quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Missa de quarta-feira de Cinzas em Inhambupe







A Paróquia da Igreja do Divino Espírito Santo em Inhambupe celebrou a Missa das Cinzas nesta quarta-feira (10), primeiro dia depois do Carnaval e que abre o período da Quaresma. Na Igreja ocorreu uma missa as oito horas e a outra será às 19h00min. 
A missa da manhã foi celebrada pelo o Paróco José Renato Peixinho já no clima da Campanha da Fraternidade.
Nos próximos 40 dias que antecedem a Páscoa, os católicos devem fazer jejum e penitência.

O período é reservado para a reflexão e o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto.

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 será lançada, oficialmente, no dia 10 de fevereiro. O tema da Campanha é “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O lema bíblico é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5.24).
O objetivo chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e assumida pelas igrejas-membro: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia. Além dessas igrejas, estão integradas à Campanha a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP).

Este ano, a CFE terá dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor – entidade da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.
Fotos: João Silva Pinto

Campanha da Fraternidade começa nesta quarta-feira(10)

Tem início hoje(10), com a Missa de Quaresma, a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) deste ano, cujo tema é Casa comum, nossa responsabilidade.
O lema da campanha, que é Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca, explicita o objetivo de assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e o empenho por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta para toda a população.
A ideia do tema veio do desejo das comunidades cristãs de mobilizar a população para cobrar dos governantes e autoridades planos de saneamento básico, abastecimento de água, manejo de resíduos sólidos, limpeza urbana e outros serviços necessários para que haja saúde e vida digna não só no Brasil, mas também em outras regiões do mundo. Só assim será possível erradicar também a fome e a pobreza. 
Reflexão crítica
Na campanha deste ano, há o desejo da comunidade de instaurar diálogos que contribuam para a reflexão crítica dos modelos de desenvolvimento que orientam a política e a economia. 
Tal reflexão será feita a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e também a ausência dos serviços de saneamento básico.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/santos/campanha-da-fraternidade-comeca-nesta-quarta-feira/?cHash=2ba859dd847af409e1296aa63ece5ed7 
 

Significado de Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Quarta-feira de cinzas não é feriado

De acordo com a lei federal, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para funcionar. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir das 12 horas.

Fonte: http://www.significados.com.br/quarta-feira-de-cinzas/ 
Imagem: www.arautos.org