quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vereador Pai Uelson promove tarde de Consciência Negra em Inhambupe


































Inhambupe promoveu no final da tarde de hoje(20) o dia municipal da Consciência Negra, o evento foi promovido pelo o vereador Pai Uelson onde teve Samba de Roda, participação do Grupo de Rua EXD e de capoeira.

Colisão entre táxi e veículo de passeio deixa seis mortos e feridos em Esplanada

Um acidente com uma grave colisão entre um veículo Renault Clio, cor preta, placa policial OUP-9417 e um táxi modelo Corsa Sedan Branco, placa não informada, na BR-101 próximo à região de fazendinha no município de Esplanada no Nordeste Baiano, terminou com a morte de seis pessoas e outras quatro vítimas ficaram gravemente feridas, na manhã desta quinta-feira (20).
De acordo com matéria publicada pelo Blog Esplanada News, nove pessoas ocupavam o Renault Clio, entre elas duas crianças, uma delas morreu no local. Outros ocupantes do veículo ficaram presos nas ferragens, alguns ainda com vida. Não há informações sobre quantidade e estado dos feridos.
A bordo do táxi, além do motorista João, estava também uma professora conhecida como Rita, acompanhada da mãe, que morreu no local. O taxista identificado pelo prenome de João foi socorrido com vários ferimentos e encaminhado para o hospital Dantas Bião em uma das unidades do Samu. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.
Segundo o blog, acredita-se que o motorista do Renault Clio tenha perdido o controle, invadindo a contra mão e colidindo com o táxi. Chovia muito no momento do acidente.
Cerca de 07 unidades do serviço móvel de urgência foram encaminhadas para o local. Uma equipe do corpo de bombeiros, taxistas, Conselho tutelar entre outros, ajudaram nos primeiros atendimentos e socorro das vitimas.
Não há informações sobre estado de saúde dos feridos e sobre qual unidade hospitalar eles foram socorridos.

Fonte:  http://ht.ly/EBXkI
Bocão News

Inhambupe sanciona lei que institui feriado municipal o Dia da Consciência Negra

A Prefeitura Municipal de Inhambupe sancionou a lei nº 22/2014 que institui feriado municipal o Dia Municipal da Consciência Negra, comemorado nesse dia 22 de novembro (quinta-feira). Segundo a lei, o feriado deverá estar previsto no calendário de atividades de todas as escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes a respeito da história da raça negra.
O prefeito Benoni Leys enfatizou a importância do combate ao preconceito racial. Ele lembra do fato de que os brancos que colonizaram o Brasil tentaram escravizar os índios e, como não conseguiram, trouxeram os povos africanos para cá. “Precisamos resgatar essa dívida histórica com os povos negros, pois percebemos que ainda existe muito preconceito e racismo no país e temos que por um ponto final nessa história”.
Benoni considerou importante se instituir um dia para marcar a consciência negra para que toda a população brasileira possa aprofundar os debates sobre o tema. “Embora o Brasil hoje seja dominado pelos brancos, acredito que no futuro a população brasileira será formada por uma única raça, fruto da mistura de todas elas”, acredita o prefeito, destacando o significado do dia para o município. “É uma data que nos remete a um momento de reflexão, de reconhecimento da importância do povo negro na formação cultural, política e econômica do país e do nosso município e, sobretudo, sobre sua inserção social. Então, neste dia, devemos fazer uma reflexão sobre a valorização das diferenças e das tradições culturais que precisamos resgatar, principalmente aqui em Inhambupe”.
O Dia da Consciência Negra, comemorado em centenas de cidades brasileiras, é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Fonte: ASCOM de Inhambupe

GEL ASSUME SECRETARIA DE INFRAESTRURA DE INHAMBUPE

DSC_0081
O empresário Ageandro Laerte Pereira da Silva, conhecido popularmente por Gel, é o novo secretário de Infraestrura de Inhambupe. A cerimônia de posse foi realizada na tarde dessa terça-feira (dia 18), na sede da secretaria, com a presença do prefeito Benoni Leys, secretários, diretores, coordenadores e técnicos da administração municipal, além de vereadores, empresários, advogados e personalidades da sociedade local que foram se despedir do secretário que deixava a pasta, Roubert Dormundo, e dar as boas vindas a Gel.
Ao apresentar o novo secretário, o prefeito Benoni explicou que os motivos da saída de Roubert do cargo se deveram a problemas particulares, agradeceu o trabalho por ele realizado durante um ano e 11 meses de seu governo e salientou que ambos ainda trabalhariam em colaboração conjunta durante o período de transição, ressaltando a necessidade do empenho de todos para o sucesso do novo secretário. “Todos nós temos a responsabilidade de ajudar Gel nesse novo trabalho”, assinalou.
Em seu discurso, Roubert agradeceu a confiança do prefeito no seu trabalho e a toda a sua equipe pelo compromisso e dedicação ao longo do período em que ficou à frente da pasta, se comprometeu a continuar auxiliando a administração municipal mesmo fora do governo e desejou boa sorte ao novo secretário.
O novo secretário, em sua fala, disse reconhecer as dificuldades porque passam não só Inhambupe, mas todos os municípios brasileiros e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado na secretaria, aperfeiçoando e melhorando tudo o que fosse possível, a fim de que “a administração possa construir e cumprir tudo o que foi dito na campanha”. Gel disse ainda esperar contar com o apoio dos funcionários, diretores e dos vereadores a fim de que possa realizar um bom trabalho à frente da Infraestrutura.
Presentes ao ato de transferência do cargo, os vereadores Fabrício Mateus e Eliezer se mostraram solidários ao novo secretário e reconheceram o momento atual como um sinal de um novo passo para um novo governo. Fabrício ressaltou que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, “nesses dois anos temos um trabalho melhor do que o realizado nos quatro anos do governo anterior”. A posse do novo secretário obteve também uma boa repercussão na Câmara de Vereadores de Inhambupe, onde muitos edis elogiaram e reconheceram como positivos os novos rumos tomados pela administração municipal.
Entre os presentes na cerimônia de posse do novo secretário de Infraestrutura, destaque para os secretários Divonete Santana (Assistência Social), Nélio Costa (Agricultura e Meio Ambiente), Pedro Silva (Turismo, Esporte e Lazer), Jânio Bastos (Administração, Finanças), Márcia Bastos (Controladoria), Cosminho (Diretor de Cultura), Cléber Santana (Diretor de Eventos), e os vereadores Fabrício, Eliezer e Sonia Rocha.
O NOVO SECRETÁRIO
Ageandro, ou Gel, assume pela primeira vez um cargo público no primeiro escalão da administração municipal. É casado com Maria Patrícia, ex-coordenadora do Retran de Inhambupe, e tem uma filha, Ana Beatriz, de 3 anos. Natural de Inhambupe, onde nasceu no povoado de Campo Grande, Gel é filho do falecido Guga Carpinteiro e proprietário do G 12 – Centro de Treinamento e da Auto-Escola Pilotus, essa última em Alagoinhas.

Fonte: http://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2014/11/19/gel-assume-secretaria-de-infraestrura-de-inhambupe/

Morre em São Paulo o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos

Morre em São Paulo o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos
 
Foto: José Cruz/ABr
 
Morreu na manhã desta quinta-feira (20) o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, 79, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Bastos estava internado deste esta terça-feira (18) para o tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico. Ministro da Justiça entre 2003 e 2007, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro recentemente defendeu ex-dirigentes do Banco Rural , no julgamento do mensalão, e entrou com reclamação contra o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. O também atuou na defesa do médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por 48 ataques sexuais a 37 vítimas.  
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/163487-morre-em-sao-paulo-o-ex-ministro-da-justica-marcio-thomaz-bastos.html

Crianças com alergia ao leite não devem tomar vacina contra sarampo de laboratório

Crianças com alergia ao leite não devem tomar vacina contra sarampo de laboratório
Foto: Reprodução
 
Um comunicado do Ministério da Saúde alerta as secretarias estaduais e municipais de Saúde que não apliquem a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, em crianças que tenham histórico de alergia à lactose, a proteína do leite de vaca (APVL). Segundo a pasta, a restrição vale apenas para doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. “A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem”, informou, em nota, o ministério. Crianças com intolerância à lactose do leite podem receber a vacina normalmente. Segundo o comunicado, o laboratório é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fornece, há anos, doses para vários países, inclusive para o Brasil. Ainda segundo a pasta, embora não exista na bula nenhuma contraindicação do uso em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, como medida de precaução, o Ministério da Saúde enviou a todas as secretarias estaduais de Saúde informe técnico recomendando que crianças com histórico de alergia ao leite de vaca não sejam vacinadas com a tríplice viral. Nestas crianças, a vacinação deverá ocorrer em uma data posterior. 
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/13055-criancas-com-alergia-ao-leite-nao-devem-tomar-vacina-contra-sarampo-de-laboratorio.html

Mais de mil cidades tem feriado no Dia da Consciência Negra

Imagem: levontaiobeiras.blogspot.com

No Brasil, o Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data é feriado oficial em 1.047 cidades brasileiras. Confira a situação em cada estado:
Acre: no Acre, o 20 de novembro não é feriado oficial em nenhum município.
Alagoas: de acordo com a Lei Estadual n° 5.724 de 1995, todos os municípios do estado de Alagoas têm feriado no Dia da Consciência Negra.
Amazonas: desde 2010, por força de uma lei estadual, o dia 20 de novembro passou a ser considerado feriado em todos os municípios do Amazonas. A capital Manaus também tem uma lei municipal que decreta 20 de novembro feriado do Dia da Consciência Negra.
Amapá: a Lei Estadual Nº 1169, de 2007, garantiu feriado oficial em 20 de novembro em todas as cidades do estado do Amapá.
Bahia: apenas cinco municípios baianos têm o Dia da Consciência Negra no calendário oficial de comemorações: Alagoinhas, Camaçari, Inhambupe, Salvador e Serrinha. Em todos eles, o feriado foi determinado por lei municipal.
Ceará: no estado do Ceará, o Dia da Consciência Negra não é feriado em nenhum município.
Distrito Federal: O DF não tem feriado para comemorar o Dia da Consciência Negra.
Espírito Santo: as cidades de Cariacica e Guarapari têm feriado oficial no dia 20 de novembro, por determinação de leis municipais.
Goiás: quatro cidades goianas celebram oficialmente o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro: a capital Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia.
Maranhão: apenas o município de Pedreiras terá feriado no dia 20 de novembro, garantido por uma lei municipal de 2008.
Minas Gerais: 11 cidades mineiras têm feriado do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro: Além de Paraiba, Belo Horizonte, Betim, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz De Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucai-Mirim e Uberaba.
Mato Grosso do Sul: só a cidade de Corumbá tem feriado oficial em 20 de novembro, por força de lei municipal de 2008.
Mato Grosso: uma lei de 2002 determina feriado do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro em todos os municípios do estado.
Paraíba: o 20 de novembro é oficialmente feriado apenas na capital, João Pessoa.
Pará: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Paraná: só a cidade de Guarapuava tem feriado oficial no 20 de novembro. O feriado foi determinado por lei municipal de 2009.
Pernambuco: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Piauí: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Rio de Janeiro: lei estadual de 2002 garante o feriado do Dia da Consciência Negra em todos os municípios cariocas.
Rio Grande do Norte: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Rio Grande do Sul: desde 1987, uma lei estadual determina que o 20 de novembro é feriado em todos os municípios gaúchos.
Rondônia: não é feriado, em 20 de novembro, em nenhuma cidade do estado.
Roraima: em nenhuma cidade do estado será feriado no dia 20 de novembro.
Santa Catarina: Florianópolis
São Paulo: não há uma lei estadual que detemine o feriado de 20 de novembro no estado. Entretato, a data está no calendário oficial de 101 cidades por leis municipais, incluindo a capital São Paulo. São eles: Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Altinópolis, Americana, Américo Brasiliense, Amparo, Aparecida, Araçatuba, Aracoiaba da Serra, Araraquara, Araras, Atibaia, Bananal, Barretos, Barueri, Bofete, Borborema, Buritama, Cabreúva, Cajeira, Cajobi, Campinas, Campos do Jordão, Canas, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba, Charqueada, Chavantes, Cordeirópolis, Cruz das Almas, Diadema, Embu, Embu das Artes, Estância De Atibaia, Florida Paulista, Franca, Franco Da Rocha, Francisco Morato, Franco da Rocha, Getulina, Guaíra, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ilhabela, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itapevi, Itararé, Itatiba, Itu, Ituverava, Jaguariúna, Jambeiro, Jandira, Jarinu, Jaú, Jundiaí, Juquitiba, Lajes, Leme, Limeira, Mauá, Mococa, Olímpia, Paraíso, Paulo de Faria, Pedreira, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Peruíbe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rincão, Rio Claro,  Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Albertina, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São Manuel, São Paulo, São Roque, São Vicente, Sete Barras, Sorocaba, Sumaré e Suzano.
Sergipe: não é feriado em nenhuma cidade do estado.
Tocantins: só o município de Porto Nacional tem, por lei municipal, feriado no 20 de novembro.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/governo/2014/11/mais-de-mil-cidades-tem-feriado-no-dia-da-consciencia-negra