sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Bahia avança nas negociações para comprar vacina Sputnik V

A Bahia negocia com o Fundo Soberano Russo a compra de cerca de 2 milhões de doses da vacina Sputnik V, o suficiente para concluir a primeira fase da vacinação que reúne idosos e profissionais de saúde. “A meta é receber essa quantidade num prazo de 60 a 90 dias a partir do fechamento do contrato, o que pode acontecer já na semana que vem”, afirmou o governador Rui Costa, que participou de uma reunião virtual com os russos nesta sexta-feira (26).

 

De acordo com Rui, além dessas doses, a Bahia negocia um volume maior que seria dividido com os estados do Nordeste. “Eles ficaram de avaliar e responder na semana que vem sobre a quantidade que conseguem enviar para a Bahia e o Nordeste. Vamos querer o máximo possível. Inicialmente, contamos com esses 2 milhões que fecham a fase 1 da vacinação”, informou o governador.

 

A autorização para que Estados e Municípios adquiram as próprias doses de vacina foi dada esta semana por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir da autorização, a Bahia passou a buscar alternativas para imunizar a população, como a vacina desenvolvida na Índia e a terceira a ser aprovada na China, cujos laboratórios também estão sendo contactados.

 

“Estamos na luta buscando todas as opções de vacina possíveis, mas, até termos um número maior de doses, peço a ajuda dos baianos para que usem máscara e respeitem o isolamento social”, acrescentou Rui.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/256982-bahia-avanca-nas-negociacoes-para-comprar-vacina-sputnik-v.html 

Bahia confirma 137 mortes por Covid-19 em 24h; número dobrou em três dias

Pelo segundo dia consecutivo, a Bahia bateu recorde no número de novas mortes registradas. Somente nas últimas 24 horas, foram 137 óbitos, de acordo com o boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) desta sexta-feira (26).

 

Na última quinta (25), haviam sido registradas 100 mortes. Com isto, o estado chega a 11.625 vidas perdidas no total. Na quarta (24), o número foi 68 - ou seja, em apenas três dias o número de óbitos confirmados em 24 horas dobrou.

 

A pasta, contudo, reforça que essas mortes não necessariamente se referem a casos acontecidos nas últimas 24h. Por conta da dificuldade em levantar os dados exatos, parte deles aconteceu em diferentes datas. Ainda assim, 80 ocorreram em fevereiro.

 

Dos 674.384 casos confirmados desde o início da pandemia, 642.921 já são considerados recuperados e 19.838 encontram-se ativos.

 

Até o momento, 430.630 baianos já foram vacinados contra aCovid-19, dos quais 96.081 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta sexta. A Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. 

 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/256975-bahia-confirma-137-mortes-por-covid-19-em-24h-numero-dobrou-em-tres-dias.html

Mesmo derrotado pelo São Paulo, Flamengo conquista o bicampeonato brasileiro

O Flamengo é bicampeão brasileiro. Na noite desta quinta-feira (25), o Rubro-Negro conquistou o segundo título consecutivo perdendo para o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time carioca foi beneficiado com o empate sem gols do Internacional diante do Corinthians, no Beira-Rio.

 

Com a derrota, o Flamengo permaneceu com 71 pontos, um a mais do que o Inter na tabela de classificação. Esta é a oitava vez que o Rubro-Negro conquista o Campeonato Brasileiro.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/57646-mesmo-derrotado-pelo-sao-paulo-flamengo-conquista-o-bicampeonato-brasileiro.html 

Bahia vence Santos no encerramento do Brasileirão e garante vaga na Sul-Americana


 O Bahia se despediu do Campeonato Brasileiro 2020 com um triunfo sobre o Santos. Na noite desta quinta-feira (25), o Esquadrão de Aço venceu o Peixe por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 38ª rodada, com um belo gol de Rossi e outro de Alesson. De quebra, o time baiano ainda conquistou a última vaga brasileira para a Copa Sul-Americana.

 

Com mais três pontos, o Bahia chegou aos 44 e assumiu o 14º lugar ultrapassando o Sport, que perdeu para o Athletico-PR e caiu para o 15º ao permanecer com 42. Já garantido na pré-Libertadores, o Santos ficou em oitavo com 54.

 

O elenco principal ganhará uns dias de folga. Porém, a temporada 2021 já começou. O time de transição do Bahia entra em campo no próximo domingo (28), às 18h, para encarar o Salgueiro, no Cornélio de Barros, pela estreia na Copa do Nordeste.

 

O JOGO

O jogo começou com as marcações das duas equipes sem darem espaços para os adversários. Truncado com algumas faltas na região do meio de campo. Mas com o Bahia trocando mais passes.

 

O primeiro chute a gol do Tricolor foi com Gilberto aos 10 minutos. Ele recebeu de Rodriguinho e bateu. A bola passou do lado esquerdo da traves santista. Aos 11, o sistema defensivo do time baiano roubou a bola e o camisa 9 lançou Rossi. Mas o veloz atacante perdeu o gol cara a cara com o goleiro João Paulo.

 

Rossi marca um golaço
O Tricolor abriu o placar em grande estilo com Rossi aos 14 minutos. Na cobrança de escanteio de Rodriguinho, Gregore desviou para trás e o camisa 11 acertou um belo voleio mandando para o fundo do gol. Bahia 1x0 Santos

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

 

O Tricolor seguiu dominante na partida. Aos 21, Nino Paraíba invadiu a área, mas finalizou mal mandando a bola por cima da trave paulista. No minuto seguinte, o Peixe desperdiçou uma boa chance com Vinícius Balieiro. Jogada individual construída por Ângelo pelo lado direito que foi à linha de fundo. Douglas saiu mal e o atacante tocou para trás. Com o gol vazio, o volante santista chutou por cima da trave. A resposta do Bahia também veio na sequência com Gilberto. O camisa 9 soltou a bomba de fora da área e a bola passou por cima da trave.

 

Aos 30, Douglas saiu mal mais uma vez. Cruzamento vindo pela direita, o camisa 1 do Tricolor saiu mal, mas a finalização foi para fora. Três minutos depois, o Peixe chegou bem mais uma vez pelo lado direito. Cruzamento para o miolo da área, Bruno Marques sobe sozinho e cabeceia por cima da trave de Douglas.

 

O Bahia chegou com perigo aos 35. Matheus Bahia escapuliu pela esquerda e cruzou rasteiro para área. Já na pequena área, Gilberto tocou para fora.

 

Antes do apito final da primeira etapa, Rodriguinho fez fila pelo meio e abriu na esquerda com Matheus Bahia. O lateral cruzou, mas a defesa santista afastou o perigo aos 46.

 

Segundo tempo

Enquanto o Bahia voltou do vestiário com a mesma formação, o Santos voltou modificado. Fernando Pileggi saiu para a entrada de Gabriel Pirani.

 

O Peixe começou o segundo tempo melhor do que o Tricolor e conseguiu duas boas chegadas na área dos donos da casa. Na primeira, Nino Paraíba cortou o cruzamento e na segunda Gabriel Pirani chutou para fora levando perigo para a meta de Douglas. Aos oito, Rodriguinho fez fila e a bola sobrou para Rossi. Mas o atacante acabou finalizando em cima da marcação paulista.

 

O Tricolor chegou bem aos 13. Rossi fez boa jogada pela direita e cruzou para trás. Sozinho, Rodriguinho encheu o pé, mas o goleiro João Paulo fez grande defesa. O camisa 10 pegou o rebote, mas foi travado pela defesa.

 

Aos 20, Matheus Bahia perdeu boa chance. Cruzamento da direita, mas o lateral chegou batendo para fora. Na cobrança do tiro de meta, a defesa voltou com João Paulo que tocou errado pelo meio e Gilberto dominou a bola. O atacante invadiu a área, mas foi desarmado pelos defensores. Aos 25, Gilberto cobrou a falta no cantinho e João Paulo foi buscar desviando para fora.

 

Alesson mata o jogo
Alesson matou o jogo aos 45 minutos. Bela jogada de Juninho Capixaba pela esquerda que cruza rasteiro e Alesson empurra para o fundo do gol. Bahia 2x0 Santos

 

FICHA TÉCNICA
Bahia 2x0 Santos
Campeonato Brasileiro - 38ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 25/02/2021 (quinta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Rafael Trombeta (ambos do PR)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda, auxiliado por Carlos Eduardo Nunes Braga e Diogo Carvalho Silva (Todos do RJ)

Cartão amarelo: Não houve

Gols: Rossi, Alesson (Bahia)

 

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Gregore, Patrick e Ronaldo (Ramon); Rodriguinho (Daniel), Rossi (Thiago) e Gilberto (Alesson).  Técnico: Dado Cavalcanti.

 


Santos: João Paulo; Fernando Pileggi (Gabriel Pirani), Luiz Felipe, Alex e Wagner Palha; Vinícius Balieiro, Sandry (Tailson) e Jean Mota (Ivonei); Ângelo (Lucas Lourenço), Bruno Marques e Arthur Gomes (Allanzinho). Técnico: Marcelo Fernandes.



Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/25227-bahia-vence-santos-no-encerramento-do-brasileirao-e-garante-vaga-na-sul-americana.html