sábado, 19 de dezembro de 2015

APLB de Inhambupe convoca profissionais da Educação para assembleia no próximo dia 22 às 8h30min no Clube ARCI

Veja as informações que foi passada para o blog Edu Castro sobre esse corte do 13º salário em Inhambupe, o texto abaixo é da Coordenadora da APLB de Inhambupe professora Janete.
"Sobre o pagamento do décimo, o Secretário de Finança esclareceu que devido alguns problemas financeiros, resolveram paga o décimo em duas parcelas uma hoje e a outra dias 30/12. CLARO que a APLB/SINDICATO tem plena consciência que essa atitude está fora do que rege a legislação. 
E mais do que nunca precisamos que a categoria decida os próximos passos. Já conversei com o advogado e ele passou as orientações das providencias. E pautados nessas orientações, vocês, categoria decidirá o procedimento mais adequado, na ASSEMBLEIA que acontecerá no inicio da semana, Somos trabalhadores da Educação e temos que ter coerência nas ações e no que falamos.
Sobre o valor do que foi depositado, aconselho que fiquemos atento, pois infelizmente termina bagunçando tudo, e temos que estar atentos para não ter perdas.
Pode ser que tenham paga parcela com valor igual e a outra parcela seja o complemento do valor de cada um.
A DIRETORIA DA APLB/SINDICATO CONVOCA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO,  PARA UMA ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA NO DIA 22/12 ÀS 8:30H NO ARCI, na próxima terça. SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL PARA TOMADA DE DECISÕES. GRATA, JANETE".

Papa Francisco assina decreto que autoriza canonização de Madre Teresa de Calcutá

O papa Francisco assinou nessa quinta-feira (17) um decreto que autoriza a canonização da madre Teresa de Calcutá, que está prevista para ocorrer em setembro, segundo o diário católico Avvenire. De acordo com informações da Agência Lusa, a canonização da beata Teresa de Calcutá será pública em fevereiro, durante o Consistório Ordinário. Ela será feita santa em 4 de setembro de 2016, no contexto do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. A autorização ocorre depois de a Igreja Católica aprovar em dezembro de 2008, por unanimidade, a “cura extraordinária” de um brasileiro, que estava em fase terminal por graves problemas cerebrais. O "milagre" ocorreu quando o doente, que estava em coma, iria ser operado, mas devido a problemas técnicos a cirurgia foi adiada por meia hora. Ao voltar à sala de operações, afirma o Avvenire, o médico encontrou o paciente sentado, desperto, perfeitamente consciente e a perguntar o que fazia ali. A Ordem das Missionárias da Caridade, fundada por ela, celebrou a autorização na cidade indiana de Calcutá. "Estamos muito felizes e agradecidas. Soubemos da notícia esta manhã", disse à agência Efe a porta-voz da congregação em Calcutá, irmã Christie. De origem albanesa, Inês Gonxha Bojaxhiu, nome de Madre Teresa, nasceu em 26 de agosto de 1910 em Skopje, capital da atual república da Macedônia. Ela foi beatificada em 2003, após o Vaticano ter reconhecido como um milagre a cura de um tumor no abdômen de uma mulher indiana.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/183148-papa-francisco-assina-decreto-que-autoriza-canonizacao-de-madre-teresa-de-calcuta.html

Brasil perdeu 130.629 vagas de emprego formal em novembro

O Brasil fechou 130.629 vagas formais de emprego no mês de novembro, o pior resultado para o mês da série histórica iniciada em 1992, de acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência Social divulgadas nesta sexta-feira (18). Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) são fruto de 1.179.079 admissões e 1.309.708 demissões. O resultado foi muito inferior ao registrado em novembro do ano passado, quando o dado ficou positivo em 8.381 vagas pela série sem ajuste. No acumulado dos últimos 12 meses, o País fechou 1.527.463 vagas, com ajuste, ou seja, incluindo informações passadas pelas empresas fora do prazo. Desde janeiro deste ano, o saldo de postos fechados é de 945.363, também com ajuste. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/110478-brasil-perdeu-130629-vagas-de-emprego-formal-em-novembro.html

Polícia Civil da Bahia passa a bloquear celulares roubados

A partir de agora, quem tiver o celular roubado pode bloquear o aparelho. A informação é da Polícia Civil da Bahia. O órgão é o primeiro a utilizar no país o Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), sistema da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR-Telecom) para o bloqueio de aparelhos celulares, em caso de furtos e roubos. Um Núcleo de Estações Móveis Impedidas (NEMI) para o bloqueio de celulares começou a funcionar, nesta sexta-feira (18), na sede do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), na Piedade. 

O núcleo contará com uma equipe treinada na ABR-Telecom, no Rio de Janeiro, para utilizar o CEMI. Na primeira fase, serão bloqueados apenas aparelhos sem vinculação com linhas telefônicas, que ainda não foram habilitados, oriundos de roubos de cargas ou assaltos em lojas de varejo. As ocorrências serão registradas em qualquer delegacia da Bahia e em seguida encaminhadas ao NEMI, que efetuará o bloqueio dos aparelhos. De acordo com o diretor do DCCP, delegado Moisés Damasceno, um estudo realizado pela polícia, a partir da observação dos números de registros de ocorrências envolvendo passageiros de ônibus, clientes em restaurantes e assaltos a grandes varejistas, permitiu perceber que o celular é utilizado como principal moeda de troca e motivador da maioria dos crimes patrimoniais. Inicialmente, as operadoras exigiam o número de IMEI do aparelho, uma sequência com 15 números, registrada no próprio aparelho ou na embalagem, raramente guardada pela vítima.  

Além disso, as operadoras de telefonia não aceitavam bloquear aparelhos que não estivessem vinculados a uma linha, como os celulares roubados em lojas e oriundos de roubos de cargas. Um grupo de trabalho, integrado pela Anatel, polícias civis de vários estados, operadoras de telefonia, Polícia Federal e ABR-Telecom passou a discutir o acesso das polícias judiciárias diretamente ao CEMI, para cadastrar os bloqueios. Além da Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso também devem passar a utilizar CEMI. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/183185-policia-civil-da-bahia-passa-a-bloquear-celulares-roubados.html

MEC suspende vestibular em 68 cursos na área de exatas e de licenciaturas

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu o vestibular para 68 cursos nas áreas de Ciências Exatas e licenciaturas nesta sexta-feira (18). Nas duas últimas avaliações do MEC, as graduações tiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) menor do que 3. O índice é considerado insatisfatório e é passível de restrições. De acordo com o Estadão, 45 desse total tiveram evolução muito baixa ( da nota 1, em 2011, passou para 2 em 2014) e ainda podem reverter a medida cautelar, após uma avaliação in loco feita pelo MEC e a assinatura de um protocolo de compromisso em implementar melhorias. Nos outros 23 cursos não há essa possibilidade. As consequências para tais graduações são o veto ao aumento de vagas no curso, à realização de novos contratos de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade Para Todos (ProUni), além da não utilização do curso como referencial para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/183192-mec-suspende-vestibular-em-68-cursos-na-area-de-exatas-e-de-licenciaturas.html

Em prol do Martagão: 'Nosso desejo é que essa seja uma noite feliz', diz Ivete ao iniciar show

Com músicas de Gilberto Gil e Caetano Veloso, em homenagem aos 50 anos de carreira dos dois artistas baianos, a Orquestra Juvenil da Bahia, principal formação dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), abriu o show em prol do Hospital Martagão Gesteira, que acontece nesta sexta-feira (18), na Arena Fonte Nova. 

Em seguida, a cantora Ivete Sangalo entrou no palco causando alvoroço no público, que não foi suficiente para encher o estádio. “Esse é um presente merecido para um monte de crianças que merecem nosso amor, nosso carinho e preocupação”, afirmou Ivete, que saudou e agradeceu aos fãs. “Nosso desejo é que essa seja uma noite feliz não só para nós, mas para todos que precisam do Hospital Martagão Gesteira”, concluiu. Tanto a roupa da baiana quanto a iluminação, que se altera a cada nova música, têm chamado atenção dos espectadores. 

Antes do início das atrações principais, o público assistiu a apresentações de Luís Miranda com personagens do espetáculo “7 Conto”, intercalados com pequenos discursos da jornalista Rita Batista.  O evento mobilizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia busca arrecadar R$ 4,5 milhões para intervenções no único hospital especializado em crianças de Salvador (saiba mais aqui).

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/23009-em-prol-do-martagao-039nosso-desejo-e-que-essa-seja-uma-noite-feliz039-diz-ivete-ao-iniciar-show.html

Câmara aprova prescrição de multas de trânsito em cinco anos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1526/11, do deputado Carlos Manato (SD-ES), que determina que as multas de trânsito prescrevem em cinco anos. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que hoje não determina prazo de prescrição para as multas. De acordo com a Agência Câmara Notícias, atualmente, só prescrevem as penas de suspensão do direito de dirigir e de cassação da Carteira Nacional de Habilitação. 

Para o relator da proposta na comissão, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), a medida vai aliviar os depósitos dos órgãos de trânsito, que estão superlotados de veículos apreendidos por não pagamento de multas atrasadas. Moreira foi favorável ao projeto e às emendas aprovadas na Comissão de Viação e Transportes. "Hoje nós temos, por exemplo, nos Detrans, uma quantidade enorme de veículos que estão amontoados em todos os depósitos, e você vai ver o contencioso deles é multa. 

O veículo tem uma quantidade de multa que o dono não pode pagar, então não busca mais. O departamento de trânsito acaba não fazendo leilão, porque também tem multa e tem que ressarcir, então cria um grande empecilho. A prescrição libera todo esse processo", explica o deputado. Para Rafael Alves, advogado especialista em Código de Trânsito, o projeto consolida uma jurisprudência que já vem sendo utilizada. "No Código de Trânsito não existe expressamente estabelecido um prazo prescricional para a cobrança de multas, no entanto, os tribunais já vêm se utilizando de um entendimento de que este prazo, para a fazenda pública e para os departamentos de trânsito, é um prazo de cinco anos contados de quando a multa se torna definitiva". Como tramitava em caráter conclusivo, o projeto está aprovado pela Câmara e será analisado agora pelo Senado. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/183172-camara-aprova-prescricao-de-multas-de-transito-em-cinco-anos.html