domingo, 18 de julho de 2010

1917 - Praça Mauricio Dantas

Anatel aprova regras para internet 3G


O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em reunião ocorrida hoje, aprovou revisão da regulamentação sobre a gestão da qualidade do Serviço Móvel Pessoal (SMP), que abrange os serviços de telefonia celular e banda larga móvel.

Com o objetivo de atualizar o regulamento, o texto da proposta inclui indicadores para avaliação da qualidade da banda larga 3G no país, como estabilidade da conexão e garantia de um percentual mais próximo da velocidade contratada pelos consumidores --atualmente as operadoras se comprometem a entregar apenas 10% da velocidade contratada.

Nos horários de pico, a prestadora de serviços terá de garantir uma velocidade mínima de 30% do valor máximo previsto no plano. Nos horários de menor tráfego, o porcentual exigido será de 50%. Os porcentuais exigidos passarão para 50% do valor máximo dos horários de maior movimento e 70% nos outros horários, um ano após a implementação da proposta.

O texto será encaminhado agora para consulta pública, pelo prazo 45 dias. Depois disso voltará para o conselho diretor para analisar as alterações sugeridas na consulta pública. O regulamento entrará em vigor 180 dias depois da publicação.

Fonte: Folha

O POVOAMENTO


O POVOAMENTO

Por ocasião da primeira invasão holandesa na Bahia, em 1624, um Marechal da Casa da torre Garcia D'Ávila de nome Guilherme Garcia, seguira em direção ao norte de suas terras indo parar no povoado dos Gouveias, do outro lado da ilha. Regressando sob o pretexto de ter ali descoberto "Minas de Salitre" pediu ao General Diogo de Mendonça Furtado, a posse de uma Sesmaria (terreno inculto e abandonado) de seis léguas de terra compreendida entre o Rio Inhambupe e Subaúma. Concedida á posse da sesmaria, foi iniciada a povoação do lugar onde se estabeleceu e edificou as primeiras ca'sas de Inhambupe fio local hoje denominado Praça da Matriz. Construiu-se depois uma igreja sob a invocação do Divino Espírito Santo de Inhambupe, em torno da qual foram surgindo casas, contribuindo para a formação e conseqüentemente a evolução da nossa comunidade. Essa praça hoje denominada Praça da Matriz, é bem arborizada com dois belos jardins e toda calçada.

A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A capela de Nossa Senhora da Conceição, por pertencer à Sesmaria da casa da Torre de Garcia D'Ávila passou a pertencer à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. Os Jesuítas de Água Fria, obtiveram de D. Sebastião Monteiro da Vide, em 1718, que a capela fosse . desmembrada de Santo Amaro de Ipitanga e passasse a pertencer à freguesia de Água Fria,

Vacina polivalente é a primeira a proteger contra vários tipos de gripe


REINALDO JOSÉ LOPES

DE SÃO PAULO

Cientistas nos EUA criaram uma maneira de acabar com a dificuldade quase medieval que envolve o emprego das vacinas contra a gripe. Trata-se de uma vacinação capaz de proteger o organismo de uma ampla variedade de vírus da doença.

A estratégia, que depende de uma dobradinha de imunizações, capaz de estimular diferentes partes do sistema de defesa do organismo, foi detalhada na edição digital da revista especializada "Science". Testes de sucesso foram feitos em camundongos, furões e macacos.

Se a ideia funcionar em humanos, "saímos do jogo de gato e rato. Hoje produzimos vacinas contra vírus que já circulam e fazemos monitoramento para saber se a vacina ainda funciona - com a certeza de que uma hora ela não vai funcionar", diz o biólogo Atila Iamarino, da USP.

Até hoje, a dificuldade de obter uma vacina "genérica" contra muitos tipos de gripe atende pelo nome de hemaglutinina. Essa proteína permite que o vírus grude nas células humanas e as invada.

O problema é que há pelo menos 16 tipos de hemaglutinina. Assim, quando o sistema de defesa do organismo "aprende" a se defender de uma, ainda não sabe lidar com as demais.

O mesmo vale para as vacinas, cujo papel é ensinar o corpo a se defender. Cada uma delas vem de vírus cultivados em ovos de galinha e depois inativados, um processo lento, lembra Luis Carlos de Souza Ferreira, do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas da USP.

Mas há um elemento da hemaglutinina que muda bem menos de vírus para vírus: o "miolo" da proteína, que fica afundado dentro do invasor e não interage diretamente com as células.

O líder do novo estudo, Gary Nabel, dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, diz que esse pode ser o calcanhar-de-aquiles da gripe.

VÁRIOS VÍRUS

No estudo, eles primeiro injetaram o DNA com a "receita" da proteína nas cobaias. Isso fez com que as células delas produzissem hemaglutinina e criassem anticorpos mais "genéricos", capazes de agir contra uma ampla gama de vírus.

"Na vacina normal, o miolo da proteína pode ficar escondido por outras proteínas do vírus inteiro. Mas, com a nossa abordagem, conseguimos apresentar a proteína inteira ao sistema de defesa do corpo", disse ele à Folha.

Num segundo passo, eles usaram vacinas tradicionais, ou uma nova injeção do "código" da proteína, para reforçar a resposta do organismo. Deu certo: as cobaias conseguiram enfrentar vários tipos de vírus H1N1, H2N2 e H5N1, que representam boa variedade das formas de gripe.

"É a primeira demonstração experimental de que é possível gerar uma vacina contra gripe capaz de conferir proteção a vários tipos de vírus", diz Ferreira.

A grande barreira agora, diz ele, é fazer a injeção de DNA funcionar em humanos, coisa que ainda não deu certo para outras doenças.

Fonte: Folha

O Repetitivo

O que é coma?


É a completa falta de consciência, a perda de reações nervosas ao estímulo interno. O coma pode ser mais ou menos profundo e ser provocado por diversas causas. Os casos mais profundos podem durar prazos indefinidos e são causados pela pouca ou nenhuma oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis.

Fonte: Guia de curiosos da internet