sexta-feira, 10 de julho de 2015

Segurança alimentar e nutricional será tema de debates durante conferência em Inhambupe

A Secretaria de Saúde de Inhambupe promove na próxima segunda-feira (dia 13) a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece das 8h às 12h, no Centro de Convenções e Cultura. Com o lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, a conferência é aberta para toda a comunidade e os participantes irão receber orientações de como compor um cardápio adequado e saudável e quais os tipos de alimentos ideais para serem utilizados no dia a dia.
A secretária municipal de Saúde Wilma Vergasta destaca que o encontro é de fundamental importância para todos. “Nós iremos discutir o que realmente é saudável para a mesa do produtor e da população, as formas de cuidados com os alimentos e o que realmente vem a ser um alimento saudável”, explica. No evento, serão eleitos três participantes para representar o município na etapa territorial, que será realizada em Alagoinhas.
Durante os debates, serão abordados três temas: os avanços e obstáculos para a conquista da alimentação saudável, as estratégias em andamento para conquista da comida de verdade no âmbito local, regional, estadual, nacional e internacional e o aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Fonte: https://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2015/07/10/seguranca-alimentar-e-nutricional-sera-tema-de-debates-durante-conferencia-em-inhambupe/

Secretaria de Esporte tenta parceria para que seleções Sub-15 e Sub-17 disputem o Baiano

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Inhambupe vem tentando fechar parceria com algum clube filiado à Federação Bahiana de Futebol a fim de viabilizar a participação das seleções Sub-15 e Sub-17 do município no Campeonato Baiano de Futebol das categorias Infantil e Juvenil, que tem início marcado para o próximo dia 22 de agosto.
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Pedro Silva, disse que já conversou com dirigentes do Feirense e nessa quarta-feira (dia 8) recebeu uma comitiva composta pelo presidente do Redenção Futebol Clube, de Salvador, Antonio Barbosa, pelo coordenador de Base Alex Amaral e pela secretária Abigacil do Nascimento, que apresentaram proposta para que as equipes usem o nome do clube com o mando de campo local a fim de viabilizar a participação nos campeonatos Infantil e Juvenil.
“A ideia é priorizar os atletas do município e da região, realizando um trabalho focado no social e no desenvolvimento do futebol local”, sintetizou Barbosa, que adiantou a pretensão do clube em retornar à primeira divisão do futebol baiano. “Nossa maior dificuldade é o mando de campo e para tanto precisamos do apoio de pessoas de visão e dispostos a incentivar o esporte”, completou o presidente. O Redenção já foi campeão quatro vezes da 2ª Divisão do Baiano.
Pedro atribui ao bom desempenho dos atletas locais tanto na Copinha como na Copa 2 de Julho para justificar o interesse de diversos clubes baianos e nacionais nos jogadores de Inhambupe. “Principalmente pelo trabalho de base aqui desenvolvido que tem privilegiado e incentivado os jogadores da terra”, teorizou.

Fonte: https://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2015/07/10/secretaria-de-esporte-tenta-parceria-para-que-selecoes-sub-15-e-sub-17-disputem-o-baiano/

Desnorteada com o discurso do Papa na Bolívia, mídia foca em crucifixo

Presente do presidente da Bolívia, Evo Morales, ao Papa Francisco foi tratado como provocação pela velha mídia.

Do Viomundo

O Papa Francisco fez um discurso anticapitalista ontem na Bolívia, referindo-se ao sistema econômico como “ditadura sutil”.
Foi no Segundo Encontro Mundial de Movimentos Populares, em Santa Cruz de la Sierra.
“A distribuição justa dos frutos da terra e do trabalho humano não é mera filantropia. É um dever moral”, afirmou.
Também disse que a concentração da mídia é instrumento de “colonialismo ideológico”, pois “a concentração monopólica dos meios de comunicação social pretende impor pautas alienantes de consumo e certa uniformidade cultural”.
O papa pregou “mudança de estruturas” e disse que mesmo entre a elite econômica que se beneficia do sistema “muitos esperam uma mudança que os libere dessa tristeza individualista que os escraviza”.
Para João Pedro Stélide, líder do Movimento dos Sem Terra, que estava presente, o discurso do papa foi “irretocável”, ao atacar a busca do lucro sem considerações sociais e ecológicas como um dos grandes problemas da atualidade.
O colunismo brasileiro preferiu focar no presente inusitado que o presidente da Bolívia, Evo Morales, deu a Francisco: um Cristo crucificado em foice e martelo.
Na Folha, Igor Gielow chamou de “aberração” sem explicar a origem do presente.
É a reprodução de uma escultura do sacerdote espanhol Luis Espinal, que tinha ligação com movimentos sociais bolivianos e foi assassinado por paramilitares em 1980.
Fez parte da programação do papa em solo boliviano uma homenagem a Espinal, que era jesuíta como o atual pontífice.
O governo boliviano desmentiu oficialmente boatos disseminados pelas redes sociais segundo os quais o Papa teria manifestado desconforto ao receber o presente.
Francisco, segundo difundido por parte da mídia boliviana, teria dito “não se faz isso” ao receber o presente, quando o áudio deixa claro que ele afirma “não sabia disso” ao ouvir a explicação de Evo Morales sobre a escultura.
Em outras palavras, a direita midiática boliviana pirou com o progressismo de Francisco e, por extensão, a brasileira.
 Fonte: http://carosamigos.com.br/index.php/politica/5154-desnorteada-com-o-discurso-do-papa-na-bolivia-midia-foca-em-crucifixo

Fotos antigas de Inhambupe retirada do site do IBGE

 Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e Paróquia Divino Espirito Santo: Inhambupe, BA no ano 1983
 Praça Cônego Maximiano : Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e Paróquia Divino Espirito Santo: Inhambupe, BA
Praça Cônego Maximiniano em 1983



 Praça da Bandeira : Inhambupe, BA -