terça-feira, 1 de abril de 2014

Maioria dos consumidores já foi vítima de fraude, aponta pesquisa

Pesquisa nacional realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 54% dos consumidores brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude nos últimos 12 meses. De acordo com especialistas das duas entidades, o porcentual é alto e representa 5,4 milhões de brasileiros, somente nas capitais do país. O golpe mais citado pelos consumidores pesquisados foi a propaganda enganosa, com um em cada três casos (31%), seguida pela prática de entregar um serviço diferente do que foi inicialmente contratado, com 21%. Dificuldades de acionar a garantia após a compra de um produto e problemas com combustível adulterado aparecem na sequência da lista, com 12% e 10% dos casos, respectivamente.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152621-maioria-dos-consumidores-ja-foi-vitima-de-fraude-aponta-pesquisa.html

Dilma posta mensagem de apoio a jornalista ameaçada após protesto contra estupro

Em solidariedade à jornalista Nana Queiroz, que criou a campanha virtual “Não mereço ser estuprada” e recebeu ameaças de estupro, a presidente Dilma Rousseff escreveu uma mensagem em sua conta no Twitter. “A jornalista Nana Queiroz se indignou com os dados da pesquisa do Ipea sobre o machismo na nossa sociedade. Por ter se manifestado nas redes contra a cultura de violência contra a mulher, a jornalista foi ameaçada de estupro. Nana Queiroz merece toda a minha solidariedade e respeito”, disse Dilma.

 Após postar no Facebook uma imagem em que aparece em frente ao Congresso Nacional, sem camiseta e com um cartaz escrito “Não mereço ser estuprada”, várias mulheres replicaram o gesto nas redes sociais. Ameaçada após o protesto, Nana fez um relato, também pela rede social: “Amanheci de uma noite conturbada. Acreditei na pesquisa do Ipea e experimentei na pele sua fúria. Homens me escreveram ameaçando me estuprar se me encontrassem na rua, mulheres escreveram desejando que eu fosse estuprada”. Em seu comunicado, Dilma reforçou que “o governo e a lei” estão ao lado da jornalista e de todas as mulheres que sejam ameaçadas ou vítimas de violência.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152628-dilma-posta-mensagem-de-apoio-a-jornalista-ameacada-apos-protesto-contra-estupro.html

Dilma diz que não quer revisão da Lei de Anistia

A presidente Dilma Rousseff não apoia a revisão da Lei de Anistia como desejam grupos de esquerda, a Anistia Internacional, que lança nesta terça-feira (1º) uma campanha em prol da alteração do texto, e alguns senadores. Dilma aproveitou um discurso em cerimônia, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, para apresentar sua posição, endossando uma decisão do Supremo Tribunal Federal de 2010, que considerou constitucional a Lei da Anistia que impediu a punição dos crimes cometidos durante a ditadura (1964-1989). 

Os militares são contra a revisão da legislação. "Nós reconquistamos a democracia à nossa maneira, por meio de lutas e de sacrifícios humanos irreparáveis, mas também por meio de pactos e acordos nacionais, muitos deles traduzidos na Constituição de 1988", afirmou a presidente, defendendo a sua tese. Em seguida, Dilma fez questão de justificar sua posição, ressaltando que "assim como eu respeito e reverencio os que lutaram pela democracia, enfrentando a truculência ilegal do Estado, nunca deixarei de enaltecer esses lutadores e essas lutadoras". Ela reiterou também que "reconhece e valoriza os pactos políticos que nos levaram à redemocratização". Dilma explicou ainda que todo o processo de redemocratização do Brasil "foi construído passo a passo durante cada um dos governos eleitos depois da ditadura". 

E fez questão de justificar que sua posição nada tem a ver com esquecimento, mas a defesa da verdade. "A palavra verdade é exatamente o oposto do esquecimento" e "é algo tão forte que não dá guarida para o ressentimento, ódio e nem tampouco para o perdão. E é só e sobretudo o contrário do esquecimento. É memória e é história", afirmou Dilma, que defendeu a liberdade de imprensa e a independência do Legislativo e do Judiciário.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/30634-dilma-diz-que-nao-quer-revisao-da-lei-de-anistia.html

Segunda chamada para cursos do Sisutec deve sair nesta terça

O resultado da segunda chamada para ocupação de vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) será disponibilizado a partir desta terça-feira (1º). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos gratuitos são oferecidos por instituições públicas e privadas e têm início previsto entre 14 de abril e 12 de maio. A consulta aos cursos deve ser feita no site do MEC e o período de matrícula acontece entre os dias 2 e 4 de abril. As vagas serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. 

O aluno também deverá ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e ter obtido nota acima de zero na prova de redação. Foram registradas 1.016.211 inscrições na primeira edição de 2014 do Sisutec. O total de inscritos chegou a 527.730, já que cada candidato pode escolher até duas opções de curso. São ofertadas 293.738 vagas em cursos técnicos subsequentes. Após as duas chamadas do Sisutec, todos os candidatos que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes, mesmo que não tenham feito a prova do Enem.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152639-segunda-chamada-para-cursos-do-sisutec-deve-sair-nesta-terca.html