sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Campanha Papai Noel dos Correios começa nesta quinta-feira

Os desejos de Natal de crianças até 10 anos, em situação de vulnerabilidade social, já podem começar a ser enviados aos Correios onde, todos os anos, milhares de ajudantes do Papai Noel vão buscar as famosas cartinhas.

 

A campanha começou há mais de 30 anos, quando empregados da empresa, comovidos com as cartinhas em caligrafia recém-aprendida ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam, decidiram tirar esses sonhos do papel. Somente nos últimos dez anos mais de 6 milhões de cartinhas já foram atendidas.

 

Nesta edição, até o momento, mais de 65 mil cartas já chegaram. Os pedidos são variados: vão de brinquedos a gêneros de primeira necessidade como cestas básicas e até mesmo material escolar.

 

A professora Fabíola Neves é uma das ajudantes do bom velhinho e, todos anos, mobiliza colegas de trabalho, familiares e amigos para realizar sonhos de Natal. “Todo ano muita gente se compromete a ajudar. Algumas cartinhas são muito emocionantes. Uma vez, uma menina de 8 anos disse o sonho dela era dar à mãe um jogo de xícaras. Na carta, ela dizia que durante uma brincadeira quebrou as que tinham em casa e que sua mãe tinha ficado muito triste. Não tem como não atender a um pedido desses”, lembrou.

 

Este ano, com o avanço da vacinação, a campanha será híbrida. O envio e a adoção das cartas podem ser realizadas pessoalmente - nas agências participantes e nas casas do Papai Noel montadas pelo país -, e também no blog da campanha.

 

“Ano passado, a campanha teve que ser inteiramente digital em razão da pandemia que impactou profundamente a vida de todos. Entretanto, com a vida retornando aos poucos à normalidade e primando pelos cuidados ainda necessários para preservar a saúde das pessoas, é com muita alegria que anunciamos que a campanha terá formato híbrido", destacou o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto. As informações são da Agência Brasil. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/263647-campanha-papai-noel-dos-correios-comeca-nesta-quinta-feira.html

Alta da gasolina torna inflação a maior para outubro desde 2002; índice chega a 10,67% em 12 meses

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que aponta a inflação oficial do país, teve um crescimento de 1,25% em outubro, após registrar uma taxa de 1,16% em setembro. A variação de outubro é a maior desde 2020.  Os dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a elevação foi motivada pela alta nos valores dos combustíveis. 

 

De acordo com os dados do IBGE, a inflação acumula uma alta de 8,24% no ano e de 10,67% nos últimos 12 meses, acima do registrado nos 12 meses imediatamente anteriores (10,25%). Trata-se do maior índice para um intervalo de 1 ano desde janeiro de 2016 (10,71%). Conforme divulgou o Portal G1, o resultado veio acima do esperado. 

 

De acordo com o IBGE, os principais responsáveis pela inflação em outubro foram a gasolina, a passagem aérea, o tomate, a energia elétrica e o automóvel 0 Km.

 

Conforme destacou o portal UOL, no  acumulado do ano,  a inflação já chega 10,67%. Percentual superior ao da meta estabelecida pelo Banco Central para 2021, que é de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.  No mês anterior, o acumulado de 12 meses atingiu a marca de 10,25%. Em outubro do ano passado, a variação mensal foi de 0,86%. No ano, o IPCA acumula alta de 8,24%. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/263627-alta-da-gasolina-torna-inflacao-a-maior-para-outubro-desde-2002-indice-chega-a-1067-em-12-meses.html

Em jogo marcado por bronca com juiz, Bahia perde para o Flamengo no Maracanã

O Bahia perdeu para o Flamengo por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (11), no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gabriel, Michael e Andreas Pereira marcaram para o time da casa. A partida foi marcada pela revolta tricolor com a arbitragem de Vinícius Gonçalves Dias Araújo, que acusou um pênalti equivocado para o Rubro-negro.

 

Com 36 pontos e na 16ª colocação, o Esquadrão de Aço volta a jogar na próxima quinta-feira (18) contra o Sport, na Ilha do Retiro.
 

 

O JOGO

 

O Flamengo começou a partida com maior posse de bola e rondando a área do Bahia, mas foi o Tricolor que finalizou a primeira no gol. De fora da área, Raí chutou para defesa tranquila do goleiro Hugo.

 

Aos 19 minutos, David Luiz cobrou falta e a bola passou ao lado da meta. Com 24, Rodinei cruzou da direita, Vitinho apareceu livre para cabecear e a bola foi para fora.

 

De pênalti, Gabigol abre o placar

 

Aos 26 minutos, Diego tentou uma bicicleta e a bola pegou à queima roupa no peito de Conti. A arbitragem acusou pênalti, foi chamada pelo árbitro de vídeo para rever o lance e mesmo assim manteve a decisão. Na cobrança, Gabigol deslocou Danilo Fernandes e balançou a rede.

 

Matheus Bahia expulso

 

Quando o relógio marcava 41, o Bahia perdeu Matheus Bahia, por fazer falta dura em Kenedy e levar o segundo cartão amarelo no jogo.

 

Aos 44, Nino Paraíba arriscou de fora da área e Hugo fez uma grande defesa. 

 

Segundo tempo

 

Logo no início, o Flamengo quase marcou o segundo. Com dois minutos, Thiago Maia pegou a sobra de um cruzamento e finalizou com força para grande defesa do goleiro Danilo Fernandes. Aos dez, Vitinho cruzou rasteiro, Danilo Fernandes desviou  e Gabigol não conseguiu completar.

 

Michael faz o segundo

 

O Flamengo chegou no segundo gol aos 12. Vitinho invadiu a área pela direita e cruzou para Michael, que empurrou da pequena área para a rede.

 

Rossi e Diego expulsos

 

Aos 14 minutos, o atacante Rossi, do Bahia, e o meia Diego, do Flamengo se desentenderam e o atleta rubro-negro chegou a pegar o tricolor pelo pescoço. O juiz não hesitou em dar o cartão vermelhos para os dois após análise no árbitro de vídeo.

 

Andreas marca o terceiro

 

O Flamengo chegou ao terceiro gol aos 43 minutos. Rodinei fez jogada pela direita e serviu Andreas Pereira, que bateu de perna esquerda no canto do goleiro.

 

FICHA TÉCNICA
Flamengo 3 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro - 31ª rodada
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 11/11/2021 (quinta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Hugo Savio Xavier Correa (ambos de GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Cartões amarelos: Matheus Bahia (2x), Conti (Bahia)

Cartões vermelhos: Diego (Flamengo) / Matheus Bahia, Rossi (Bahia)

Gols: Gabriel, Michael, Andreas Pereira (Flamengo)


Flamengo: Hugo Souza; Matheuzinho, Rodinei, David Luiz (Bruno Viana), Gustavo Henrique e Ramon (Bruno Henrique); Thiago Maia (Piris da Motta), Diego Ribas e Andreas Pereira; Kenedy (Michael), Vitinho (Renê) e Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho. 

 

Bahia: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Edson (Luizão), Mugni, Raí (Rossi), Daniel (Ronaldo) e Juninho Capixaba (Renan Guedes); Gilberto (Rodallega). Técnico: Guto Ferreira.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/26496-em-jogo-marcado-por-bronca-com-juiz-bahia-perde-para-o-flamengo-no-maracana.html

Se projeção se cumprir, país terá maior safra de grãos desde 1975; alta será puxada pelo milho

Se a projeção que aponta uma produção de 270,7 milhões de toneladas de grãos, cereais e leguminosas  pelo Brasil se cumprir até 2022, esta será uma safra recorde desde a série histórica iniciada em 1975. Os dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

De acordo com o instituto, o aumento de 7,8% em relação às estimativas deste ano, representa 19,5 milhões de toneladas a mais do quer o que já vinha sendo produzido. O milho deve ser o cereal responsável pela alta dos números, mesmo após uma queda na sua produção causada pela falta de chuvas nos estados que mais se dedicam ao plantio do grão. Conforme a Agência Brasil, para 2022, a previsão é de alta de 11,1% para a primeira safra, com 2,8 milhões de toneladas, e de 26,8% para a segunda safra, com 16,2 milhões de toneladas.

 

O gerente da pesquisa, Carlos Barradas, acredita que, além da previsão de normalidade climática para o próximo ano, a alta do dólar deve incentivar os produtores de commodities. “Outra razão para a perspectiva de recorde diz respeito à questão econômica. Apesar do aumento dos custos de produção, os preços das commodities agrícolas como milho, trigo e soja estão altos, ajudados pela valorização do dólar, fazendo o produtor aumentar o plantio e investir mais nessas lavouras”, explica.

 

Já a soja deve ter um crescimento abaixo de 1%. A expectativa é de que cresça  0,8% , o que equivale a 1,1 milhão de toneladas a mais. Além disso, são esperados um crescimento de 2,4% no algodão herbáceo em caroço, com 84,9 mil toneladas, 12,8% no sorgo, com 302,4 mil toneladas; 6,9% no feijão primeira safra, com 80,9 mil toneladas, e aumento de 9,8% no feijão segunda safra, com previsão de 101 mil toneladas. 

 

Por outro lado, a pesquisa estima quedas nas produções do arroz, de 3,9% ou 451,6 mil toneladas; do feijão terceira safra, de 0,9% ou 5,1 mil toneladas, e do trigo, de 10% ou 785,8 mil toneladas.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/263624-se-projecao-se-cumprir-pais-tera-maior-safra-de-graos-desde-1975-alta-sera-puxada-pelo-milho.html

Morre o deputado estadual João Isidório, após se afogar em praia na Ilha dos Frades

O deputado estadual João Isidório (Avante) morreu, na tarde desta quinta-feira (11), após se afogar na praia de Loreto, Ilha dos Frades, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

 

O parlamentar foi resgatado sem vida das águas da Baía de Todos-os-Santos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que tentou a reanimação, sem sucesso.

 

João Isidório foi o candidato mais votado em 2018 para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), sendo eleito com 110.540 votos.

 

Ele tinha 29 anos de idade e era filho do deputado federal Pastor Sargento Isidório (PSD), que foi candidato à prefeitura de Salvador em 2020.

Fonte:  https://www.bahianoticias.com.br/noticia/263642-morre-o-deputado-estadual-joao-isidorio-apos-se-afogar-em-praia-na-ilha-dos-frades.html