quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vitória fica no empate com o Goiás e chega a cinco partidas sem vencer

O Vitória empatou em 0 a 0 com o Goiás na noite desta quarta-feira (28), no Serra Dourada, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes criaram chances na partida, mas não conseguiram concretizá-las em gol. Esse foi quinto jogo seguido sem triunfo do Leão -duas derrotas e três empates -, que só conseguiu bater o Fluminense na competição.
 
Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos sete pontos. O próximo compromisso do time comandado pelo técnico Jorginho é contra o Sport, domingo (1º), em Feira de Santana.


O JOGO
 
O técnico Jorginho surpreendeu e decidiu modificar o esquema tático do Vitória. Ele abriu mão dos três atacantes e colocou em campo mais um homem de meio. Com isso, Willie que era cotado para ser titular ficou no banco e Hugo foi escalado.  Cáceres também ganhou oportunidade e entrou no lugar de Léo Costa.
 
O duelo começou muito amarrado no meio de campo, por conta da forte marcação das duas equipes. O Vitória se limitou a trocar passes no campo de defesa, enquanto estudava a marcação do Goiás.
 
Neto Coruja sente dores
Aos 12 minutos, o técnico Jorginho teve que abdicar do esquema tático com dois atacantes e voltar a atuar com um trio ofensivo. O volante Neto Coruja, que tem histórico de lesões, caiu no gramado e se queixou de dores na coxa. Com isso, ele foi substituído para entrada do atacante Willie.
 
Times criam chances
A primeira chance do Vitória veio aos 19 minutos. A bola sobrou para Souza, dentro da área. Ele chutou para o gol, mas a redonda desviou na zaga e saiu.  Dois minutos depois foi a vez do Goiás. Ramon recebeu passe na grande área, esperou a saída de Wilson e tocou por cima do goleiro do Leão. A bola saiu pela linha de fundo e quase entrava.
 
Goiás pressiona
O Goiás teve outra boa chance aos 28 minutos. Danilo recebeu cruzamento de Ramon e pegou de voleio. Wilson fez grande defesa e impediu um golaço. Na sobra, a bola bateu da zaga do Vitória e terminou nas mãos do arqueiro Rubro-Negro. Três minutos depois, Liniker arriscou de longe quase surpreendeu o camisa 1 do Leão, que saltou e mandou a bola pela linha de fundo.
 
Vitória responde
Apesar da pressão do Goiás, o Vitória não se intimidou e também foi para cima.  Aos 34, Souza recebeu ótimo passe de Willie, invadiu a área, ganhou da marcação e chutou forte, em cima do goleiro Edson, que fez boa defesa. Porém, apesar das investidas dos dois times, o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.

Segundo tempo
 
O técnico Ricardo Drubscky decidiu promover uma mudança no intervalo para dar mais velocidade a sua equipe. Tirou Danilo e colocou Erick. O time Esmeraldino tomou iniciativa e chegou com perigo logo aos cinco minutos. Vitor recebeu passe na entrada da área e chutou forte, Wilson estava atento e mandou para escanteio.
 
Leão chega com perigo
Após um início de segundo tempo um pouco truncado, o Vitória chegou com perigo aos 16. Danilo Tarracha acertou cruzamento e colocou na cabeça de Souza. O camisa 22 mandou no canto, mas Edson se esticou todo para fazer a defesa.
 
Recuperado de uma lesão muscular, o atacante William Henrique ganhou sua primeira chance com Jorginho. Ele entrou aos 25 minutos com a missão de tentar dar mais velocidade ao ataque Rubro-Negro. No seu primeiro lance, ele roubou a bola no campo de ataque, ficou mano a mano com Vitor, mas demorou para concluir a jogada e perdeu a bola para Rodrigo. 

Donos da casa sufocam
O Goiás criou, mas pecava nas finalizações. Aos 32, Lima se livrou de Willie com um drible e cruzou na intermediária. A bola passou pela defesa do Vitória e sobrou para Érick, que arriscou uma bicicleta e por pouco não abriu o placar. Logo depois, Assuério recebeu bom passe na grande área, se livrou de Alemão e chutou forte, rasteiro. Porém, Wilson defendeu.

Se atrapalhou
O Vitória partiu em velocidade para o ataque, aos 40, em jogada puxada por Willie. O atleta cruzou para a área e a bola sobrou com William Henrique. Livre de marcação, o atacante  protagonizou uma cena pitoresca. Ele se atrapalhou com a bola e cedeu tiro de meta.


FICHA TÉCNICA
Goiás 0 x 0 Vitória
Campeonato Brasileiro – 8ª rodada
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Data-Hora: 28/05/2014 -21h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Alexandre Kleiniche (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS). 
Cartões amarelo: Gols:
Goiás: Edson; Vitor, Felipe Macedo, Jackson, Lima; Amaral, Rodrigo, Ramon, Tiago Real (Assuério); Liniker (Esquerdinha) e Danilo (Erick). Técnico:  Ricardo Drubscky.

Vitória: Wilson; Ayrton, Luiz Gustavo, Alemão, Danilo Tarracha; Neto Coruja (Willie), Josa, Cáceres, Hugo, Caio e Souza (Dinei).  Técnico: Jorginho.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/9451-vitoria-fica-no-empate-com-o-goias-e-chega-a-cinco-partidas-sem-vencer.html

Nada inocente: Conar pede suspensão de propaganda com Compadre Washington

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pediu em votação realizada nesta terça-feira (27) a suspensão do comercial do site de vendas Bom Negócio, popularizado pelo cantor baiano Compadre Washington, do grupo "É O Tchan", com o bordão "Sabe de nada, inocente". O motivo é que o Conar recebeu aproximadamente 50 e-mails de mulheres de todo o Brasil, no qual elas dizem que se sentem desrespeitadas pelo trecho "vem, vem, ordiná..." dito pelo pagodeiro. Apesar de o músico não ter dito a palavra "ordinária" completa, os conselheiros entenderam que a expressão é ofensiva. A empresa ainda pode recorrer da decisão, que só é válida para fins comerciais. A exibição do vídeo no YouTube não está proibida. Segundo matéria do jornal Correio Braziliense, o Bom Negócio aguardará a notificação do órgão para tomar as devidas providências. Veja a propaganda suspensa pelo Conar:

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/155075-nada-inocente-conar-pede-suspensao-de-propaganda-com-compadre-washington.html

Almiro Sena é acusado de assediar sexualmente servidoras da Secretaria de Justiça da Bahia

O secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), Almiro Sena, foi denunciado à Corregedoria do Ministério Público da Bahia (MP-BA) por assédio sexual contra servidoras da pasta. O auxiliar do governo é promotor de Justiça e tentou por algumas vezes ser desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio do Quinto Constitucional. No processo, divulgado pelo site Bocão News, as denunciantes pedem socorro para que o caso não caia no esquecimento. "Assim como se fala por aí que já existem outras denúncias e que o secretário de Justiça e promotor, Almiro Sena, usou de sua 'influência’ para arquivar tais processos”, apontam. 

As denúncias serão tratadas no âmbito da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa (AL-BA). O Bahia Notícias também recebeu denúncias de servidores que pediram sigilo sobre a suposta prática de assédio moral com servidores comissionados e contratados através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Almiro ė Promotor do Ministério Público licenciado e está no cargo por indicação do PRB partido ligado a Igreja Universal do Reino de Deus.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/48844-almiro-sena-e-acusado-de-assediar-sexualmente-servidoras-da-secretaria-de-justica-da-bahia.html

Bahia tem o 2º maior crescimento nas taxas de homicídios e suicídios


Em 2002, foram 1.735 homicídios no estado. Já em 2012, o número chegou a 5.936 — uma variação percentual, nos anos considerados, de 221,6%

A Bahia é o estado com o segundo maior crescimento nas taxas de homicídios e suicídios por 100 mil habitantes do país, entre 2002 e 2012, conforme prévia do Mapa da Violência 2014: Os Jovens do Brasil, divulgada ontem. Em 2002, foram 1.735 homicídios no estado. Já em 2012, o número chegou a 5.936 — uma variação percentual, nos anos considerados, de 221,6%.
No mesmo período, o estado perde apenas para o Rio Grande do Norte — que registrou 301 homicídios em 2002 contra 1.121, em 2012, e variação de 229,1%. A variação nacional de assassinatos foi de 2,1%.

A assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que vai analisar o estudo, bem como a sua metodologia, para só então se pronunciar a respeito. No caso de suicídio, a variação percentual na década foi de 92 na Bahia e 20,3 em todo o país. Na Bahia, em números absolutos, foram 233 suicídios em 2002, contra 476, em 2012.  
No último ano do levantamento,  a Bahia figurou  na quinta posição na taxa de homicídios, atrás de Alagoas, Espírito Santo, Ceará e Goiás. Mesmo assim, a evolução ainda em relação aos demais estados, indica que não houve decréscimo da violência.
O documento se baseia no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS) e é assinado pelo coordenador  da Área de Estudos da Violência, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Julio Jacobo Waiselfisz.
Publicado desde 1998, o trabalho mostra que, em termos absolutos, houve um crescimento em todo o país,  de 49.695, em 2002,  para 56.337, em 2012, em  casos de homicídios - em relação a 2011, o acréscimo no número de homicídios foi de 7%.
A prévia também inclui o  número de vítimas nos acidentes de transporte - houve crescimento em termos gerais de 38,3%.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/bahia-tem-o-2o-maior-crescimento-nas-taxas-de-homicidios-e-suicidios/?cHash=05d3914ac5563956a9ab745acab59d94