Isso mesmo, nós, técnicos em manutenção (Evans), administradores de rede (Jefferson), programadores (Nicholas), analistas de sistemas (Portella), designers (Alexander), engenheiros da computação (Pedro Munhoz), professores (Uchôa), jornalistas (Igor), gerentes de TI (Michael) e outras trocentas categorias são homenageadas neste dia.
Acompanhados por algumas poucas profissões, temos que estar 24h disponíveis: seja para consertar um Desktop que não entra no Windows, seja para recuperar um banco de dados que evaporou do servidor no meio da madrugada num Hospital ou mesmo para preparar e dar aulas de C# para 20 criaturas que não têm o mínimo interesse em seguir a carreira… Nossa vida não é fácil.
O técnico em manutenção tem que ser um intérprete para entender o que o usuário está dizendo ao falar que “O sistema parou de funcionar”. O analista precisa ter paciência e desenvoltura para transformar as idéias do cliente no projeto de um software para que o programador possa desenvolvê-lo. O Administrador de redes tem que sair de casas às pressas as 3h da manhã porque o servidor da maior empresa atacadista do estado está infectada e a loja precisa abrir ao amanhecer… Nossa vida não é fácil.
Uma profissão, que assim como as outras, possui seus maus profissionais que sujam a categoria sendo desonestos, corruptos, irresponsáveis e até mesmo imaturos ao cobrar R$15 pela formatação de um computador, desvalorizando seus próprio trabalho e o dos seus companheiros de profissão. Nossa vida não é fácil.
Nossas confraternizações são feitas em meio à problemas, correria e computadores, regadas sob Coca-Cola e saboreadas com pizzas e esfihas do Habib’s. Nossas piadas são formadas pelas brigas Microsoft-Apple, Windows-Linux, causos de informática e como não poderia deixar de ser, sobre a tela azul da morte. Coisas que só nós entendemos e achamos graça mas que descontrai o nosso ambiente hostil.
Neste dia do profissional da informática devemos parar para pensar se as nossas decisões, as nossas atitudes e o nosso profissionalismo estão no caminho certo. Será que estamos sendo honestos (o bastante) com os nosso clientes? Será que sabemos como trabalhar em equipe e respeitar o colega de trabalho ? Pense bem sobre isso e não se esqueça ! Nunca pare de estudar! Aperfeiçoe-se nas ferramentas que já trabalha, estude as novas tendências e a cada dia traga para sua empresa, para sua sala de aula e até para os seus colegas novas soluções descobertas e conhecimentos adquiridos. Afinal, como já diz o ditado “Uma andorinha só não faz verão”.
Portanto, neste dia quero parabenizar a todos os profissionais de informática do país, desde o téco de coputadô até o CEO. Gostaria muito que nossa data virasse um feriado internacional, como o dia 1º de Janeiro, mas, felizmente a esperança é a última que morre.
Fonte: http://www.iotecnologia.com.br/dia-profissional-informatica