sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Youtube inaugura área com 8 mil vídeos educativos no Brasil

O YouTube, site de compartilhamento de vídeos do Google, lançou ontem no Brasil uma nova plataforma de vídeos e que já está no ar. Ao invés de músicas e esquetes de humor, contudo, o assunto do YouTube EDU será matemática, física, língua portuguesa e outras disciplinas.

Desenvolvido em parceria com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos que busca melhorar a educação no país, o projeto conta agora com 26 canais e 8 mil vídeos gratuitos à disposição dos estudantes ou curiosos em geral.

Todos eles, explicou a entidade, passaram por um rigoroso processo de curadoria feito por 16 professores coordenados pela própria fundação. O objetivo da medida foi o de garantir a qualidade das informações ensinadas.

Por enquanto, as disciplinas disponíveis contam com conteúdos relacionados aos ensinos fundamental e médio, “mas já temos planos para incluir canais de ensino superior”, disse Flavia Simon, diretora de Marketing do Google.

YouTube e a educação

A ideia do projeto é a de incentivar professores brasileiros a aproveitarem a internet para produzir conteúdo educacional, assim contribuindo para a democratização da educação no país. Pois a estratégia de usar o YouTube para atingir este objetivo deve se mostrar correta.

Atualmente, mais de um bilhão de pessoas visitam o site de vídeos Google todos os meses. São mais de 6 bilhões de horas assistidas por mês o que, segundo a empresa, equivale a uma hora para cada pessoa da Terra. Levando em conta estes números, não há como negar o potencial que uma plataforma como esta tem.

Fonte: http://camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=237119

Página do Palácio do Planalto no Facebook vira palco de discussão

Lançada nesta quarta-feira (20) para tentar aproximar o governo federal da população, a página do Facebook do Palácio do Planalto já virou palco de bate-boca entre apoiadores e opositores da presidente Dilma Rousseff. "Esta foto de capa não fere o princípio da impessoalidade?", dizia uma das frases. "Página que vai falar sobre as mentiras do PT", arguia outro internauta. "Presidenta, me orgulho da sua postura e que blazer lindo!", elogiou um usuário. As primeiras polêmicas começaram por causa da foto de capa da página, na qual a presidente aparece sorrindo e apertando a mão de trabalhadores. Diversos internautas questionaram se a foto feria a impessoalidade da administração pública. "Não passa de propaganda política. Mas por que chamar de Palácio do Planalto? Um absurdo", comentou Soraya Orsoni. Outra usuária, Dária Pereira, defendeu: "Já estão querendo arranjar problemas? Eta povo complicado. A página está ótima, nossa presidente está muito linda e combinando com a sua competência". Segundo a Folha, o próprio Planalto respondeu: "Informar e dar publicidade às ações da presidenta Dilma faz parte da prestação de contas devida por todo mandatário à população". Entre os temas de discussão também entraram o mensalão, o Bolsa Família e o programa federal Mais Médicos. "Eu só quero ver se [José] Genoíno (PT-SP) irá se aposentar nas minhas costas!", disse um usuário. Preso após ser condenado no mensalão, Genoíno, que é deputado federal, entrou com pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/146833-pagina-do-palacio-do-planalto-no-facebook-vira-palco-de-discussao.html

STF arquiva processo contra Tiririca; deputado era acusado de não saber ler e escrever

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou nesta quinta-feira (21) a ação penal contra o deputado federal Tiririca (PR-SP), que era acusado de omitir os  bens na relação que entregou à Justiça Eleitoral antes do pleito de 2010, além de suspeita de ter usado uma declaração falsa de que sabia ler e escrever. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal, que apelou da absolvição por parte do juiz Aloísio Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, por entender que bastava o conhecimento rudimentar da leitura e da escrita para que Tiririca não fosse considerado analfabeto. A maioria dos ministros seguiu voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Ele entendeu que a denúncia do MPE foi inepta e usou notícias veiculadas na imprensa para justificar a acusação. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/146834-stf-arquiva-processo-contra-tiririca-deputado-era-acusado-de-nao-saber-ler-e-escrever.html

Justiça autoriza ação que pede fim da Telexfree

A Justiça do Acre autorizou, nesta quinta-feira (21), a continuação do processo que pede a extinção da empresa Telexfree, e determinou a manutenção do bloqueio das atividades da empresa. As decisões foram assinadas pela juíza da 2ª Vara Cível de Rio Branco, Thaís Khalil, que analisou e decidiu manter o bloqueio provisório que impede a empresa de cadastrar novos associados, chamados de divulgadores, e vender pacotes de telefonia VoIP. A magistrada determinou também a suspensão das liberações parciais dos recursos da Telexfree que serviriam para quitar a aquisição de um hotel a ser construído no Rio de Janeiro. O julgamento do pedido de dissolução da empresa feito pelo Ministério Público do Acre deverá ocorrer a partir de 2014. Até lá, haverá uma fase de auditoria das contas da empresa para a produção de provas, que deverão comprovar o esquema de pirâmide financeira.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/47457-justica-autoriza-acao-que-pede-fim-da-telexfree.html