terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

“Agora é Lei, transporte escolar municipal pode ser utilizado por universitários”

“A Presidente promulgou a emenda, que autoriza os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários, agora temos a Lei nº 12.816/13”, informou Efraim Filho. 

O deputado federal Efraim Filho (Democratas-PB) comemorou a promulgação da emenda à Medida Provisória n. 593/2012, que dispõe sobre o apoio da União às redes públicas de educação básica na aquisição de veículos para o transporte escolar.
“A Presidente promulgou a emenda, que autoriza os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários, agora temos a Lei nº 12.816/13”, informou Efraim Filho.
Conforme o deputado que encabeçou o movimento em defesa do transporte escolar municipal para os Universitários, a emenda teve sua aprovação confirmada no Senado Federal e foi promulgada pela Presidente Dilma esta semana.
“Minha expectativa sempre foi que essa emenda legislativa que aprovamos no Congresso Nacional fosse sancionada pela Presidente Dilma, pois representa uma solução definitiva para os universitários dos pequenos e longínquos municípios que agora podem utilizar o transporte escolar municipal especialmente no período noturno, período esse em que os ônibus não estão sendo utilizados, diminuindo assim as dificuldades de concluírem o ensino superior” disse Efraim Filho.
Teor da Emenda:
Art. 5 – A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.
Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Fonte: http://www.revistacentral.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8247%3Aagora-e-lei-transporte-escolar-municipal-pode-ser-utilizado-por-universitarios-&catid=108%3Aeducacaovestibular&Itemid=488

Bebê de um ano caminha sozinha em janela do terceiro andar de prédio; veja vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais tem deixado algumas pessoas apreensivas com seu desfecho. Uma bebê de um ano de idade caminha sozinha na janela do terceiro andar de um prédio, durante 40 segundos, se segurando apenas no vidro da janela. Já no final do vídeo, entre os 43 e 48 segundos uma mulher aparece e puxa a criança da janela. O caso aconteceu no Distrito Federal. Ao G1, a mãe da bebê informou que a janela possui tela de proteção, instalada antes da gravação do vídeo. No domingo (15), conselheiros tutelares estiveram no apartamento, onde mora a avó da bebê, para conversar com a família da menina. Os familiares levarão uma advertência formal para que não exponham mais a criança a situações de risco. A filmagem foi feita pelo morador de um apartamento do prédio em frente ao do edifício onde mora a avó da criança. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/186053-bebe-de-um-ano-caminha-sozinha-em-janela-do-terceiro-andar-de-predio-veja-video.html 
 

ProUni: Estudantes têm até a próxima quinta para confirmar informações

Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) tem até a próxima quinta-feira (18) para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição junto às instituições de ensino. O resultado da segunda chamada está disponível desde a ultima sexta-feira (12) no site do programa. Segundo informações da Agência Brasil, o candidato deve verificar na instituição os horários e o local para apresentação dos documentos necessários, e quem perder o prazo ou não comprovar as informações é reprovado automaticamente. Os estudantes devem apresentar documentos como um de identificação, comprovantes de residência, de rendimento (do candidato e da família) e comprovantes do ensino médio. Os estudantes que não foram pré-selecionados na segunda chamada poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, entre o dia 26 e 29 de fevereiro, na página do ProUni.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/186045-prouni-estudantes-tem-ate-a-proxima-quinta-para-confirmar-informacoes.html

Quanto tempo dura cada tipo de emoção?

Img - Quanto tempo dura cada tipo de emoção?Estudos indicam que existem diferenças na duração de cada tipo de emoção humana. Entre todos os sentimentos que podemos ter, a tristeza é a emoção que dura mais tempo. Já as mais rápidas são a vergonha, a surpresa, o medo, o nojo, a irritação, o alívio e o tédio, que têm uma duração estimada em apenas alguns instantes.

De acordo com o pesquisador Philippe Verduyn, da Universidade de Leuven, na Bélgica, as emoções que duram menos tempo são resultado de eventos com pouca importância. Ao passo que as emoções de longa duração são aquelas que resultam de eventos com fortes implicações para as preocupações mais importantes da vida.

Confira alguns tempos de duração das emoções:

1 – Felicidade – Este sentimento de pleno contentamento pode durar, no máximo, 35 horas.

2 – Tristeza – A tristeza pode durar até 5 dias, sendo a emoção mais longa dos seres humanos. São necessárias, em média, 120 horas para esquecer o abatimento causado por um fato triste.

3 – Desespero – Esta emoção passa em 24 horas.

4 – Tédio, Surpresa, Medo, Nojo, Alívio, Vergonha e Irritação – Estas emoções duram poucos minutos.