domingo, 4 de julho de 2010

Pesquisadores testam carro para cegos


Pesquisadores americanos vão testar um protótipo de carro que pode ser dirigido por cegos. Trata-se de de um modelo da Ford criado pela Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos em parceria com a Universidade Virginia Tech.

O veículo é equipado com dispositivos sonoros e vibratórios que indicam para o condutor a existência de curvas e obstáculos. Luvas vibratórias alertam sobre curvas; sopros de ar comprimido no rosto do motorista indicam obstáculos; uma camiseta vibratória informa sobre velocidade; e um volante com sinais de áudio orienta a direção.

O protótipo será testado em janeiro no autódromo de Daytona, na Flórida, mas os responsáveis pelo projeto calculam que ainda levará alguns anos para que um modelo para cegos esteja disponível para circular pelas ruas.

"Esta demonstração vai desafiar estereótipos e mitos que impedem nossa total integração na sociedade, mostrando ao público que os cegos têm as mesmas capacidades de outras pessoas", disse o presidente da Associação de Cegos, Marc Maurer.


Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=52389

Faustão chama Dunga de arrogante e diz que não adianta "chutar cachorro morto"

O apresentador Fausto Silva criticou o ex-técnico da seleção Dunga e o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, pela derrota do Brasil na Copa do Mundo na África.

Segundo Faustão, a culpa da derrota foi da CBF indicou uma pessoa que não tinha a menor condição de ser técnico. "Não adianta chutar cachorro morto. Deixa o coitado do Dunga ir ver a família dele e descansar."

TV Globo/Zé Paulo Cardeal
Fausto Silva criticou o ex-técnico da seleção e o presidente da CBF pela derrota do Brasil
Fausto Silva criticou o ex-técnico da seleção e o presidente da CBF pela derrota do Brasil

Ele ainda chamou Dunga de arrogante. "A arrogância é a arma dos incompetentes e dos inseguros", afirmou em tom de desabafo.

Neste domingo, Teixeira demitiu Dunga e todos os integrantes da comissão técnica. O presidente da CBF deverá anunciar o novo treinador na próxima semana, quando chega ao Brasil.

Não é a primeira vez que Faustão critica Dunga.

"Eu acho irresponsável quem dá um cargo para uma pessoa sem experiência, e tão irresponsável também é quem aceita. Depois não adianta ficar reclamando", afirmou o apresentador em 2008, depois de um empate do Brasil com a Argentina em Belo Horizonte.


Fonte: Folha

Crescem queixas por assédio moral na Bahia

O número de vítimas de assédio moral no trabalho é crescente na Bahia. A prova disso é que, só no no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Cesat-Sesab), dos 39 casos de trabalhadores com transtornos mentais e comportamentais decorrentes da profissão confirmados em 2009, 13 são em consequência da prática abusiva. Em 2007, por exemplo, o número de casos confirmados não ultrapassou cinco – incluindo outros motivos para as patologias.

“Ser vítima de assédio moral já era uma queixa secundária em trabalhadores que eram atendidos por conta de outras doenças, mas como queixa principal tem crescido nos últimos dois anos”, afirma a titular da Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Ely da Silva Mascarenhas.

De acordo com o procurador Manoel Jorge e Silva Neto, coordenador do Núcleo de Combate à Discriminação no Trabalho do Ministério Público do Trabalho na Bahia, o assédio moral se caracteriza por atos repetitivos para humilhar e reduzir a autoestima do funcionário, como utilizar apelidos, censurar em frente a clientes e fazer exigências absurdas.

Para a advogada trabalhista Ana Cristina Carvalho de Souza, o aumento no número de casos se dá por conta da conscientização dos funcionários: “Antes eles não tinham noção de que podiam reclamar, muitos empregados simplesmente pedem demissão ou abandonam o emprego. E agora também as faculdades estão começando a estudar isso e criar doutrinas”.

Já a socióloga e pesquisadora de Gênero, Trabalho e Saúde do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim-Ufba), Petilda Vasquez, acredita que o assédio moral se intensificou na modernidade por conta da lógica produtiva das organizações. “O modelo da organização capitalista estabelece valores de produtividade e excelência que propiciam o controle sobre o corpo e a mente do indivíduo”, critica Petilda.

Fonte: Jornal A Tarde

Seleção chega ao Rio com tumulto


Terra

O voo que trouxe a Seleção Brasileira da África do Sul chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por volta das 2h05 (de Brasília) deste domingo. A chegada, cercada por muito tumulto cada vez que aparecia um atleta do grupo no saguão de desembarque, aconteceu 35 minutos antes do previsto, já que a delegação era esperada às 2h40 (de Brasília).

Apenas o goleiro Júlio César, os zagueiros Thiago Silva e Juan, os laterais Gilberto e Michel Bastos, os volantes Kléberson e Felipe Melo, o auxiliar-técnico Jorginho e o supervisor Américo Faria desembarcaram no Rio de Janeiro. O restante da delegação segue para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, onde serão recepcionados por Orlando Silva, ministro dos Esportes.

Cerca de 60 pessoas esperam no aeroporto carioca. Desses, apenas 40 eram torcedores. Considerada uma das seleções favoritas para conquistar o título na África do Sul, o sonho do hexacampeonato brasileiro acabou na última sexta-feira, com uma derrota de virada por 2 a 1 para a Holanda.

Os nove integrantes do grupo encontraram muitas dificuldades para descer na capital fluminense. O grande número de jornalistas presentes no local, em meio aos torcedores, tornaram complicado o desembarque e transformaram o percurso até o lado de fora do aeroporto em tumulto. O auxiliar Jorginho chegou a se irritar na tentativa de caminhar com seus familiares, enquanto o goleiro Júlio César chorou com a recepção calorosa e Felipe Melo foi criticado e passou reto, em silêncio.

Ao contrário do que costuma acontecer em voos do Brasil, o tom de tristeza substituiu as frequentes rodas de samba e o clima de abatimento prevaleceu na aeronave durante o trajeto. Alguns dos atletas, Robinho, Júlio César e Elano, ainda conversaram rapidamente com alguns jornalistas no avião, sempre mostrando bastante tristeza.

O caminho de volta para casa também serviu para matar a saudade da família, como ocorreu com Lúcio, Michel Bastos, Kléberson e o auxiliar Jorginho, que viajaram acompanhados de alguns familiares. Mesmo com a eliminação precoce, o elenco verde e amarelo não escapou do assédio de aeromoças e funcionários, que aproveitaram para pedir autógrafos em camisas do Brasil e em bolas Jabulani.

Em entrevista após a eliminação no Mundial, o técnico Dunga afirmou que não continuará no comando da Seleção Brasileira. O treinador foi muito criticado durante o período em que esteve a frente da equipe por não convocar alguns jogadores e insistir em um esquema apontado por muitos como defensivo.

A maratona de volta ao Brasil começou às 12h (de Brasília) com o voo de Port Elizabeth, cidade onde aconteceu o jogo contra a Holanda, para Johannesburgo. Chegando no local onde ficou a maior parte do tempo na África do Sul, a delegação embarcou para o Rio de Janeiro às 16h (de Brasília).


Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=52349

Ponte Real sobre o Rio Inhambupe

Comunidade quilombola assiste à destruição de 160 anos de história


Depois que as águas do Rio Mundaú destruíram mais de 50 casas, deixando famílias somente com a roupa do corpo, a comunidade remanescente do quilombo do Muquém, em União dos Palmares (AL), quer mudar a vila do lugar onde vive há mais de 160 anos. Um terreno mais alto, dentro do quilombo, está sendo estudado para a construção de casas em vila e longe do risco de enchentes.

Com a água a uma altura de mais de dois metros e forte correnteza, cerca de 60 pessoas, entre elas duas crianças menores de 3 anos, tiveram que passar a noite entre os dias 19 e 20 de junho trepadas nos galhos de dois cajueiros para sobreviver, enquanto a água deixava seu rastro de destruição.
Não há registro de mortes ou desaparecidos no quilombo, mas os prejuízos materiais saltam aos olhos. “Foi velho, novo, criança, todo mundo em cima do cajueiro pra não morrer. A maior dificuldade foi porque os meninos ficaram sem comer por mais de 12 horas, naquela umidade e naquele frio”, lembra a professora Ângela Maria Nunes, 32 anos, mãe de dois garotos de 3 e 1 ano e seis meses. Quando desceu da árvore, Ângela viu apenas escombros onde antes era sua casa. “Só deu tempo de salvar o fogão”, disse.

O assessor técnico da Secretaria estadual de Recursos Hídricos, Carlos Soares, ressalta que, a partir desta semana, as famílias desabrigadas ficarão instaladas temporariamente em barracas de lona que estão sendo instaladas numa área mais elevada, ao lado do posto onde estão há mais de 15 dias.

Com 5 metros quadrados de cumprimento e o mesmo de largura, as barracas vão abrigar pelo menos duas famílias, cada uma. “É temporário até que o governo federal libere os recursos”, informa Soares. O prefeito de União dos Palmares estimou em um ano o prazo para a entrega das moradias.

Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=4721102

PROPAGANDA ELEITORAL

3.1 Noções Gerais

Antes de se abordar propriamente a propaganda eleitoral, mister se faz a compreensão de que esta é uma espécie do gênero propaganda política, qual seja toda aquela propaganda utilizada para fins políticos. Além da espécie propaganda eleitoral, há outras duas: a partidária e a intrapartidária.

A fim de melhor diferenciar aquelas duas espécies da propaganda eleitoral, útil é a conceituação delas.

A propaganda partidária ou político-partidária é a divulgação genérica e exclusiva do programa e da proposta política do partido, em época de eleição ou fora dela, sem menção a nomes de candidatos a cargos eletivos, exceto partidários, visando angariar adeptos ao partido, é regida pelos arts. 45 a 49 da lei nº 9.096/95.

Por sua vez, a propaganda intrapartidária é a realizada, nos prazos indicados por lei, pelos filiados de um partido político, com escopo de convencer correligionários de seu partido, que vão participar da convenção para escolha dos candidatos que irão concorrer a determinada eleição.

Por fim, a propaganda eleitoral é aquela que visa captar os votos da população no período das eleições, e se encontra disciplinada nos arts. 36 a 57 da Lei nº 9.504/97, no art. 240 e seguintes do Código Eleitoral, assim como na Resolução TSE nº. 23.191/2009.

A propaganda eleitoral, disciplinada pela Resolução TSE nº. 23.191/2009, é regida por diversos princípios, os quais visam permitir a isonomia e a justa competição entre os partidos.

O princípio da legalidade da propaganda, que é basilar para os demais princípios, preconiza que somente a lei pode limitar a liberdade de propaganda eleitoral, e que o conteúdo desta limitação deve ser proporcional.

Já o princípio da liberdade da propaganda, define ser livre o direito à propaganda lícita, na forma disposta em lei.

Em relação ao princípio da responsabilidade da propaganda, este afirma que toda propaganda é de responsabilidade dos partidos e coligações, solidários com os candidatos e adeptos pelos abusos e excessos que cometerem.

Na esteira do princípio igualitário da propaganda, todos, com igualdade de oportunidades, têm direito à propaganda, paga ou gratuita.

O princípio da disponibilidade da propaganda lícita significa que os partidos políticos, coligações, partidários e adeptos podem dispor da propaganda lícita, garantida e estimulada pelo Estado, uma vez que a lei pune com sanções penais a propaganda criminosa e pune a propagada irregular com sanções administrativas eleitorais.

Por fim, o princípio do controle judicial da propaganda consiste na compreensão de que à Justiça Eleitoral, exclusivamente, incumbe a aplicação das regras jurídicas sobre a propaganda e, inclusive, o exercício de seu poder de polícia.

Todos esses princípios ressaltados, trazem à lume a preocupação maior dos estudiosos da propaganda eleitoral, qual seja o cumprimento dos preceitos fundamentais relacionados contidos na Constituição Federal: livre manifestação do pensamento, vedado o anonimato; direito de resposta; livre expressão da comunicação, independente de censura ou licença; e a garantia do acesso à informação.

O período da propaganda eleitoral, consoante o art. 36 da lei nº 9.504/97, inicia-se após o dia 05 de julho do ano da eleição. Não é necessária a obtenção do registro de candidatura para iniciar os atos de propaganda, basta o pedido formulado à Justiça Eleitoral para que o cidadão possa iniciar, a partir de 06 de julho, seus atos efetivos de propaganda.

Vale dizer que, demarcando os instantes finais da propaganda eleitoral, que termina com o fim do próprio processo eleitoral, vê-se vedado, desde quarenta e oito horas antes até vinte e quatro horas depois da eleição, a veiculação de qualquer propaganda política, e, ainda, a realização de comícios ou reuniões públicas.

3.2.Propaganda eleitoral irregular

A propaganda irregular ocorre quando não são observados os requisitos para a realização da propaganda eleitoral, contidos no Código Eleitoral e na Lei nº. 9.504/97.

Não há que se confundir propaganda irregular com propaganda criminosa, pois no primeiro caso, o candidato e sua equipe apenas deixou de cumprir determinado pressuposto da propaganda eleitoral lícita, enquanto neste último, há a concretização de conduta expressamente vedada em lei, como tipo penal.

Na esfera da propaganda irregular, vale destacar duas espécies essenciais para o entendimento deste trabalho: a propaganda antecipada ou prematura e a propaganda abusiva sob o prisma econômico e político.

A propaganda antecipada é aquela veiculada antes do prazo previsto no art. 36 da Lei 9.504/97, ou seja, antes de 6 de julho do ano da eleição.

Nesse caso, não são consideradas apenas aquelas propagandas produzidas nos moldes do período eleitoral, mas também aquelas com mensagens subliminares, que, apesar de não apelarem expressamente por votos, mas de alguma forma favorecem/prejudicam, direta ou indiretamente, um ou outro pretenso candidato.

Já a propaganda abusiva sob o prisma econômico e político, é aquela potencialmente lesiva para desequilibras as eleições, pois é promovida através de contribuições em dinheiro, publicidade, materiais de construção, gasolina e bens diversos, em favor de uma eleição em especial, gerando desigualdade entre os candidatos.

Como se observa, uma propaganda antecipada pode igualmente camuflar o abuso do poder econômico e político.

Há um conjunto de medidas e consequências decorrentes do exercício da propaganda irregular. Elas são de ordem administrativa, civil, e eleitoral, stricto sensu. A seguir, alguns exemplos:

- Cassação do registro do candidato;

- Inelegibilidade;

- Ineficácia contratual dos candidatos ou partidos com empresas que possam burlar ou tornar inexequíveis quaisquer dispositivos do Código Eleitoral ou instruções baixadas pelo Tribunal Superior Eleitoral;

- Cassação do direito de transmissão da propaganda partidária gratuita pelo rádio e pela televisão;

- Anulabilidade de votação;

- Solidariedade de partidos na responsabilidade imputada aos candidatos e adeptos pelos excessos que cometerem.

Fonte: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=14590

Veja como contribuir para vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco

As vítimas das enchentes que atingiram vários municípios nos estados de Alagoas e Pernambuco estão recebendo doações por meio de contas, abertas pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.


As contas para contribuições são:

Banco do Brasil

Antônio Cruz/ABr Veja como contribuir para vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco
  • Barreiros(PE), cidade destruída depois das violentas enxurradas
  • Ampliar Ampliar


Pernambuco
Agência: 1836-8
Conta corrente: 100.000-4
Favorecido: CCFBB - SOS - Pernambuco

Alagoas
Agência: 3557-2
Conta corrente: 5241-8
Favorecido: CBMAL Defesa Civil – Alagoas


Caixa Econômica Federal (CEF)
Alagoas
Agência: 2735
Conta corrente: 006955-6
Favorecido: SOS Alagoas

Pernambuco
Agência: 1294
Conta corrente: 0062010-0
Favorecido: SOS Pernambuco.

Mais informações pelo telefone: (61) 3310-3664.

Fonte:
Caixa
Banco do Brasil

Mágica no olhar

Aprenda a fazer um brinquedo incrível que vai enganar a sua visão!

Por: Redação Ciência Hoje das Crianças

Publicado em 29/06/2010 | Atualizado em 29/06/2010

Mágica no olhar

(Ilustrações: Gil).

Vamos construir um taumatrópio? Calma, não enrole a língua! Essa palavra complicada significa “que se transforma em algo maravilhoso”. E é isso que vamos fazer: um brinquedo incrível que vai enganar a sua visão! Até parece mágica!

Você vai precisar de:

- uma cartolina;
- um elástico ou barbante;
- tesoura sem ponta;
- lápis.

Como fazer:

Mágica no olhar 2Recorte um círculo na cartolina. Faça dois furos em dois lados opostos do círculo e amarre um elástico ou barbante em cada furo. Agora, use a imaginação para criar uma cena curta em que um objeto apareça do nada. Pode ser um passarinho aparecendo numa gaiola (como no nosso exemplo), um par de óculos surgindo em um rosto, uma peruca em uma careca. O que você quiser! De um lado, você vai desenhar o cenário; do outro, o objeto que surgirá. Importante: os desenhos devem estar em posições contrárias, ou seja, um deles deve ficar de cabeça para baixo.

Pronto, é só enrolar a cordinha, puxar e... As duas imagens de fundem diante de seus olhos!

Por que isso acontece?

Por incrível que pareça, é uma reação química que faz a gente ver! No fundo do nosso olho fica a retina, que é onde se formam as imagens e onde há células sensíveis à luz. Quando a luz bate nessas células, ocorre uma reação química, produzindo um sinal que é transmitido até o cérebro, onde é então traduzido na imagem que vemos. Essa reação demora uma fração de segundos (entre 1/10 e 1/17 de segundos). Portanto, as imagens permanecem na retina durante um certo tempo antes de darem lugar às imagens seguintes. Como o taumatrópio gira rapidamente, o desenho de um lado surge antes do desenho do outro lado “sumir” da retina. Assim, a nossa retina vê os dois desenhos como sendo um só.

A Redação

Começa a campanha

Em que país é falta de educação cumprimentar uma pessoa com uma mão no bolso?


Na Alemanha, especialmente, cumprimentar uma pessoa com a mão no bolso é falta de educação. De qualquer forma, desde o tempo das cavernas o cumprimento é feito preferencialmente de mãos livres. Dessa maneira, as pessoas mostram que estão desarmadas e abertas para o contato com os outros.

Fonte: Guia de curiosos da internet