terça-feira, 16 de julho de 2013

Se eleição fosse hoje, Dilma iria para o 2º turno, diz pesquisa


Levantamento verificou crescimento da rejeição a todos os políticos


Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com a MDA Pesquisas aponta que, se a eleição presidencial fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff não conseguiria vencer a disputa no primeiro turno em nenhum dos cenários formados. 
Segundo o levantamento, Dilma conseguiria 33,4% dos votos. A ex-senadora Marina Silva (sem partido) aparece em segundo lugar, com 20,7% das intenções de voto. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) vem na terceira posição, com 15,2%, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aparece em quarto lugar, com 7,4% das intenções de voto.
O levantamento, divulgado nesta terça-feira, ouviu 2.002 pessoas entre os dias 7 e 10 de julho. As entrevistas foram realizadas em 134 municípios de 20 Estados nas cinco regiões e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
O diretor-presidente da MDA Pesquisas, Marcelo Souza, explica que foi detectada uma rejeição acima do normal em relação a todos os políticos nesta pesquisa. Isso é explicado pelo alto número de entrevistados que disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto. Neste levantamento, foram 17,9% contra 8,4% verificados na última sondagem. Do total, 5,4% não souberam dizer em quem votariam ou não responderam.
Em cenários virtuais de segundo turno, Dilma venceria em todos, mas teria algumas complicações. A disputa mais acirrada seria com Marina Silva. A presidente teria 38,2% dos votos, contra 30,5% da ex-senadora. Contra Aécio Neves (26,2%), a vantagem de Dilma se ampliaria para 39,6%. Já se o oponente fosse Eduardo Campos, Dilma venceria com 42,1% dos votos, contra 17,7% do pernambucano.
A rejeição à presidente também aumentou consideravelmente. Entre todos os nomes colocados à disposição do eleitor, Dilma é que mais recebeu indicações de entrevistados que não votariam nela de jeito nenhum. Foram 44,7%, contra 36% de Aécio Neves, 31,5% de Marina Silva e 31,9% de Eduardo Campos. 
Ainda assim, Dilma é a que mais tem citações quando o entrevistado é questionado sobre em quem seria o único no qual votaria. Dilma foi lembrada por 20,5% dos ouvidos na pesquisa. Aécio recebeu 5,9% da intenções, Marina teve 9,5% e Campos, 2,8%.
Na declaração espontânea de voto, Dilma aparece com 14,8% das intenções de voto, seguida de perto pelo ex-presidente Lula, com 10,5%. Marina Silva tem 5,9% das intenções, e Aécio vem com 4,9% de preferência do eleitorado. Campos foi lembrado por 1,4% dos entrevistados e apenas 1,2% declararam voto no ex-governador José Serra (PSDB-SP). O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi citado por 0,7% dos eleitores ouvidos. Entrevistados que não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto somaram 21,6% e 37,4% não souberam dizer em quem votariam ou não responderam.
Em pesquisa espontânea, 22,1% disseram querer ver o PT no comando do Planalto no próximo mandato. A preferência dos tucanos entre o eleitorado é de 5,6%; do PMDB, 2,1%, e do PSB, 1,1%. A maioria (43,1%) não soube ou não quis opinar. Do total, 20% disseram não querer nenhum partido político na Presidência.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/se-eleicao-fosse-hoje-dilma-iria-para-o-2-turno-diz-pesquisa,1ae96e59f87ef310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Superávit comercial da Europa com Brasil saltou 228%

Dados divulgados nesta terça-feira mostram que o saldo comercial positivo dos europeus com os brasileiros atingiu 2,3 bilhões de euros no acumulado de janeiro a abril de 2013

Imagem ilustrativa contendo a moeda de euro sobre o mapa da Europa
Europa: superávit comercial com o Brasil aumentou (Kai Pfaffenbach/Reuters)
A  vantagem da Europa no comércio exterior com o Brasil cresce mês após mês. Dados divulgados nesta terça-feira mostram que o saldo comercial positivo dos europeus com os brasileiros atingiu 2,3 bilhões de euros no acumulado de janeiro a abril de 2013. O valor é 228% maior que o observado um ano antes, quando o saldo somava 700 milhões de euros. Com esse desempenho, o Brasil já é o responsável pelo quarto maior superávit na balança comercial europeia, atrás apenas dos Estados Unidos, Suíça e Turquia.
Números da agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, mostram que a vantagem europeia no comércio é resultado basicamente da queda da importação de produtos brasileiros pelos europeus. De janeiro a abril, os 27 países da União Europeia compraram 10,7 bilhões de euros dos brasileiros. O valor é 11% menor que o visto em igual período de 2012.
Por outro lado, as exportações europeias ao Brasil não param de crescer - ainda que a um ritmo mais lento. Nos quatro meses, foram embarcados 13 bilhões de euros em mercadorias produzidas na Europa para o mercado brasileiro. O valor é 1% maior que o registrado um ano atrás em igual período de janeiro a abril. Atualmente, o Brasil é o oitavo maior destino das exportações europeias, atrás dos Estados Unidos, Suíça, China, Rússia, Turquia, Japão e Noruega.
Apesar de ser o oitavo na lista das exportações, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos maiores superávits comerciais da Europa. Essa diferença - entre exportações e saldo comercial - acontece porque, proporcionalmente, europeus estão importando cada vez menos do Brasil. A cada 1 euro exportado ao Brasil, o velho continente importa atualmente 0,83 euro dos brasileiros. Um ano atrás, europeus compravam 0,94 euro para cada 1 euro vendido ao país. Ou seja, a vantagem europeia só cresce.
Indústria - A explicação para a piora dos números pode ser encontrada a milhares de quilômetros do velho continente, na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília. Segundo números do governo brasileiro, a venda de produtos brasileiros manufaturados à União Europeia caiu 20,2% de janeiro a abril na comparação com igual período do ano passado. Isso quer dizer que o Brasil deixou de exportar 1,2 bilhão de dólares - cerca de 2,7 bilhões de dólares - à Europa apenas em manufaturados nos quatro primeiros meses do ano. A venda de produtos básicos recuou 6% no mesmo período e o embarque de semimanufaturados seguiu praticamente estável.
Entre os produtos industrializados, segundo o MDIC, a exportação de bens de capital aos europeus encolheu 53% nos quatro primeiros meses de 2013. A venda de combustíveis e lubrificantes caiu 23,3% e o recuo nos bens de consumo ficou perto de 4%.
A equipe econômica defende há muitos meses que o real desvalorizado ajudaria exportadores brasileiros a ganhar mercado. Exatamente como queria parte do governo, o dólar girou perto de 2 reais em boa parte do período entre janeiro e abril de 2013. Mesmo assim, as exportações para a Europa não reagiram. Ao contrário, o continente tem comprado cada vez menos do Brasil porque a região segue na pior crise econômica em décadas e, ao mesmo tempo, governos da região têm se esforçado para tentar exportar cada vez mais ao mundo, inclusive aos brasileiros, para sair da crise.
(Com Estadão Conteúdo)

Fonte:  http://veja.abril.com.br/noticia/economia/superavit-comercial-da-europa-com-brasil-saltou-228

PMDB quer incluir fim da reeleição na reforma política que será discutida no Congresso

O PMDB defenderá na reforma política o fim da reeleição, a partir de 2018, e o fim das doações diretas para candidatos, o que passaria exclusivamente para os partidos. O fim da possibilidade de candidatar-se duas vezes ao mesmo cargo havia sido defendido também pelo PSDB, quando a sigla apresentou os pontos que pretende incluir na proposta. De acordo com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), os dois temas são discutidos pelos peemedebistas. A Casa instalará nesta terça um grupo de trabalho para discutir uma reforma política. A ideia é que o texto seja votado no segundo semestre. O relator dos trabalhos será o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). "Seria proibido o financiamento direto ao candidato. Acabar com esse vínculo [entre candidatos e doações], como ocorre hoje e causa especulações que não podem acontecer. Sobre o fim da reeleição tende a respeitar os atuais mandatos e não ocorrerá mais o princípio da reeleição", disse Alves. A doação exclusiva para partido é polêmica e pode enfrentar resistência do Ministério Público Eleitoral. Uma das críticas é a de que o partido poderia beneficiar potenciais candidatos e dificultar o controle na prestação de contas. A ideia da reforma política com validade na próxima eleição, depois de passar por um plebiscito, foi sugerida ao Congresso pela presidente Dilma Rousseff (PT) em resposta às manifestações que tomaram conta do país.

Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/140689-pmdb-quer-incluir-fim-da-reeleicao-na-reforma-politica-que-sera-discutida-no-congresso.html

Pessoas mentem sobre atividade sexual 'para atender a estereótipos', diz estudo

As pessoas não revelam toda a verdade sobre o próprio comportamento sexual para se adequarem a estereótipos, conforme estudo da Universidade de Ohio feito com estudantes universitários. "Há algo especial sobre sexualidade que leva as pessoas a se preocupar mais em corresponder a estereótipos de seu gênero", disse a pesquisadora Terri Fisher, autora do estudo e professora de psicologia no campus de Mansfield, da Universidade Estadual de Ohio.

Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/140703-pessoas-mentem-sobre-atividade-sexual-039-para-atender-a-estereotipos-039-diz-estudo.html

Mais da metade dos brasileiros têm conta em banco

A parcela da população brasileira que possui conta bancária evoluiu de 37%, em 2008, para 53% este ano, segundo uma pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos. Embora o número de correntistas tenha aumentado no país nos últimos cinco anos, “ainda há espaço para avanços, sobretudo nas classes D e E”, disse nesta terça-feira (16) o economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ. Segundo eles, nesses estratos, o índice está em 30%, contra 52% da classe C e 76% das classes A e B. Isso significa que três em cada quatro pessoas da classe A ou B têm conta bancária, metade da classe C e apenas 30% das classes D e E. “Por isso, nós vemos um potencial bastante significativo ainda para o acesso aos bancos”, explicou Travassos.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/140696-mais-da-metade-dos-brasileiros-tem-conta-em-banco.html

Ator de Glee teria morrido por misturar álcool e heroína, afirma médico

Um médico legista disse que o ator de “Glee”, Cory Monteith, morreu por conta de uma overdose. Segundo o especialista, o rapaz que interpretava “Finn” na série adolescente, teria misturado álcool e heroína. “Não há nenhuma evidência que sugira que a morte de Monteith foi outra coisa senão o mais trágico acidente", disse o legista, em entrevista ao site Time Entertainment. O artista foi encontrado morto na noite de sábado (13), no Canadá.

Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/30979-ator-de-glee-teria-morrido-por-misturar-alcool-e-heroina-afirma-medico.html

Lula diz que PT precisa se renovar e retomar diálogo com movimentos sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o PT precisa de renovação e, também, retomar a comunicação com os movimentos sociais, após a onda de protestos que ocorreu em junho em todo o país. "É preciso recuperar as ligações diárias com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para os novos problemas", escreveu o petista, nesta terça-feira (17), em sua coluna mensal na agência de notícias do jornal "The New York Times". Lula também disse que discorda dos analistas que atribuem a recente onda de protestos no Brasil a uma rejeição à política. "Eu acho que é precisamente o oposto: eles [manifestantes] refletem um esforço para aumentar o alcance da democracia, para incentivar as pessoas a participar mais plenamente", anotou. O ex-presidente disse ainda que as manifestações são em grande parte resultado das implantações de medidas sociais, econômicas e políticas no país. "Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres e houve redução drástica da pobreza e da desigualdade", opinou. O político também destacou que a juventude de hoje não viveu a repressão da ditadura militar, o aumento da inflação na década de 80 e o desemprego que assolou o país até os anos 90. “Eles querem a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Milhões de brasileiros, incluindo os da classe média emergente, comprou seu primeiro carro e começaram a viajar de avião. Agora, o transporte público deve ser eficiente, tornando a vida nas grandes cidades menos difícil”, avaliou. Lula destacou o uso das redes sociais durante a onda de protestos pelo país e disse que os jovens querem ser ouvidos. O ex-presidente afirmou que é "necessário pensar em novas formas de participação politica e que as instituições devem usar as novas tecnologias como forma de promover o diálogo com a sociedade". 

Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/140708-lula-diz-que-pt-precisa-se-renovar-e-retomar-dialogo-com-movimentos-sociais.html

Abin monitora fatores de risco à Jornada Mundial da Juventude

Brasília – Desde o dia 15 de junho, o Sistema Brasileiro de Inteligência atua em regime de plantão mapeando potenciais riscos durante os grandes eventos realizados no país, como a Copa das Confederações, encerrada no fim de junho, e a Jornada Mundial da Juventude, que começa daqui a oito dias e terá a presença do papa Francisco. Em um painel digital no Centro de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), são atualizadas constantemente as “fontes de ameaça”, a tendência delas acontecerem durante a jornada e o nível de risco.
Entre os fatores de ameaça estão listados incidentes de trânsito, crime organizado, organizações terroristas, criminalidade comum, movimentos reivindicatórios e grupos de pressão. No Rio de Janeiro, onde ocorre a maioria dos eventos da jornada, o painel da Abin indicava, no dia de hoje (16), um fator com alerta vermelho: o de grupos de pressão, que abrangem movimentos espontâneos, sem hierarquia.
Movimentos reivindicatórios e criminalidade comum apareciam como nível médio, em alerta laranja, dentro da normalidade. Incidentes de trânsito, crime organizado e organizações terroristas têm nível baixo de ameaça, representado pela cor verde.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General José Elito, disse que as análises de risco começaram a ser feitas com um ano de antecedência e que o trabalho também está integrado com as equipes do Vaticano. “Tivemos várias reuniões, foram traçadas várias linhas de ação, hipóteses”, disse o ministro no centro de inteligência integrado.
Em relação à possibilidade, ainda não confirmada, de o papa usar um carro aberto sem vidros blindados durante o percurso que fará no Rio de Janeiro, o ministro disse que o serviço de inteligência trabalhará com ainda mais cuidado para “contrabalançar” o fato de não haver blindagem. “As medidas preventivas vão ter que ser muito mais cuidadosas, mais detalhadas, mas se ele tem esse desejo e está sendo assim colocado, então, certamente está-se olhando minuciosamente o que pode ser feito para evitar uma situação qualquer constrangedora ao papa”
O general disse que a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, assim como a Rio+20, são eventos que servem de ensaio e treinamento para a Copa do Mundo e a Olimpíada. Como exemplo de sucesso da atuação do serviço de inteligência, Elito citou a abertura da Rio+20, quando foram detectadas ameaças de blackout em intensidade de mais de 100 vezes por minuto.
“Graças ao centro de cibernética montado, ao centro de segurança da informação montado, à cooperação dos experts daquela área, tudo continuou absolutamente normal. Então, é prevenção, planejamento e integração. É a maneira que temos de amenizar qualquer situação”, disse o ministro.
Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/07/abin-monitora-fatores-de-risco-a-jornada-mundial-da-juventude

FAB divulga na internet viagens de autoridades dentro e fora do país

Imagem: www.aereo.jor.br -

É possível acessar dados de viagens realizadas a partir de 12 de julho.
No início do mês, parlamentares e ministro devolveram dinheiro por uso.

A Força Aérea Brasileira (FAB) passou a divulgar nesta segunda-feira (15) as informações relativas a voos em aeronaves da corporação, por meio do portal da Lei de Acesso à Informação. Qualquer cidadão poderá checar, por exemplo, o nome das autoridades que utilizarem o serviço, além do trajeto, da data e do horário dos voos, incluindo origem e destino, dentro e fora do Brasil.

As informações estão disponíveis desde as 18h desta segunda-feira no portal da instituição na internet (www.fab.mil.br/acessoainformacao). Só é possível, porém, acessar dados de viagens realizadas a partir de 12 de julho, segundo informou assessoria da Controladoria-Geral da União (CGU) – órgão responsável por gerir a Lei de Acesso a Informação.

É possível checar a autoridade atendida, trajeto, data horário de decolagem e pouso do voo, motivo da solicitação do serviço e total de passageiros previstos para embarque nas aeronaves com base em informação prestada pela autoridade solicitante do voo, de acordo com a CGU.
Entre os dias 11 e 13 de julho, por exemplo, é listada uma viagem que o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, fez, a serviço, à Argentina, passando por Buenos Aires e Bariloche. O ministro esteve no país vizinho para discutir cooperações na área de energia nuclear e de monitoramento marítimo por satélite. Raupp também inaugurou, ao lado da presidente Cristina Kirchner, a terceira edição da Tecnópolis, feira de ciência e tecnologia na capital argentina.
No último domingo (14), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, viajou às 8h de Brasília para Campinas com mais três passageiros por motivo de "emergência médica", conforme consta no portal. Ela retornou à capital federal no mesmo dia, às 19h20.

Por razões de segurança, de acordo com a FAB, as informações sobre os voos serão inseridas no portal até as 18h do primeiro dia útil seguinte ao término da viagem. “Nos casos em que a missão oficial for composta de mais de um trecho, a informação virá a público no primeiro dia útil após a conclusão do último trecho voado”, esclareceu a corporação.
A decisão de divulgar publicamente as informações acerca da utilização das aeronaves da FAB por autoridades foi tomada no último dia 5, de acordo com assessoria, pelos ministros da Defesa, Celso Amorim, e da CGU, Jorge Hage.

Autoridades devolveram dinheiro
No início deste mês, o jornal "Folha de S. Paulo" mostrou o uso de aviões da FAB pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.
Garibaldi Alves usou um avião da FAB para ir a um evento oficial de inauguração de uma agência do INSS em Morada Nova (CE) no dia 28 de junho. De lá, seguiu para o Rio de Janeiro, onde assistiu à final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha, no dia 30. Depois de o caso ter sido revelado, decidiu ressarcir os cofres públicos.
Já Renan Calheiros usou avião da FAB para ir a Porto Seguro a fim de participar, em Trancoso (BA), da festa de casamento de uma filha do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo no Senado. Na ocasião, ele declarou que utiliza o avião como "um avião de representação" e que não iria ressarcir. Depois, voltou atrás, e disse que vai devolver R$ 32 mil.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, admitiu que viajou em avião da FAB de Natal para o Rio de Janeiro, onde participou, no dia 29 de junho, de encontro oficial com o prefeito da cidade, Eduardo Paes. Alves levou parentes e amigos no voo. No dia 30, eles assistiram ao jogo do Brasil contra a Espanha no Maracanã. O deputado disse que iria ressarcir os cofres públicos em R$ 9,7 mil.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/07/fab-divulga-na-internet-viagens-de-autoridades-dentro-e-fora-do-pais.html

 

Microsoft inicia testes de relógio inteligente, diz site

São Paulo - A Microsoft moveu a produção de seu futuro relógio inteligente para a equipe do Surface e deu início aos testes com o dispositivo, segundo informações do site The Verge.
De acordo com as informações, a Microsoft retirou o desenvolvimento do relógio da divisão Xbox, que inclusive já havia criado um protótipo para o produto.
Agora a produção do relógio passa a ser controlada pela equipe Surface, que desenvolve um novo modelo que irá rodar uma versão modificada do sistema Windows 8 e que terá integração com outros dispositivos Windows. 
Além disso, os rumores também sugerem que o relógio inteligente da Microsoft tenha 6GB de memória interna (com opção de expandir para armazenamento em nuvem), conectividade com redes 4G LTE, em um display transparente e com pulseiras em diferentes cores.
Nos últimos meses, os rumores em torno de relógios inteligentes levam a crer que os dispositivos serão a principal novidade do setor de tecnologia neste ano. Empresas como Apple, Samsung e Google também podem estar desenvolvendo este tipo de aparelho, embora até o momento nenhum modelo tenha sido lançado por elas.

 Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/07/microsoft-inicia-testes-de-relogio-inteligente-diz-site.shtml

Sentado no vaso sanitário, homem tem pênis picado por cobra

Durante uma visita aos pais, um homem de nome não revelado, 35 anos, sofreu um acidente no mínimo inusitado. Uma cobra que estava dentro do vaso sanitário picou o pênis do rapaz enquanto ele estava sentado no vaso sanitário, na casa dos pais em Nofit, no norte de Israel, na sexta-feira (12). Conforme notícia do Times of Israel, publicada no UOL. A vítima "saiu correndo do banheiro horrorizado" e foi levado ao hospital. Ele disse que foi ao banheiro e, de repente, sentiu uma forte sensação de queimação em seu pênis. Um teste de sangue mostrou que a cobra não era venenosa. O homem está em boas condições, mas os médicos decidiram mantê-lo sob observação.

Fonte: http://www.aragaonoticias.com.br/

Petrobras recua e decide manter temporariamente 1200 empregos na Bahia

A Petrobras decidiu manter os contratos com três prestadoras de serviço que atuam na Bahia para evitar a demissão em massa de 1.200 trabalhadores, que começaria nesta terça-feira (16). Durante reunião na tarde desta segunda-feira (15) com parlamentares baianos e trabalhadores, a presidente da estatal, Graça Foster, também se comprometeu a realizar novos investimentos no estado em 2014 e 2015. O encontro foi motivado por reclamações de políticos e sindicatos após a redução dos investimentos da Petrobras na Bahia. Em 2011 a empresa injetou US$ 811 milhões no estado, valor reduzido para US$ 651 milhões este ano. No último leilão da Agência Nacional de Petróleo, a estatal não comprou, como operadora, nenhum campo em território baiano, mesmo tendo previsto gastar  R$ 389 bilhões até 2015, em exploração e produção no Brasil.
 
Foto: Sindipetro-BA / Divulgação
 
Apesar da comemoração dos parlamentares baianos na reunião, que também contou com a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a manutenção dos empregos na Bahia é momentânea. A promessa da Petrobras foi de revisar os contratos com as empresas terceirizadas Lupatech, BCH Energy e Sertel. “O resultado da reunião foi proveitoso e trouxe muitos êxitos, entre eles a manutenção dos empregos, mesmo que temporariamente”, disse o líder da bancada baiana no Congresso, deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). A Petrobras também confirmou que irá assinar o convênio com a Universidade Federal da Bahia para instalação de um centro de estudos de campos maduros, com custo de R$ 25 milhões, no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela. Na reunião o Sindicato dos Petroleiros da Bahia e a Federação Única dos Petroleiros entregaram uma carta a Graça Foster cobrando mudanças no modelo de contratação de funcionários, retomada de investimentos na Bahia e o fim da “concentração dos recursos no Sudeste”. “Uma empresa do porte da Petrobrás, consciente do seu papel econômico e social, não pode de forma alguma, negligenciar a importância da continuidade das suas atividades no Nordeste brasileiro”, diz o documento.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/140661-petrobras-recua-e-decide-manter-temporariamente-1200-empregos-na-bahia.html