domingo, 26 de maio de 2013

Bahia perde para o Criciúma na estreia da Série A

Mais uma vez decepcionando sua torcida, o Bahia, comandado pela primeira vez pelo técnico Cristóvão Borges, perdeu para o Criciúma nesta tarde de domingo, por 3 x 1, no estádio Heriberto Hülse, em partida válida pela estreia dos dois clubes na Série A do Campeonato Brasileiro.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/138158-bahia-perde-para-o-criciuma-na-estreia-da-serie-a.html

Termina nesta segunda o prazo de inscrição no Enem

Segunda-feira (27) é o último dia para realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem se inscrever pela internet e pagar, até esta quarta-feira (29), uma taxa no valor de R$ 35. São isentos do pagamento os estudantes que concluem o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica e pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Segundo Ministério da Educação (MEC), o prazo não será prorrogado. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/138140-termina-nesta-segunda-o-prazo-de-inscricao-no-enem.html

Prefeituras baianas não se adequam à Lei da Transparência

Termina nesta segunda-feira (27) o prazo para que as prefeituras de municípios com menos de 50 mil habitantes divulguem todos os dados relativos às suas receitas e despesas, em tempo real, na internet, como determina a Lei da Transparência. Desde 2011, as cidades com maior população já deveriam colocar seus sites no ar, mas, na Bahia, os links de 30 das 49 prefeituras com população superior a 50 mil habitantes não atendem a lei. Nas outras 19, apesar da atualização de receitas e despesas, os sistemas não funcionam. “Você vê sites que, em tese, cumprem a lei, mas apenas jogam os dados contábeis numa linguagem técnica que ninguém vai entender bulhufas”, relata o coordenador de Assistência aos Municípios do Tribunal de Contas dos Municípios, Antônio Dourado, ao lembrar casos de simples publicação de documentos em papel digitalizados. Na Bahia, dos 417 municípios, ainda não cumprem a norma: Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Eunápolis, Serrinha, Brumado, Itamaraju, Itaberaba, Cruz das Almas, Ipirá, Santo Amaro, Tucano, Monte Santo, Araci, Catu, Jaguaquara, Campo Formoso, Dias D'Ávila, Santo Antônio de Jesus, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas . Segundo a lei, as cidades que descumprirem a lei  ficam impedidas de receber recursos do governo federal via convênios e de contrair empréstimos. Informações do Correio.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/138141-prefeituras-baianas-nao-se-adequam-a-lei-da-transparencia.html

Papa Francisco diz que Igreja não deve estar fechada aos pecadores

O Papa Francisco continua a surpreender e a causar polémica. Depois de ter afirmado que os ateus também serão salvos, desta vez o Sumo Pontífice defendeu que a Igreja Católica não deve estar fechada aos pecadores como «uma alfândega pastoral».
«Somos muitas vezes controladores da fé, em vez de facilitadores», disse Francisco, numa missa na residência de Santa Marta, no Vaticano, onde mora desde que foi eleito Papa,
De acordo com um resumo da homilia divulgado pela rádio Vaticano, o Papa deu como exemplo um padre que recusa batizar uma criança filha de uma mãe solteira. «Esta mulher teve a coragem de continuar a gravidez [...]. E o que encontra? Uma porta fechada», apontou Francisco.
«Isto não é zelo, isto é distância de Deus. Quando fazemos este caminho com esta atitude não estamos a ajudar o povo de Deus», acrescentou Jorge Bergoglio que, quando era o arcebispo de Buenos Aires, incentivou padres e bispos a batizarem as crianças nascidas fora do casamento.
«Jesus instituiu sete sacramentos e, com este tipo de atitude, estamos a criar um oitavo, o sacramento da alfândega pastoral», disse ainda o Papa Francisco na homilia.
Fonte: http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=404453

Banco Central já recolheu 96 mil notas de real falsas em 2013

O Banco Central já recolheu este ano 96,4 mil cédulas de real falsificadas até o mês de abril. A maior parte delas foi encontrada no Rio de Janeiro (26 mil) e São Paulo (10 mil) e o maior número de notas falsificadas recolhidas foi de R$ 50, no total de 23 mil cédulas em todo o país. Em 2012, foram tiradas de circulação quase 600 mil cédulas falsas no país. No site do Banco Central há orientações sobre como verificar se o dinheiro recebido é falsificado e a orientação para quem já recebeu um nota falsa é entregar o dinheiro em uma agência bancária, que encaminha o produto para a análise. É possível conferir, pela internet, o andamento da análise das cédulas enviadas, com o número do CPF e data de nascimento de pessoas físicas ou CNPJ e CPF do responsável por empresas. Não há troca por notas verdadeiras. Informações da Agência Brasil.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/138136-banco-central-ja-recolheu-96-mil-notas-de-real-falsas-em-2013.html