sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Origem do dia dos Solteiros


No dia 15 de Agosto é Dia dos Solteiros,no Brasil, os 30 milhões de solteiros e as 27 milhões de solteiras (dados do Censo do IBGE) estão começando a se articular e 'contra-atacar' as pressões sociais. Grupos de amigos organizam festas ou vão a bares e casas noturnas, que promovem baladas 'para solteiros' no dia.
Nos Estados Unidos, já existe um movimento dos 'orgulhosos em ser solteiros' e dos que 'odeiam o Dia dos Namorados', lá comemorado em 14 de fevereiro.
E que no Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho então ninguém quer comemorar o dia do solteiro e uma sexta-feira de hoje é final de semana, homens e mulheres querem está é acompanhados.
Então quem não irá aproveitar a noite de hoje eu só posso dizer Feliz dia dos Solteiro(a)s.
O inicio do texto eu tirei do site:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060814151544AAVd7Bl

Arco-íris em Inhambupe


Passando na praça da Mátriz hoje começou a cair uma chuva fina na cidade, passei na frente da igreja não estava olhando para o céu e me afastei um pouco mais e vi esse lindo arco-íris em cima da igreja peguei imediatamente a máquina digital e comecei a tirar fotos e vc ver esse trabalho aqui, na tarde de uma quinta-feira.
Nunca esqueça que na vida devemos olhar pequenos detalhes que muitas vezes transformam as nossas vidas e com esse blog muitas pessoas tanto aqui como de fora, estão vendo o que é bonito nessa terra que não é igual a nenhum outro lugar do mundo.
Sempre vou falar de Inhambupe com todo o orgulho e vamos fazer juntos uma cidade que todos possam ter orgulho para viver e dizer essa cidade é minha, e é de todos os politicos passam mas a cidade fica.
Um dia alguém perguntou por que não colocar política, já que vivemos em plena campanha, e respondi se eu falar de um candidato tenho que falar de todos e eu quero é fazer desse material um lugar onde todos possam usar e aqui não irei levantar bandeira para ninguém a bandeira que vou levantar aqui é a bandeira de melhorias da cidade, independentemente de quem ganhe a eleição, o que eu quero de todos que ganharem é que faça o melhor para a cidade.
clique na imagem que ela vai aumentar o tamanho.

Auditório do Centro de Convenções






Foto tirada no Seminário de Planejamento Participativo onde esteve presente boa parte dos profissionais da Educação de Inhambupe.

Entrando no Comércio de Inhambupe



Veja que duas fotos são tiradas do mesmo lugar mas em datas diferentes a foto antiga do inicio do século passado e a outro tirada hoje. Aqui vamos ver o passado e o presente de Inhambupe e resgantando, nos proximos dias terá muitas fotos antigas e fotos dos colégio me diga qual o colégio que você quer fotos aqui, como sempre envie email pra mim que eu vou lá e tiro a foto.

A cultura de Baixa Grande





Conhecer a cultura de uma região significa valorizá-la tendo atitude de respeito com as pessoas e grupo que a compõe, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos, e a liberdade de expressão, conscientizando a sociedade a considerar as diversas culturas que estão no processo de formação da identidade das comunidades e regiões brasileiras.
Falaremos do Reisado uma das culturas mais conhecidas e comemoradas do folclore, dando ênfase a pesquisa feita pelos professores na comunidade Baixa Grande, município de Inhambupe.
A origem do reisado teve inicio na década de 50, na qual o Senhor Eptácio Felix iniciou a festa do Reisado na comunidade, comemorando anualmente com seus amigos e familiares. Com o falecimento do Srº Eptácio o grupo foi desfeito, tempos depois, algumas pessoas reuniram-se e formaram outro grupo tendo como lider o Srº dos Santos que liderou durante um ano. Em 2005 os senhores Moises Simões e José dos Reis conhecido como Reizinho de Zé de Ló se responsabilizaram pela festa, formando outro grupo de reisado que também durou um ano.
Atualmente encontra-se centrado na Baixa Grande um grupo composto por 26 pessoas tendo como mestre o Senhor Nascimento. As mulheres caracterizam-se com saias rodadas e compridas, chapéus e outros acessórios e os homens de calça camisa de manga comprida, chapéus enfeitados. Saem de casa em casa saudando as famílias, batendo pandeiro, sambando e pedindo contribuições para a organizações da festa.
Os componentes festejam com muita alegria, samba de pé, cantigas de roda e o famoso Bumba-meu-boi. São usados diversos instrumentos musicais como: pandeiro, tambores, paus de rumba (tábuas)instrumentos feito com madeira. Inicialmente a música de abertura do Reisado era "Boa Noite Ferreira" com ritual matar e cortar o boi hoje é cantado na abertura "Ô de casa Ô de fora".
Segundo o Srº Nascimento o Reisado foi originado de conhecimentos hereditários, sendo comemorado todos os anos no dia 06 de janeiro dia de Reis. Ele afirma que apesar dos esforços do grupo para prosseguir com essa festa, tão importante para a comunidade, encontra-se com muita dificuldade para a realizações da mesma.
"Não podemos deixar que nossos jovens deixem essa cultura morrer" diz o Senhor Nascimento, preocupado com o futuro do Reisado.
Com o talento e o dinamismo juntamente com seus participantes planejam gravar seu primeiro CD e DVD para menter viva essa cultura, apesar das dificuldades o pensamento otimista permanece neste homem.
Essa pesquisa foi realizada pelos professores de Baixa Grande que é o maior povoado de Inhambupe.
Foi apresentado na manhã de ontem com muito samba e alegria nessa cultura da nossa terra como está sendo apresentado nas imagens de ontem no Centro de Convenções de Inhambupe.
Em breve vou visitar a comunidade de Baixa Grande e tirar muitas fotos para o Blog e também ver as culturas da Nossa Terra que temos o dever de valorizar e se você internauta tem uma história de Inhambupe, mande pra gente contar aqui e com certeza se você quiser o nome será divulgado, a intenção é promover o nosso município para o mundo.
Vou colocar aqui os professores que fizeram esse material acima que são da Baixa Grande:
Maria Magnólia O. Santos
Andrea Costa
Rosália Costa,
Lucilene Lima,
Rosângela Sales,
Julio E. dos Santos Neto,
Erisvaldo Ferreira,
Anatália dos Santos,
Jovelina Pereira,
Roseli dos Santos,
Ivoneide Magalhães,
Jucinalva Santos,
Maria Lúcia Mendes,
Luciana Mendes,
Maria Odete Barros
Leones da Conceição,
Emanuela Brito,
Jardiel Alarcom,
Valdelice Alves,
Miriam Maria do Carmo Nascimento,
Alessandra Texeira,
Edilza Rocha,
Ana Célia Costa,
Jeovane Brandão,
Davi Samuel da Silva,
Agda Carinha Santos,
Marlene,
Angelo,
Luciene,
Elissandro,
Joseane,
Ana Claudia,
Elissandra Leal,
Professores, diretores, vice-diretora, supervisores pedagógicos, secretários, auxiliares de serviços gerais, das escolas:
Essas são as Escolas da Baixa Grande.
Centro Educacional da Baixa Grande
Arlinda dos Santos Silva,
Argemiro Correia e
Escola da Serragem.
E teve a participação especial de Wildes, Magna Santos, do Colégio Luís Eduardo Magalhães e alguns componentes do Grupo de Reisado dois irmãos da Comunidade de Baixa Grande.
Quero parabenizar a todos vocês que fizeram e permitiram colocar aqui esse material que faz parte da Cultura Inhambupense é a cultura da Baixa Grande viajando pelo o mundo virtual.