quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Multidão participa de homenagens ao Senhor do Bonfim, em Salvador

Baianos, turistas e representantes de várias religiões fizeram o percurso de oito quilômetros até a colina sagrada, onde fica a igreja do Senhor do Bonfim. 

Uma multidão - calculada em 500 mil pessoas pela Polícia Militar - participou nesta quinta (17) das homenagens ao Senhor do Bonfim, em Salvador.
Baianos, turistas e representantes de várias religiões fizeram o percurso de oito quilômetros até a colina sagrada, onde fica a igreja do Senhor do Bonfim. As baianas usaram água de cheiro para lavar as escadarias e purificar os fiéis.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/multidao-participa-de-homenagens-ao-senhor-do-bonfim-em-salvador.html

Internacional – Mortes por sarampo caem mais de 70% entre 2000 e 2011, diz OMS

A OMS afirma que cada criança deve tomar duas doses da vacina

A Organização Mundial da Saúde, OMS, informou que o número de mortes por sarampo baixou 71% entre 2000 e 2011.

O total de óbitos em todo o mundo é agora de 158 mil contra 542 mil há mais de 12 anos. Já a incidência de novos casos também diminuiu mais que pela metade.

Pacífico

Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira, pela OMS, que participa da Iniciativa Sarampo e Rubéola. A agência da ONU fez um alerta sobre a situação da doença nas Américas, onde o sarampo já havia sido eliminado em 2002.

Mas novos casos estão ameaçando os ganhos. A OMS também está trabalhando com governos da região do oeste do Pacífico para eliminar surtos de sarampo.

A recomendação é que cada criança tome duas doses da vacina.

Segunda Dose

Os índices de vacinação, aliás, subiram de 72% em 2000 para 84% em 2011. Atualmente 141 países oferecem a segunda dose.

Com a ajuda da Iniciativa Sarampo e Rubéola, mais de 1 bilhão de crianças receberam a imunização. Somente em 2011, foram 225 milhões.

Mas em pelo menos cinco países, 20 milhões de menores ficaram fora das campanhas de prevenção como na República Democrática do Congo, na Etiópia, na Índia, na Nigéria e no Paquistão.

Já nos países de língua portuguesa, Angola foi o que mais registrou casos de sarampo com 1449 notificações em 2011, seguida do Timor-Leste com 763. Portugal teve dois casos e o Brasil 43.

Estratégia

A OMS foi notificada de surtos de sarampo não só nestes países, mas também na França, na Itália e na Espanha. Juntas, as três nações europeias registraram mais de 24 mil casos da doença.

No ano passado, a agência da ONU lançou o Novo Plano Global para combater a rubéola e o sarampo, usando a mesma estratégia de uma vacina combinada.

A iniciativa é apoiada pela Cruz Vermelha dos Estados Unidos, o Unicef a Fundação das Nações Unidas. O objetivo do plano é reduzir as mortes por sarampo em até 95% até 2015; e eliminar o sarampo e a rubéola em pelo menos seis regiões da OMS até 2020.

 Com informações da  Rádio ONU em Nova York

Fonte:http://noticias.portalbraganca.com.br/internacional/internacional-mortes-por-sarampo-caem-mais-de-70-entre-200-e-2011-diz-oms.php

Juros sobem após Copom reconhecer piora da inflação

 As mudanças no comunicado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgado na noite passada, motivaram os ajustes em alta das taxas dos contratos futuros de juros nesta quinta-feira, em especial nos vencimentos com prazos mais longos. O documento do Banco Central citou a "piora no curto prazo" para a inflação e, ao mesmo tempo, a recuperação da atividade doméstica "menos intensa do que o esperado". Em meio a estes estímulos divergentes para as taxas, os investidores deram mais ênfase às preocupações com a inflação, o que se traduziu no aumento dos juros.
Ao fim da sessão regular da BM&F, a taxa do contrato futuro para abril de 2013 (15.890 contratos) marcou 7,021%, ante 7,04% do ajuste de quarta-feira. Já a taxa do DI para julho de 2013 (72.560 contratos) estava em 7,07%, ante 7,06%. O contrato para janeiro de 2014 (339.065 contratos) marcava 7,19%, ante 7,16%, e o DI para janeiro de 2015 (309.015 contratos) estava em 7,87%, ante 7,76%. Na ponta mais longa da curva a termo, o contrato para janeiro de 2017 (179.550 contratos) tinha taxa de 8,66%, ante 8,53%, e o DI para janeiro de 2021 (12.655 contratos) estava em 9,37%, ante 9,22%.
Pela manhã, as taxas dos DIs chegaram a oscilar muito perto da estabilidade mas, à tarde, os ganhos se ampliaram. Por trás do movimento está a leitura de que o BC, por meio do comunicado, deixou claro que a inflação é monitorada com atenção, a despeito de a atividade ainda não ter deslanchado. A alta também foi intensificada, segundo alguns operadores, por movimentos técnicos, quando o avanço disparou novas operações de tomada de taxas.
"Alguns analistas continuavam esperando corte de juros, mas com a citação da inflação no comunicado, isso vai sendo corrigido", disse Maurício Nakahodo, consultor de pesquisas econômicas do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ. Segundo ele, o comunicado foi "realista" ao reconhecer "a piora da inflação de curto prazo". "Até por isso o governo vem tentando postergar alguns aumentos, como os das tarifas de ônibus."
Apesar do movimento desta sessão, a curva a termo alterou de forma marginal a perspectiva para a Selic em 2013. O economista sênior do Besi Brasil, Flávio Serrano, lembra que a curva havia eliminado, em sua precificação, a perspectiva de corte dos juros básicos este ano. Agora, com o novo comunicado do Copom, elevou-se um pouco a probabilidade de alta da Selic no fim do ano. "Grosso modo, temos 3 pontos de alta precificados por reunião do Copom até agosto. Em outubro, temos 10 pontos e, em novembro, 15 pontos. Na prática, há uma probabilidade de a Selic subir 0,25 ponto porcentual em uma das duas últimas reuniões", comentou.
Serrano lembra, porém, que antes mesmo da reunião do Copom a curva já precificava probabilidade parecida de alta da Selic no fim de 2013. Esta também é a percepção do estrategista-chefe do Banco WestLB do Brasil, Luciano Rostagno, que, ao avaliar a curva, enxerga duas altas de 0,25 ponto porcentual da Selic, uma em outubro e outra em novembro. Leituras da curva costumam variar conforme o vértice utilizado e a forma de cálculo.
Seja como for, os profissionais destacaram a preocupação do BC com a inflação, embora o comunicado deixe margens - como é de costume - para interpretações variadas.
A pressão de alta nas taxas neste pregão, conforme Rostagno, foi reforçada pelos números positivos da economia dos Estados Unidos divulgados mais cedo. Por lá, os pedidos de auxílio-desemprego caíram mais que o esperado na última semana e as construções de moradias iniciadas em dezembro ficaram acima das expectativas.
Pela manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou alta de 0,42% do IGP-10 em janeiro, o que indica desaceleração ante a taxa de dezembro, enquanto a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou dados positivos da indústria em novembro.

Fonte: http://noticias.r7.com/economia/noticias/juros-sobem-apos-copom-reconhecer-piora-da-inflacao-20130117.html
Site da imagem
ibahia.com

Gatinho esperto adivinha em qual copo está a bolinha

Fonte: youtube

ProUni abre inscrições para mais de 144 mil vagas

Brasília – Estão abertas, a partir de hoje (17), as incrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), exclusivamente pela internet, no site do programa. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de segunda-feira (21). O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.
A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa até 1,5 salário mínimo, e as parciais àqueles com renda familiar até três salários mínimos por pessoa.
Na hora de se candidatar a uma vaga, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem 2012. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com o seu perfil. Os candidatos podem consultar as vagas disponíveis no endereço http://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica.
Na primeira edição deste ano, o Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 144.639 vagas, das quais 99.223 são bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade).

A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 deste mês e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Após a divulgação dos resultados, os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.
A  bolsa do ProUni pode ser uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar por um deles, já que é vedado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).
*Colaboraram Yara Aquino e Heloisa Cristaldo
Edição: Graça Adjuto

Fonte: http://www.ebc.com.br/educacao/2013/01/prouni-abre-inscricoes-para-mais-de-144-mil-vagas