domingo, 22 de março de 2020

Secretaria de Saúde de Inhambupe monitora duas pessoas por cautela ao Covid-19

Nesta tarde de domingo (22), repercutiu nas redes sociais e site de noticias de toda a Bahia,  um áudio vazado do governador Rui Costa revelando que um médico com diagnóstico de coronavírus prestou atendimentos nas cidades baianas de Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Acajutiba e Catu [ ver aqui  ]. 

O governo do estado disse já estar trabalhando em conjunto com os municípios para identificar e localizar todos os pacientes "que tiveram contato com o médico que testou positivo para o novo coronavírus".

Segundo informações, a assistente do médico citado que atuou nestas cidades, teve contato com duas mulheres do município de Inhambupe, no município de Aporá.

A assistente do profissional está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica – VIEP de Aporá.

Quanto as duas mulheres de Inhambupe, o RL News entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde, Olivia Reis, para se certificar das informações. Olívia disse que a secretaria já tem conhecimento e as mesmas estão sendo monitoradas.

“A situação está sob controle. Já identificamos e já estamos monitorando por cautela. Ambas estão assintomáticas e já em isolamento domiciliar. Todas as medidas possíveis o município está tomando para evitar a entrada do vírus", disse.

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/03/secretaria-de-saude-de-inhambupe.html

Inhambupe é vitima de Fake News sobre coronavírus

Não há nenhum registro de caso suspeito no município

Desde que iniciada a epidemia do novo coronavírus, nomeado de covid-19, muitas fake news estão surgindo, principalmente nas redes sociais. Os boatos se espalham e causam pânico entre as pessoas, mesmo que os esforços governamentais no Exterior e no Brasil sejam de cautela para qualquer sinal de infectados.

Entre os dias 21 (sábado) e 22 (domingo) o município de Inhambupe já foi vitima de Fake News quanto a epidemia do covid-19.

O primeiro caso é que havia um paciente confirmado com o vírus no município  e o segundo dizia que um jovem convidava a populaça para uma caminhada contra o coronavírus. MENTIRA! 

É crime contra a saúde pública, previsto no artigo 268 cp, a infração de qualquer medida sanitária preventiva de doenças contagiosas. O infrator pode ser punido com detenção de 1 mês a 1 ano, e multa.

O Decreto Municipal nº 54/2020 [ ver aqui  ] que dispõe sobre medidas para combater o covid-19 deixa claro que divulgar notícias falsas cabe punições.

servidores e empregados da esfera municipal, bem como cidadãos que divulgarem notícias falsas para a população serão devidamente responsabilizados e processados”, diz o artigo

Em Inhambupe não há registro de nenhum caso suspeito do coronavírus. Os órgãos competentes a nível nacional, estadual e municipal pedem que a sejam feitas as prevenções, além do  isolamento. Por isso, fiquem todos em casa!   



Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/03/inhambupe-e-vitima-de-fake-news-sobre.html

Sobe para 49 número de infectados por Covid-19 na Bahia; Barreiras tem primeiro caso



Subiu para 49 o número de pessoas infectadas pelo Covid-19 na Bahia. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), divulgadas na manhã deste domingo (22), 8 novos casos foram confirmados nas últimas 12 horas. De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), 601 suspeitas para a doença foram descartadas.

Em números atualizados, agora são oito municípios baianos que confirmaram pacientes diagnosticados com o coronavírus. Barreiras, cidade no oeste do estado, registrou o primeiro infectado. Salvador possui hoje 28 diagnósticos. Em seguida vem Porto Seguro com 7 casos, Feira de Santana (6), Lauro de Freitas (3), Prado (2), Itabuna, Camaçari e Barreiras cada um com um caso. 

Ainda de acordo com a pasta, as oito pessos que tiveram o recente diagnóstico positivo para a doença se encontram isoladas em casa. Não há óbitos registrados. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/245659-sobe-para-49-numero-de-infectados-por-covid-19-na-bahia-barreiras-tem-primeiro-caso.html

Organizadores das olimpíadas de Tóquio estão se preparando para adiamento por pandemia



Os organizadores das olimpíadas de Tóquio estão começando a se preparar para um possível adiamento frente à pandemia do coronavírus. A informação é da agência de notícias Reuters, que falou sob condição de anonimidade com duas fontes próximas à organização do evento.

"Finalmente nos deram o sinal verde para fazer uma simulação do que aconteceria se adiássemos os jogos", comentou uma das fontes. A posição oficial do governo japonês e do COI (Comitê Olímpico Internacional) é que o adiamento ainda não está em consideração, e as competições seguem planejadas para julho.

A pressão pela prorrogação das Olimpíadas vem aumentando, no entanto, vinda dos próprios atletas e de comitês olímpicos locais dos países participantes - incluindo o órgão brasileiro.

O COB divulgou nota ontem defendendo o adiamento, citando que atletas não conseguirão "manter seu melhor nível competitivo" em meio a uma pandemia que cancelou treinos e competições esportiva.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/72173-organizadores-das-olimpiadas-de-toquio-estao-se-preparando-para-adiamento-por-pandemia.html

Médicos cubanos que atuaram contra ebola vão para a Itália auxiliar no combate a Covid-19



Profissionais da saúde de Cuba, entre 36 médicos, 15 enfermeiros e um administrador, foram enviados a região da Lombardia, na Itália, para auxiliar no combate ao surto de coronavírus. Segundo o UOL, 30 integrantes da equipe estiveram na África, em 2014, trabalhando no tratamento de infectados pelo ebola. 

A brigada cubana se dirigiu a região italiana após pedido do secretário de Saúde da Lombardia, Giulio Gallero. 

O titular da pasta informou que nos próximos dias o sistema de saúde local entrará em colapso, diante do crescente números de infectados pelo Covid-19 que precisam de tratamento intensivo. Até então, 4.825 italianos morreram vítima do novo vírus. 

Além de auxiliar o país europeu, 261 profissionais de saúde cubanos serão enviados para países como Nicarágua, Suriname, Granada e Jamaica. Além de já atuarem em outros 61 países da Ásia, África e América Central. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/245655-medicos-cubanos-que-atuaram-contra-ebola-vao-para-a-italia-auxiliar-no-combate-a-covid-19.html

Estudantes de Medicina atendem população gratuitamente no Disque Coronavírus 155



Com o objetivo de tirar dúvidas da população sobre a pandemia do novo coronavírus, será lançado, na próxima terça-feira (24), o Disque Coronavírus 155. O serviço, que é uma parceria da UFBA, Fiocruz e governo do estado, será gratuito e contará com o atendimento feito por estudantes do curso de Medicina do quinto e sexto ano. 

Segundo o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ao ligar para o 155, a pessoa será “atendida por um estudante de medicina devidamente capacitado, que escuta a demanda e faz a orientação, de acordo com o protocolo oficial adotado pela Sesab e Ministério da Saúde”. O universitário também alimentará uma plataforma que será utilizada para registros da área de saúde. 

O uso do Disque Coronavírus 155 visa evitar maiores circulações de pessoas em unidades de saúde. O cidadão que optar pelo atendimento via telefone evitará aglomerações e riscos de contágio do Covid-19. Neste período, inclusive, é recomendado a população isolamento domiciliar nas principais cidades afetadas. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/245662-estudantes-de-medicina-atendem-populacao-gratuitamente-no-disque-coronavirus-155.html