domingo, 1 de maio de 2022

Foragido por estupro de criança é encontrado pelo Reconhecimento Facial

Dois foragidos da Justiça, entre eles um homem acusado de estupro de vulnerável, foram capturados na manhã de sábado (30), em Salvador, no intervalo de sete horas, após alertas do sistema de Reconhecimento Facial da  Secretaria da Segurança Pública (SSP).

 

De acordo com a SSP, a primeira prisão ocorreu por volta das 11h, quando o homem procurado por estupro de vulnerável foi encontrado por equipes da Polícia Militar, após a ferramenta apontar 93% de similaridade. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal e Júri de Execução Penais de Simões Filho. 

 

Já às 18h15, mais um foragido foi flagrado depois da tecnologia apontar 93% de semelhança. Guarnições da PM foram averiguar e, durante a verificação de documentos, constataram que ele possuía mandado por roubo expedido pela Vara Especializada Criminal de Salvador. 

 

Depois de serem encontrados, os homens foram conduzidos para a Polinter, onde os mandados foram cumpridos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/268250-foragido-por-estupro-de-crianca-e-encontrado-pelo-reconhecimento-facial.html

FGTS poderá ser usado para pagar até 12 parcelas atrasadas do imóvel

A partir de desta segunda-feira (2), o mutuário inadimplente com a casa própria poderá usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até 12 prestações em atraso. A medida foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS no último dia 20. As informações são da Agência Brasil.

 

Na ocasião, o Conselho Curador aumentou, de três meses para 12 meses, o limite de uso do saldo do fundo para quitar parcelas em atraso. A medida vale até 31 de dezembro. O uso do FGTS para reduzir o valor de prestações futuras ou abater atrasos inferiores a 90 dias existe há bastante tempo, mas a destinação dos recursos para pagar mais de três parcelas atrasadas, até agora, exigia autorização da Justiça.

 

De acordo com o Conselho Curador, atualmente 80 mil mutuários de financiamentos habitacionais têm mais de três parcelas em atraso e são considerados casos de inadimplência grave. Desse total, 50% têm conta vinculada ao FGTS.

 

Na última quarta-feira (27), a Caixa Econômica Federal, que administra o FGTS, atualizou as regras que regulamentam as contas do fundo. Segundo o banco, os recursos do Fundo de Garantia serão sacados em parcela única, com o valor debitado sendo usado para negociar as prestações em atraso.

 

PROCEDIMENTOS

O trabalhador interessado em quitar parcelas não pagas deve procurar o banco onde fez o financiamento habitacional. O mutuário assinará um documento de Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS para poder abater até 80% de cada prestação, limitado a 12 parcelas atrasadas.

 

O mecanismo só vale para imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão e haverá restrições. Quem usou o saldo de alguma conta do FGTS para diminuir o saldo devedor e o número de prestações não poderá usar o fundo para quitar prestações não pagas antes do fim desse intervalo. O prazo é com base na data da última amortização ou liquidação.

 

Na nova versão do Manual do FGTS, atualizada pela Caixa, os critérios para poder fazer o saque são os mesmos dos trabalhadores que usam o dinheiro do fundo para comprarem ou construírem a casa própria. O trabalhador deverá ter contribuído para o FGTS por, pelo menos, três anos, em períodos consecutivos ou não, não poderá ter outro imóvel no município ou região metropolitana onde trabalha ou mora e não poderá ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/268249-fgts-podera-ser-usado-para-pagar-ate-12-parcelas-atrasadas-do-imovel.html

Polícia Civil abre mais de 20 vagas para Departamento Médico da Instituição

A Polícia Civil da Bahia vai realizar Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para profissionais de saúde, que irão integrar os quadros do Departamento Médico da Polícia Civil (Demep), localizado na Rua Alegria dos Barris, nos Barris. São oferecidas 26 vagas.

 

Conforme o edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), deste sábado (30), o processo visa à contratação para o município de Salvador, pelo prazo determinado de até 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez. As vagas são direcionadas aos profissionais Médico Clínico Geral, Médico Oftalmologista, Médico Psiquiatra, Psicólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Odontológico e Técnico em Enfermagem.

 

Ainda de acordo o edital o processo de seleção será por análise curricular e por meios eletrônicos. Para obter mais informações, os interessados podem baixar o edital no site da Polícia Civil – em www.policiacivil.ba.gov.br

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/268244-policia-civil-abre-mais-de-20-vagas-para-departamento-medico-da-instituicao.html