbito aconteceu depois que ele foi preso na própria residência pela Polícia Militar, sem explicação, deixando a criança e outros dois filhos pequenos sozinhos ao ser levado pela delegacia. 

Já a PM diz que, no momento da prisão, havia outros adultos no local. A corporação também sustenta que o homem foi preso suspeito de participar de um roubo. O caso é apurado pela Polícia Civil, segundo o G1. Miguel Tayler Pereira Gualberto morreu na última sexta-feira (3). Ele chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.

Pai do menino, o agente de monitoramento Jonas Pereira Gualberto contou que estava sozinho cuidando dos filhos, quando foi abordado pela polícia dentro de casa. Ele alega que a mulher tinha ido ao supermercado.

"Meus meninos estavam no quarto, assistindo [TV] no começo da casa. No momento que saí no portão para pegar a vassoura, eles [policias] já me algemaram e falaram que eu estava preso. Não me explicaram, não falaram nada. Só colocou a algema e me levaram", afirmou.

Jonas foi liberado após não ser reconhecido pela vítima do roubo. A mulher dele e mãe da criança, a dona de casa Raifra da Silva, confirmou que estava no supermercado. Ela contou que tentou salvar o filho, mas não conseguiu.

Em nota, a PM confirmou que prendeu o homem por suspeita de roubo, mas que, no momento da detenção, havia outros familiares na residência, "entre eles a esposa, a irmã e o cunhado, além de seus três filhos". A PM destacou ainda que "diante desta situação de tamanha comoção, nenhum fato ficará sem a devida e correta apuração".

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250579-pai-de-bebe-que-morreu-afogado-diz-que-foi-obrigado-pela-pm-a-deixar-filho-sozinho.html

Bahia registra 98,3 mil infectados e 2.328 mortes por Covid-19



A Bahia se aproxima da marca dos 100 mil infectados pelo novo coronavírus. O boletim desta quinta-feira (9) da Secretaria da Saúde Estadual (Sesab) informa que nas últimas 24 horas foram registrados 2.783 casos de Covid-19, com isso a Bahia chegou aos 98.319 casos confirmados desde o início da pandemia. Quanto às mortes, o número é de 2.328, sendo 51 registradas somente nas últimas 24 horas.  

No boletim do dia anterior, a quarta-feira (8), o estado somaca 95.536 casos confirmados e 2.277 mortes.

As confirmações ocorreram em 394 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (42,90%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.419,53), Itajuípe (2.283,93), Ipiaú (1.868,20), Lauro de Freitas (1.590,41) e Itabuna (1.552,37).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24464-bahia-registra-983-mil-infectados-e-2328-mortes-por-covid-19.html

Bahia chega a 90% de cidades com transporte suspenso devido à pandemia



Os municípios de Cocos, na Bacia do Rio Corrente, extremo oeste; Itiúba, na região sisaleira; Iuiu, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano; Nova Fátima, na Bacia do Jacuípe, e São Gabriel, no centro norte, terão o transporte intermunicipal suspenso. A medida vale a partir desta sexta-feira (10) e faz parte das ações contra a disseminação da Covid-19. Com as cinco cidades, o número de municípios baianos com a interrupção do serviço chega a 376, o que representa 90,1% dos 417 municípios do estado.

É considerado transporte intermunicipal qualquer veículo coletivo público ou privado, rodoviário ou hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Para chegar nas cinco cidades da lista o limite vai até 1h, enquanto que para sair a tolerância é até as 9h. No decreto desta quinta-feira, o governador Rui Costa não autorizou a volta de transporte em nenhuma cidade. No entanto, 30 municípios já têm o serviço em funcionamento.

O último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) aponta 95,5 mil casos de novo coronavírus com 2.277 mortes em consequência da doença. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/21707-bahia-chega-a-90-de-cidades-com-transporte-suspenso-devido-a-pandemia.html

Partidos políticos devem respeitar cotas femininas em eleições municipais, pede MP-BA



O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio dos promotores de Justiça Gustavo Pereira Silva e Anna Karina Senna, recomendou aos diretórios municipais dos partidos políticos dos municípios de Seabra, Ibitiara, Novo Horizonte e Catu, que observem o preenchimento de no mínimo 30% e o máximo de 70% para as candidaturas de cada sexo, mantendo as proporções originárias durante todo o processo eleitoral.  

Além disso, os promotores de Justiça, que têm atribuição na área eleitoral, pediram que os partidos ofereçam meios materiais para a realização de campanhas pelas candidatas do sexo feminino, cumprindo formalmente e materialmente a ação afirmativa prevista na Lei eleitoral nº 9.504/97. O promotor de Justiça Gustavo Pereira afirma que, de acordo com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de março de 2018, a expressão “cada sexo” mencionada no artigo 10 da Lei 9.504/97 “deve ser entendida por cota de gênero, e não ao sexo biológico, de forma que tantos homens como as mulheres transexuais e travestis podem ser contabilizadas nas cotas de candidaturas masculina ou feminina". 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/62858-partidos-politicos-devem-respeitar-cotas-femininas-em-eleicoes-municipais-pede-mp-ba.html

Doria anuncia que Conep aprovou terceira fase de testes da vacina contra a Covid-19

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta quinta-feira (9) que a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou a realização da terceira fase dos testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela pela farmacêutica chinesa de biotecnologia Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

"Bom dia, pessoal. Excelente notícia: a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou a realização da terceira fase de ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório Sinovac Biotech", escreveu.

O Butantan confirmou na última quarta-feira (8) que recebeu a aprovação da Conep, que avalia normas, tipo de estudo e biossegurança. Essa avaliação era o último requisito necessário para validar o estudo que irá comprovar a segurança e a eficácia da vacina. Na última sexta-feira (3), o Butantan já havia recebido a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina vai começar a ser aplicada em voluntários no dia 20 de julho. Apenas profissionais de saúde que estejam na ativa poderão participar do estudo. Outros pré-requisitos são que os voluntários não tenham se contaminado pela Covid-19 anteriormente, mulheres não estejam grávidas ou planejem engravidar nos próximos três meses, e que os voluntários morem perto de um dos 12 centros de pesquisa que conduzirão o projeto.

Os novos testes da vacina erão feitos em larga escala e precisam fornecer uma avaliação definitiva da eficácia e segurança.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250569-doria-anuncia-que-conep-aprovou-terceira-fase-de-testes-da-vacina-contra-a-covid-19.html

Covid-19: 86% dos municípios da Bahia descumprem transparência com gastos



Dos 417 municípios baianos, 359 não cumprem as exigências legais para dar transparência aos gastos que estão sendo realizados para o combate da pandemia da Covid-19. Isto significa que os gestores de 86% dos municípios baianos não estão permitindo aos cidadãos o controle e a fiscalização sobre os recursos públicos que estão sendo empregados nas ações de controle da disseminação da doença. 

Apenas 16 prefeituras, ou seja, 4% do total, têm cumprido plenamente o dever de informar sobre os gastos realizados contra a pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, após análise das informações apresentadas nos sites oficiais das prefeituras.

O resultado do levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (09) pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Plínio Carneiro Filho, que manifestou preocupação e alertou os prefeitos e demais gestores municipais para que promovam o mais rápido possível as adequações necessárias, visando “o cumprimento dos requisitos mínimos exigidos pela Lei de Acesso à Informação e pela Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública”.

O presidente do TCM observou que ficou evidente o descumprimento de dispositivos legais e de “princípios da boa prática de governança de recursos públicos, imprescindíveis para a transparência nas contratações emergenciais”. Destacou que estes gestores poderão, eventualmente, serem penalizados com sanções em razão do descaso com o dever de informar e de permitir a devida fiscalização por parte dos cidadãos.

No estudo, com base em análise das informações expostas nos sites das prefeituras, 359 municípios (86% do total) não atenderam as exigências legais; 42 prefeituras (10%) atenderam apenas parcialmente as exigências da legislação; e 16 prefeituras (4%) atenderam plenamente o imposto pelas leis que disciplinam a matéria. Nenhuma das prefeituras dos municípios da Região Metropolitana de Salvador cumpriu, no período analisado, a obrigação de expor todas as informações sobre gastos na compra de insumos e serviços para o combate à pandemia.

Os municípios que cumpriram as normas de transparências pública foram: Bom Jesus da Lapa, Bonito, Caetité, Candiba, Coaraci, Cocos, Curaçá, Iuiú, Lajedinho, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Porto Seguro, São Gabriel, Serra Dourada, Una e Wenceslau Guimarães. Deles, seis estão situados na região Centro Sul baiano; dois no Centro Norte; dois no Extremo Oeste; quatro no Sul baiano; e dois no Vale do São Francisco.

Segundo os técnicos do TCM que fizeram o levantamento – todos ligados à Diretoria de Assistência aos Municípios da Superintendência de Controle Externo – dentre os aspectos que ensejaram o descumprimento dos dispositivos legais destacam-se sites desatualizados e ausência de acessibilidade, entre outros. No relatório eles destacaram que a Lei 13.979/2020 estabelece que “todas as contratações ou aquisições realizadas com fulcro em seus dispositivos serão imediatamente disponibilizadas em sítio oficial específico na rede mundial de computadores (internet), contendo, no que couber, além das informações previstas no § 3º do art. 8º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição”. Verificou-se, também, a ausência de cumprimento dos requisitos do §3º do art. 8º da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), em especial a autenticidade, integridade e atualidade das informações.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250575-covid-19-86-dos-municipios-da-bahia-descumprem-transparencia-com-gastos.html

Governo da Bahia quer modificar lei para beneficiar portadores da Covid-19



O governador Rui Costa enviou à Assembleia Legislativa (AL-BA) um projeto de lei com o objetivo de editar dois dispositivos aprovados durante o enfrentamento do novo coronavírus. De acordo com a mensagem destinada ao presidente Nelson Leal (PP), a medida visa adequar as normas à experiência obtida pela vigência de ambas desde o último mês de maio. 

A Lei 14.264 trata do pagamento de auxílio financeiro em favor de indivíduos infectados com o novo coronavírus, que aceitem ser hospedados nos Centros de Acolhimento e Acompanhamento Clínico. Originalmente, o governo se dispôs a pagar R$500 em duas parcelas, sendo a primeira ao sétimo dia de internamento e a segunda no 14º dia de permanência. A modificação que tramita agora no Legislativo estabelece o desembolso único do valor total, após a conclusão dos 14 dias de internação.  

A outra alteração na lei é em relação à participação dos municípios no programa, com o acréscimo de mais um parágrafo ao Art. 2º. Ali fica estabelecido que “a transferência de valores dos municípios copartícipes para consecução do fim previsto no caput deste artigo será disciplinada através de regulamento e dependerá de assinatura de instrumento próprio”. 

PROFISSIONAIS 
O restante do projeto, que está em pauta aberta para emendas, redefine a aplicação do auxílio excepcional e temporário aos profissionais de saúde da rede pública que venham a ser infectados pela Covid-19, previsto na Lei 14.266. De acordo com o texto governamental, o objetivo é ajustar a logística, após a experiência obtida desde que passou a vigorar. 


Aos artigos 1º e 2º da lei são acrescentados os termos “profissionais de saúde e de assistência social”, tornando claro a quem se destina o auxílio. O Art. 3º passa por diversos ajustes em seus incisos e parágrafos, a exemplo do Parágrafo 1º, em que define a média dos últimos três meses para aqueles profissionais que recebem valores variados. A lei original não tinha previsão para estes casos. 

O Art. 4º da Lei, que estabelece o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA) como única unidade responsável para a realização do exame para constatar a doença, também sofre mudança no projeto de lei. A proposição mantém o Lacen como a entidade para constatar a infecção pelo vírus, mas admite que o laboratório valide exames feitos por terceiros. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250565-governo-da-bahia-quer-modificar-lei-para-beneficiar-portadores-da-covid-19.html

Latam Brasil ingressa com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos



A Latam Brasil entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pela empresa nesta quinta-feira (9). O pedido foi feito por conta dos impactos da crise do coronavírus nas operações da Latam.

“Tomamos esta decisão neste momento para que a empresa possa ter acesso a novas fontes de financiamento. Estamos seguros de que estamos nos movendo de forma responsável e adequada, pois temos o desafio de transformar a empresa para que ela se adapte à nova realidade pós-pandemia e garanta a sua sustentabilidade no longo prazo”, disse Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

Em nota, a Latam diz que o objetivo do pedido de recuperação judicial é “reestruturar sua dívida e gerenciar efetivamente sua frota de aeronaves, enquanto permite a continuidade operacional”. E garantiu que "continuará a voar sem nenhum impacto nas suas operações de passageiros, cargas, reservas, vouchers ou pontos".

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250570-latam-brasil-ingressa-com-pedido-de-recuperacao-judicial-nos-estados-unidos.html

MEC anuncia que Enem será em 17 e 24 de janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro, na sua versão impressa. A nova data para aplicação das provas foi divulgada hoje (8), durante coletiva de imprensa transmitida pela internet, que contou com a presença do secretário executivo da pasta, Antonio Paulo Vogel, que é o ministro interino, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.
A versão digital do exame será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação das provas está marcada agora para os dias 24 e 25 de fevereiro do ano que vem. Os resultados serão divulgados no dia 29 de março. 
"Entendemos que essa decisão não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos. Sabemos que não é. Então, buscamos uma solução técnica, tentando ver a data que melhor se adequa a todos", afirmou Vogel, ao divulgar o novo calendário. Segundo ele, a definição das datas foi construída após diálogo com as secretarias estaduais de Educação e entidades que representam as instituições de ensino superior, tanto privadas quanto públicas.  
Segundo o presidente do Inep, serão adotadas medidas sanitárias durante a aplicação das provas, como uso de álcool gel e distanciamento adequado entre os estudantes. Os protocolos sanitários para aplicação das provas vão gerar um custo adicional de cerca de R$ 70 milhões para o governo federal, informou Alexandre Lopes.
"Estamos prontos para fazer essa execução em janeiro. Já estamos adotando as medidas necessárias, junto ao consórcio aplicador, para garantir a segurança sanitária durante a aplicação da prova, medidas relativas ao uso de álcool gel, uso de máscara, distanciamento e quantidade a alunos nas salas de aplicação do exame", afirmou Lopes.

Consulta pública

Em junho, o Inep chegou a realizar uma enquete virtual para saber em quais datas os estudantes gostariam de realizar a prova. Pelo levantamento, 49,7% dos estudantes preferiam que o Enem impresso fosse aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. Ao comentar a decisão de aplicar as provas entre janeiro e fevereiro, Lopes disse que levou em conta, além da própria enquete, as opiniões das instituições de ensino e das secretarias de educação.
"A enquete não seria o único parâmetro para definição da data, era mais um parâmetro. Entendemos que seria muito importante ouvir os secretários estaduais de educação, representados aqui pelo Consed, como também as instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Todas as informações foram levadas em consideração. Com relação à enquete, mais da metade dos alunos optaram por dezembro e janeiro; maio foi menos de 50% dos alunos, então, mais da metade dos alunos preferiu dezembro e janeiro e a gente também está atendendo esse público", argumentou.

Edição extra do Sisu

O ministro interino da Educação destacou que, caso seja um desejo das instituições de ensino, o MEC poderá abrir um terceiro período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2020. Normalmente, o Sisu é aberto duas vezes no ano, no primeiro e no segundo semestre.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2020 estão abertas até o dia 10 de julho. Serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país. 
Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o Enem de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar.
Confira a divulgação das datas na TV Brasil:
 
Edição: Pedro Ivo de Oliveira
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-07/mec-anuncia-novas-datas-de-aplicacao-do-enem-2020

Complicações da Covid incluem danos cerebrais, confusão mental e derrame



Um novo estudo de pesquisadores da Universidade College London, na Inglaterra, identificou que além das complicações já conhecidas, a Covid-19 pode gerar problemas  neurológicas. A doença pode causar confusão mental, inflamação cerebral, derrame e danos aos nervos, de acordo com reportagem da revista Galileu. 

Os pesquisadores identificaram a prevalência de uma condição inflamatória rara e fatal, chamada encefalomielite aguda disseminada (Adem), que têm crescido devido à pandemia.

"Devemos estar atentos e observar essas complicações em pessoas que tiveram Covid-19", alertou o neurologista e líder do estudo, Michael Zandi. "Se veremos uma epidemia em larga escala de danos cerebrais relacionados à pandemia — talvez semelhante ao surto de encefalite letárgica nas décadas de 1920 e 1930, após a pandemia de gripe de 1918 — ainda não sabemos", afirmou o especialista. 

Os resultados do estudo foram publicados no periódico Brain nesta quarta-feira (8).

Os pesquisadores chegaram às constatações após analisar sintomas neurológicos de 43 pacientes com idades entre 16 e 85 anos, que tinham suspeitas ou eram casos confirmados de Covid-19 e foram tratados no Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia, em Londres.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24452-complicacoes-da-covid-incluem-danos-cerebrais-confusao-mental-e-derrame.html

Auxílio emergencial elevou padrão de vida em 23 milhões de domicílios

Em três meses de vigência, o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) elevou o padrão de vida em mais de 23 milhões de lares brasileiros, revelou relatório divulgado, hoje (8), pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. Nos domicílios mais pobres, mais de 93% da renda vem do benefício social.
A secretaria publicou nota informativa em que usa dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD – Covid-19) para analisar a abrangência, a focalização e o efeito sobre a distribuição de renda do auxílio emergencial.
De acordo com o texto, a medida conseguiu atender aos objetivos ao se concentrar nos trabalhadores informais e nos indivíduos, tanto os que estão sem ocupação como fora da força de trabalho, em especial, nas faixas mais baixas da distribuição de renda.
Segundo a análise, a medida é fortemente concentrada nos 30% mais pobres da população brasileira, apesar de denúncias apuradas pela Controladoria-Geral da União (CGU) de que pessoas que não teriam direito ao auxílio recebem o benefício. Nos cerca de 23 milhões de domicílios com elevação do padrão de vida, informou o relatório, o auxílio emergencial permitiu que os moradores saíssem do nível habitual de renda a padrões que superam os limites de extrema pobreza e de pobreza.
“O auxílio emergencial conseguiu atingir plenamente os seus objetivos. O foco na população mais pobre e nos trabalhadores informais merece destaque. Muitas famílias tiveram sua vida melhorada pelo auxílio, permitindo a adoção de práticas voltadas à prevenção contra a Covid-19 e a elevação do seu padrão de consumo”, informou o Ministério da Economia em comunicado.
Edição: Fernando Fraga
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-07/auxilio-emergencial-elevou-padrao-de-vida-em-23-milhoes-de-domicilios

Enem 2020 é adiado para janeiro e fevereiro de 2021

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram adiadas mais uma vez e serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. O anúncio foi feito hoje (8) pelo Ministério da Educação. A nova data para o Enem 2020 foi definida mais de quatro meses após a suspensão das aulas presenciais e fechamentos das escolas em todo o Brasil por causa da disseminação do coronavírus.
O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, durante coletiva de imprensa, em Brasília. Ao todo, 5,8 milhões de pessoas foram inscritas. Destes, 96 mil candidatos farão a prova de forma digital. 

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/94422,enem-2020-e-adiado-para-janeiro-e-fevereiro-de-2021

Bolsa encosta em 100 mil pontos e fecha no maior nível em quatro meses

A bolsa de valores aproximou-se dos 100 mil pontos e encerrou esta quarta-feira (8) no maior nível em quatro meses. O índice Ibovespa, da B3 (a bolsa de valores brasileira), subiu 2,05% e fechou o dia aos 99.770 pontos.
O indicador alcançou o nível mais alto desde 6 de março, cinco dias antes de a Organização Mundial da Saúde decretar a pandemia de covid-19, quando tinha fechado aos 102 mil pontos. O Ibovespa seguiu a bolsa norte-americana. O índice Dow Jones, da bolsa de Nova York, encerrou esta quarta com alta de 0,68%.
No mercado de câmbio, houve forte volatilidade. O dólar comercial operou em baixa durante quase toda a sessão. Na mínima do dia, por volta das 10h30, chegou a ser vendido a R$ 5,32. No início da tarde, por volta das 12h30, foi para R$ 5,38, mas caiu durante o restante da tarde, até fechar em R$ 5,347, com recuo de R$ 0,038 (-0,71%).
No Brasil, os investidores repercutiram o crescimento de 13,9% nas vendas do varejo em maio, com estabilidade em relação a maio do ano passado. O mercado também refletiu o crescimento da produção industrial no mês passado em 12 de 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No exterior, o dólar passou a perder força no mercado internacional após diretores do Federal Reserve, Banco Central norte-americano, advertirem para o risco de que a maior economia do planeta está estagnada e que os recentes ganhos nos indicadores econômicos são apenas temporários. A divisa caiu cerca de 6% em relação às principais moedas estrangeiras nas últimas duas semanas.
Há várias semanas, mercados financeiros em todo o planeta atravessam um período de nervosismo por causa da recessão global provocada pelo agravamento da pandemia do novo coronavírus. Nos últimos dias, os investimentos têm oscilado entre possíveis ganhos com o relaxamento de restrições em vários países da Europa e em regiões dos Estados Unidos e contratempos no combate à doença.
Edição: Aline Leal
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-07/bolsa-encosta-em-100-mil-pontos-e-fecha-no-maior-nivel-em-quatro-meses#

Brasil tem 1 milhão de casos recuperados de covid-19



O Brasil atingiu ontem(08) a marca de um milhão de casos recuperados de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados hoje (8), o país acumula 1.713.160 de casos confirmados e 67.964 mortes.
Nas últimas 24h, foram adicionadas 1.223 mortes aos registros oficiais. Há ainda 4.105 óbitos em investigação. O painel do órgão também trouxe 44.571 novos casos diagnosticados de ontem (7) para hoje. Estão em acompanhamento no país 624.695 pacientes infectados pelo novo coronavírus.
No balanço de terça-feira, o país contabilizava 66.741 mortes e 1.668.589 casos acumulados de covid-19, desde o início dos registros.
Em entrevista coletiva realizada hoje em Brasília, a equipe do Ministério da Saúde apresentou a evolução da pandemia no país, destacando uma estabilidade na curva do número de mortes e um aumento na curva dos casos confirmados.

Estados

Os estados com mais mortes são São Paulo (16.788), Rio de Janeiro (10.970), Ceará (6.665), Pernambuco (5.323) e Pará (5.169). As unidades da Federação com menos falecimentos pela pandemia são Mato Grosso do Sul (134), Tocantins (233), Roraima (386), Acre (404) e Santa Catarina (432).
Edição: Denise Griesinger
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-07/brasil-tem-1-milhao-de-casos-recuperados-de-covid-19

Azul Linhas Aéreas volta a operar em Ilhéus e Vitória da Conquista em agosto

As cidades de Vitória da Conquista e Ilhéus vão voltar a receber voos da Azul Linhas Aéreas em agosto. A companhia já havia anunciado a retomada em Porto Seguro no dia 21 deste mês.
A partir de 3 de agosto, Vitória da Conquista terá voos diretos para Campinas (SP), às segundas, quartas, sextas e domingos. Ilhéus contará com frequências para Belo Horizonte (MG), às terças, quintas, sextas e sábados, a partir de 18 de agosto.
De acordo com o plano de retomada da companhia aérea, as bases de Dourados (MS), Presidente Prudente (SP), Campina Grande (PB) e Governador Valadares (MG) serão reabertas no dia 3, Juiz de Fora (MG) volta no dia 17 e Joinville (SC), em 18 de agosto.
Essas operações serão cumpridas com aeronaves modelo Embraer E1, com capacidade para até 118 clientes.
“Para o próximo mês, voltaremos a conectar importantes cidades do interior de estados brasileiros, reforçando a vocação regional da Azul e a nossa conectividade, que amplia as opções de voos e destinos para nossos clientes. Recompondo parte da oferta, nossa malha crescerá 290% em agosto em comparação com abril, nos permitindo atender as pessoas que precisam continuar se deslocando pelos mais diversos motivos. O transporte aéreo é fundamental para contribuir com a retomada da economia e servir um país de dimensões continentais como o Brasil”, afirmou Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/94421,azul-linhas-aereas-volta-a-operar-em-ilheus-e-vitoria-da-conquista-em-agosto

Medidas de segurança em relação a pandemia vão encarecer Enem em R$ 70 milhões

As mudanças e medidas adotadas para garantir segurança sanitária a estudantes e aplicadores no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai encarecer em cerca de R$ 70 milhões a realização da prova. A suplementação foi solicitada ao Ministério da Economia. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) está fazendo remanejamentos internos de recursos. 

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou em coletiva nesta quarta-feira (8) que o órgão e o MEC já estão no processo de renovção do contrato com o consórcio aplicador da prova. 

Ainda conforme Lopes, o mapa de distribuição dos alunos em salas e escolas. Ele ainda destacou a importância do calendário de inscrições ter sido mantido, apesar dos pedidos de adiamento. Deste modo, o "orçamento adicional está sendo feito com base em um número real". 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250554-medidas-de-seguranca-em-relacao-a-pandemia-vao-encarecer-enem-em-r-70-milhoes.html

Enem: Alunos preferiam maio, mas MEC avaliou opiniões de instituições e secretários



Além da enquete em que estudantes apontaram a melhor data para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a escolha pela realização em janeiro pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep considerou outros parâmetros. Durante coletiva nesta quarta-feira (8), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou que "a enquete não seria o único parâmetro para definição da data, seria mais um".  

"Seria importante ouvir secretários de educação e instituições de ensino superior, públicas e privadas, todas as informações foram levadas em conta", disse o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Ainda sobre a enquete, o ministro interino da Educação e secretário executivo da pasta, Paulo Vogel, destacou que "mais da metade [dos participantes da enquete] preferiu dezembro e janeiro" enquanto "maio foi menos de 50%". 

Os resultados da enquete divulgados pelo Inep na semana passada, mostram que o maior número de votos foi referente a realização da prova no mês de maio. A opção teve 553.033 votos, equivalente a 49,7% do total. O Inep computou 1.113.350 inscritos que participaram da enquete. A realização em janeiro teve 392.902 votos (35,3% do total). Dezembro somou 167.415 votos (15% do total).

Outro argumento apresentado pelo titular interino do MEC foi de que se as provas acontecessem no mês de maio os ingressos nas instituições de ensino superior acontceriam apenas no segundo semestre de 2021.  "Perderíamos um semestre inteiro", lamentou Vogel.

Diante disso, Vogel revelou que o MEC estuda possibilidade da realização de mais uma edição do Sisu, que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas, no ano que vem. "Opção aberta é pensar, avaliar e ver junto com entidades de fazer outro Sisu ao longo de 2021", disse. 

Questionado sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos da escolas públicas em meio à pandemia, em que aulas foram suspensas e considerando que um número expressivo de alunos não tem acesso a internet e aulas online, o ministro interino do MEC ressaltou que os problemas não são apenas desses estudantes. "Não só na rede pública, na rede privada também tem dificuldades em vários aspectos", disse sem especificar quais.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250555-enem-alunos-preferiam-maio-mas-mec-avaliou-opinioes-de-instituicoes-e-secretarios.html

Casos de peste bubônica na China são monitorados pela OMS

A ocorrência de casos da peste bubônica na China está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi anunciada pela entidade nesta terça-feira (7). Na ocasião, a OMS amenizou as preocupações ao afirmar que a situação não representa uma grande ameça, e que está "bem administrada".

"No momento, não consideramos que haja um risco alto, mas estamos monitorando de perto", formou a porta-voz da OMS, Margaret Harris. Ela ainda acrescentou que autoridades chinesas e mongóis tem trabalhado junto com a Organização. 

Reportagem publicada pelo G1 revela que casos da peste bubônica foram relatados nos últimos dias na China. Autoridades da cidade de Bayannur, localizada na Mongólia Interior, norte da China, anunciaram uma série de medidas após detectarem um caso da doença neste fim de semana.

A peste bubônica é causada pela bactéria Yersinia pestis. Pode se disseminar pelo contato com pulgas infectadas. Os sintomas incluem inchaço dos gânglios linfáticos, que podem ficar grandes como ovos de galinha, na virilha, na axila ou no pescoço. Eles podem ser sensíveis e quentes. Outros sintomas incluem febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. A peste bubônica requer tratamento hospitalar urgente com antibióticos fortes.

Por causa da doença, a caça e o consumo de animais que podem transmitir a peste foi proibida na China até o final do ano, traz a reportagem.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24451-casos-de-peste-bubonica-na-china-sao-monitorados-pela-oms.html