sexta-feira, 25 de abril de 2014

1ª Cavalgada do Grupo ACS com Café Suado e outras atrações


Grupo do Terço dos Homens irá organizar a Festa de Nossa Senhora da Conceição em Inhambupe


O Padre Elzo anunciou no último domingo(20) que a Comissão da Festa de Nossa Senhora da Conceição será o Grupo do Terço dos Homens.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição iniciará no dia 29 de novembro como acontece todos os anos, até o dia 08 de dezembro quando se comemora a Festa da Padroeira de Inhambupe.
O padre Elzo falou que tudo tem o seu momento e que não irá de forma alguma acabar com a festa de Nossa Senhora da Conceição como muitos pensavam.

Roberto Carlos 'detalha' mandato; 'Há clara manifestação em relação a eleição', diz advogado

É com a frase “o único deputado estadual votado em todos os 417 municípios da Bahia” que o parlamentar Roberto Carlos (PDT), candidato à reeleição, se apresenta aos visitantes da sua página no Facebook. Além de relatar feitos do seu mandato, o pedetista tem chamado a atenção por outras postagens, nas quais corre o risco de ser acusado de propaganda eleitoral antecipada. “Há uma clara manifestação em relação a eleição. O conjunto [das postagens] é irregular. Quando ele diz que já foi votado em todos os municípios, está tentando passar a ideia de que está apto a ser reeleito, e incorre na propaganda antecipada”, avalia o advogado Ademir Ismerim, especialista em direito eleitoral. O jurista ponderou, no entanto, que as postagens referentes exclusivamente às realizações da atuação do político não configuram publicidade irregular. Em julho do ano passado, o deputado já havia sido alvo de representação da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), por propaganda antecipada, após fixar faixas em uma avenida da cidade de Sobradinho, no norte baiano, em saudação aos vaqueiros da região.
Outro exemplo que pode ser verificado é o anúncio de sua participação em um evento realizado em fevereiro deste ano, em Uauá, quando o governador Jaques Wagner assinou uma ordem de serviço para obras na BR-235. Na imagem, Wagner cola um “santinho” do próprio parlamentar na sua camisa. “Isso mostra a aliança dele com o governador, para fortalecer sua figura”, aponta Ismerim. Consultado pelo BN, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) informou que não há representações mais recentes contra o deputado, mas a PRE-BA, por sua vez, disse que já analisa a página na rede social. Há pouco mais de dois anos, Roberto Carlos foi denunciado pelo Ministério Público e indiciado pelos crimes de peculato, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, por supostamente manter funcionários “fantasmas” em seu gabinete, com salários de R$ 3 mil a R$ 8 mil. O esquema veio à tona durante a Operação Detalhes, deflagrada em abril de 2012 pela Polícia Federal. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153643-roberto-carlos-039-detalha-039-mandato-039-ha-clara-manifestacao-em-relacao-a-eleicao-039-diz-advoga.html

Prisco pode se candidatar 'mesmo preso', diz TRE; Câmara avalia corte de ponto

O presidente do Legislativo de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), vai convocar um novo encontro da Mesa Diretora da Casa, na próxima semana, para avaliar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o vereador Marco Prisco (PSDB) preso. Em entrevista ao Bahia Notícias, o tucano disse que, com a manutenção do correligionário no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, uma nova conversa irá acontecer para avaliar as hipóteses tanto de afastamento quanto de corte de ponto, já que a prisão cautelar tem prazo de 90 dias. "Vamos rever a decisão sobre suspensão, caso ele fique 30 dias [preso]. 

Tudo será discutido com a Mesa", sentenciou. Apesar da possibilidade de problemas com o atual mandato na Câmara, o líder grevista da Polícia Militar baiana não enfrentará transtornos em sua aspiração futura. Pré-candidato a deputado estadual, ele poderá figurar nas urnas normalmente em 5 de outubro deste ano. De acordo com o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e mestre em Direito Eleitoral, Jaime Barreiros, como Prisco não foi condenado por órgão colegiado, ele não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Para postular uma cadeira na Assembleia Legislativa, no entanto, deverá ser indicado nas convenções do PSDB em junho. Ele sequer precisará estar presente na ocasião. "Caso seja escolhido como candidato, quem efetua o seu registro de candidatura é o próprio partido, de acordo com a Lei 9.404/97. 

A única coisa que Prisco terá que fazer é assinar uma autorização, por escrito, permitindo o seu registro. Os demais documentos necessários poderão ser fornecidos pelo próprio partido. Teoricamente, ele poderá ser candidato e até mesmo ser eleito preso", esclareceu Barreiros ao BN, ao reforçar o exemplo dado à reportagem pelo advogado do vereador, Augusto Júnior: "Isso já aconteceu com candidatos do Rio de Janeiro, onde chefes de milícias foram eleitos, mesmo presos".

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153642-prisco-pode-se-candidatar-039-mesmo-preso-039-diz-tre-camara-avalia-corte-de-ponto.html

ONGs se mobilizam para acabar com revista íntima ‘humilhante’ em prisões

Poucos presídios conseguiram eliminar a prática de revistas vexatórias
Uma campanha lançada nesta quarta-feira denunciou abusos em revistas íntimas impostas a parentes de presidiários e pediu o fim da prática, por ela tratar pessoas "inocentes como culpadas" e por ser considerada ineficiente pelos ativistas.
A Rede Justiça Criminal, que reúne ONGs de direitos humanos e justiça, compilou relatos de parentes de presos, que afirmam serem submetidas a humilhações ao terem que ficar nuas e terem seus órgãos genitais revistados.
"Essas revistas vexatórias ocorrem há muito tempo em quase todas as unidades do sistema prisional do país. Considerando que são quase 600 mil presos, certamente há 1 milhão dessas revistas (em seus parentes) ocorrendo mensalmente", diz à BBC Brasil Vivian Calderoni, advogada da Conectas, uma das ONGs da Rede Justiça Criminal, alegando que isso "é norma e não exceção".
A Rede Justiça Criminal argumenta que as revistas não cumprem o objetivo de impedir a entrada de itens proibidos nas prisões.
"As justificativas para essa violação são vazias: a quantidade de armas, drogas e celulares encontrada com os visitantes durante a revista é ínfima se comparada com as apreensões realizadas dentro das unidades", diz documento do organismo. "Isso mostra que a maioria dos objetos ilícitos não entra com os familiares."

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140422_revista_vexatoria_pai.shtml