Digitalize o que puder: jornais, revistas, banco, acesse tudo online! Além de economizar papel, você também pode poupar tempo.
2.Dê adeus aos químicos
Vai fazer uma faxina de ano novo? Experimente usar produtos orgânicos e baratos como limão, bicarbonato de sódio e vinagre. Quem sabe você não adere à prática e acaba de vez com os químicos na prateleira da sua despensa! Além de Economizar!
3.Economize água
Parece simples, mas muita gente ainda não faz: economizar água. Feche as torneiras enquanto escova os dentes e ensaboa a louça. Use a água que sai da máquina de lavar roupa para limpar a área de serviço ou o quintal. Aproveite o verão para se acostumar a tomar banhos menos quentes e mais curtos. Esta é a melhor época do ano para formar novos hábitos.
Quer realizar um grande sonho, mas para isso precisa fazer uma poupança? Use e reuse 'tudo': roupas, utensílios, móveis, eletrônicos. Faça trocas com os amigos, reforme, doe e só compre algo novo quando não tiver jeito mesmo. Você se surpreenderá com quanta coisa pode reaproveitar e com quanto dinheiro pode economizar.
5.Pé na estrada com consciência
Antes de sair, lembre-se de desligar o gás, a água e os aparelhos eletrônicos da tomada. Ar condicionado e aquecedor também devem ser desligados. Cancele o recebimento de jornais e revistas ou faça uma doação e desvie a entrega para uma escola ou biblioteca enquanto estiver fora. Finalmente, lembre-se de emitir seu bilhete ou passagem eletronicamente, sempre que possível.
Quanto mais perto o destino, melhor! Se puder optar, viaje de trem ou ônibus - o impacto é menor do que o do avião ou de carro. Se for de carro, aumente a eficiência: calibre os pneus e faça uma revisão antes de pegar a estrada. Uma vez no seu destino, caminhe, use o transporte público, abuse da van do hotel, divida o táxi, alugue uma bicicleta... assim você conhece muito melhor o lugar e a paisagem! Se for mesmo alugar um veículo, opte por um modelo híbrido e econômico.
Escolha uma hospedagem verde: a empresa é local e operada por habitantes locais? Ou pelo menos os funcionários são do lugar? Existem programas de reciclagem? Há a opção dos hóspedes usarem as toalhas novamente, em vez de pedir para trocá-las todos os dias? Existem sistemas de economia de água e energia nos banheiros e quartos? Que fim leva o esgoto do hotel? Dê feedback: elogie as iniciativas sustentáveis do lugar e sugira novas maneiras de reduzir o impacto no ambiente.
Mantenha os mesmos bons hábitos verdes que você já tem em casa: economize água ao tomar banho e escovar os dentes; desligue o ar condicionado, a luz e os aparelhos eletrônicos ao deixar o quarto; reuse toalhas e lençóis; leve seus próprios produtos de higiene em vez de usar os descartáveis - se usar os do hotel, leve o que sobrar para continuar aproveitando em casa; separe o lixo para reciclar e jogue-o nos recipientes apropriados.
Na hora de fazer turismo, lembre-se da velha máxima: leve somente fotografias e não deixe nada além de pegadas. Faça excursões apenas com operadoras que são ambientalmente responsáveis, e com poucas pessoas: quanto menor o grupo, menor o impacto. Dê preferência aos guias locais. Ao fazer trilhas, nunca saia do caminho demarcado e não incomode os animais que encontrar - nem pense em alimentá-los! Deposito o lixo no lugar apropriado ou leve-o de volta com você. Só acenda fogueiras em locais permitidos e lembre-se de se certificar de que o fogo foi totalmente extinto antes de levantar acampamento. Quem gosta de mergulho deve se lembrar que corais são estruturas frágeis, que não devem ser tocadas. Compre lembrancinhas, alimentos e suprimentos locais, em lojas da comunidade, sempre que possível. Rejeite souvenirs que utilizarem produtos de origem animal ou plantas da fauna e flora locais. Trate os nativos com respeito.
6.Dite tendência
Elas viraram moda e estão por todos os lados, mas pouca gente usa: siga a tendência e adote de vez as ecobags. Aliás, aproveite para convencer todo mundo que você conhece a fazer o mesmo: amigos, familiares, colegas de trabalho...
7.Faça uma boa troca
Vai trocar de carro este ano? Na hora de escolher o modelo, leve em consideração as emissões e o tipo de combustível usado. Em dezembro de 2009, o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama divulgaram uma lista com os carros mais verdes do Brasil. Consulte a Nota Verde para saber quais são os modelos que menos poluem.
Nota verde disponível em : http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php
8.Ajude
Muita gente decide começar o novo ano ajudando alguém. Que tal fazer um trabalho voluntário em uma ONG que cuida do meio ambiente? Quem não tem tempo pode fazer doações. Pesquise bem e procure uma instituição na qual você confie e com a qual se identifique. Também dá para fazer muita coisa com gestos mais simples, como organizar a coleta seletiva em seu prédio ou rua.
9.Coma melhor
Se sua meta é perder peso, saiba que uma alimentação mais saudável também pode ter menos impacto no meio ambiente. Além de cortar as frituras e doces, que tal optar por alimentos da época, produzidos localmente, e de preferência orgânicos? Aproveite também para cozinhar mais em casa e economizar. Seu corpo, seu bolso e o planeta agradecem.
10.Caminhe
Quem decidiu entrar em forma também pode deixar mais o carro na garagem em 2010. Faça mais coisas a pé: passeie mais com seu cachorro, vá à padaria, locadora e banca de revistas caminhando. Isso vai te ajudar a perder peso, melhorar sua resistência e diminuir as emissões e engarrafamentos na cidade. Todo mundo agradece!