terça-feira, 15 de outubro de 2013

Com atraso na sessão Polo Industrial é aprovado na Câmara de Vereadores de Inhambupe















Hoje a sessão da Câmara começou praticamente por volta de 19 horas, com uma hora de atraso, mas o inicio foi com a explicação do Presidente Fabrício falando dos últimos acontecimentos e a falta de segurança e por isso pediu apoio da Polícia Militar e do Grupo Tigre para que todos fiquem seguros com o andamento dos trabalhos. Assista o vídeo abaixo:

Foi feita a leituras das atas, onde demorou praticamente uma hora e meia, com algumas discussões entre os vereadores, e algumas dessas atas foram rejeitadas.

Foi comentado também o projeto que implanta o Polo Industrial da Cardoza, as indicações dos vereadores de Inhambupe já passaram dos 225, um grande número para a quantidade de sessões na  semana que é apenas uma.

A pedido de Jeovan foi aberto ao Estudante Felipe a oportunidade de usar a tribuna para falar sobre o transporte universitário, iniciou a sua fala, comentando sobre a Constituição sobre os direitos sociais esse serviço público, disse que ele e outros estudantes não foram para a Faculdade e em pró que se tenha um apoio dos vereadores em fazer um projeto de lei com esse auxilio transporte, pois não se sabe até quando os motoristas irão continuar levando.

O Vereador Fabrício falou sobre a aprovação da Presidente Dilma em usar o ônibus escolar para os universitários.

Outros vereadores comentaram sobre o transporte universitário e disseram que é de grande importância, e nessa conversa o Estudante Felipe ficou quase 20 minutos em pé ouvindo as discussões.

Fabrício Mateus falou que o trabalho dele na Câmara é passageiro e que nunca enganou ninguém, disse que será presidente até dezembro do ano que vem e vereador até o final do mandato, disse também que muitos que criticam ele atualmente irá votar nas eleições daqui a 3 anos, disse que nunca comprou voto, disse que a prefeitura teve uma queda de R$ 600 mil, disse que não tem medo de vaia, se tivesse que viria pra Inhambupe todos os dias.

Dr. Miguel falou sobre a importância desse Polo industrial que é de grande importância regional e econômica para o município de Inhambupe e impõe como ótimas condições de emprego, falou também sobre a água que está sendo cobrada no Novo Inhambupe e Urbis, e que nunca aconteceu isso, e que muitas pessoas que vivem de bolsa família não tem condições de pagar, como citou uma pessoa que teve que pagar R$ 260 de água,  citou também a bolsa municipal que no governo anterior era 500 pessoas e no atual gestão não existe.

O Projeto do Polo Industrial é aprovado por todos os vereadores de Inhambupe.

Campos fica com maior parte dos votos de Marina, retifica jornal

Em sua edição do último domingo (13), o jornal Folha de S. Paulo informou que, conforme pesquisa Datafolha, a maioria dos eleitores de Marina Silva (PSB) migra para a presidente Dilma Rousseff (PT) quando a ex-senadora é substituída pelo governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência da Repúbica, Eduardo Campos (PSB). Entretanto, nesta terça-feira (15), o diário paulista afirmou que errou na publicação dos levantamentos. Segundo os dados corretos do instituto de pesquisa, 32% dos eleitores de Marina optam por Campos quando ela não está entre os concorrentes. No cenário mais provável da disputa, é Campos, portanto, o maior herdeiro das intenções de voto de sua nova correligionária. O segundo maior contingente dos eleitores da ex-ministra do Meio Ambiente, 23%, votam em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis postulantes indicados. Candidata à reeleição, a presidente Dilma fica com 22% dos eleitores de Marina, não com 42%, como disse a reportagem. O mesmo exercício pode ser feito no cenário em que o ex-governador de São Paulo José Serra aparece como candidato do PSDB no lugar de Aécio Neves. Neste caso, Serra passa a ser o maior herdeiro dos "marineiros". O tucano fica com 33% dos que manifestavam voto na nova socialista. Campos vem logo atrás com 28%. Outros 18% optam pelo voto em branco, nulo ou em nenhum candidato. Dilma fica em último lugar com 17%. Já Aécio Neves herda 16% dos eleitores de Marina, não 21%. Na pesquisa realizada na última sexta-feira (9), o Datafolha ouviu 2.517 eleitores em 154 municípios do país, o que resulta em uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/145081-campos-fica-com-maior-parte-dos-votos-de-marina-retifica-jornal.html

Sem grande atuação, Brasil vence a Zâmbia por 2 a 0 em Pequim

Teoricamente o Brasil não teria dificuldades diante da Zâmbia. Mas na prática, aconteceu bem diferente. O time canarinho suou para vencer os africanos por  2 a 0 nesta terça-feira (15), no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, na China. Os gols foram marcados por Oscar e Dedé, no segundo tempo.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/145082-sem-grande-atuacao-brasil-vence-a-zambia-por-2-a-0-em-pequim.html


Curtas do Poder: Alunos da rede estadual vão ter aula de simulação de voo

Como a formação da chapa liderada pelo governador Jaques Wagner para a sua sucessão em 2014 é um dos assuntos mais comentados na Bahia, o fato não podia passar em branco pelo colunista Zeca de Aphonso. As Curtas do Poder desta semana chama a atenção para o sinal emitido pelo presidente estadual do PT aos partidos aliados e avalia a crença do deputado federal Mário Negromonte, que jura de pés juntos que o PP foi confirmado na vice. Saiba mais ainda sobre a Câmara de Vereadores de Salvador, com a sua "bancada do buzu", que teima em atrasar a implantação do metrô de Salvador, e conheça o novo bad boy do Legislativo. Outra: Você sabia que os alunos da rede estadual de ensino vão aprender a pilotar aviões? É o novo programa lançado pelo governo: Tapa (Turma de Alunos Pilotos de Avião).

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/145084-curtas-do-poder-alunos-da-rede-estadual-vao-ter-aula-de-simulacao-de-voo.html

Municípios baianos são contemplados com programa federal 'Cidades Digitais'

Vinte e três municípios baianos foram contemplados com o programa do governo federal “Cidades Digitais”, que garantirá às cidades com menos de 50 mil habitantes uma conexão de alta velocidade para serviços e acesso a internet livre em locais públicos, e ainda a criação do "governo eletrônico", que permite oferecer serviços online de saúde e educação, como marcação de exames e matrículas. A lista com os nomes das cidades contempladas foi divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União (DOU). O Cidades Digitais é ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Conforme a pasta, os municípios serão convocados para firmar o acordo e para receber as instruções básicas e dar seguimento ao processo. São eles: Anagé, Anguera, Baianópolis, Barra, Barra do Choça, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra, Brejolândia, Buritirama, Coronel João Sá, Cotegipe, Curaçá, Encruzilhada, Guaratinga, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Piatã, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Rita de Cássia e São Desidério.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/145087-municipios-baianos-sao-contemplados-com-programa-federal-039-cidades-digitais-039.html

Terapia para pessoas com HIV poderá ser iniciada após diagnóstico

Pessoas com HIV vão poder iniciar o tratamento antirretroviral depois de receberem o diagnóstico. Atualmente, a indicação para início da terapia antirretroviral ocorre quando o paciente já apresenta sintomas da Aids – como perda de peso, febre, diarreia e fadiga – ou quando o exame de contagem de linfócitos CD4 apresenta resultados alterados (abaixo de 500 células/mm3). A mudança foi aprovada pelo Comitê Assessor para Terapia Antirretroviral em Adultos Infectados pelo HIV e Aids, do Ministério da Saúde, e faz parte das novas diretrizes terapêuticas para o cuidado do HIV no país. Outra alteração é a definição do tratamento de primeira linha, que passa a ser composto pelos medicamentos tenofovir, lamivudina e efavirenz. Os remédios da classe de inibidores de protease passam a constituir a segunda linha de tratamento, opção caso o paciente não responda bem à primeira linha. Até o dia 5 de novembro, o texto do “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos” estará aberto para consulta pública e poderá receber sugestões. De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério, o objetivo da estratégia é diminuir a transmissão do HIV por pessoas já diagnosticadas e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus. Informações do G1. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/10011-terapia-para-pessoas-com-hiv-podera-ser-iniciada-apos-diagnostico.html

Especialistas defendem volta do voto em papel

Especialistas criticaram nesta terça-feira (15) o fato de o Brasil ser o único país sem a confirmação impressa individual do voto. Durante audiência na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, professores da Universidade de Brasília (UnB) e integrantes do Fórum do Voto Seguro na Internet disseram que o programa usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não é seguro e defenderam que o processo eleitoral tenha um mecanismo que também confirme em papel a escolha do eleitor no momento da votação. Segundo a Agência Brasil, a bandeira defendida pelos especialistas é a de que esse voto impresso seja confirmado na hora pelo eleitor e descartado imediatamente após a checagem, ainda na zona eleitoral, para evitar a retomada da prática que ficou conhecida como “voto de cabresto”, quando eleitores eram coagidos a votar em determinado candidato. Para o moderador do Fórum do Voto Seguro na Internet, Amílcar Brunazo Filho, que participou do processo de implantação das urnas eletrônicas no país, o sistema de votação atual não garante ao eleitor que a escolha dele foi gravada de fato no sistema eleitoral. “Só tem a confirmação na tela. Depois que o voto foi gravado, ele não pode ver, não pode conferir”, criticou. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/145089-especialistas-defendem-volta-do-voto-em-papel.html

Copa: Depois de elevar preço das passagens à mesosfera, Avianca reduz em 80% o valor

A companhia aérea Avianca reduziu em até 80% o preço das passagens para o período da Copa do Mundo no Brasil. Conforme reportagem do Jornal Folha de S. Paulo, o preço da ponte aérea ida-e-volta entre os aeroportos de Santos Dumont (Rio de Janeiro) e Congonhas (São Paulo) para ver o jogo de abertura da competição era de R$ 1.893. Na noite desta segunda-feira (14), caiu 70%, para R$ 563 ida-e-volta. A partida inaugural do mundial será no próximo dia 12 de junho. Para a final da Copa, em 13 de julho, os preços também caíram. Até à tarde desta segunda, ir ao Rio e voltar para Congonhas custava R$ 2.923, com taxas. À noite, veio o corte: também R$ 563, com taxas, redução de 80%. A medida se dá no mesmo dia em que reportagem do diário paulista revelou que, a oito meses da Copa, as companhias aéreas brasileiras já haviam aumentado e muito o preço das passagens. As empresas argumentam que obedecem à lei da oferta e da demanda e que, à medida que os assentos rareiam, os tíquetes restantes encarecem. Já as duas maiores companhias brasileiras, TAM e Gol, mantêm os seus preços exorbitantes. A Azul também mantém os preços dos seus bilhetes nas alturas. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/145091-copa-depois-de-elevar-preco-das-passagens-a-mesosfera-avianca-reduz-em-80-o-valor.html

Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro

Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor, em todo o Brasil. Mas você sabe qual o motivo da comemoração nesta data específica? A resposta vem do Brasil Imperial. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.   

A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria.

 Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica. Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I. A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o período. Cansados, literalmente, um pequeno grupo de quatro educadores, liderados por Samuel Becker, teve a ideia de organizar um dia de folga, para amenizar a estafa.

 O dia também serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo. Foi então que o professor Becker sugeriu que esse encontro acontecesse no dia 15 de outubro. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa, para uma pequena confraternização. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase "Professor é profissão. 

Educador é missão". A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias"

Fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/voce-sabe-a-origem-do-dia-do-professor-conheca-a-historia-por-tras-do-15-de-outubro

Mensagem de Jivanildo Bina para os professores



Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento.
Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor.
Por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor.
 Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender. Levando-nos, por fim, a compreendê-las… Por resolverem o que achávamos complicados… Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil…
Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.
Feliz dia dos Professores!
Mensagem de Jivanildo Bina, Presidente do SINDSERPI 

15 de outubro – DIA DO PROFESSOR O MINISTÉRIO DA HUMANIZAÇÃO



O MINISTÉRIO DA HUMANIZAÇÃO

Descrição: semeador-de-esperancas.jpgProfessor (a), seu trabalho é uma missão digna de louvor e de gratidão! Seu ministério consiste em acreditar na pessoa humana, em todos os seres humanos. Você sabe que, no íntimo de cada ser humano, existe uma pérola preciosa, um tesouro que precisa ser despertado e manifestado, para que o ser humano alcance sua verdadeira e autêntica humanização. Você não se cansa de profetizar que a educação potencializa o ser humano a reconhecer-se como um ser histórico de possibilidades, sem perder sua essência humana. Será que somente você, professor (a), acredita no poder transformador da educação? A humanidade necessita que você, professor (a), continue acreditando, mesmo que contra toda a esperança.

Você sabe, por experiência, no que está acreditando. Sabe que sua crença é comprovadamente verdadeira, mesmo que outros tentem colocar em dúvida sua credibilidade. Quem poderá desacreditar dos fatos das muitas histórias de sucesso que você ajudou a construir? Dos sonhos que você ajudou a tornarem-se realidades? Das curiosidades que você, com sua arte de dialogar e de promover a reflexão, ajudou a despertar em tantas mentes, hoje inclinadas para a pesquisa e para a circulação do conhecimento? No universo do conhecimento e dos saberes, é você quem possui a arte da maiêutica, ou seja, de dar a luz a novas capacidades e habilidades para que outros seres humanos sejam mais humanos e pessoas melhores.

Suas razões para continuar acreditando no trabalho que realiza são incontestáveis e, com certeza, partilhadas por uma multidão imensa de pessoas que também acreditam no ser humano potencializado por este processo de ensino-aprendizagem que tem em você, professor (a), o grande artesão de novas construções.

 Nosso desejo é que você continue acreditando na semente do conhecimento que lança, todos os dias, na terra fértil dos corações e mentes humanas, assim como o agricultor lança a semente na terra, na mais firme esperança de que todas as adversidades da natureza serão vencidas, e de que a colheita será farta. Nós, que, como você, acreditamos nesse seu ministério de humanização, o (a) parabenizamos neste dia por sua vida, sua vocação e sua missão!

Parabéns professor (a)!

Autor: Pe. Gildésio da Paixão Batista

Coordenador da Pastoral Universitária