terça-feira, 9 de setembro de 2014

Veja o que aconteceu na sessão de hoje da Câmara de Vereadores em Inhambupe















Aconteceu hoje(09) a sessão da Câmara de Vereadores de Inhambupe onde teve a presença de todos os parlamentares, a sessão começou por volta das 18:30hs, onde teve várias indicações como os pedidos de: construção de um muro da escola Helena Barbosa, colocar os letreiro nas escolas municipais com os nomes, pedido de iluminação da AABB até o Mandacaru, Regulamentação da lei dos 15 minutos nos bancos, manutenção da estrada de Santo Antônio, todas essas indicações foram do Vereador Uelson, além da indicação de Cloves que foi o pedido da coleta de lixo na comunidade de Pedreira, Buraco Quente e proximidade da Copener.

O Vereador Cloves falou sobre a sua indicação sobre a Rua Pedro da Silva e Oliveira no qual reclamou sobre a lama e o mau cheiro, ele disse que falou para o sexertario resolver e até o momento nada foi feito, falou também que muitas pessoas querem interditar a rua, falou também que o esporte está uma vergonha, disse que não tem jogos nas quadras, perguntou por que não tem campeonato nas comunidades, disse que o dinheiro vem e não fazem, falou que as estradas estão em péssima situação, citou que as estradas é como saúde, que está bem a estrada passa rapidinho, falou que o Novo Inhambupe está abandonado sem segurança, e dizem que é bairro de gente fraco, pediu para olharem o Novo Inhambupe e Urbis que estão abandonados.

O vereador Humberto falou sobre a falta de pagamento do piso nacional aos Agentes de saúde, disse que o município recebeu mais de 28 milhões de reais até julho do governo federal, falou que as escolas de Km 8 tem o muro caído, a escola da Serragem tem madeira no pátio, disse também que a Secretária não pode fazer, pois não tem a caneta para resolver, falou sobre o credito de 2 milhões e espera que o Prefeito mande alguém para explicar esse credito, disse que está ali para ajudar.

O Vereador Dr. Miguel falou sobre o requerimento sobre o desmatamento do Rio Pequeno, pediu para Uelson informação sobre o posicionamento sobre a denuncia feita, teve o conhecimento que o Secretário de Meio Ambiente esteve no local, disse que o Rio serviu para irrigar pequenos ribeirinhos, disse que causa um prejuízo imensurável, um ato perverso, falou também que tem um multa feita pelo o INEMA que não foi pago até o momento, pediu para designar uma data para construir um projeto de lei orgânica, pois a lei é de 1930 a 1940 e que não atende mais a necessidade atual e pediu uma data para reunir ainda esse ano, cumprimentou a Secretária de Ação Social e na visita teve acesso aos programas do município e ficou contente, no qual ela falou  sobre alguns programas pra ele, como o Peti atende também aos idosos e chamou ela para explicar na Câmara, pois o povo não tem conhecimentos dos programas do município, falou das 26 escolas pesquisada pelo o IDEB apenas 6 alcançaram as metas, falou também dos salários dos agentes comunitários que não foram pago o piso nacional.

O Vereador Eliezer cumpriu o que falou na Sessão anterior e deu a Jeovan os remédios que foram pedidos.

O Vereador Jeovan falou sobre o lixo na entrada da cidade, disse que no dia 28-05-2013 no termo 75/2013 renovou por 12 meses o contratado com a empresa Ecolurb com um valor de um milhão de reais, mesmo com uma redução de 20%, o vereador falou sobre os dois caçambeiros que estão sem receber, falou que as regiões de Lagoa, Encantado e Chapada estão há 25 dias sem água, e o carro-pipa vai 2 vezes na semana que leva água para 300 pessoas, lamentou sobre a morte do vereador Romeu de Aporá, disse que mais de 37 mil já morreram na Bahia por causa da violência, Dai disse que na Comunidade de Campo Grande tem 6 meses sem água, falou que a Primeira dama vem falando nas comunidades se não votarem nos candidatos do PT irão perder os programas sociais do governo, disse também que na Cardosa vem tendo aula na praça, pois o telhado da escola está comprometida, falou também que está na hora de trazer o AABB comunidade já que o nome da cidade está limpo.

O Vereador Marquinhos da Lagoa falou sobre a sua preocupação da educação no município, e espera que seja sanada e vê ausência da gestão do município, falou que está na hora de chamar a secretária de Educação para explicar esse resultado do IDEB, e que seja o norte para melhorar a situação, disse também sobre o silencio dele e falou que gato morto não adianta bater mais, o Vereador Jeovan falou que a APLB deve se posicionar sobre as notas do IDEB.

Campos fez doação pós-morte de R$ 2,5 mi ao PSB

Eduardo Campos e Marina Silva em evento em São Paulo, no início de agosto

O valor, equivalente a cinco vezes o patrimônio de Campos, foi doado para o partido de Marina Silva no dia seguinte à morte do ex-governador de Pernambuco 
 
O comitê financeiro do PSB à Presidência da República informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter recebido uma doação do falecido ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Na planilha enviada ao TSE no início de setembro, a contribuição está registrada com a data de 14 de agosto, um dia depois do acidente aéreo com o então presidenciável. A doação atribuída a Campos é quase cinco vezes maior do que o patrimônio declarado por ele ao registrar sua candidatura, de 546 mil reais.
O atual responsável pela gestão financeira do comitê presidencial do PSB é o tesoureiro do partido, Márcio França. O deputado federal é candidato a vice na chapa do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, que tenta a reeleição em São Paulo.
Quando o PSB ratificou Marina como candidata no lugar de Campos, ela decidiu nomear alguém de sua confiança para comandar as finanças da campanha. O cargo pertencia então a Henrique Costa, da confiança de Campos. Marina primeiro escolheu seu chefe de gabinete no tempo de ministério, Bazileu Margarido. Depois, Marina reforçou a equipe com um banqueiro com passagem pelo Citibank, Álvaro de Souza.
A presidenciável não estava à vontade com os acordos financeiros que Campos fechara com aliados em troca de apoio. Um dos partidos da coligação presidencial do PSB, o PPS já recebeu, por exemplo, meio milhão em recursos arrecadados e transferidos pelo comitê financeiro do PSB. Vários candidatos a governador pelo PSB também já obtiveram verba por este caminho.
A solução acertada entre Marina e o PSB para tentar uma convivência foi separar as finanças: de um lado, as da campanha da candidata; de outro, as do comitê presidencial do partido. O primeiro grupo tem Álvaro de Souza à frente. O segundo, Márcio França.
Com isso, Marina também tenta preservar a “pureza” de seu caixa. O estatuto do partido que quer fundar, a Rede, proíbe os filiados de tomar fundos de quatro setores empresariais: fumo, bebidas, armas e agronegócio. França não vê problema nestes financiamentos. Conta com eles para cumprir os acordos de Campos.
A prestação de contas entregue pela campanha de Marina ao TSE declara não ter havido recebido nenhuma doação até agora. A CartaCapital, Bazileu Margarido, que coordena as finanças da campanha de Marina, disse em telefonema que a doação foi legal e que o partido prepara uma nota de esclarecimento.
Abaixo, a reprodução do site do TSE que mostra a doação atribuída a Eduardo Campos:
 
 Fonte: http://www.cartacapital.com.br/politica/campos-fez-doacao-pos-morte-ao-psb-de-r-2-5-milhoes-2289.html

CNT/MDA: Dilma sobe e chega a empate técnico com Marina no 2º turno

A petista, candidata à reeleição, reduziu pela metade a vantagem da ex-senadora. Aécio Neves oscilou para baixo no primeiro turno 
 
A nova rodada da pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira 9 mostrou uma importante alta da presidenta Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, em um eventual segundo turno com Marina Silva (PSB). No levantamento anterior, divulgado no fim de agosto, Marina aparecia 5,9 pontos à frente de Dilma no segundo turno (43,7% x 37,8%), mas agora a petista subiu 4,9 pontos, chegando a 42,7%, o que a deixa em empate técnico com Marina, que subiu menos e foi a 45,5% das intenções de voto. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos para cima ou para baixo e a diferença entre as duas é de 2,8 pontos, elas estão empatadas tecnicamente.
O levantamento mostra também a polarização cada vez maior da corrida ao Planalto. Tanto Dilma quanto Marina tiveram altas expressivas, enquanto caiu a votação de Aécio Neves (PSDB) e diminuiu o número de votos brancos, nulos e de indecisos. Em agosto, Dilma aparecia em primeiro lugar no primeiro turno, com 34,2% das intenções de voto, contra 28,2% de Marina Silva e 16% de Aécio Neves. O número de votos brancos e nulos era de 8,7% e o de indecisos, de 10,4%. Agora, Dilma foi a 38,1% (alta de 3,9 pontos) no primeiro turno, contra 33,5% de Marina Silva e 14,7% de Aécio. Os eleitores que dizem votar em branco ou nulo nesta situação somam 5,9% e os indecisos são 5,7%.
Na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, Dilma e Marina também tiveram altas significativas. Esse dado indica consolidação do voto nas duas. Enquanto isso, a intenção de voto espontânea em Aécio Neves caiu. Dilma foi de 26,4% em agosto para 30,9% em setembro, enquanto Marina subiu de 18,6% para 25,8% agora. No mesmo intervalo, Aécio Neves caiu de 11,3% para 10,1%.
Outro bom sinal para Dilma Rousseff foi a queda em sua taxa de rejeição. Em agosto, 45,5% dos entrevistados diziam que não votariam na petista de jeito nenhum. Agora, esse índice foi para 41,7%. Com Marina, o caminho foi inverso. Sua taxa de rejeição aumentou de 29,3% em agosto para 31% em setembro. A taxa de rejeição de Aécio Neves subiu para 43,5% e agora é a maior entre os três candidatos.
A subida de Dilma pode estar relacionada à melhora da avaliação de seu governo. Entre agosto de setembro, o índice de pessoas que avaliava o governo como regular passou de 37,4% para 39%, enquanto as avaliações positivas foram de 33,1% para 37,5%. A avaliação negativa do governo caiu de 28,8% em agosto para 23% agora.
A pesquisa CNT/MDA foi realizada entre 5 e 7 de setembro, e contou com 2002 entrevistas em 137 municípios de todas as regiões do País. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número BR - 00574/2014.

 Fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogs/carta-nas-eleicoes/cnt-mda-dilma-sobe-e-chega-a-empate-tecnico-com-marina-no-2o-turno-8284.html
 

Viação Águia Branca passa a operar mais cinco linhas interestaduais

A Viação Águia Branca, conforme publicação da ANTT, passa a operar mais cinco linhas interestaduais, entre os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. As linhas são: Aracaju (SE) – Salvador (BA), Aracaju (SE) – Feira de Santana (BA), Salvador (BA) – Penedo (AL), Propriá (SE) – Penedo (AL) e Salvador (BA) – Maceió(AL), que serão operadas com ônibus próprios, a partir do próximo dia 18 de setembro, sem descontinuidade do serviço ou qualquer prejuízo aos passageiros em geral. A empresa vai atuar na região com frota fixa de 14 ônibus, e em períodos de pico de movimento, como feriados, férias, eventos nas regiões, por exemplo, a Viação Águia Branca vai aumentar o número de veículos, atuando com a frota necessária para o atendimento à demanda. A Viação Águia Branca tem longa história. Com 68 anos de existência, aproximadamente 2.400 funcionários e especializada no transporte rodoviário de passageiros e encomendas. A empresa possui uma frota com 750 ônibus e transporta por ano mais de 11 milhões de passageiros. A Águia Branca está presente em mais de 700 municípios do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, por meio da operação de mais de 300 linhas regulares.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160032-viacao-aguia-branca-passa-a-operar-mais-cinco-linhas-interestaduais.html

Eleições Bahia: entrevistas pautam candidatos nesta terça-feira

A maioria dos candidatos ao governo do estado concede entrevistas para tratar das eleições nesta terça-feira (09). Lídice da Mata (PSB) cumpre agenda em Barreiras, onde tem encontros com produtores rurais e lideranças locais, além de conceder entrevista coletiva na Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Marcos Mendes (PSOL) concede entrevista a rádios e participa de uma reunião no Ministério Público, às 10hs, sobre a obra superfaturada da ladeira do Pilar, Comércio. Rogério Da Luz (PRTB) dá entrevista para rádio e televisão pela manhã, além de fazer caminhada no bairro Alto do Cabrito. À tarde, ele faz panfletagem bairro de Itinga. Renata Mallet (PSTU) grava programa eleitoral ao longo do dia. Rui Costa (PT) se reúne com a coordenação de campanha pela manhã e concede entrevista a uma emissora de televisão pela tarde. Paulo Souto (DEM) dá entrevista para emissora de rádio e atende lideranças em seu escritório, em Salvador. No final da tarde, vai a Candeias, onde participa de evento político.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160037-eleicoes-bahia-entrevistas-pautam-candidatos-nesta-terca-feira.html

Fique por dentro das eleições de outubro

Os sinais de que estamos em ano eleitoral estão por todos os cantos: nos adesivos grudados nos carros, nas bandeiras espalhadas pelas janelas, nos noticiários do dia-a-dia, nas propagandas de rádio e televisão. E quanto mais o dia das eleições se aproxima, mais a nossa vida fica cercada por todas essas coisas.
Na contagem regressiva para este evento tão importante, a Turma do Plenarinho preparou uma reportagem especial sobre o tema. Assim, você vai conhecer melhor alguns elementos que fazem parte do processo eleitoral: os eleitores, o voto, os candidatos, os cargos, e muito mais!

Os eleitores
No dia 5 de outubro, cerca de 143 milhões de brasileiros irão às urnas para uma tarefa e tanto: escolher os próximos responsáveis por criar e aplicar leis no país, os representantes do povo nos poderes Legislativo e Executivo. Os eleitores vão decidir quem deve ocupar os cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. Como essa escolha acontece? Por meio do voto.

O voto
O voto secreto é uma ferramenta democrática. Com ele, cada cidadão tem o poder de escolher seus representantes. Todos os brasileiros têm o direito de votar a partir dos 16 anos de idade, mas o voto só é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (inclusive os analfabetos).
Muitas pessoas não imaginam a importância do voto, e pensam que sua escolha individual é insignificante para eleger este ou aquele candidato. Esse pensamento só é verdade quando esquecemos a ideia de coletivo, de sociedade. E é no coletivo que o voto vale muito. Imagine os votos de todos os eleitores do seu bairro somados. Já é muita coisa, não?!
É preciso que os eleitores conheçam os candidatos em quem estão votando, e que os candidatos, por sua vez, também conheçam bem as necessidades de cada município, cidade, estado. Se cada uma dessas pessoas tratar o voto como algo precioso, e escolher candidatos honestos, com boas propostas, realmente preocupados com o bem estar do povo, tudo seria muito melhor no nosso país!

Cargos
- Governador: membro do Poder Executivo, suas principais tarefas são: colocar as leis em prática e administrar o dinheiro do estado.
- Deputado estadual: tem a função de elaborar leis para serem cumpridas por todo o estado. Por exemplo: um deputado estadual do Paraná faz leis para serem cumpridas dentro do estado do Paraná. É importante lembrar que, no Distrito Federal, eles são chamados de deputados distritais.
- Deputado federal e senador: fazem as leis que mexem com a vida de todos os brasileiros. Eles apresentam, discutem e aprovam (ou não) os projetos de lei, inclusive a quantidade de dinheiro que o Governo Federal vai gastar durante o ano. Além disso, eles têm a função de fiscalizar as administrações públicas.
- Presidente: a pessoa que ocupa este posto também faz parte do Poder Executivo, e é chefe da Nação. Seus deveres são: executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo (composto por deputados e senadores) e administrar o País todo.

Participe
Eleição é assunto sério, mas isso não é sinônimo de coisa chata. Se você quiser ter um gostinho de como é participar de uma eleição de verdade, pode acompanhar seus pais, tios, avós no dia 5 de outubro. Pode até entrar com eles na cabine onde fica a urna eletrônica verdadeira! Já pensou? Pode ser muito legal.

Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2014/08/fique-por-dentro-das-eleicoes-de-outubro