quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Campanhas mostram lógica e visual parecidos em início de 2º turno





Dilma e Serra fizeram eventos políticos com aliados em Brasília. Até nos painéis campanhas se parecem


No início do segundo turno, as campanhas de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT ) adotam visuais e lógicas similares e realçam uma pasteurização da política. Os dois presidenciáveis tiveram como primeiro evento público uma reunião de aliados e posaram para fotos sob grandes painéis. Ambos também procuraram se aproximar do eleitorado da terceira colocada Marina Silva (PV), numa tentativa de herdar os votos da candidata verde.

Em evento realizado no hotel Alvorada, Dilma recebeu governadores e congressistas eleitos no primeiro turno. Ao falar com a imprensa, deixou ser fotografada sob um painel com imagens dela ao lado de Lula e o slogan “Para o Brasil Seguir Mudando”, já adotado no primeiro turno. Serra fez algo bem parecido. No Centro de Convenções Brasil 21, sentou-se ao lado de aliados eleitos e não eleitos sob um painel com novo slogan “Serra é + Brasil” em verde.

A cor e o sinal “+” foi uma referência direta à campanha de Marina Silva (PV), cujo slogan era “Sou + Marina”. Como Serra, a candidata permitia a proximidade dos jornalistas para entrevistas. Dilma não. Preferia usar um pequeno púlpito e uma cerca para separá-la dos jornalistas. Esse estilo adotado no primeiro turno acabou abandonado diante das críticas de que era contra a liberdade de imprensa. Agora no segundo turno, aproxima-se dos repórteres.

Adversários de Dilma frequentemente tem os passos controlados por sua equipe de comunicação e marketing. Isso porque não ela tem experiência em campanhas políticos (esta é a primeira eleição que concorre a um cargo político. Nesta quarta-feira, foi a vez de Serra ser criticado por um dos seus lados pela excessiva participação de marqueteiros em campanha no primeiro turno. A declaração partiu o ex-presidente e senador eleitor Itamar Franco (PPS-MG).

“Vossa excelência é um homem que não precisa tanto dos marqueteiros. Tem sua vida limpa”, disse. “Seja mais Serra do que um marqueteiro. Seja mais o senhor que um marqueteiro. Porque vossa excelência tem uma vida limpa que pode se comparar com quer que seja. Nós não podemos esconder ninguém do nosso lado”, completou Itamar, referindo-se ao fato de Serra não ter usado a imagem da Fernando Henrique Cardoso na propaganda eleitoral.

Dilma também não foi poupada por seus aliados. O PMDB tornou público nesta quarta-feira que não gostou de o partido ter sido omitido da propaganda eleitoral na TV. A reclamação partiu do próprio candidato a vice de Dilma, Michel Temer: “O que o PMDB reclama é não ter aparecido, por exemplo, nos programas de televisão. Eles achavam que se houvesse uma palavra minha chamando os peemedebistas de todo o Brasil, seria útil”.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/campanhas+mostram+logica+e+visual+parecidos+em+inicio+de+2+turno/n1237793258103.html#3

Estradas Federais: Bahia é campeã de prostituição infantil


Tatiana Ribeiro

A Bahia é o estado brasileiro com maior número de pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes. É o que mostra um mapeamento elaborado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e apresentado ontem. No relatório, foram identificados 1.820 pontos de risco em rodovias federais de todo o país. Desse total, 67,5% ficam em trechos urbanos. A maior parte desses pontos se concentra na região Nordeste, com um total de 545.

A região Sul vem em seguida, com 399 pontos de risco. Segundo informações da PRF, as maiores rodovias federais são também aquelas que possuem um maior número de pontos. São elas, a BR-116 e BR-101.

O levantamento não diz que esses pontos têm, necessariamente, exploração sexual, mas apresentam características que podem facilitar o crime. Dentre esses fatores de risco estão consumo de bebida alcoólica, presença de iluminação e escassa atuação de conselhos tutelares.

De acordo com Moisés Dionísio, inspetor da PRF, antes a polícia acreditava que os pontos onde ocorria a exploração sexual de menores de idade eram locais escuros e ficavam, sobretudo, nas zonas rurais.

“Com esse mapeamento mais detalhado, verificamos que a criança é explorada em local iluminado, pois as crianças têm medo de escuro”, diagnosticou o inspetor. A explicação para que os pontos de risco estejam concentrados nas regiões Nordeste e Sul, para a PRF, está principalmente na questão econômica. “São regiões em que há grande transporte de riqueza”, afirma Alexandre Castilho, do departamento de comunicação da PRF.

Dionísio diz que um dos maiores problemas no enfrentamento do problema da exploração sexual de crianças e adolescentes é a falta de colaboração da sociedade. Segundo ele, o desinteresse, a desinformação e até a cultura ajudam a manter uma situação de exploração. Para a polícia, a melhor forma de combater o crime é aumentar a presença do Estado nos locais onde ele acontece.

Os dados fazem parte da quarta edição do Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais 2009/2010, uma parceria da Polícia Rodoviária Federal com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência, a Organização Internacional do Trabalho, e a Childhood Brasil.

O mapeamento também mostrou que a exploração sexual de crianças e adolescentes está quase sempre associada a outras práticas criminosas, como furto e venda e consumo de drogas.

Além do mapeamento, foi feita uma classificação de níveis de risco em cada ponto do país. Dos 1.820 locais, 924 são considerados críticos e 478 avaliados como de alto risco. Além da Bahia, o Paraná aparece em segundo lugar com 113 pontos críticos nas estradas, seguido por Rio Grande do Sul com 75, Minas Gerais com 66.

População denuncia práticA – Três adolescentes, com idades entre 15 e 16 anos, foram encontradas pela PRF às margens da BR-367, pedindo carona, na cidade de Eunápolis. Em depoimento, elas afirmaram que vinham de Itabuna e que queriam chegar a Porto Seguro. Quando os agentes chegaram, elas eram abordadas por um homem de 64 anos. As garotas foram levadas ao Conselho Tutelar de Eunápolis, e o homem, para a polícia judiciária. (TR)


Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=61554

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Um orelhão na Barroquinha



Já tem vários meses que esse telefone público está nesse mesmo lugar, alguns moradores da região da Barroquinha disseram que já tem cerca de três meses, vamos vê quanto tempo irá ficar nessa posição, vejam que não estou colocando a culpa em ninguêm.