sábado, 20 de julho de 2019

Com um a menos, Bahia empata com o Cruzeiro na Arena Fonte Nova



O Bahia empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro na noite deste sábado (20) na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi marcada por poucas oportunidades criadas dos dois lados e a expulsão do atacante Arthur Caíke, ainda no primeiro tempo.

A igualdade no placar leva o Bahia aos 15 pontos da competição nacional. Na próxima rodada, os comandados de Roger Machado enfrentam a Chapecoense, no dia 28 de julho, na Arena Condá.
 

O JOGO

Os primeiros dez minutos da partida na Arena Fonte Nova foram marcados por erros de passe, principalmente por parte do Bahia, que tinha maior posse da bola. A primeira grande chance veio aos doze minutos. Após cobrança de falta de Dodô, a bola ficou livre para Sassá, que cabeceou para grande defesa de Douglas.

Ederson acerta a trave

Logo na sequência, o Cruzeiro ficou no quase. Cobrança de escanteio, desvio em Ezequiel e a bola sobrou limpa para Ederson, que finalizou mal e acertou a trave esquerda de Douglas.

A primeira boa chance criada pelo Bahia veio aos 26. Artur cobrou escanteio, Juninho cabeceou e a bola passou muito perto da meta defendida por Rafael.

Arthur Caíke leva cartão vermelho

Aos 41 minutos do segundo tempo, Arthur Caíke deu um pisão no tornozelo de Jadson. Como já havia levado cartão amarelo, foi expulso após receber o segundo.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o técnico Roger Machado promoveu a estreia do atacante Lucca, que substituiu Ramires logo no intervalo. Ele teve uma boa oportunidade aos seis minutos, quando ficou com a sobra de um cruzamento, girou em volta da defesa e bateu rasteiro. A bola passou ao lado.

Aos oito minutos, David arriscou um chute de fora da área e fez o goleiro Douglas se movimentar para espalmar. Na sequência, após escanteio, a bola sobrou com Maurício, que bateu firme ao lado do gol. Cinco minutos depois, Lucca recebeu no lado direito, ajeitou para a perna esquerda e finalizou para Rafael rebater.

Juninho quase marca para o Bahia

Quando o relógio marcava 16 minutos, a torcida do Bahia se animou com uma grande chance. Juninho fez o papel de atacante, avançou e chutou com força. A bola, desviada, quase enganou o goleiro Rafael, que evitou o pior. Dois minutos depois, ele conseguiu alcançar a cobrança de escanteio e ficou muito perto de acertar a rede com o cabeceio.

Na sequência, o Bahia evoluiu ofensivamente e conseguiu ser mais presente. No entanto, não teve êxito na hora de criar jogadas que pudessem ser favoráveis.
 


FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x  0 Grêmio
Campeonato Brasileiro - 11ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 20/07/2019 (sábado) 
Horário: 17h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA-SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois comanda, com auxílio de Vinicius Furlan e Anderson José de Moraes Coelho (todos de SP).

Cartões amarelos: Arthur Caíke (duas vezes), Ezequiel (Bahia) / Cacá
Cartões vermelhos: Arthur Caíke (Bahia)

 

Bahia:  Douglas; Ezequiel (Ronaldo), Lucas Fonseca, Juninho e Giovanni; Flávio, Eric Ramires (Lucca) e Gregore; Arthur Caíke, Artur e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.


Cruzeiro: Rafael; Weverton, Fabrício Bruno, Cacá e Dodô; Éderson, Ariel Cabral, Jadson e Maurício (Rafael Santos); David e Sassá (Vinícius Popó). Técnico: Mano Menezes.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/22432-com-um-a-menos-bahia-empata-com-o-cruzeiro-na-arena-fonte-nova.html

ORIGEM DO DIA DO AMIGO


Origem do Dia do Amigo e da Amizade

A idéia de estabelecer um Dia Internacional do Amigo partiu de um dentista argentino, Enrique Febbaro.


Inspirado pela corrida espacial, que estava à toda na década de 60, ele decidiu prestar uma homenagem à humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além das fronteiras do planeta. 


Divulgou durante um ano o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro" e, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, escolheu a data para promover uma festa dedicada à amizade.

A comemoração se tornou oficial em Buenos Aires (Argentina) com o Decreto nº 235/79. Aos poucos, ela foi adotada em outras partes do mundo.

Fonte: http://www.mensagensvirtuais.com.br/damigoori.php

Diário Oficial publica lei que inclui autismo nos censos do IBGE



O Diário Oficial da União publica em sua edição desta sexta-feira (19) a Lei nº 13.861/2019, sancionada nessa quinta-feira (18) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela trata da inclusão de informações específicas sobre pessoas com autismo, nos censos demográficos realizados a partir deste ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As informações são da Agência Brasil.

"Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE. Uma boa tarde a todos!", escreveu o presidente da República, em sua conta no Twitter.

A lei sancionada pelo presidente altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.

A expectativa inicial era que presidente vetasse o texto e tentasse incluir eventuais questionamentos sobre os autistas na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Pelo Twitter, Bolsonaro chegou a compartilhar, na semana passada, um vídeo da presidente do IBGE, Susana Guerra, em que ela defendia a inclusão dos autistas na PNAD e não no censo demográfico.

Os dois levantamentos são organizados pelo IBGE, mas o censo é realizado a cada dez anos e apura a totalidade dos dados demográficos. Nesta quinta-feira pela manhã, no Palácio do Alvorada, o presidente chegou a dizer, a um grupo de pessoas que pediam a sanção do projeto, que seguiria a orientação de sua equipe, favorável ao veto.

Autismo
O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/46765-diario-oficial-publica-lei-que-inclui-autismo-nos-censos-do-ibge.html

Com dois de Anselmo Ramon, Vitória bate o Criciúma e sai da lanterna da Série B



Depois de sete jogos, o Vitória voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro ao superar o Criciúma por 2 a 0 na noite desta sexta-feira (19), no Barradão, pela décima rodada. Os dois gols do Rubro-negro foram marcados pelo atacante Anselmo Ramon.

Com o resultado, o Leão vai aos sete pontos e assume o 18º lugar da competição. O próximo desafio da equipe treinada por Osmar Loss será na próxima terça-feira (23), contra o Londrina, no estádio do Café.

O JOGO

Os minutos iniciais da partida no Barradão foram marcados pelo toque de bola mais cauteloso, estudado, sem grandes chances criadas. A primeira boa oportunidade só apareceu aos doze minutos. Em cobrança de falta, Felipe Gedoz bateu firme e a bola passou muito perto.

Aos 15 minutos, Anselmo Ramon recebeu passe de Felipe Gedoz, girou em volta do defensor e bateu rasteiro. A bola passou ao lado.

O Criciúma tentou aos 22 minutos. Pelo lado esquerdo, Vinícius armou para a perna direita e chutou rasteiro, mas sem dar trabalho para Martín Rodriguez.

Diferente do que o torcedor rubro-negro esperava, o Vitória parou de pressionar o Criciúma e viu o adversário ter maior posse e presença no ataque. Aos 43, Marlon cobrou falta perigosa e assustou o Leão.

Segundo tempo

Logo no início da segunda etapa, time e torcida reclamaram de um pênalti. Após um chute forte de Felipe Gedoz, a bola bateu no braço de Liel. Dois minutos depois, Chiquinho recebeu passe de Wesley, cruzou e o goleiro Luiz teve que agir para evitar a complementação do ataque do Leão.

Aos 14, o Leão desperdiçou uma ótima chance de fazer o gol. Felipe Gedoz cruzou rasteiro e a bola veio limpa para Wesley, que chutou mascado, decepcionando os rubro-negros presentes.

Anselmo Ramon marca para o Vitória

O Vitória enfim conseguiu abrir o placar. O zagueiro Platero dominou a bola na defesa, mas perdeu ela para Anselmo Ramon, que avançou em velocidade e, de frente para Luiz, tocou rasteiro, sem dar chances ao goleiro.

Anselmo Ramon marca o segundo

O camisa 9 do Leão voltou a balançar a rede aos 27 minutos. Após cruzamento de Matheus Rocha, ele cabeceou no contrapé do goleiro Luiz e voltou a fazer a festa da galera nas arquibancadas.

Aos 39, depois de chute desviado, Julimar ficou de frente para o gol, mas Martín Rodríguez estava atento e evitou o gol do Criciúma.

FICHA TÉCNICA
Vitória 2 x 0 Criciúma
Série B – 10ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 19/07/2019
Horário: 21h30
Árbitro: Adriano Milczvski (PR)
Assistentes: Luiz Henrique de Souza Santos Renesto (PR) e Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR)

Cartões amarelos: Wesley, Anselmo Ramon (Vitória) / Marcos Vinícius, Platero, Eduardo, Liel, Caíque (Criciúma)
Gols: Anselmo Ramon (duas vezes) (Vitória)

Vitória:  Martín Rodriguez; Matheus Rocha, Ramon, Everton Sena e Chiquinho; Baraka, Léo Gomes, Gedoz (Lucas Cândido) e Ruy (Nickson); Wesley (Thiaguinho) e Anselmo Ramon. Técnico: Osmar Loss.


Criciúma: Luiz; Marcos Vinícius, Platero, Derlan e Marlon; Jean Mangabeira (Bruno Cosendey), Liel, Eduardo (Caíque) e Reis; Vinícius (Julimar) e Léo Gamalho. Técnico: Gilson Kleina.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/21308-com-dois-de-anselmo-ramon-vitoria-bate-o-criciuma-e-sai-da-lanterna-da-serie-b.html