quarta-feira, 21 de maio de 2014

Talisca marca no fim e Bahia empata com Flamengo em Macaé

Ney Franco, no último jogo como comandante do Vitória, na Arena Fonte Nova, viu o triunfo escapar pelas mãos aos 45 minutos do segundo tempo. Naquela ocasião, o autor do gol foi o jovem Pará. Mudou o time, mas não a história. Na noite desta quarta-feira (21), em Macaé, mas como treinador do Flamengo, viveu uma história semelhante. Aos 44, após bela cobrança de falta, assistiu ao meia Anderson Talisca marcar o gol que sacramentou o empate do Bahia em 1 a 1, diante do Flamengo.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/154782-talisca-marca-no-fim-e-bahia-empata-com-flamengo-em-macae.html

Aconteceu hoje(21) a Assembleia Geral da APLB de Inhambupe







Hoje aconteceu Assembleia Geral da APLB com os professores municipais de Inhambupe no clube ARCI em Inhambupe, onde foi discutido assuntos como a Mudança de Nível; Gratificação de incentivo a qualificação no artigo 73 da lei 15/2011; Reposição da gratificação por atividade em zona rural que foi suspenso, licença prêmio; contracheques; reordenamento da rede; situação das APMS e Redução de alunos para municípios vizinhos.
Os professores foram com muita vontade e com a esperança que haja mudança, principalmente sobre a mudança de nível que parece que irá ser pago, pelo o menos é a vontade da Secretária de Educação.

Conselho municipal faz reunião na Câmara de Vereadores de Inhambupe






Aconteceu hoje(21) uma reunião do Conselho do Meio Ambiente em Inhambupe, onde estiveram presentes os vereadores Jeovan, Zé de Dite e Uelson, o Secretário de Meio Ambiente Nélio, além de representantes da Prefeitura, Cocai, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Infraestrutura, terreiro.
Na reunião foi tratada informações como a recomposição dos membros do conselho, também falou sobre a Gincana que irá acontecer em agosto que tem o nome "Projeto amigos do Planeta".
Além disso teve também as discussões sobre o Meio Ambiente de Inhambupe, principalmente sobre o Rio Inhambupe que precisa ser revitalizados.

Agentes de Endemias faz caminhada contra a dengue em Inhambupe














Os Agentes de Endemias de Inhambupe fizeram uma caminhada na manhã dessa quarta-feira(21) para fortalecer o combate contra a dengue.

Grupo Deputado José Ronaldo em Volta de Cima em clima de copa




Os professores do Grupo Escolar Deputado iniciaram os seus trabalhos ontem(20) com o Projeto Interdisciplinar envolvendo a copa do mundo, que irá acontecer em nosso país até o dia 11 de junho quando encerra os trabalhos do primeiro semestre em Inhambupe.

Secretária de Saúde Wilma se reune com Agentes Comunitários de Inhambupe





Na última terça(20) a Secretária de Saúde Wilma se reuniu com os Agentes de Saúde para tirar algumas duvidas da categoria e também teve a presença de Rita que é coordenadora de Atenção Básica.

Projeto de lei prevê campanha permanente de prevenção e controle do diabetes na Bahia

Um novo projeto de lei visa estabelecer uma campanha permanente de prevenção e controle do diabetes em todo o estado. Segundo a proposta, as secretarias de Saúde e Educação deverão elaborar cartilhas, divulgar nos meios de comunicação formas de prevenção e controle, realizar palestras, cursos e outras atividades que tentem diminuir sequelas causadas por falta de conhecimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem no mundo 350 milhões de pessoas com a doença. No Brasil, o censo do IBGE/2010 encontrou cerca de 12 milhões. Para o autor do projeto, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), se aprovada, a medida cumprirá o que já é previsto pela Constituição Federal.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/154719-projeto-de-lei-preve-campanha-permanente-de-prevencao-e-controle-do-diabetes-na-bahia.html

Estatuto da Igualdade Racial é aprovado na AL-BA; lei segue para sanção

O Estatuto da Igualdade Racial e de Combate a Intolerância Religiosa foi aprovado nesta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e segue para sanção do governador Jaques Wagner. A medida garante a reserva 30% das vagas para a população negra nos concursos públicos; o programa Ouro Negro e o porcentual mínimo de 10% do orçamento anual para o Fundo para ações do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sisepir). O texto final da lei é resultado da articulação com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) com a Comissão de Promoção da Igualdade da Assembleia. A iniciativa resgata um projeto feito em 2005 do então deputado estadual Valmir Assunção (PT), na época presidente da Comissão Especial para Assuntos da Comunidade Afrodescendente. O projeto ficou arquivado e voltou à pauta em 2007 por solicitação do deputado Bira Corôa (PT).

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/154730-estatuto-da-igualdade-racial-e-aprovado-na-al-ba-lei-segue-para-sancao.html

'A eleição se tornou um negócio muito caro', avalia presidente da Perseu Abramo

'A eleição se tornou um negócio muito caro', avalia presidente da Perseu Abramo
Foto: Júlia Belas/Bahia Notícias
Em visita a Salvador nesta segunda-feira (19), o economista Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, fundada pelo PT para a elaboração das diretrizes ideológicas do partido, falou ao Bahia Notícias sobre os aspectos mais polêmicos da política econômica da gestão petista. Em relação à inflação, que tem oscilado em torno do teto da meta, de 6,5%, e por isso virou alvo de crítica da oposição ao governo Dilma Rousseff, Pochmann não vê descontrole e sim o resultado de uma opção.  “A interpretação dentro do governo é de que é possível manter a inflação abaixo da meta e até puxá-la para o centro a partir de políticas gradualistas, não políticas recessivas, que interrompessem um quadro socioeconômico razoável que nós temos no Brasil, especialmente quando comparamos nos outros países”, argumenta, ao acreditar que medidas contracionistas poderiam levar ao aumento do desemprego e da pobreza.  
Ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no qual atuou entre 2007 e 2012, o pesquisador afirma que a inflação “voltou a se transformar em um tema político” e reconhece que o desempenho econômico pode pesar nos resultados das eleições deste ano. “Esse eu acho que é um elemento importante. Em 2002, de maneira geral, a percepção era de que a população gostaria de mudanças, de outras experiências. Essa eleição também aponta para a ideia de mudanças, mas não no sentido da alteração do curso do que está sendo feito, mas que aprofundem o que está sendo feito”, avalia Pochman. “Para fazer mudanças que aprofundem o que está sendo feito no Brasil, é preciso ter essa maioria que apoie e é necessário um desempenho econômico razoável. E vem sendo razoável, porque apesar do dinamismo da economia estar em torno de 2%, o emprego está crescendo com bastante efeito, especialmente na base da pirâmide social; na questão da inflação nós tivemos um problema de preços dos alimentos, que tem impacto na base da pirâmide, mas a inflação que temos é uma inflação mais de serviços, que afeta um pouco mais a classe média e os ricos”, cita.  
Em fevereiro deste ano, o economista afirmou que as eleições de 2014 oferecem as últimas possibilidades de “candidaturas populares” para o Congresso Nacional. “Não é em relação à figura do parlamentar, se é empresário ou agricultor; não entrei no mérito do mandato propriamente dito. A preocupação que tenho é em relação ao que fundamenta o processo eleitoral”, explica,  para mencionar as “reformas clássicas do capitalismo” que ainda não foram feitas no Brasil, como a agrária (de forma efetiva) e tributária, além de uma social recente. “Nós temos um país muito desigual no sentido do poder econômico e do poder político. Então vejo que o embate eleitoral hoje está cada vez mais pressionado pelo poder econômico. Isso independe de partidos, de ideologias ou coisas desse tipo. Na verdade, os partidos têm o monopólio da representação, são eles que organizam a eleição, mas quem viabiliza os vitoriosos é cada vez mais o poder econômico, pelo financiamento de campanha”, argumenta Pochmann, ao considerar que “a eleição se tornou um negócio muito caro”.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/154735-039-a-eleicao-se-tornou-um-negocio-muito-caro-039-avalia-presidente-da-perseu-abramo.html