sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Porque o professor não é valorizado?

A desvalorização do professor não é mais novidade faz tempo. O que devemos refletir é o por quê? Na escola que ensino o que se ver é professor reclamando dos maus salários que ganham e da falta de reconhecimento pelos governantes, pais e alunos. Mas nós fazemos alguma coisa para merecer o devido respeito por parte dos alunos, pais, sociedade e governantes?
Se continuarmos com a postura de coitadinhos e se fazendo de vítimas de todos, continuaremos sendo considerados de profissionais de segunda ou terceira categoria pela sociedade e governantes.
Mais quais são as atitudes negativas que levam a péssima imagem do professor perante a sociedade e governantes?

1. Vivemos em um país democrático, mas o professor continua sobre as sombras da repressão, ora por medo, ora por desinformação e na maioria das vezes para tirar proveito financeiro dos políticos que eles criticam. Muitos de nossos direitos são usurpados como o de expressão, e simplesmente não nos indignamos. Já presenciei professores fazendo críticas à direção da escola e aos governantes em off porque têm medo de represálias com a contribuição dos bajuladores que por não terem capacidade de conquistar seu espaço por mérito usam o artifício de entregar o companheiro para tirar proveito, principalmente financeiro.

2. Não ocupação dos espaços democráticos como participação no sindicato, Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais (Fundeb, Educação, Merenda, Transporte Escolar, etc). Depois da Constituinte de 1987/1988 foram criados esses espaços como controle social (feito pelo povo) com o objetivo de se controlar, fiscalizar e propor políticas públicas, principalmente a nível municipal. No entanto não se ver o professor se envolver politicamente com as questões de seu interesse e muito menos dos alunos. Quando não participamos estamos assinando uma procuração para que os governantes façam por nós o que deveríamos fazer.

3. Não se envolver com os problemas dos alunos. Como exemplo, tivemos o episódio do uso dos computadores da escola Manoel de Barros pelos alunos da Escola João de Abreu. Apenas um professor defendeu os alunos até as últimas conseqüências. Por causa desse tipo de atitude é que o professor está sozinho quando ameaça fazer alguma reivindicação. Quantas vezes, na pauta de reivindicação das greves, se tomou para si a defesa da melhoria do ensino no município de Baraúna? Depois fazem o papel de coitadinho ao julgarem-se vítimas dos governantes que não os valorizam.

4. Falta de flexibilidade. Existe uma resistência, da maioria dos professores, em adaptarem-se às mudanças. Com a globalização e internet o mundo vem passando por significativas mudanças e por serem irreversíveis devemos encarar como oportunidades e não como ameaças. Essa Falta de flexibilização vem contribuindo para que o professor perca aos poucos sua função de educador e conseqüentemente possível de ser descartado aos poucos do processo de ensio-apredndizagem. Com a educação que a escola oferece, nossos alunos conseguem muito mais em frente de um computador e com a vantagem dele não ser apenas um telespectador, pois o computador lhe dar a oportunidade de interagir e mesmo quando ele não está satisfeito com o conteúdo tem total liberdade de mudar de site. Já pensou quantos professores estariam desempregados se o aluno tivesse o direito de escolher o professor, conteúdo e mídia para ele aprender?

5. Não querer sair da zona de conforto. Maiorias absolutas dos professores querem melhores condições de trabalho, melhores salários e ser respeitados socialmente, no entanto, não se comprometem e nem se empenham para conseguir o que desejam com sua participação nos movimentos reivindicatórios. Quanto a classe decide fazer greve uma minoria se envolve e a maioria fica no conforto de sua casa esperando o que vai acontecer. Sem falar nos que se utilizam dos favores políticos para tirar proveitos e depois quando está em situação desfavorável, falam dos mesmos políticos que lhe agraciou com as tão desejadas vantagens. Para esse professor eu dou um conselho. Continue se comportando dessa forma e na próxima eleição fique em cima do muro e quando for anunciado o prefeito e o vereador eleitos vista a camiseta de campanha e var para a festa, mas tenha o cuidado de estar sempre junto ao eleito para que possa garantir sua presença na foto.

6. O individualismo acima do interesse coletivo. Quem se lembra da greve de mais de um mês na gestão do Prefeito José de Araújo Dias? Quando vamos a uma assembléia do Sindicato, os rostos já não são os mesmos de antigamente. Os que sumiram das assembléias são os mesmos que faziam críticas pelas mesmas razoes que fazemos hoje. Porque não participam mais das assembléias? E porque as caras novas estão mais interessadas nas reuniões do Sindserb? Muito simples, os primeiros enterraram suas ideologias em troca de favores políticos e os segundos estão órfãos de prefeito. Se na próxima eleição houver uma mudança nos rumos da vida política do município de Baraúna, os papeis dos professores se inverterão. Depois quando as coisas não estão a seu favor reclamam do Sindicato, do político, da sociedade que não os valorizam. Menos dele mesmo.

Fonte: http://escolaemrede.blogspot.com/2007/10/porque-o-professor-no-valorizado.html

Dia do Professor


O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.

Esse profissional, durante seu período de formação, passa a desenvolver algumas habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.

Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.

O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.

Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.

A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.

Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.

A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.

A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.

Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.

Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-professor.htm

A cor do Rio Inhambupe

Olha a cor desse rio, e ainda tem gente que defende políticos que não cuidam do meio ambiente, nossos politicos devem fazer algo para esse rio não morrer.

FHC desafia Lula para uma conversa 'cara a cara' após fim de mandato


Principal alvo de críticas do PT no programa eleitoral, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desafiou nesta quinta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma conversa "cara a cara", quando o petista "puser o pijama".

Dizendo-se vítima de mentiras, FHC disse que Lula foi mesquinho ao não reconhecer o legado do PSDB e assumir a paternidade da estabilidade da moeda.

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"Estou calado há muitos anos ouvindo. Agora, quando o presidente Lula vier, como todo candidato democrata eleito, de novo, perder a pompa toda, perder o monopólio da verdade, está desafiado a conversar comigo em qualquer lugar do Brasil. No PT que seja", discursou FHC.

Segundo FHC, não é para enumerar as ações de cada governo. "É para ter firmeza, olhando cara a cara do outro, ver dizer as coisas que diz fora do outro. Quero ver o presidente Lula que votou contra o real, que fez o PT votar contra o real, dizer que estabilizou o Brasil. Não precisa disso. Lula fez coisas boas, que reconheço. Agiu bem na crise atual, financeira. Para que, meu Deus, ser tão mesquinho? É isso que eu quero perguntar para ele. Por que isso, rapaz? Você pegou uma boa herança. Usou. Aumentou. E o Serra vai usar as duas. Vai usar as duas. Vai fazer mais."

"Não vamos ficar de mesquinharia, não. O que for bom vai continuar. Começamos as bolsas. Por que o Serra não vai aumentá-las? Aqueles que necessitarem. Não bolsa política, não."

Ao defender o concurso público, ele disse que o presidente do PT, José Eduardo Dutra, entrou na Petrobras sem concurso público, durante o governo militar.

"Eles querem os apaniguados. Nós queremos a meritocracia. Cada um vai ter que se esforçar e será recompensado pelo o que fez. Não queremos um Brasil de preguiçosos, não queremos um Brasil de amigos do rei, não queremos um Brasil de companheiras tipo Erenice."

Em discurso a integrantes do PSDB, FHC chamou a petista Dilma Rousseff de duas caras e negou que tenha pregado a privatização da Petrobras, como a candidata acusou no debate da Band:

"Agora, vêm falar que eu queria privatizar a Petrobras. Quem é esse [Sérgio] Gabrielli para falar isso comigo, meu Deus? Fui presidente da República. Ele tem que me respeitar", afirmou FHC, dizendo que foi processado por ter defendido a Petrobras. "Perdi uma cátedra."

Ele atacou o aparelhamento político da Petrobras. "A Petrobras perdeu já 20% de valor de mercado sob a batuta dessa gente porque o mercado percebeu agora, custou mas percebeu, que tem ingerência política."

Ao falar das acusações do PT, FHC disse que os adversários "estão muito nervosos" por causa do segundo turno. "Caíram da cadeira. Nunca imaginaram que iriam ao segundo turno. O Lula sempre foi para o segundo turno. Por que a Dilma não iria? Só que agora ela vai às cordas com o nosso voto".

No evento organizado pelo PSDB de São Paulo --mas sem a presença de José Serra-- FHC acusou o PT de uso político da máquina pública e mais uma vez, disse que não passou a mão na cabeça de aliados, de "aloprados".

Tomando o cuidado de afirmar que o pijama seria transitório, FHC sugeriu uma conversa entre os dois, a exemplo das visitas que fazia a Lula em São Bernardo do Campo.

"Presidente Lula, terminadas as eleições, quando você puser o pijama, não sei o que vai por, o que vai fazer, será bem recebido. Venha ao meu instituto. Vamos conversar cara a cara", disse.

Ao falar das acusações contra Serra, alfinetou: "Não venham com história. O nosso candidato é homem de palavra, de coragem. Chega a ser turrão. Não fica mudando de opinião só para ter voto, não."


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/814820-fhc-desafia-lula-para-uma-conversa-cara-a-cara-apos-fim-de-mandato.shtml?skin=folhaonline&user=20349&done=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fpoder%2F814820-fhc-desafia-lula-para-uma-conversa-cara-a-cara-apos-fim

Cápsula que resgatou mineiros será levada em um giro pelo mundo


Ela foi a heroína silenciosa no miraculoso resgate dos 33 mineiros do Chile, mas agora a Fênix -- a cápsula de metal usada para retirá-los das profundezas -- vai ser levada em um giro mundial, com o tratamento de celebridade.

A cápsula foi observada por centenas de pessoas em todo o mundo quando surgia das cinzas como um pássaro mítico, resgatando os mineiros um a um, depois de 69 dias soterrados a cerca de 700 metros de profundidade numa mina no deserto do Atacama, no norte do país. .

"Pediram-nos para levar a cápsula em um giro mundial, como parte de uma exposição, com vídeo", disse o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter.

Pintada em vermelho, branco e azul -- as cores da bandeira chilena -- a cápsula é apenas um pouco mais larga do que os ombros de um homem e parece ser um foguete espacial em miniatura.

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, orientou o governo do Chile sobre o formato da cápsula usada na complexa e impecável operação. Ela estava equipada com tanques de oxigênio e dispositivos de comunicação.

Ao longo de 24 horas de operação, a Fênix sofreu com as batidas e arranhões dentro do túnel construído para sua passagem, por onde subiram os 33 mineiros e 6 membros da equipe de resgate.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/10/15/capsula-que-resgatou-mineiros-sera-levada-em-um-giro-pelo-mundo.jhtm

Bancos devem antecipar horário de abertura e fechamento em Estados que não têm horário de verão


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que nos Estados em que não vigorará o horário de verão, as agências deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento para atendimento ao público. “Essa medida tem o objetivo de assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação”, diz a Febraban em nota.

Os Estados que terão alteração no horário de abertura das agências bancárias são: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Alguns municípios, entretanto, manterão inalterados os horários de atendimento. São eles: Manaus (AM); Belém (PA) e região metropolitana: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará; Fortaleza (CE) e região metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante; Recife (PE) e região metropolitana: Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista; Salvador (BA) e região metropolitana: Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.

Segundo a Febraban, as agências e os postos de atendimento manterão fixados cartazes comunicando a mudança de horário de atendimento.

O horário de verão vigorará da zero hora do próximo domingo (17) até 2 de fevereiro de 2011 no Distrito Federal e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/10/15/bancos-devem-antecipar-horario-de-abertura-e-fechamento-em-estados-que-nao-tem-horario-de-verao.jhtm

Praça antigamente


CIDADES COM NOMES EXÓTICOS

Onde fica Pão de Açúcar? Errou quem disse no Rio de Janeiro. A cidade de Pão de Açúcar fica em Alagoas. E Nova Iorque? Se você disse Maranhão acertou. É, a originalidade brasileira que está presente até os nomes das cidades e localidades espalhadas pelo território nacional. Afinal, nomes como Alô Brasil (MT), Mata Pais (SP), Trombudo Central (SC), Naque-Nanuque (MG), Tanque D'Arca (AL), Gado Bravo (PB), só podem ser atribuídos à criatividade tupiniquim. E como definir quem nasce em Veado Velho (CE), Muitos Capões (RS), Brejo das Freiras (PB), Fartura (SP), Almoço (PE). Sem dúvida, o Brasil é um prato feito para quem busca nomes curiosos.

Ao pedir uma informação no Maranhão para saber como chegar ao Rio Grande do Sul você poderá receber a seguinte orientação: "O senhor pega a estrada em Arranca (MA), vai até Pugmil (TO), daí segue até Afligídios (BA), de lá corte caminho por Facão (MG), siga até Arco Íris (SP), tome a direita rumo a esquina do Céu Azul (PR), dobre e pegue a estrada para Xanxerê (SC). Quando o senhor chegar a Não Me Toque já estará no Rio Grande do Sul."

"Papagaios (MG)!, você dirá. Mas não pára por aí. Selecionamos vários outros roteiros interessantes. Veja uma pequena relação de destinos inesquecíveis de A a Z e Boa Viagem (CE).

Fonte: http://www.felipex.com.br/cur_nome_ex.htm

A
Abacate - MA
Abadia dos Dourados - MG
Abaiara - CE
Abapá - PR
Abacarramento - RJ
Abre Campo - MG
Acorizal - MT
Afligídios - BA
Afogados da Ingazeira - PE
Água Azul do Norte - PA
B
Bady Bassit - SP
Baiacu - BA
Baía da Traição - PB
Baixa Grande do Ribeiro - PI
Baixio da Donana - CE
Barracas - SE
Barra do Ariranha - MG
Barra do Tamanduá - SP
Batateira - PE
Buranhém Velho - BA
C
Cabixi - RO
Cacha Pregos - BA
Cachorrinho - AP
Cafarnaum - BA
Cajubim - AM
Calama - RO
Caldeirões de Cima - AL
Canastrão - MG
Cococá - CE
Cococi - CE
D
Dal`Pai - SC
Democracia - AM
Depósito - RR
Derribadinha - MG
Dimpolis - AC
Divina Postora - SE
Divino de Virgolância - MG
Dois Vizinhos - PR
Dona América - ES
Dona Euzébia - MG
E
Estrela Velha - ES
Edealina - GO
Eirunepé - AM
Encruzo - BA
Envira - AM
Esquina do Céu Azul - PR
Erebango - RS
Esmeril - MG
Espera Feliz - MG
Euxenita - MG
F
Facão - MG
Faina - GO
Falcão - RJ
Fartura - SP
Favânia - PA
Faxinalzinho - RS
Felicina - MG
Feliz Deserto - AL
Fluviópolis - PR
Fumaça - RJ
G
Gado Bravo - PB
Gafanhoto - CE
Garrafão - ES
Gentio de Ouro - BA
Gijoca de Jericoacoara - CE
Goio-En - SC
Goio-Erê - PR
Guarda-Mor - MG
Gurinhém - PB
H
Hamond - SP
Heitoraí - GO
Hematita - MG
Herveira - PR
Hulha Negra - RS
Humildes - BA
I
Iacanga - SP
Iapi - CE
Ibiassucê - BA
Ibiaiaras - RS
Ibiranhém - BA
Ibitioca - RJ
Ibó - PE
Ida Iolanda - SP
Inaciolândia - GO
Inhatã - BA
Itaara - RS
J
Jaceruba - RJ
Jacubá - SP
Jacupemba - ES
Jacupiranguinha - SP
Jaguarembé - RJ
Jardim de Piranhas - RN
Jeremoabo - BA
Jurecê - SP
Juscimeira - MT
Juvenilia - MG
K
Kaloré - PR
L
Lábrea - AM
Lagoa da Confusão - TO
Lagoa dos Velhos - RN
Lamim - MG
Laranja da Terra - ES
Lerroville - PR
Lizarda - TO
Logradouro - PB
Lucaia - BA
Lufa - MG
M
Maçaroca - BA
Macaubal - SP
Mãe do Rio - PA
Maloca - PA
Mamiá - AM
Mamonas - MG
Mamoriá - AM
Mamparra - SP
Mansinha - TO
Marmeleiro - PR
N
Naboreiro - MT
Nacamura - SP
Não-Me-Toque - RS
Naveslândia - GO
Nhu-Porã - RS
Nova Iorque - MA
Nova Módica - MG
Nova Timboteua - PA
O
Ocauçu - SP
Olho D'Água da Bica - CE
Olho D'Água das Cunhãs - MA
Olho D'Água do Seco - BA
Onça de Pitangui - MG
Onda Branca - SP
Onha - BA
Oriximiná - PA
Orobó - PE
Oroite - PR
P
Pacatuba - CE
Pacotuba - ES
Paiolinho - MG
Pajeú do Vento - BA
Palma Sola - SC
Panacuí - CE
Pangaré - PR
Papagaios Novos - PR
Parafuso - BA
Passa e Fica - RN
Porciúncula - RJ
Q
Quartel Geral - MG
Quatingá - PR
Quebra Côco - MS
Queluzita - MG
Quiandéua - PA
Quilombo Catorze do Mutum - ES
Quipapá - PE
Quitaiús - CE
Quixeló - CE
R
Rajada - PE
Realeza - MG
Refugiado - RS
Regeneração - PI
Remígio - PB
Reriutaba - CE
Ressaquinha - MG
Rubelita - MG
S
Sabáudia - PR
Saboeiro - CE
Salão - CE
Salgadinho - PE
Saloá - PE
Salobro - PE
Samaúma - AM
Sangão - SC
Sanharó - PE
Serrote - CE
T
Tabaí - RS
Tabocas do Brejo Velho - BA
Tabuleta - MT
Taié - SC
Tamboril - CE
Tanque D'Arca - AL
Tanque Velho - PE
Tarituba - RJ
Tentugal - PA
U
Uaiacás - RR
Uauá - BA
Ubiraita - BA
Upupuva - SP
Umãs - PE
Uruquê - CE
Uvá - GO
Uvaia - PR
V
Vacacaí - RS
Valão Seco - RJ
Vale dos Sonhos - MT
Vanglória - SP
Varre-Sai - RJ
Velhacaria - MG
Venha-Ver - RN
Véstia - MS
Viadutos - RS
Vigia - PA
W
Wager - BA
Wanderlândia - TO
Warta - PR
Witmarsum - SC
X
Xambrê - PR
Xanxerê - SC
Xaxim - SC
Xerém - RJ
Xingózinho - SE
Xique-Xique - BA
Xixá - GO
Xucuru - PE
Y
Yolanda - PR
Z
Zabelê - PB
Zebelê - CE
Zé Doca - MA
Zé Gomes - PE
Zelândia - MG
Zortéa - SC